Como Montar uma Papelaria

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Público-alvo, escolha da localização, produtos para vender, investimento inicial para abrir uma papelaria e muito mais. Fique por aqui para descobrir tudo o que você precisa para começar o seu negócio.

E mais: vamos mostrar uma ferramenta incrível que vai ajudar você a montar um plano de negócios completo antes de iniciar.

Confira a seguir as nossas dicas de como montar uma papelaria de sucesso!

A papelaria pode ser um ótimo negócio, desde que o empreendedor saiba diversificar os produtos oferecidos com base no público-alvo.

Dos materiais do dia a dia, como caneta e borracha, até materiais escolares e – por que não? – os famosos planners e agendas organizacionais?

Tornar sua papelaria aquele ponto comercial que tem de tudo da área é o que vai levar sua loja ao sucesso.

Como pontos positivos da papelaria, estão a facilidade de conquistar os primeiros clientes e o faturamento relativamente constante.

Ficou interessado? Então veja neste post como montar uma papelaria e tire dúvidas sobre:

  • Investimento para montar uma papelaria
  • Faturamento e lucro líquido da papelaria
  • Quais os melhores produtos para vender na papelaria
  • Estrutura, móveis e equipamentos para abrir uma papelaria
  • Quantidade de funcionários para começar
  • Público-alvo
  • Localização ideal para a abertura da papelaria
  • Concorrência e mercado

Além de muitas dicas exclusivas! Então vamos lá?

Qual é o investimento total para montar uma papelaria?

Antes de tudo, elabore um plano financeiro, onde os valores necessários para a abertura da papelaria podem serão orçados. Nele os cálculos são feitos a partir do que você pretende oferecer em produtos e serviços.

De qualquer maneira, vamos apresentar aqui uma ESTIMATIVA baseada em dados concretos de outros empreendedores. Contudo é importante deixar bem claro que, na prática, o valor varia de acordo com as características do seu negócio.

O maior ponto de variância é o estoque. Por isso sugerimos que você faça sua própria sua própria simulação, a fim de descobrir com maior precisão todos os gastos financeiros e demais dados fundamentais.

Agora vamos aos valores!

Para que você tenha uma papelaria de pequeno a médio porte, de 30 a 40 m², com um estoque relativamente bom para começar, o investimento inicial costuma variar entre 35 e 50 mil reais.

Como você pode ver na nossa simulação, os valores foram gastos da seguinte forma:

  • Mobiliário e equipamentos – 7 a 9 mil reais;
  • Reforma e adaptação do ponto comercial – 3 mil reais;
  • Capital de giro – entre 22 e 35 mil reais (aqui está o estoque e caixa mínimo para as operações).

Caso você ofereça serviços extras, como impressões e cópias, é necessário inserir no seu plano financeiro, bem como um espaço lúdico, uma sala de leitura ou outros.

Faturamento e lucro líquido da papelaria

O faturamento é outro ponto que tem bastante variação, principalmente pela quantidade de clientes atendidos.

A margem de lucro líquido de uma papelaria varia entre 18% e 22%. Sendo assim, os proprietários costumam ganhar entre 5 e 8 mil reais mensais.

O faturamento bruto da papelaria já consolidada tende a girar entre 24 e 35 mil reais, mas pode variar muito.

Você quer ter todos esses dados calculados automaticamente e apresentados de forma interativa, clara e simples para você analisar a viabilidade do seu negócio?

A boa notícia é que é possível utilizar este mesmo simulador que você viu.

Com ele, você recebe esse plano financeiro da papelaria pré-preenchido, de bônus. Portanto, tudo o que você precisa fazer é adaptá-lo com os detalhes do seu negócio.

Ainda que você não saiba absolutamente nada de finanças ou cálculos complexos, ao final, você terá informações e gráficos sobre dados como:

  • melhor enquadramento empresarial e tributário;
  • valor mínimo de estoque;
  • valor de caixa inicial ideal para segurança e mantença do negócio nos primeiros meses;
  • ponto de equilíbrio (quanto precisa vender para ficar no zero a zero);
  • quanto precisa vender para alcançar os ganhos desejados;
  • encargos sociais de funcionários;
  • margem de lucro do negócio e, claro, de cada produto, para saber quais são mais lucrativos e em qual focar seus esforços de venda;
  • e muito mais!

O que vender na papelaria? Melhores produtos e dicas

Por mais que você foque em determinado nicho de clientes, você deve lembrar de sempre ter o básico em estoque.

Se alguém entrar na sua papelaria e não conseguir comprar um tubo de cola de papel, por exemplo, não vai pegar bem. É provável que digam que sua papelaria nunca tem o que precisam.

Portanto jamais deixe faltar itens básicos, material escolar, acessórios de informática e artigos de escritório. Mesmo que o seu carro-chefe seja outro produto.

Serviços e produtos agregados têm se tornado tendência nas papelarias, inclusive como forma de aumentar os ganhos. Só para exemplificar: pequenos cafés, salas de leitura, espaços lúdicos para crianças brincarem, entre outros.

Você pode considerar a ideia também.

Atender às diferentes necessidades do seu público com uma variedade de produtos e serviços vai fidelizar um número cada vez maior de consumidores.

Estrutura, móveis e equipamentos da papelaria

Uma papelaria de pequeno a médio porte precisa de cerca de 30 a 50 m².

A estrutura, no entanto, deve ter espaço suficiente para:

  • estoque de materiais em local adequado;
  • banheiro;
  • espaço para atendimento;
  • exposição de mercadorias;
  • circulação de clientes no salão.

A maioria dos gastos da papelaria, porém, são em decorrência de móveis para exposição, já que são necessários poucos equipamentos.

De modo geral, você vai precisar:

Balcão de atendimento de vidro com tampo MDF;

  • – gôndolas centrais com prateleiras;
  • – estante e expositor;
  • – cadeiras;
  • – armários;
  • – estantes de aço para estoque;
  • – gaveteiros para guarda de numerário;
  • – máquina registradora eletrônica;
  • – computador e impressora fiscal.

Quantos funcionários precisa para abrir uma papelaria

Uma papelaria de pequeno porte pode começar com um atendente e um caixa. Em certas épocas do ano, todavia, pode ser necessário contratar colaboradores para atender à alta demanda.

No início, é comum o proprietário fazer a função de gerente administrativo e caixa, mantendo apenas um atendente para ajudá-lo. Essa é uma boa forma de economizar no início.

Localização ideal para montar uma papelaria

Papelarias pequenas conseguem fidelização mais fácil quando abrem ponto em bairros residenciais. Isso porque os moradores normalmente preferem comprar em locais próximos à sua casa ou trabalho.

Se você tem condições de começar com um negócio mais arrojado, principalmente em termos de estoque, pode procurar imóveis em centros urbanos, galerias comerciais ou lojas de shopping center.

Mas cuidado, pois o aluguel não pode acabar com o seu tão suado lucro!

Outra coisa é que nem sempre lojas em centros comerciais ou shoppings são boas opções. Você precisa avaliar se o público comprador realmente passa por ali.

Uma boa dica é abrir a loja em um ponto próximo a empresas, porque muitos pais compram materiais para os filhos e produtos de papelaria entre uma folguinha e outra.

Público-alvo

O público-alvo de uma papelaria é bastante diverso: mães e pais de crianças em idade escolar, jovens, pessoas que trabalham em escritórios, artistas que trabalham com diferentes tipos de lápis, canetas, tintas e outros materiais, e assim vai.

Você pode eleger um nicho para investir maior atenção, mas jamais deixe de ter os produtos mais buscados pelas outras classes. É importante que o cliente encontre o que deseja quando vai à papelaria.

Essa decisão de foco em determinado público precisa estar de acordo com a escolha da localização do seu ponto.

Por exemplo, se você decidiu abrir sua papelaria em um bairro central, rodeado de prédios comerciais e escritórios, é provável que muitas das buscas sejam de materiais para escritório.

Concorrência e mercado

O setor de papelarias corresponde a um mercado amplo. Para se destacar você precisa ficar atento às demandas do consumidor e à concorrência, além de acompanhar novas tendências.

Esse segmento apresenta anualmente um aumento expressivo de vendas entre os meses de dezembro e março pelo início das aulas e a demanda por material escolar.

É preciso não só garantir estoque para esse período, mas também planejar o restante do ano, em que as vendas diminuem um pouco.

O mercado é aquecido e tem concorrência média para alta.

No geral as papelarias tem um baixo índice de fechamento, famoso ir à falência. O que se percebe é que, quando apresentam dificuldades, está diretamente ligada a falta de gerenciamento e planejamento financeiro, não de faturamento ou vendas em si.

Para conquistar espaço no mercado a sugestão é ter variedade de produtos e divulgação nas redes sociais, principalmente das promoções em datas como volta às aulas.

É uma boa ideia montar uma papelaria?

Abrir uma papelaria é uma ótima ideia, sem dúvida, mas existem alguns fatores que podem influenciar no sucesso do seu negócio.

No momento em que definir o seu público-alvo, escolha a localização e a estrutura adequada. Lembre-se, no entanto, que independentemente do nicho, você deve ter os produtos básicos sempre disponíveis.

Além disso, analise com bastante atenção os números da papelaria. Eles indicarão se o empreendimento está dentro da sua realidade e atende às suas expectativas.

Através dele, você terá todos os valores que precisa para alcançar o sucesso com a papelaria dos seus sonhos.

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Precisa de ajuda para montar uma papelaria? Então comente abaixo ou entre em contato.

Um forte abraço e até a próxima!

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