Como montar um armarinho ou loja de aviamentos 

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O armarinho, também conhecido como loja de aviamento, é um negócio especializado em matéria prima para profissionais de costura, customização e até mesmo artesões. 

Mas o interessante é que, um armarinho também atende as pessoas que buscam por pequenos itens para festas de escola e pequenas demandas domésticas, como por exemplo, reparos nas roupas dos filhos, pregar botões…  

Contudo, o ponto positivo do aviamento é a concorrência relativamente baixa, inclusive, uma reclamação frequente dos consumidores é a dificuldade em encontrar os produtos, já que costuma haver poucas lojas especializadas na cidade. 

Dicas para montar o seu armarinho

Está considerando a ideia de montar um armarinho na sua cidade?  

Então este artigo foi escrito para você, porque nele eu vou falar sobre: 

  • Investimento para abrir um armarinho 
  • Faturamento e ganhos 
  • O que é preciso para montar  
  • O que se vende em um armarinho? 
  • Quantos funcionários são necessários? 
  • Diferencial competitivo 
  • Escolha da localização  
  • Dicas de como divulgar a loja de aviamento  

Quanto preciso para montar um armarinho?  

O investimento pode variar em razão de fatores como quantidade e marca do mobiliário, estoque inicial, expectativa de vendas, caixa mínimo, entre outros.  

Por isso você deve fazer seu próprio plano financeiro levando em consideração as características específicas que planeja para a sua loja de aviamento.  

Se não sabe como fazer, neste link tem um vídeo em que dou dicas, aproveite!

Como eu sei que você precisa de uma estimativa média para avaliar se a ideia de negócio está dentro da sua viabilidade eu utilizei dados de outros armarinhos e lancei no simulador de negócios para gerar um plano financeiro completo. 

Mas, antes de passar os valores é importante listar as características básicas deste armarinho, são elas: 

  • 4 funcionários e o proprietário 
  • Faturamento bruto na casa dos R$ 45 mil reais 
  • Despesas fixas de R$ 12.000 a R$ 13.000 reais 
  • Estoque inicial para 30 dias com prazo de entrega de 7 dias após o pedido 

O investimento inicial ficou entre R$ 50.000 e R$ 55.000 reais.  

Portanto, os valores foram usados assim: 

  • Mobiliário:  8 mil reais 
  • Gastos com estrutura, por exemplo, reforma, computador, impressora fiscal, legalização, fachada, caução de aluguel e marketing: R$ 7.000 a R$ 8.000 reais 
  • Capital de giro: 36 a 37 mil reais, sendo R$ 28.000 a R$ 29.000 reais de estoque inicial e R$ 7.000 a R$ 8.000 reais de caixa mínimo. 

Faturamento e qual a margem de lucro de uma loja de aviamentos?  

O faturamento bruto do armarinho ficou na faixa dos R$ 45 mil reais. 

A margem de ganho líquido, no entanto, é de 14 a 15%. 

Ou seja, o proprietário tem em caixa entre R$ 6.000 e R$ 7.000 reais depois de pagar todas as despesas, já descontada uma retirada de pró-labore de 1 salário-mínimo para pagamento de encargos sociais. 

Você pode fazer o seu próprio plano financeiro usando a ferramenta que eu uso! 

Com ela basta inserir alguns dados simples e os cálculos são executados automaticamente.  

Enfim, ao final, você recebe informações fáceis de interpretar, além de uma tela com resumo e gráficos.  

Dentre as informações geradas pelo Simulador estão: 

  • Investimento inicial 
  • Faturamento líquido 
  • Margem de lucro líquido 
  • Capital de giro 
  • Melhor enquadramento empresarial e tributário 
  • Produtos mais rentáveis  
  • Prazo de retorno sobre o investimento 
  • Despesas fixas e variáveis 
  • Ponto de equilíbrio: famoso zero a zero 
  • Informações exigidas por bancos para conceder financiamento empresarial 
  • E muito mais! 

Você pode conhecer melhor o simulador clicando neste link. Espero que goste!

E melhor, de bônus eu vou deixar este plano do armarinho para usar e adaptar. Corre lá!

O que é preciso para montar uma loja de aviamento? 

No geral você vai precisar de mobiliário para organizar e expor as mercadorias, por exemplo: 

  • Gôndolas 
  • Estantes 
  • Prateleiras 
  • Balcões 
  • Armários 
  • Caixa 

Também, precisará de computador, impressora fiscal e leitor de código de barras. 

Por fim, provavelmente terá uma sala administrativa que precisará mobiliar para receber fornecedores e fazer o balanço financeiro do negócio. 

O mapa mental e o plano de negócios  

Este é um bônus extra que resolvi te passar.  

Um plano de negócio é o que te conduz ao sucesso. Através dele você consegue reduzir os riscos e evitar possíveis erros.  

Além disso, o plano de negócios também é capaz de ajudar a sua empresa crescer.  

Deixo então este texto para você ler e entender o passo a passo de como fazer o seu plano de negócios e algumas dicas a mais.   

Tenho certeza absoluta que vai ajudar.  

Deixo aqui o Mapa Mental completo para você baixar. No texto acima, você também vai entender por que deve fazer uso de seu mapa. 

O que se vende em um armarinho? 

A saber, a variedade de produtos é um dos pontos chaves do armarinho.  

Tenha um pouco de tudo em cada categoria, e claro, em maior quantidade aquilo com mais saída. 

As categorias de produtos comuns são: 

  • Botões e zipers 
  • Barbantes 
  • Bordados 
  • Crochê e tricô 
  • Fitas e laços 
  • Lãs e fios 
  • Linhas de costura 
  • Biscuit 
  • Patchwork e tecido 

A partir das categorias você pode selecionar os produtos que vai vender. São centenas, por isso não tenho como citar aqui. 

Sendo assim, uma boa dica para descobrir o que pode ser vendido é olhar armarinhos na internet, costuma-se ter uma vasta variedade e você pode se inspirar. 

Quantos funcionários são necessários? 

De fato, a quantidade de funcionários está ligada à procura de clientes e o tamanho do estabelecimento.  

Contudo, no caso da loja de aviamento do exemplo foi possível iniciar com 5 funcionários, mais o proprietário. 

Diferencial competitivo do armarinho

Criar um diferencial na loja permite se destacar dos concorrentes e até mesmo fazer com que os clientes estejam dispostos a pagar mais para comprar da sua empresa. 

Mas quais diferenciais competitivos são importantes em um armarinho? Dentre os mais elencados estão: 

  • Bom atendimento 
  • Conhecimento dos vendedores para auxiliar na escolha dos produtos certos 
  • Qualidade e preço 
  • Facilidade de acesso e estacionamento 
  • Celeridade no atendimento 
  • Variedade de produtos 

Uma boa dica para encontrar bons diferenciais é fazer uma pesquisa de opinião.  

Sendo assim, converse com o seu público e anote o que eles gostariam de encontrar em um armarinho que fariam com que comprassem de você e não dos concorrentes. 

Escolha da localização para o armarinho 

A melhor localização costuma ser no centro comercial, contudo, o preço do aluguel pode inviabilizar esta escolha. O que fazer nestes casos? 

Portanto, a solução pode ser montar em um bairro de grande porte, em ruas de acesso aos centros empresariais ou ainda em até 2 quadras de distância do centro. 

Essas localizações costumam trazer bons resultados e você ainda pode usar o que economizou no aluguel para investir em marketing e alavancar as vendas.  

Dicas de como divulgar a loja de aviamento  

Devido à baixa concorrência é comum que o armarinho fique conhecido rapidamente na cidade. 

Invista em campanhas de marketing nas redes sociais, faça publicações e impulsione no Facebook e Instagram. 

Panfletagem e carro de som, sobretudo no primeiro mês de inauguração, costumam ajudar a tornar o negócio conhecido. 

A boa localização e uma fachada chamativa, que faça com que as pessoas que passam na frente do estabelecimento percebam que ali tem um armarinho, são os pontos chaves no sucesso da divulgação. 

Do mesmo modo, dê atenção especial para a vitrine e os produtos na entrada.  

Eles são responsáveis diretos pela primeira impressão do consumidor, pois impactam na decisão de entrar ou não no estabelecimento. 

O que achou das dicas que te passei?  

Com toda certeza sei que irá te ajudar a dar o primeiro passo para montar o seu armarinho. 

Deseja montar um negócio do zero, mas não sabe como fazer isso? 

Deixe seu recado aqui nos comentários ou entre em contato comigo. Eu te ajudo! 

Lembre-se de compartilhar este artigo com amigos e conhecidos que tem o mesmo interesse por negócios que você ok?! 

Um forte abraço e até o próximo. 

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