Como montar uma farmácia e vencer as grandes redes 

0
89

Montar uma farmácia é um bom negócio? Como concorrer com as grandes redes de farmácias? Qual é o valor do investimento pra abrir uma farmácia? 

Essas são algumas das dúvidas que muita gente tem na hora de abrir este negócio. 

Nos últimos anos o valor gasto das famílias em farmácias cresceu bastante e continuará crescendo. A causa disso são dois pontos fundamentais pra você entender o mercado de farmácia: 

A expectativa de vida das pessoas aumentou e vai continuar aumentando.  

Segundo especialistas as crianças nascidas hoje poderão viver até os 120 anos.  

Com isso aumenta se o número das pessoas idosas, que são os maiores consumidores das farmácias. 

E o mix de produtos vendidos em uma farmácia aumentou a tal ponto que algumas se tornaram farmácia e loja de conveniência. 

Fique comigo até o final deste artigo pois nele você vai descobrir: 

  • Como montar uma farmácia de sucesso 
  • Estratégia de concorrência 
  • A localização da farmácia 
  • Funcionários da farmácia 
  • O ponto da farmácia 
  • Estoque inicial da farmácia 
  • Como iniciar com estoque reduzido 
  • Produtos mais vendidos 
  • Móveis, equipamentos e layout da farmácia 
  • Capital de giro da farmácia 
  • Investimento para a montagem do seu negócio 
  • Ponto de equilíbrio 
  • Vale a pena montar uma farmácia? 
Como montar uma farmácia e vencer as grandes redes

Por estes motivos, é razoável dizer que montar uma farmácia pode ser um excelente negócio se iniciado da maneira correta. 

Como montar uma farmácia de sucesso? 

O que vai determinar mesmo o sucesso da sua farmácia é o mercado local onde você escolher montá-la, o quanto você gosta e está disposto a fazer o negócio dar certo e os números da farmácia. 

Por isso, para ter sucesso com sua farmácia é essencial escolher bem a localização e descobrir se os números de investimento, lucratividade e de vendas são favoráveis. 

Afinal, você vai querer lucrar com sua farmácia, não é mesmo?  

É por isso que eu criei o nosso simulador de negócios. 

Veja, aqui você calcula, baseado no volume de vendas e no tempo de reposição do estoque, o valor necessário do estoque inicial. 

Em seguida, baseado nas vendas à prazo e nas despesas da farmácia, é calculado automaticamente o valor do capital de giro.  

E, por último, somando os gastos com equipamentos, o estoque inicial e o capital de giro, você tem o valor total necessário para montar a farmácia. 

Baseado nas informações que você alimenta no simulador, você tem o resumo de todo o planejamento da farmácia, dizendo se é lucrativo, se o investimento vale a pena e em quanto tempo você consegue ter de volta o dinheiro investido na farmácia. 

Conheça melhor o Simulador por aqui.

Estratégia de concorrência para montar uma farmácia 

As grandes redes de farmácias compram medicamentos em grande quantidade.  

Isso faz com que elas tenham poder de barganha com os laboratórios e consigam comprar mais barato do que uma farmácia independente, que faz suas compras em baixo volume. 

Então você tem 3 opções para montar sua farmácia: 

  1. Você pode escolher uma cidade menor ou bairros onde você evita a concorrência direta com as grandes redes, 
  1. Você pode se associar a alguma rede, cooperativa ou comprar uma franquia de farmácia para conseguir comprar os produtos com preço menor e assim poder concorrer com as grandes redes, 
  1. Ou você pode diferenciar sua farmácia, ser melhor do que as grandes redes em serviços, relacionamento com os clientes e em canais de vendas. 

Em outras palavras, você pode evitar a concorrência, você pode decidir concorrer ou você pode se posicionar de maneira diferente para ter pontos positivos suficientes para que os clientes escolham comprar da sua farmácia, mesmo pagando o preço um pouquinho mais elevado. 

Se você não sabe como fazer seu próprio plano financeiro, deixo este link com dicas e passos, aproveite!

A localização da farmácia 

Como em muitos negócios de ponto, para montar uma farmácia de sucesso, a localização tem caráter decisivo. 

Quanto maior a densidade populacional da região, quanto mais pessoas passarem pelo local, melhor será o ponto para montar sua farmácia.  

Por exemplo, uma microrregião de prédios residenciais pode ser uma excelente localização para você montar sua farmácia. 

Outros locais bons são: 

Próximo a hospitais e clínicas, em avenidas de ligação entre bairros que tenham um alto fluxo de veículos, em centros comerciais e em shoppings. 

Funcionários da farmácia 

Se você não é farmacêutico ou farmacêutica, você vai precisar contratar alguém que seja para sua farmácia. É uma exigência legal que haja um farmacêutico responsável na farmácia. 

Caso você seja novo no ramo de farmácias, no começo, é inteligente contratar funcionários (balconista, gerente, farmacêutico) que já tenham experiência para que você possa aprender com eles e dominar o negócio mais rapidamente. 

Depois desta fase inicial, talvez você prefira contratar jovens iniciando no mercado de trabalho para treinar.  

Veja o que funciona melhor pra você, lembrando que o atendimento é um fator crítico de sucesso em uma farmácia, então, ter funcionários simpáticos e competentes e é essencial. 

O ponto da farmácia 

Quanto maior for o ponto da sua farmácia mais caro ele vai te custar, seja em forma de aluguel ou em forma de investimento para comprar ou construir o imóvel da farmácia. 

Por isso, é importante trabalhar com eficiência, manter o espaço físico otimizado e o ter um estoque reduzido.  

Quanto à adequação legal do ponto comercial, depois de escolher o ponto, você vai precisar falar com seu contador para ver se no local onde você escolheu pode ser aberta uma farmácia. 

Você também vai precisar checar as exigências da vigilância sanitária quanto ao tamanho do ponto e a necessidade de instalações. 

Na parte de infraestrutura, o ponto deve ter fácil estacionamento, vizinhança adequada e sem excesso de concorrência. 

Converse com a vizinhança e pergunte sobre o local, qual o tipo de negócio já esteve lá antes, como é a segurança do local, e se é uma região sujeita a inundações. 

É raro acontecer, mas é importante lembrar, porque uma enchente poderia arruinar todo o estoque e lhe causar prejuízo. 

Agora, preste atenção nos próximos três tópicos, eles são determinantes para você descobrir qual é o valor do investimento que você vai precisar para montar sua farmácia. 

O mapa mental e o plano de negócios  

Este é um bônus extra que resolvi te passar.  

Um plano de negócio é o que te conduz ao sucesso. Através dele você consegue reduzir os riscos e evitar possíveis erros.  

Além disso, o plano de negócios também é capaz de ajudar a sua empresa crescer.  

Deixo então este texto para você ler e entender o passo a passo de como fazer o seu plano de negócios e algumas dicas a mais.   

Tenho certeza absoluta de que vai ajudar.  

Deixo aqui o Mapa Mental completo para você baixar. No texto acima, você também vai entender por que deve fazer uso de seu mapa. 

Estoque inicial da farmácia  

O estoque da farmácia deverá ser o mínimo possível, mas sem deixar que falte medicamentos e a farmácia perca vendas. 

Existem três motivos principais para você iniciar e manter o estoque da farmácia otimizado. 

Primeiro, como o estoque inicial da farmácia faz parte do investimento. Quanto maior for o estoque, mais você vai precisar investir pra montar a farmácia. 

Depois, existe a perda de medicamentos por proximidade com a data de validade. Seis meses antes de vencer um medicamento você deve retirar ele da prateleira e não poderá mais vende-lo. 

Por último, quanto maior o estoque, mais dinheiro vai ficar parado, imobilizado no estoque.  

E como você sabe, dinheiro parado é perda de dinheiro, pois ele poderia estar alocado em outro investimento rendendo alguma coisa. 

Como iniciar com estoque reduzido 

Então, para investir menos e evitar perder dinheiro, você deve iniciar com estoque mínimo e manter o estoque otimizado. 

Antes de abrir a farmácia você vai precisar descobrir quanto tempo os fornecedores demoram para entregar os pedidos. 

Isso porque quanto mais eles demorarem, mais estoque você vai precisar para não deixar faltar produtos. 

Alguns distribuidores entregam os pedidos com apenas 1 dia de prazo. Na prática, esse tempo vai depender da sua região e do fornecedor que você for trabalhar. 

Quanto mais rápido eles entregarem, menor será a necessidade de estoques. 

Produtos mais vendidos 

Você também vai precisar levantar uma lista dos produtos mais vendidos na farmácia. Com isso você evitar comprar produtos que giram pouco e empacam no estoque. 

Então, sabendo o tempo que o distribuidor demora para te entregar e conhecendo quais são os produtos mais vendidos, você pode comprar o mínimo possível no primeiro pedido e depois, com o tempo, você ajusta o tamanho ideal do estoque. 

Deixo, logo abaixo, uma relação de fornecedores para você baixar. 


 

Depois de montar a farmácia você vai precisar de um bom controle de estoques que te avise quando o estoque de cada produto estiver no mínimo e avise também quando um produto se aproximar da data de vencimento. 

Assim você possa fazer promoções e evitar perdas com produtos vencidos. 

Em uma farmácia pequena, um bom controle de estoques pode diminuir para menos da metade a perda com medicamentos vencidos. 

Móveis, equipamentos e layout da farmácia

O segundo fator que vai formar o investimento para montar a farmácia é o valor dos móveis, gondolas, equipamentos, computadores e fachada. 

Enfim, tudo o que você precisar para que a farmácia funcione.  

Por isso, o tamanho da farmácia também importa para calcular o valor do investimento. 

Com relação ao layout da farmácia, de modo geral, se seu espaço físico permitir, use o balcão no fundo para que os clientes passem pelos produtos enquanto caminham para o balcão.  

Isso faz com que eles lembrem de produtos que precisam, estimula a compra por impulso e diminui a necessidade de atendimento individual. 

O ambiente deve ser claro e bem iluminado para passar a imagem de higiene e limpeza, já que estamos lidando com um negócio do segmento de saúde. 

E a fachada deve permitir que, a uma boa distância, as pessoas que estejam em veículos e fora deles, transitando pelo local, vejam que ali tem uma farmácia. 

Capital de giro da farmácia 

E por último, o capital de giro é o terceiro fator que compõe o valor do investimento para montar a farmácia. 

O capital de giro é o dinheiro necessário para funcionar a farmácia sem que falte dinheiro para pagar os gastos do dia a dia e para financiar as vendas a prazo. 

Isso porque quando você vende a prazo, você precisa repor o estoque daqueles produtos que você vendeu e que ainda não recebeu. 

Neste momento você tem que pagar o novo pedido e precisa do capital de giro para isso.  

Quanto maior forem as despesas da farmácia e quanto mais você vender a prazo, maior será a necessidade de capital de giro. 

Claro, você poderia antecipar as vendas a prazo realizadas no cartão de crédito, mas aí você precisaria pagar juros. Você também poderia fazer os pedidos no fornecedor a prazo, mas geralmente uma farmácia nova não inicia com crédito nos fornecedores. 

Algumas pessoas ficam espantadas quando veem o valor que é necessário deixar reservado para capital de giro. E, este espanto, geralmente vem acompanhado da descoberta de que o investimento está abaixo do necessário. 

Por isso é tão importante calcular corretamente o capital de giro, assim você diminui bastante os riscos de faltar dinheiro nos primeiros meses da farmácia. 

Investimento para montar a farmácia 

Resumindo, o valor do investimento total para montar sua farmácia vai depender do estoque inicial, do tamanho e tipo de instalações da farmácia e do valor do capital de giro. 

Por isso, por mais que eu queira lhe dizer qual é o investimento total para montar uma farmácia, eu não poderia sem conhecer os números do seu projeto. 

Qualquer número que eu dissesse seria apenas um palpite. E eu não quero que você invista seu dinheiro em um palpite.  

Eu quero que você invista o mais consciente possível e possa tomar a melhor decisão em cima dos números. 

Ponto de equilíbrio da farmácia 

Existe um número que você deve ter em mente desde o primeiro dia em que você abrir as portas da sua farmácia.  

O que nós chamamos de ponto de equilíbrio, que nada mais é do que o valor mínimo de vendas que a sua farmácia deve fazer por mês para começar ter lucro. 

É o ponto em que você paga todas as despesas, faz sua retirada de pró-labore, seu salário, mas ainda não tem lucro. 

É o chamado zero a zero. 

Quando você sabe exatamente este valor, você descobre qual é o esforço de vendas necessário para ter lucro na farmácia. 

Então, por exemplo, se na primeira semana que você abrir a farmácia as vendas estiverem abaixo do esperado, você pode se esforçar na segunda semana, na terceira e na quarta semana evitando assim fechar o mês no vermelho. 

Este é o mais importante indicador financeiro de um pequeno negócio. 

Aqui no nosso simulador de negócios o ponto de equilíbrio é calculado automaticamente.  

Vou deixar como bônus este plano financeiro pronto para servir como referência para você montar sua farmácia.

Vale a pena montar uma farmácia? 

Montar uma farmácia é um bom negócio? Se planejado da maneira correta, sinceramente, tem tudo pra ser um excelente negócio. 

Escolha bem a localização, reflita sobre qual seria a sua satisfação empreendendo com uma farmácia, sendo o dono ou dona de uma farmácia e descubra se os números são favoráveis. 

Assim você aumenta bastante suas chances de sucesso. 

Gostou do artigo? Então compartilhe este artigo com amigos e conhecidos. 

Mas se você deseja montar o seu próprio negócio do zero e ainda não o fez porque não sabe por onde começar, eu te ajudo. 

Basta deixar um recado aqui nos comentários ou, se preferir, entre em contato comigo

Um forte abraço e até breve! 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here