Como montar uma Loja de Maquiagens

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Tem vontade de montar uma loja de maquiagens, mas ainda está em dúvida se é o melhor negócio para você? Então descubra neste post o que você precisa para ser dono de um comércio de maquiagem.

Além disso, conheça uma ferramenta capaz de auxiliar em todo o planejamento do negócio, mesmo que você não tenha nenhuma experiência no ramo.

Vamos agora mesmo para as dicas de como abrir uma loja de maquiagens de sucesso!

Como montar uma loja de maquiagens do zero ao sucesso.

Os negócios no segmento de beleza, como as lojas de maquiagens, tendem a ser altamente lucrativos, visto que há uma forte demanda do público consumidor.

A boa procura pelos produtos e a margem de lucro bruto, acima de 100% sobre cada mercadoria, estão entre os pontos positivos do negócio.

Além disso, você pode divulgar a empresa facilmente através de redes sociais para turbinar os ganhos.

Leva jeito para vendas ou tem conhecimento sobre maquiagens? Então esse negócio pode ser uma ótima opção para você empreender.

Veja sobre o que vou falar neste post:

  • Quanto custa para montar uma loja de maquiagens e produtos de beleza?
  • Faturamento da loja de maquiagem
  • Qual é a margem de lucro de uma loja de maquiagens e cosméticos?
  • Quanto ganha o proprietário de uma loja de maquiagens?
  • Quais produtos vender?
  • Fornecedores para loja de maquiagens
  • Concorrência e localização
  • Dicas para aumentar as vendas e alcançar o sucesso

Quanto custa montar uma loja de maquiagens e produtos de beleza?

O investimento para abrir uma loja de maquiagem pode variar em razão de vários fatores, por exemplo:

  • quantidade de estoque inicial;
  • gasto com mobiliário;
  • quantidade de funcionários;
  • valor a título de caução, e por aí vai.

Por isso, não posso dizer que você vai gastar 10, 30 ou 100 mil reais para começar a sua loja, somente fornecer uma estimativa média.

Essa estimativa leva em consideração dados aproximados de lojas de maquiagens, mas não substitui a necessidade de fazer um plano financeiro próprio.

Para fazer o plano financeiro, usei o Simulador de Negócios, tendo em mente uma loja de maquiagens de pequeno a médio porte, com 2 vendedoras e 1 caixa. Além disso, considerei uma expectativa de faturamento bruto entre 35 e 50 mil reais.

Dessa forma, a estimativa de investimento inicial ficou entre 45 e 60 mil reais, dividida assim:

  • reformas e fachada do ponto comercial – 4 mil reais;
  • móveis e equipamentos – 14 mil reais;
  • caução e marketing inaugural – 3,5 mil reais;
  • capital de giro – 28 mil reais, sendo 20 mil para estoque inicial.

O cálculo do capital de giro é a soma do estoque com o caixa mínimo. Portanto, para chegar a um valor adequado, é preciso avaliar: prazo de pagamento de fornecedores, tempo de recebimento dos pagamentos dos clientes, antecipação de pagamentos, taxas e despesas mensais.

Faturamento da loja de maquiagem

O faturamento bruto médio da loja de maquiagem ficou entre 35 e 45 mil reais, como disse anteriormente.

Esse valor tende a variar conforme a demanda na sua região, o percentual de ganho em cima dos produtos, as despesas mensais e o investimento em marketing.

Qual é a margem de lucro líquido de uma loja de maquiagem?

A margem de lucro líquido da loja de maquiagens, ou seja, quanto sobra em caixa depois de arcar com todas as despesas do negócio, varia entre 21 e 25%.

Sendo assim, em termos financeiros, isso representa um ganho mensal de 9 a 11 mil reais.

Quais produtos vender na loja?

É possível pensar em 2 categorias de produtos em uma loja de maquiagens. Veja a seguir quais são eles.

Produtos indispensáveis e de alto volume

São aqueles que não podem faltar na loja, pois são adquiridos com maior frequência. Sendo assim, você provavelmente vai precisar comprá-los em maior quantidade, deixando uma reserva no estoque.

Isso porque, se você não tiver esses produtos sempre disponíveis, o cliente pode ter a ideia de que nunca encontra o que precisa na sua loja.

Por exemplo: base, pó, paleta de sombras, batons, máscara de cílios, pincéis e lápis de olho.

Produtos de menor volume

A demanda por esses produtos costuma ser menor, já que são procurados normalmente por maquiadores ou quem atua de maneira mais profissional.

De qualquer maneira, o ideal é tê-los em estoque, mesmo que em menor quantidade. Se porventura faltar, no entanto, é mais provável que o cliente entenda.

Por exemplo: cílios postiços, primer, fixador e corretivo.

Fornecedores de maquiagens para a loja

Além obter produtos com fornecedores fixos, você também pode comprá-los em grandes centros comerciais, como as lojas na 25 de março.

Com o CNPJ, fazer pedidos de grande volume em atacados de maquiagem na internet é outra possibilidade. Desse modo, inclusive, fica mais fácil pesquisar e comparar preços para comprar e revender com uma boa margem.

Concorrência e localização para montar a loja de maquiagens

A concorrência ao abrir uma loja de maquiagens é moderada. Na prática, há diversos estabelecimentos que vendem algo de maquiagem, mas pouquíssimas lojas exclusivas e especializadas nos produtos.

Assim, ao abrir uma loja de maquiagens na cidade, é comum que os consumidores se concentrem em adquirir no estabelecimento especializado.

Para ter um bom desempenho é importante que os atendentes tenham autoridade sobre o assunto, sabendo recomendar as melhores opções, isso cria um diferencial competitivo e costuma alavancar as vendas.

Uma peça na região central da cidade costuma ser uma boa opção para abrir uma loja de maquiagens, contudo, as vezes o preço do aluguel pode inviabilizar a locação. Se este for o seu caso, você pode optar também por:

  • Uma loja de bairro. Bairros de médio a grande porte podem suprir uma loja de maquiagens.
  • Procurar por locais próximos à centros com muitas empresas, o objetivo é atingir os consumidores durante a ida e volta do trabalho.

Dicas para aumentar as vendas e alcançar o sucesso

As formas de divulgação que tem trazido melhores resultados às lojas são:

  • Divulgação em páginas e grupos locais nas redes sociais, por exemplo, Facebook.,
  • Fachada chamativa e com produtos de alto desejo do público alvo, fazendo com que entrem no estabelecimento.
  • Lives mostrando os produtos, preferencialmente com aplicação para demonstrar na prática a qualidade e resultado da maquiagem vendida.

Oferecer benefícios para as clientes que divulgarem nas redes sociais sobre a loja e produtos pode ser muito eficiente, aproveite!

Montar uma loja de maquiagens vale a pena?

Abrir um negócio de maquiagens pode ser um excelente negócio, mas o sucesso depende de diversos fatores.

Por mais que você tenha aptidão para vender os produtos, é necessário conhecer os números da sua loja de maquiagem. Para isso, você precisa fazer um plano financeiro detalhado.

Com ele, você terá todas as informações que precisa, como valor do investimento inicial aproximado, lucratividade do negócio e muito mais. Tudo isso de acordo com as características da sua ideia.

Ou seja, você saberá se montar a empresa como você sonha é realmente viável ou não, aumentando consideravelmente suas chances de sucesso.

Gostou deste conteúdo? Então continue acompanhando nossos posts para saber mais sobre criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora.

Se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda para montar a loja de maquiagens, deixe um comentário ou entre em contato. Até a próxima!

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