Como Montar uma Loja de Roupas

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Quer descobrir se montar uma loja de roupas é um bom negócio? Antes de abrir o comércio, é importante saber como escolher a melhor localização, qual é o investimento inicial, entre outras informações. Se você pensa em entrar para o ramo, leia este conteúdo até o final.

A partir de agora, você vai conhecer os pontos essenciais para quem sonha em abrir uma loja de roupas. O varejo de vestuário pode ser muito promissor e ter uma boa margem de lucro. Para se ter uma ideia, o mark-up – valor lançado sobre o preço de custo de cada peça – costuma ficar acima de 200%.

Veja o que você vai encontrar neste post do Ideias de Negócios:

  • O planejamento da loja
  • A escolha do segmento de clientes
  • Localização da Loja de Roupas
  • Fornecedores para a Loja de Roupas
  • Escolha das roupas
  • Investimento na Loja de Roupas
  • Marketing para a loja
  • Faturamento da Loja de Roupas?

É claro que existem diferentes aspectos que levam um comércio de roupas ao sucesso, seja ele masculino, feminino ou infantil. São eles: o bom gosto na seleção de peças, a localização, a administração adequada, a dedicação e o esforço, entre outros. Pronto para começar e dar os primeiros passos para ter sua loja própria de roupas?

O planejamento da loja

As etapas iniciais são fundamentais para o sucesso de um empreendimento e todo começa com um bom planejamento. Ao se perguntar como montar uma loja de roupas, lembre-se que você vai investir dinheiro e espera ganhar muito mais.

Ter um plano de negócios ajudará a diminuir os riscos do seu investimento não dar certo.

Talvez você esteja se perguntando o que é um plano de negócios. Ele funciona como uma espécie de “documento” com todas as informações importantes da sua ideia de empresa. Do investimento inicial e expectativa de lucro às estratégias de marketing.

O plano formará um passo a passo a ser seguido para tirar o sonho do papel, abrir uma loja de roupas e começar a ganhar dinheiro.

Uma boa maneira de iniciar a elaboração do plano é analisar o mercado local onde você pretende instalar a loja. Se a concorrência vai bem e tem bons resultados, é sinal de que o cenário é favorável.

Com um mapa em mãos, marque os principais concorrentes e avalie se existe alguma oportunidade de localização entre eles. Depois, você pode partir direto para o plano financeiro.

É através dele que você descobre se realmente vale a pena investir o seu dinheiro em um comércio de roupas. Tudo baseado em números. Afinal, empresários desejam ter um negócio próspero e não uma aventura, certo?  

A escolha do segmento de clientes

O mercado de vestuário é considerado concorrido. A notícia boa é que, segmentando a sua loja de roupas, você tem mais chances de se destacar da concorrência. Escolha uma pequena parcela do público abastecido pelo setor.

Existem inúmeras possibilidades de nicho, por exemplo:

  • Loja de roupas infantis
  • Loja de roupas de times de futebol
  • Loja de roupas para a melhor idade
  • Loja de roupas sustentáveis

Assim, fica mais fácil tornar-se referência e começar a ganhar dinheiro o quanto antes.

A analogia, na realidade, é bem simples. Quantas lojas de roupa estão abertas atualmente na sua cidade? E quantas delas são especificamente de moda plus size? Certamente, a segunda opção tem menos concorrência.

Obviamente, você precisa verificar se existem potenciais compradores para o segmento de loja que escolheu. Por isso, faça uma pesquisa de público-alvo antes de montar uma loja de roupas para avaliar se há demanda.

Uma ferramenta que pode ajudar nesse processo é o Kit Novo Negócio. Ele disponibiliza um passo a passo de como começar um negócio de sucesso. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.

Localização da Loja de Roupas

Você já está decidido a abrir a sua loja de roupas, mas não faz ideia de como escolher uma localização? Essa etapa é um ponto-chave do seu planejamento, pois impacta diretamente nas vendas.

Boa parte delas vem de pessoas que passam na frente do comércio, olham a vitrine e entram para conhecer. De preferência, procure por um local que reúna as quatro características abaixo:

  • Fachada visível
  • Fluxo de pessoas que sejam o seu público-alvo
  • Facilidade para estacionar
  • Vizinhança segura

Alguns exemplos de boa localização costumam ser:

  • Lojas em calçadões
  • Ruas com muitos comércios
  • Proximidade a pontos de transporte e/ou espaços de confraternização (parques, por exemplo)

Analise os pontos comerciais disponíveis e coloque na balança as vantagens e desvantagens de cada um. Essa é uma decisão que faz toda a diferença para alcançar êxito com o seu negócio de vestuário.

Fornecedores para a Loja de Roupas

Comprar roupas de fornecedores nem sempre é a melhor opção. Algumas vezes é mais vantajoso, principalmente para lojas de pequeno e médio porte, comprar como lojista em grandes centros comerciais.

Essa, inclusive, é uma das primeiras perguntas que surgem entre empreendedores iniciantes no mercado de vestuário: onde comprar roupa para revender?

Um exemplo de endereço que muitos lojistas procuram é a Rua 25 de Março, no município de São Paulo. Ele é considerado o maior centro de compras de toda a América Latina.

Nesses centros, é comum encontrar roupas com preços abaixo dos praticados pelos fornecedores. Além de ter uma vasta variedade de modelos e marcas, eles costumam definir um volume mínimo de compra bem acessível.

Compor o estoque inicial é um dos passos essenciais de como montar uma loja de roupas. Faça uma análise das vantagens e desvantagens entre comprar com fornecedores ou recorrer aos grandes centros comerciais.

Escolha das roupas

Comprar os modelos de roupas que o seu público deseja faz toda a diferença no volume de vendas do seu negócio. Por isso, conheça as preferências do seu target e entenda o que eles esperam encontrar na sua loja.

Um caminho para ter acesso a essas informações é fazer uma pesquisa com os possíveis clientes do seu negócio. Para definir onde comprar roupas para revender e acertar nas escolhas, você tem que compreender as vontades do público.

Saiba, por exemplo, se eles gostam mais cores neutras ou vivas, peças lisas ou estampadas, entre outras preferências. O bom comprador é aquele que escolhe as roupas pensando no cliente ao abrir uma loja de roupas.

Uma prática comum entre os varejistas de vestuário é entrar em contato com clientes cadastrados quando a mercadoria chega. Dessa forma, as lojas conseguem vender mais de 80% do estoque em 1 semana.

Investimento na Loja de Roupas

Esse é uma das questões mais importantes de como montar uma loja de roupas do zero. Você precisará investir em estrutura, fachada, decoração, estoque inicial, capital de giro e marketing inaugural.

Todos esses tópicos, juntos, somam o valor total inicial e vou explicar um pouco mais sobre cada um deles a seguir!

Infraestrutura da Loja de Roupas

Mesmo a montagem de uma loja de pequeno a médio porte (cerca de 50m²) exige a aquisição de muitos itens. Entre a imensa variedade de aparatos e móveis para lojas de roupas, separei alguns exemplos abaixo:

  • Balcão de atendimento
  • Araras de roupa
  • Espelhos
  • Provadores
  • Manequins
  • Poltronas
  • Gôndolas de parede
  • Mesa
  • Computadores e telefones

Ao escolher os móveis para loja de roupa, você deve levar em consideração o espaço disponível no ponto comercial. O ambiente precisa ser harmônico para que o cliente se sinta à vontade sempre que visitar o seu negócio.

Em média, o valor gasto com o mobiliário de uma loja de roupas varia entre 12 e 20 mil reais. Esse valor, porém, varia de acordo com as quantidades e o tipo de mobília escolhida para compor o local.

Estoque inicial da Loja

Outro elemento que varia bastante é o estoque inicial do seu negócio. Pode-se comprar 5 mil ou 50 mil. Tudo depende de você e das suas escolhas. Segundo lojistas experientes, esse valor não costuma estar abaixo de 16 mil reais.

Já o valor gasto com as reposições de estoque normalmente ultrapassa 8 mil reais.

Decoração e fachada

Para atrair pessoas que passam em frente ao seu negócio, esses dois aspectos precisam ser “impecáveis”.

A composição interna faz com que o consumidor se sinta confortável e pode até estimular o impulso de compra. Se o ambiente deixa o cliente à vontade, ele passa mais tempo olhando as mercadorias.

Isso vale tanto para o público feminino quanto para o público masculino. Ao abrir uma loja de roupas, o ambiente deve transmitir bem-estar para todos.

Juntamente com a decoração, a fachada revela muito sobre o seu comércio e seleciona o público-alvo “convidado” a entrar. Imagine algumas situações que você mesmo já vivenciou na hora de comprar algo.

Quantas vezes você já passou em frente à loja de uma marca que taxou de grife? Sem sequer olhar os preços, você imaginou que as peças eram muito caras ou que a loja “não era para você”.

Essas percepções se dão em razão de uma vitrine, da decoração e do estilo da fachada.

Concentre-se em criar uma identidade que traduza a personalidade da loja de roupas e convide as pessoas ideais a entrar. Para jovens, por exemplo, priorize cores vivas. Já para os adultos, tons neutros normalmente trazem resultados melhores.  

Capital de Giro da loja de roupas

O capital de giro é a reserva financeira para realizar novas compras de peças e manter o negócio ativo.

O valor do capital de giro varia em razão de diversos fatores. Alguns exemplos são o prazo de entrega da mercadoria, quantidade de compras parceladas, índice de inadimplência, entre outros.

Quando você monta uma loja de roupas, ele é ainda mais importante. Sem a recompra de novas roupas na mudança das estações e tendências, os ganhos estagnam.

Em outros termos, as vendas caem, já que os clientes buscam as peças da nova estação, não as antigas. Assim, é comum lojas realizarem queimas de estoque a fim de transformar as roupas em capital de giro.

Há quem separe um percentual (em torno de 15%) do investimento inicial para capital de giro. No entanto, isso está errado e pode acabar lhe causando prejuízos.

Se o capital de giro for menor que o necessário, pode faltar dinheiro no seu negócio, o que é grave. Imagine precisar de mercadorias e não ter capital suficiente para comprar! Essa situação dá início a empréstimos ou adiantamentos de vendas a prazo, com juros.

Para saber o valor ideal do capital de giro, trace um plano financeiro mínimo antes de abrir a sua loja de roupas.

O Kit Novo Negócio conta com um Simulador de Negócios onde é possível descobrir essa informação. Ele também revela o valor do investimento inicial e o valor mínimo em vendas para começar a ter lucros.

Ah, junto com o Simulador vai m plano financeiro pronto para uma loja de roupas!  

Marketing para a Loja

Se você quer ganhar dinheiro com a sua loja de roupas, precisa vender, certo? O marketing vai ajudar com isso.

Algumas das melhores estratégias para alcançar excelentes resultados em vendas com o seu varejo de vestuário são:

  • Marketing em redes sociais – lives, vídeos e fotos exibindo modelos com as principais roupas
  • Panfletagem
  • Composição de vitrine

Não deixe o marketing de fora do seu plano de negócios. Ele é um grande aliado nas vendas e pode gerar alta lucratividade para o seu comércio!

Faturamento da Loja de Roupas

De um modo geral, os comércios de roupas têm um bom faturamento. Umas mais que outras, é claro, mas as variáveis são muitas e vão além do nicho de atuação.

Na prática, a localização, o marketing e o atendimento têm o poder de aumentar bastante as vendas da loja. Observando o cenário, a margem de lucro líquido gira em torno de 12% a 16%.

Ou seja, vamos supor que sua loja de roupas, depois de montada, fature 35 mil reais no mês. Seu lucro líquido final será, em média, 5 mil reais! Trata-se apenas de uma estimativa de faturamento que, como dito antes, pode variar sob diversos aspectos.

Mais importante do que saber o valor que você ganhará é entender quanto precisa vender para não ter prejuízo. No mercado, chamamos isso de ponto de equilíbrio, o famoso zero a zero.

Você pode ver nesta tela com os gráficos do nosso Simulador de Negócios. Aqui, o investimento total, incluindo o estoque e o capital de giro, é de 91 mil reais.

Nesse caso, a lucratividade é 14,5% e o ponto de equilíbrio é de 30 mil reais em vendas.

É possível visualizar outros dados, como a retirada do sócio no valor de 3 mil e quinhentos reais, além da previsão de retorno do investimento em 14 meses e muito mais. Tudo para que você não seja pego de surpresa!

Afinal, montar uma loja de roupas é uma boa ideia?

Tem tudo pra ser! O sucesso depende da localização que escolher, do quanto você gosta de lidar com pessoas, do quanto está disposto a fazer dar certo e dos números de loja de roupas na sua localidade.

No final das contas, são os números que vão dizer se vale mesmo a pena investir na loja de roupas, quanto é possível lucrar e qual é o mínimo de roupas que você precisa vender para não ter prejuízo. Agindo com cautela e informação, você chega lá!

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Precisa de ajuda para montar sua loja de roupas? Deixe um comentário ou entre em contato. Um forte abraço e até breve!

FAQ – Como Montar uma Loja de Roupas

1. O que não pode faltar no plano de negócios da minha loja de roupas?

Olha, vou te falar uma coisa: muita gente pula essa etapa do plano de negócios e depois se arrepende amargamente. Vai por mim, esse documento é seu mapa do tesouro!

Nele você vai detalhar quanto precisa investir inicialmente (spoiler: não é pouco), quanto espera faturar nos primeiros meses (seja realista!), e como vai atrair clientes para sua loja. O plano te ajuda a enxergar os riscos antes de colocar seu dinheiro em jogo.

O mais legal é que, ao fazer esse exercício, você já começa a pensar como dono de negócio. Muitas vezes, durante a elaboração do plano, a pessoa percebe que precisa ajustar a ideia inicial para torná-la mais viável. Melhor descobrir isso no papel do que depois de abrir as portas, não é mesmo?

2. Como escolher o nicho certo para minha loja de roupas?

Essa é uma das decisões mais importantes que você vai tomar! Tentar agradar todo mundo é receita para o fracasso, me acompanha aqui.

O segredo está em focar em um público específico. Pode ser moda feminina plus size, roupas masculinas executivas, moda infantil sustentável… o importante é que você conheça esse público como a palma da sua mão.

Pense assim: quais são os problemas que seu cliente potencial enfrenta ao comprar roupas? Mulheres altas que nunca encontram calças do tamanho certo? Homens que precisam de roupas formais com caimento perfeito? Identifique essas dores e ofereça soluções.

E não se esqueça de pesquisar a concorrência local. Se já existem 5 lojas de roupas femininas jovens no mesmo quarteirão, talvez seja hora de pensar em outro nicho, concorda?

3. Qual a melhor localização para uma loja de roupas dar certo?

A localização pode fazer ou quebrar seu negócio, e não estou exagerando! Já vi lojas incríveis fecharem as portas porque estavam no lugar errado.

O ideal é encontrar um ponto com boa visibilidade, fluxo constante do seu público-alvo e fácil acesso. Calçadões comerciais, ruas próximas a estações de metrô ou pontos de ônibus são geralmente boas apostas.

Mas atenção: não adianta estar na rua mais movimentada da cidade se o perfil das pessoas que passam por ali não bate com o do seu cliente ideal. Uma loja de roupas de festa caras, por exemplo, pode se dar melhor em uma rua mais tranquila de um bairro nobre do que no meio do centro comercial.

E lembre-se de verificar se o local tem estacionamento próximo ou fácil acesso por transporte público. Ninguém gosta de se estressar só para chegar até sua loja!

4. Como encontrar bons fornecedores para minha loja de roupas?

Essa é uma pergunta que recebo muito! Os fornecedores são parceiros estratégicos do seu negócio – escolher mal pode significar preços altos, qualidade duvidosa e atrasos nas entregas.

Você tem algumas opções: comprar diretamente de fabricantes (geralmente exige volumes maiores), trabalhar com distribuidores ou fazer compras em grandes centros atacadistas como Brás em São Paulo ou o Bom Retiro.

Minha dica é: não se apaixone pelo primeiro fornecedor que encontrar. Compare preços, qualidade, prazos de entrega e condições de pagamento. E sempre peça amostras antes de fazer pedidos grandes!

Uma estratégia que funciona bem para quem está começando é diversificar fornecedores. Assim, se um deles atrasar ou tiver problemas, você não fica na mão.

5. Quais estratégias de marketing realmente funcionam para lojas de roupas?

Vamos combinar que não adianta ter as roupas mais lindas do mundo se ninguém souber que sua loja existe, né?

O Instagram é praticamente obrigatório para lojas de roupas hoje em dia. Faça fotos bonitas das peças, crie conteúdo mostrando diferentes formas de usar as roupas, e interaja com seus seguidores. Lives experimentando as novidades costumam bombar!

Mas não se limite ao digital. Uma vitrine bem montada ainda é um dos melhores vendedores. Troque-a frequentemente e use iluminação adequada para destacar as peças.

Parcerias com influenciadores locais também podem dar um retorno incrível. Não precisa ser aquela influencer com milhões de seguidores – às vezes, alguém com 5 mil seguidores na sua cidade gera mais vendas porque tem uma audiência mais engajada.

E nunca subestime o poder do bom e velho boca a boca. Um cliente satisfeito pode trazer vários outros!

6. Como montar um estoque inicial sem errar nas quantidades?

Esse é um dos maiores desafios de quem está abrindo uma loja de roupas! Comprar demais significa capital parado; comprar de menos pode significar perder vendas.

Comece estudando o que está em alta no mercado, mas filtrando pelo gosto do seu público específico. Nem toda tendência vai funcionar para o seu nicho.

Uma dica valiosa: invista mais em básicos que vendem o ano todo e seja mais cauteloso com peças muito sazonais ou de tendências passageiras.

Para tamanhos, a distribuição clássica costuma ser: 20% P, 30% M, 30% G e 20% GG – mas isso pode variar MUITO dependendo do seu público. Se você atende mulheres maduras, por exemplo, provavelmente vai precisar de mais peças G e GG.

E lembre-se: é melhor começar com menos variedade e mais profundidade (mais unidades de menos modelos) do que o contrário!

7. Qual a margem de lucro que posso esperar em uma loja de roupas?

Vamos falar de dinheiro! A margem de lucro líquida (o que sobra depois de pagar todas as contas) em lojas de roupas costuma ficar entre 12% e 16%. Parece pouco? Calma, tem mais.

O mark-up (quanto você aumenta sobre o preço de custo) no varejo de moda geralmente é bem alto, podendo passar de 200%. Isso significa que uma peça que você compra por R$50 pode ser vendida por R$150 ou mais.

Claro que esses números variam muito dependendo do seu posicionamento. Lojas de luxo têm margens maiores, enquanto lojas populares trabalham com margens menores e volume maior.

O segredo para ter um negócio lucrativo está na gestão eficiente dos custos fixos. Aluguel, funcionários e despesas administrativas precisam ser bem dimensionados para não comerem toda sua margem.

8. Como conquistar e fidelizar clientes?

Transforme sua loja numa experiência incrível:

  • Atendimento personalizado
  • Ambiente acolhedor
  • Provadores confortáveis
  • Comunicação constante
  • Faça cada cliente se sentir especial!

Bônus: Lembre-se que cada negócio é único. Esteja sempre adaptando, aprendendo e se reinventando!

Bora começar essa jornada empreendedora?

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