Como Montar um Salão de Beleza

1
145

Como montar um salão de beleza de sucesso e se destacar da concorrência? Quais são as melhores maneiras para divulgar o espaço e atrair clientes? Prepare-se para descobrir tudo isso neste artigo e ainda saber qual é o valor do investimento para abrir seu salão.

Abrir um salão de beleza é o sonho de muitas pessoas. Se você está buscando informações para finalmente colocar esse plano em prática, veio ao lugar certo! A partir de agora, vamos mergulhar fundo nas dicas que preparamos para você. Confira:

  • Como montar o seu salão de beleza?
  • A localização do salão de beleza
  • Escolha dos serviços
  • Estrutura do Salão de Beleza
  • Qual é o investimento para abrir um Salão de Beleza?
  • Lucro de um Salão de Beleza
  • Diferenciais competitivos para um Salão de Beleza
  • Marketing para Salão de Beleza
  • Montar um salão de beleza é um bom negócio?

Veja a seguir tudo o que é necessário para abrir um salão de beleza e ganhar dinheiro com o estabelecimento.

Como montar o seu Salão de Beleza?

O setor de beleza cresce ano após ano e o faturamento dos negócios na área é bastante animador. Com um público cada vez mais vaidoso e crescente, montar um salão de beleza pode ser o negócio perfeito para você.

A ideia traz muitos aspectos positivos, como baixo custo inicial, alta demanda e ganhos atrativos. Justamente por se tratar de uma prestação de serviços, um salão apresenta vantagens que outros tipos de negócios não têm.

Você tem habilidades como cabeleireira, manicure ou maquiadora? Ou simplesmente se interessa pelo ramo e gostaria de empreender nesse universo? Seja qual for a resposta, aproveite nossas dicas para abrir um salão de beleza de sucesso.

A localização do Salão de Beleza

Uma das etapas mais importantes para abrir um espaço de beleza é a escolha da localização. Especialmente no início, ela exerce a importante função de “chamarisco” para atrair os primeiros clientes do seu negócio.

Por isso, é interessante que o ponto esteja localizado próximo a vias de movimento intenso. Lembre-se, porém, que esse fluxo deve corresponder ao seu público-alvo. A segmentação do seu negócio – feminino, masculino ou infantil – deve ser considerada.

Quanto à peça comercial do salão de beleza, há muitos aspectos que também merecem atenção. Uma fachada visível, um ambiente arejado e fácil de limpar, iluminação natural adequada e banheiro são alguns deles.

E se o aluguel for muito caro?

Você encontrou o ponto comercial dos sonhos, mas o aluguel foge totalmente do seu planejamento financeiro? Mesmo seguindo o passo a passo de como montar um salão de beleza, situações inesperadas como essa podem surgir.

Mas não desanime! Nem sempre o valor para alugar o local que você deseja será acessível, exigindo ajustes no plano inicial. Nesse caso, uma boa solução é procurar por uma peça um pouco mais afastada.  

Priorize os espaços próximos a comércios da região, em ruas de ligação, por exemplo, onde pessoas passam com frequência. Outra dica é instalar o seu negócio próximo a pontos de referência, de modo que seja fácil explicar onde fica a sua empresa.

Vale lembrar que ter um bom estacionamento pode ser uma grande vantagem.

Escolha dos serviços

Um salão de beleza costuma disponibilizar uma variedade de serviços. Entre eles, corte e tratamento de cabelos, manicure e pedicure, maquiagem e, em alguns casos, massagens corporais e cuidados estéticos.

Portanto, antes de pensar na estrutura e no faturamento do negócio, você precisa saber exatamente quais serviços serão oferecidos. Para abrir um salão de beleza simples, quanto mais enxuto o leque de opções, melhor.

Como ponto de partida, você pode pensar nas suas especialidades e no capital disponível para contratar outros profissionais. Avalie também se há demanda pelos serviços na sua localidade.

Normalmente, os espaços de beleza começam apenas com uma cabeleireira fixa. Já manicures/pedicures e maquiadoras prestam serviços com eventualidade, agendando clientes 1 ou 2 vezes por semana, por exemplo.

Dessa maneira, você reduz os custos fixos com colaboradores sem abrir mão dos demais serviços no seu studio.

Estrutura do salão de beleza

Quando falamos em montar um espaço de beleza, temos que pensar na estrutura do negócio. É nessa etapa que conversamos sobre o mobiliário. Listamos abaixo alguns itens que não podem faltar:

  • Lavatórios
  • Cadeiras para corte
  • Poltronas de espera
  • Cirandinha para manicure
  • Estufa esterilizadora
  • Espelhos
  • Armários e expositores
  • Equipamentos (kit de tesoura, secadores, pranchas, etc.)
  • Carrinhos para equipamentos

Você pode conferir a lista completa clicando aqui.

Importante: quanto mais serviços você oferecer no seu salão de beleza, maiores serão as exigências de móveis e equipamentos.

Decoração e Iluminação

Quem frequenta um salão de beleza, seja masculino ou feminino, costuma pensar na situação como um momento de lazer. De fato, é uma ocasião especial, já que esses cuidados proporcionam relaxamento e bem-estar.

E qual é a relação com a decoração e a iluminação da sua empresa? Esses dois elementos ajudam a criar um ambiente harmônico e confortável para que o cliente se sinta bem no espaço.

Quando bem planejados, eles criam a atmosfera perfeita para que o cliente passe por uma experiência incrível. Assim, a probabilidade de retorno aumenta e você tem mais chances de fidelizar o seu público.

Outra questão de destaque é que decoração e iluminação podem tornar o espaço convidativo. Ainda que a ideia seja abrir um salão de beleza gastando pouco, ele pode parecer um studio profissional de alto nível.

Nossa dica é contrastar cores sóbrias e neutras com tons vivos. Aposte em quadros nas paredes que tenham a ver com o universo da beleza e reforcem a identidade do negócio!

Qual é o investimento para abrir um Salão de Beleza?

O investimento para abrir um salão de beleza pode variar de acordo com o que você deseja no estabelecimento. Dessa forma, não podemos dizer que o investimento inicial é X, Y ou Z sem conhecer todos os detalhes do seu negócio.

Quer um exemplo prático? Enquanto um modelo simples de lavatório pode custar 400 reais, uma versão top de linha vale mais de 4 mil reais. Suas escolhas, do ponto comercial ao mobiliário, farão toda a diferença.

No entanto, como sabemos que você precisa de uma estimativa de valores, apuramos um investimento médio. Ele servirá de parâmetro para avaliar se o espaço de beleza é ou não um negócio viável para você.

Custos para abrir um espaço de beleza

Tenha em mente que todo empreendedor deve manter um valor como capital de giro para a compra dos produtos utilizados. Esse montante serve também para pagamento das despesas até que o salão ou studio tenha um bom faturamento.

Para fazer cálculos com exatidão e evitar equívocos, como separar um valor acima ou abaixo do necessário, existem algumas estratégias. Além de verificar a viabilidade do empreendimento na região, sugerimos que você faça um plano financeiro.

Se precisar de ajuda, temos um Simulador de Negócios com um modelo já preenchido para salões de beleza. Basta substituir pelos números do seu negócio. Todos os dados financeiros são calculados automaticamente e exibidos em números, cores e gráficos.

Uma forma simples e prática para montar sua empresa!

No geral, um salão de beleza simples e pequeno, sem colaboradores, pode ser montado com 8 a 12 mil reais. Aqui, obviamente, estamos falando de equipamentos e mobília acessíveis.

Para montar um estabelecimento de médio porte, com manicure, maquiadora e serviço de massagem corporal eventualmente, os valores mudam. O custo médio, nesse caso, é superior a 50 mil reais.

Despesas mensais de um salão de beleza

Outro fator que interfere no sucesso da sua empresa é o custo operacional. São as famosas despesas mensais, que não podem ficar de fora do planejamento financeiro do seu salão.

Você precisa considerar:

  • Valor da folha de pagamentos
  • Descontos sociais e pagamento de impostos
  • Conta de energia e água
  • Aquisição de produtos
  • Manutenção ou substituição de equipamentos/utensílios
  • Retirada mensal (Pró-labore)
  • Valor do aluguel

Nossa! Notou a quantidade de variáveis para calcular todas as despesas? Por esse motivo, não temos como determinar qual será o seu custo operacional. Para saber ao certo, você terá que fazer um plano financeiro antes de abrir o salão de beleza.

Lucro de um Salão de Beleza

Ao investir em um sonho, todo empreendedor espera colher bons frutos. Ou melhor, bons ganhos. Com um salão de beleza – feminino, masculino ou infantil – não é diferente, certo?

Um salão de beleza pequeno, com apenas uma cabeleireira, costuma ter lucro líquido mensal de 3 a 5 mil reais. Já um estabelecimento de médio porte, com mais profissionais, pode ultrapassar 10 mil reais de faturamento.

Esses dados são estimativas, é claro. Dependendo do salão de beleza, o lucro pode ser muito maior. Os valores variam de acordo com a quantidade de clientes, os preços dos serviços e as despesas mensais.

Para visualizar com mais precisão o faturamento bruto e líquido do seu negócio, o Simulador pode ajudar. Você só precisa inserir os dados e verificar se o resultado está dentro das expectativas!

E se não estiver?

Caso o resultado não corresponda ao que você espera, fique tranquilo. Lá você descobrirá quantos clientes serão necessários para atingir o funcionamento ideal do seu negócio.

Ao escolher o Simulador de Negócios para planejar sua empresa, você receberá uma versão prontinha para um salão de beleza. Tudo o que você precisa fazer depois é alterar os números de acordo com os dados do seu estabelecimento.

Em uma única tela, você descobrirá:

  • Qual é o investimento necessário
  • Quanto precisa de capital de giro
  • Qual é o valor do custo mensal total
  • Qual é o lucro líquido (descontando impostos,)
  • Quantas clientes precisa atender para ficar no zero a zero e começar a ter lucro
  • Quanto custa cada serviço prestado
  • Quais serviços são mais lucrativos
  • E muito mais!

Tudo calculado automaticamente.

Diferenciais competitivos para um Salão de Beleza

Agora você já tem uma ideia mais clara de como montar um salão de beleza. Contudo, é possível que você tenha notado que existe certa concorrência no setor. Isso traz à tona a importância de criar diferenciais competitivos para ganhar destaque.

Para começar, o ideal é que você estude muito bem os concorrentes e as necessidades do seu público-alvo. Verifique se existe uma lacuna no mercado que pode ser preenchida pelo seu negócio. Separamos alguns exemplos de diferencial:

  • Descontos para clientes fixos
  • Oferecer comidas e bebidas
  • Ter espaço kids para filhos pequenos
  • Bom atendimento
  • Wi-fi – acesso à internet
  • Estacionamento próprio
  • Agendamento online
  • Entre outros

Faça uma relação dos diferenciais competitivos que você pode agregar ao seu espaço de beleza. Não tenha medo de usar como base o que os concorrentes têm de melhor para se inspirar.

Depois, no plano financeiro, veja quais ações são viáveis financeiramente ao abrir um salão de beleza.

Não adianta, por exemplo, idealizar um espaço kids se o valor disponível para investimento é reduzido. Afinal, você precisaria comprar brinquedos, contratar um monitor e dispor de um ambiente maior.

Marketing para Salão de Beleza

Onde divulgar serviços de beleza para ampliar o alcance do seu negócio? Hoje em dia, os melhores resultados vêm através de publicações em perfis, páginas e grupos nas redes sociais.

Lançar mão de promoções inaugurais, como descontos de 20 a 30% em serviços, costumam trazer clientes já na primeira semana. Sorteios em redes sociais com critérios para participar, como curtir a publicação e marcar amigas, também funcionam bem.

Quer potencializar os resultados? Panfletagem e programa de indicação de clientes podem ser realizados em paralelo com posts em Facebook, Instagram e outros.

Montar um salão de beleza é um bom negócio?

Abrir um espaço de beleza pode ser um ótimo negócio se você tiver afinidade com a área. Além disso, você precisa escolher bem a localização e descobrir se os números de investimento, lucratividade e vendas são favoráveis.

Ter um plano antes de montar um salão de beleza é indispensável. Assim você aumenta bastante suas chances de sucesso!

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário e siga as redes sociais do Ideia de Negócio para não perder nenhuma atualização. Se precisar de ajuda para planejar seu salão de beleza, entre em contato. Um forte abraço e até breve!

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here