Como Montar uma Distribuidora de Bebidas

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Qual é a melhor localização? Como fazer o plano financeiro antes de iniciar? Qual é a melhor forma de divulgar a distribuidora de bebidas?

Fique comigo até o final deste post para descobrir tudo isso e conhecer uma ferramenta que você pode usar para planejar o seu negócio.

Portrait of positive male customer selecting wine in supermarket

A distribuidora de bebidas é um negócio de médio a grande porte com excelente oportunidade de ganhos. Principalmente em cidades com mais de 50 mil habitantes.

Está interessado no negócio?

Confira neste post como montar uma distribuidora de bebidas e tire suas dúvidas sobre:

  • Mercado
  • Localização
  • Espaço necessário
  • Estrutura e equipamentos
  • Investimento
  • Ganhos
  • E muito mais!

Vamos começar?

Mercado de Bebidas

Para abrir a sua própria distribuidora de bebidas, é importante entender o potencial do setor.

Somente o mercado de cervejas movimenta 70 bilhões de reais por ano e – pasme! – representa mais de 1,5% do PIB.

Existe uma concorrência moderada no setor, mas se o negócio for bem trabalhado, é perfeitamente possível alcançar o sucesso.

Localização e Espaço da Distribuidora

Diferente da maioria dos negócios, uma distribuidora de bebidas não precisa estar tão bem localizada.

Ao mesmo tempo, ter uma distribuidora no centro da cidade é quase inviável. Isso porque é necessário um grande espaço de estoque para o armazenamento.

Sendo assim, procurar por pavilhões espaçosos mais afastados do centro costuma ser a melhor opção. Melhor ainda que estejam em vias de acesso rápido e com fluxo de carros.

Embora o espaço mínimo para abrir a distribuidora seja de 80 m², o ideal é acima de 120 m².

Claro, tudo dependerá do porte do seu negócio e da estimativa de público a ser atendido.

Estrutura e Equipamentos

Uma distribuidora de bebidas normalmente é dividida em:

  • Área de atendimento e vendas;
  • Escritório ou setor administrativo;
  • Estoque;
  • Banheiro.

Além de dividir os ambientes, é preciso comprar equipamentos, dentre eles:

  • Gôndolas e prateleiras;
  • Carrinho de transporte de cargas;
  • Computadores e materiais de escritório;
  • Pallets;
  • Freezers;
  • Veículo de entrega.

O veículo de entrega é visto como opcional. Porém, na prática, é comum perder vendas se não fizer a entrega das bebidas para os clientes.

Também é possível terceirizar as entregas, assim você não precisa contratar motorista e ajudante. Além disso, elimina custos com manutenção do veículo, seguros, IPVA e combustível.

No entanto, você deve prestar atenção à pontualidade do motorista terceirizado e pagar os fretes.

Se o volume de entregas for baixo e elas puderem ser programadas, é provável que seja melhor terceirizar. Coloque tudo na ponta do lápis e avalie o que for melhor para a sua distribuidora!

Funcionários da Distribuidora de Bebidas

O número de funcionários pode variar, mas é possível iniciar com 4 a 6 colaboradores, os quais serão, pelo menos:

  • 2 vendedores (um interno e outro externo);
  • 1 caixa para receber os pagamentos;
  • 1 funcionário responsável pelo estoque.

Esses dados servem como base, pois a quantidade de funcionários da sua distribuidora de bebidas depende das características do negócio.

Investimento na Distribuidora

Quando falamos em montar uma distribuidora de bebidas, temos que falar sobre o investimento.

Dizer que você investirá 30, 50, 100 ou 200 mil reais, sem conhecer as características do negócio, é um chute. Existem muitos fatores que podem influenciar no valor total, por exemplo:

  • Tamanho;
  • Equipamentos;
  • Adaptação do ponto comercial;
  • Expectativa de clientes a serem atendidos;
  • Estoque;
  • Veículo;
  • Entre outros.

Para descobrir o valor mais próximo de quanto você gastará para abrir o negócio, o ideal é fazer um plano financeiro. Isso é possível simulando como seria a distribuidora de bebidas.

Sabemos que você precisa, no mínimo, de uma estimativa para saber se o negócio é viável ou não dentro do planejamento das suas finanças.

Por esse motivo, fizemos um estudo da média de valores e usamos nosso Simulador de Negócios para os cálculos.

No geral, uma distribuidora de bebidas pode ser aberta com 110 a 160 mil reais. Esse valor abrange estrutura, equipamentos, estoque inicial, custo para abertura da empresa e capital de giro.

O valor extrapola o seu orçamento?

Você pode começar com menos, em torno de 30 mil reais, mas com um foco diferente.

É o caso de montar um estoque em casa, comprar diretamente nos mercados (aproveite as promoções!) e revender para mercadinhos de bairro e moradores da região.

Voltando aos valores da distribuidora de bebidas, falaremos a seguir sobre cada um dos gastos que somam o total investido.

Estrutura da distribuidora

Com a adaptação do ponto comercial, pintura e eventuais reparos, costuma-se gastar entre 10 e 15 mil reais.

Equipamentos

O gasto médio é de 40 a 60 mil reais com equipamentos, como empilhadeira, e mobília. Não estamos inserindo o custo de um veículo para a entrega.

Esse valor pode ser reduzido em até 50% ao adquirir produtos usados. Mas lembre-se de averiguar a qualidade e o estado de conservação!

Estoque Inicial

O estoque inicial costuma variar entre 30 e 50 mil reais para distribuidoras de médio porte.

Claro, esse número está diretamente ligado à sua expectativa de vendas e ao tempo que as fábricas demoram para entregar as bebidas.

Vamos imaginar que a fábrica demora 15 dias para entregar novos pedidos. Então você precisa ter um estoque de, no mínimo, 15 dias para não deixar faltar bebidas.

Agora, se eles entregam em 7 dias, você pode ter apenas a metade do estoque. Ou seja, estoque para 7 dias.

Portanto, por mais que nosso post traga todos esses dados, é necessário fazer um planejamento para sua própria distribuidora de bebidas.

Características individuais da sua distribuidora podem alterar bastante esses números, para mais ou para menos.

Capital de giro

O valor do capital de giro dependerá do prazo de pagamento aos fornecedores, prazo de recebimento e dos gastos mensais da distribuidora de bebidas.

Por isso, não é possível dizer quanto você deve reservar de dinheiro, pois não temos essas previsões da sua distribuidora.

Em nossa análise estimada, o capital de giro é de 55 mil reais. Isso já somando o estoque inicial.

Caso o tempo de reposição dos produtos seja menor ou maior, o capital de giro total sofre alteração, pois o valor do estoque varia.

Faturamento e Lucros

O faturamento de uma distribuidora de bebidas nos moldes que apresentamos aqui gira em torno de 80 a 120 mil reais.

Já a margem de ganho líquido é de 14 a 20%. Ou seja, um lucro estimado de 11 a 24 mil reais mensal.

Divulgação da Distribuidora de Bebidas

O vendedor externo é o principal responsável por vendas, divulgação e marketing.

Para aumentar as vendas, você pode investir em panfletagem e visitas às empresas, além de divulgar serviços e produtos em grupos locais do Facebook.

Outro ponto muito importante da divulgação é o Google Meu Negócio. Você já deve ter visto ele em ação.

Quando digita um serviço que deseja, por exemplo, distribuidora de bebidas, uma lista com telefones e um mapa aparece. É o Google Meu Negócio que faz essa apresentação.

Crie uma conta e insira todas as informações da sua empresa.

É muito comum as pessoas fazerem buscas na internet para localizar distribuidoras de bebidas.

Com isso, você aumenta as chances de ser encontrado e vender mais!

Montar uma distribuidora de bebidas é um bom negócio?

Sinceramente, pode ser um ótimo negócio. O sucesso vai depender do quanto você gosta e tem aptidão para o negócio.

Vai depender também do mercado local e dos números da distribuidora de bebidas.

No final das contas, são os números que vão dizer se vale mesmo a pena investir o seu dinheiro na distribuidora, quanto é possível lucrar e qual é o mínimo de bebidas que você vai precisar vender para ter lucro.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e acompanhe as novidades sobre criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora.

Se precisar de ajuda para montar a sua distribuidora de bebidas, escreva nos comentários ou entre em contato.

Forte abraço e até breve!

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