Como Montar uma Loja de Lingerie

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Valor do investimento, localização ideal da loja, capital de giro necessário e duas dicas para você vender mais lingerie.

Fique comigo até o final deste post e descubra tudo isso! Conheça ainda uma ferramenta que você pode usar para planejar sua loja de lingerie.

Já pensou em montar uma loja de lingerie?

As lingeries são roupas íntimas e têm como principal consumidor o público feminino.

Considerada um verdadeiro sucesso de vendas e a “queridinha” das mulheres, a lingerie pode ser o produto ideal para montar um negócio lucrativo.

Os pontos positivos das lojas de lingerie são: baixo investimento inicial, taxa de remarcação dos produtos adquiridos acima de 200% e boa aceitação dos produtos.

Se você está pensando em trabalhar com lingerie, aproveite para tirar todas as suas dúvidas neste post. Quer saber como montar uma loja de lingerie e ter seus primeiros lucros?

Por aqui, falaremos sobre:

  • Mercado
  • Segmentação de clientes
  • Localização da loja
  • Tipos de Lingerie
  • Investimento Inicial
  • Faturamento
  • Como divulgar as roupas íntimas e vender mais
  • E muitas dicas!

Mercado de Lingerie

O mercado de roupas íntimas no Brasil é muito aquecido e a lingerie está dentre os produtos mais comprados.

Um estudo aponta que, em média, uma mulher adquire entre 6 e 7 peças de lingerie por ano. Isso significa que é uma compra recorrente.

Também podemos destacar a concorrência relativamente baixa de lojas de lingeries. É comum cidades de até 50 mil habitantes terem apenas uma ou duas lojas especializadas em lingerie.

Outra informação você precisa saber é que o maior público comprador é a classe econômica B e C, representando mais de 70% das compras.

Para concluir este pequeno apanhado do mercado de lingerie, é importante citar alguns dados:

  • O segmento de moda íntima movimenta mais de 30 bilhões de dólares no mundo;
  • O Brasil produz mais de dois milhões de toneladas de peças íntimas;
  • A expectativa de crescimento do setor é muito acima da média – de 2 a 3% do mercado geral.

Com dados favoráveis como esses, não é de assustar que tantas pessoas estão começando a analisar a ideia de montar uma loja de lingerie para ganhar dinheiro, não é mesmo?

Segmentação e Público-alvo

Escolher uma parcela de clientes e focar nela. Essa pode ser a maneira mais rápida de se destacar e ficar conhecido na sua região.

Por isso, uma boa ideia é abrir uma loja de lingerie plus size, por exemplo. Esse é um público com dificuldades em encontrar peças de roupas e que ocupa uma fatia significativa do mercado.

Faça uma análise da sua região para descobrir quais são os públicos-alvos existentes que estão carentes de ofertas.

Outro exemplo de segmentação é uma loja de lingeries sexys. Um estudo apontou que a busca por modelos considerados “picantes” está crescendo. E muito rápido!

Tornar sua loja de lingerie conhecida por ter as peças mais sexys e diferenciadas pode ser uma excelente ideia. O que acha?

Escolha da Localização

Ao escolher a localização ideal para sua loja, é preciso considerar dois fatores:

  • Facilidade para as clientes (É próximo do local em que elas estão ou passam?);
  • Privacidade (É comum as mulheres desejarem privacidade e não serem vistas comprando as lingeries).

Levando em consideração os fatores acima, a melhor localização costuma ser a duas ou três quadras da região central ou do local em que seu público está.

Outra opção é montar bem no centro, mas usar insulfilm para escurecer os vidros da frente. Assim, você mantém o local mais reservado para que as clientes se sintam à vontade.

O ponto positivo de montar uma loja de lingeries um pouco afastada do centro é a possibilidade de encontrar aluguéis mais baratos. Consequentemente, sobra mais dinheiro para investir em marketing e, quem sabe, vender muito mais.

Tipos de Lingerie

Quando entrar no setor de venda de lingeries, você perceberá que existem muitos tipos e modelos de peças.

E acredite: a maioria tem aceitação e vende bem.

Então quais são as principais lingeries para trabalhar?

Selecionei algumas, veja:

  • Sutiãs: A variedade é grande. Tem modelo frente única, nadador, multifuncional, tomara que caia e a lista continua;
  • Calcinhas: Fio dental, cós alto, tanga, string, entre outra;
  • Body: Aqui encontramos versões de renda, modelador e etc;
  • Espartilho;
  • Croppped;
  • E claro, as Lingeries Sensuais que falamos no início do post!

Faça uma análise das tendências de moda íntima e escolha de acordo com o gosto do seu público-alvo para montar o estoque.

Fornecedores de Lingerie

Ao montar uma loja de lingerie, uma das primeiras preocupações que surge à mente é o fornecedor.

Afinal, sem produtos de qualidade e com bons preços, dificilmente você alcançará os lucros desejados e fidelizará os seus clientes.

Para escolher o fornecedor ideal, observe fatores como:

  • Preço das lingeries;
  • Variedade de modelos e marcas;
  • Prazo de entrega;
  • Formas de pagamento;
  • Atualização com as tendências.

Investimento Inicial

O valor do investimento inicial varia em razão das características próprias da sua loja de lingerie, por exemplo:

  • Qual é o tipo de mobília?
  • Vai contratar um decorador?
  • Qual é o valor gasto na decoração?
  • Terá quantos provadores?
  • Quanto gastará em estoque?
  • E muitas outras.

Justamente por esse motivo, não temos como dizer que gastará X, Y ou Z. Para isso, seria preciso ter os dados da sua futura loja.

Como sabemos que você precisa de uma estimativa para descobrir se é ou não um negócio viável, dentro do seu potencial financeiro, fizemos uma simulação com dados estimados.

Eles foram obtidos através de pesquisas e informações de outros empreendedores.

Mas cuidado! Essa é apenas uma estimativa. Para aumentar sua segurança, você deve fazer o seu próprio plano financeiro.

Voltando ao cálculo com base na simulação, chegamos a um valor médio de investimento inicial entre 32 e 55 mil reais. Ele está dividido da seguinte forma:

Estrutura

Para que a peça comercial fique ideal para uma loja de lingeries, será preciso fazer pequenos reparos, pintura, uma decoração convidativa e fachada.

O gasto é de 3 a 5 mil reais, pensando em uma estrutura simples.

Móveis e equipamentos

Dentre os móveis necessários em uma loja de lingerie, estão araras, gôndolas, expositores, computador, balcão de caixa, estrutura de provador, entre outros.

É possível comprar tudo que é necessário com 6 a 10 mil reais.

Uma dica para economizar é comprar de outra loja que esteja se desfazendo dos móveis por algum motivo.

O computador também pode ser adquirido usado por excelentes preços. Ele pode ser uma máquina com configurações simples, pois você usará apenas para registro de vendas e controle.

Estoque da loja de lingerie

O investimento em estoque inicial varia entre 16 e 28 mil reais.

Porém, lembre-se de calcular o estoque de acordo com suas expectativas de vendas e com o tempo que seu fornecedor demora para entregar novos pedidos.

Assim, você não corre o risco de deixar faltar lingeries no estoque.

Capital de giro

O capital de giro é o valor utilizado para arcar com despesas operacionais e manter o negócio funcionando até alcançar o faturamento necessário.

Para saber o valor do capital de giro, é preciso fazer um cálculo que avalia prazo de pagamento, de recebimento e caixa mínimo. Então use esse valor apenas como ESTIMATIVA e não como realidade para o seu empreendimento.

Entre 8 e 10 mil reais.

Faturamento da Loja

Uma loja de lingerie consolidada e com um bom público comprador costuma faturar bruto entre 40 e 60 mil reais por mês.

Já os ganhos líquidos, ou seja, quanto sobra no final do mês, varia entre 12 e 16 mil reais. Atenção: estamos falando de uma loja já consolidada!

Esses dados financeiros de investimento, capital de giro, formação de estoque e o valor mínimo que você vai precisar vender para começar a ter lucro podem ser obtidos facilmente com o Simulador de Negócios.

Lá você descobrirá também o melhor enquadramento empresarial e tributário, com cálculos automáticos de impostos, inclusive trabalhistas.

Com ele, basta inserir as informações solicitadas e pronto! Você terá uma única tela mostrando o resultado da sua loja de lingerie e o que você pode esperar dela.

Como divulgar as roupas íntimas e vender mais

A melhor e mais efetiva estratégia de marketing para vender lingerie é o uso das redes sociais.

Publicar as novidades em grupos locais do Facebook, montar um grupo no Whatsapp e fazer stories no Instagram costumam trazer as primeiras clientes.

Outra dica que funciona muito bem é fazer lives durante o dia mostrando e experimentando as lingeries. Dessa maneira, as consumidoras conseguem imaginar como a peça ficará no corpo delas.

Com essa estratégia, é possível alavancar muito as vendas.

Montar uma loja de lingerie é uma boa ideia?

Pode ser uma ótima ideia! Para aumentar suas chances de sucesso, faça um plano financeiro antes de iniciar a sua loja de lingerie.

Descubra se os números de lucratividade, ponto de equilíbrio e retorno do investimento são favoráveis.

Esse conteúdo foi útil para você? Se gostou, deixe o seu like. Continue acompanhando nossas novidades sobre criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora.

Aproveite e responda nos comentários: qual é a sua principal dúvida ou dificuldade para montar uma loja de lingerie?

Um abraço e até breve!

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