Como Montar uma Loja de Produtos de Limpeza

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Escolha da localização, investimento necessário, produtos mais vendidos e uma ferramenta que pode ser usada no planejamento da sua loja de produtos de limpeza.

Quer descobrir tudo isso e muito mais? Então fique por aqui e confira o conteúdo que preparamos para você.

Aproveite também e já responda nos comentários: qual é a sua principal dúvida ou dificuldade para montar uma loja de produtos de limpeza?

Agora vamos direto para as dicas de como iniciar um negócio de sucesso nesse ramo.

Investir no ramo de limpeza e conservação no Brasil é uma boa ideia para quem quer empreender.

Principalmente porque atividades básicas, como limpeza, higiene e alimentação, são um tipo de blindagem eficiente em tempos de crise econômica.

Trata-se de um negócio com amplo mercado de atuação, estabilidade e boa lucratividade.

Ficou interessado?

Neste post, vamos falar sobre como abrir uma loja de produtos de limpeza, abordando os assuntos a seguir:

  • Concorrência e mercado
  • Público-alvo
  • Localização
  • O que vender?
  • Estrutura da loja
  • Funcionários
  • Investimento para iniciar
  • Faturamento
  • Como aumentar as vendas

Então vamos começar?

Concorrência e mercado no setor de limpeza

Embora seja recente, o mercado de limpeza é um dos que mais cresce no país. Atualmente ele ocupa o quarto lugar no ranking mundial.

Outro dado interessante é que a maioria das empresas do ramo são de pequeno porte.

Como esse é um mercado novo, ainda há nichos pouco explorados, o que é uma vantagem. Você pode, por exemplo, oferecer somente produtos para uso empresarial ou para limpeza pós-obra.

Nesse sentido, uma análise de mercado vai trazer clareza sobre quais são as necessidades da região. Assim você terá suporte para escolher os melhores itens de limpeza para revender.

Público-alvo ao abrir uma loja de produtos de limpeza

Um ponto importante sobre a loja de produtos de limpeza é definir, primeiramente, para quem você quer vender.

Nesse caso, você tem basicamente duas opções:

  • produtos para o dia a dia das pessoas;
  • itens desenvolvidos especialmente para empresas ou modalidade “pesada”.

Se você optar por vender para pessoas físicas, é possível segmentar ainda mais o público.

Há consumidores que buscam por mercadorias mais baratas, assim como há aquelas que querem algo diferente, como hipoalergênicos, ecológicos ou com aromas diversos.

Por outro lado, o setor público também é uma oportunidade a ser explorada.

Só para exemplificar, mais de 60% do faturamento do segmento de conservação e limpeza é proveniente dos caixas públicos. No entanto, para vender para esse setor, você precisará participar de um processo de licitação.

Localização para montar uma loja de produtos de limpeza

O melhor local para a instalação da sua loja é o mais perto possível do seu público-alvo.

Melhor ainda se contar com estacionamento ou estiver no caminho do seu cliente para ir e voltar do trabalho. Esses podem ser bons diferenciais!

Certifique-se de que o ponto permite a instalação de uma fachada e tem uma estrutura em boas condições para acomodar o estoque e receber clientes.

Além disso, verifique se não há outras lojas de produtos de limpeza no bairro onde você pretende abrir a sua.

O que vender na loja de produtos de limpeza?

Quanto aos itens que serão comercializados, o mercado oferece uma ampla variedade de produtos de limpeza. A dica, portanto, é focar em uma categoria específica como “carro-chefe” da sua loja.

Você pode especializar-se em produtos de limpeza hipoalergênicos, por exemplo. Dessa maneira, o seu negócio terá um diferencial competitivo e ganhará mais visibilidade.

A probabilidade de se tornar conhecido na região focando em algo específico e bem segmentado também é maior. Para identificar quais produtos os clientes preferem, faça uma pesquisa.

Porém há produtos de alto giro que não podem faltar no seu estabelecimento, como:

  • álcool;
  • água sanitária;
  • sabão líquido;
  • sabão em pó;
  • detergente;
  • desinfetante;
  • desengordurante;
  • limpa-vidros;
  • esponjas;
  • luvas de borracha.

Estrutura e mobiliário para a abertura da loja de produtos de limpeza

Sua loja não precisa de uma grande área, desde que bem aproveitada com o uso de várias prateleiras e nichos. Assim sua mercadoria ficará exposta sem ocupar muito espaço.

Gôndolas também são uma boa escolha, se fabricadas em material forte e resistente, capaz de suportar peso. Alguns itens pesam mais de cinco quilos!

Basicamente, seu espaço será dividido em:

  • área de exposição dos produtos;
  • balcão e caixa;
  • depósito.

Vale lembrar que todos os materiais precisam ser armazenados com muito cuidado e longe de riscos de incêndio. Afinal os produtos podem conter substâncias inflamáveis.

Sendo assim, a maior parte dos equipamentos e móveis necessários será para acomodar mercadorias e realizar vendas. Além das gôndolas e prateleiras, que já mencionamos, você precisará de balcão, computador e impressora.

Funcionários necessários na loja de produtos de limpeza

Inicialmente, você pode contratar poucos funcionários para abrir uma loja de pequeno porte. Eles terão as seguintes funções:

  • vendedor;
  • gerente e operador de caixa – função que pode ser exercida por você;
  • encarregado de serviços gerais.

Investimento inicial para montar uma loja de produtos de limpeza

Falar quanto custa abrir uma loja de produtos de limpeza sem conhecer os dados da ideia de negócio é impossível. Até porque há muitas variáveis.

Quanto você gastará com decoração? Qual será a marca dos móveis? Eles serão novos ou usados? O ponto comercial precisa de reforma?

Apesar disso, estudamos o mercado e fizemos uma estimativa de investimento, mas ela não serve como regra. Você deve fazer o seu próprio plano financeiro.

Nesse exemplo, calculado no Simulador de Negócios, as informações foram lançadas de acordo com os dados médios de empreendedores do setor.

Dessa forma, o valor para montar uma pequena loja ficou entre 34 e 45 mil reais, divididos como você vê a seguir.

Reformas e reparos

Uma pequena adaptação no ponto comercial, bem como pintura, acabamentos e reparos na rede elétrica ou hidráulica, somam em torno de 4 mil reais.

Móveis e utensílios

Já a compra de móveis e utensílios inclui balcão, computador, prateleiras, mesas, cadeiras e banquetas para acomodação dos clientes, ar-condicionado split, entre outros. Custa cerca de 8 mil reais.

Capital de giro

O capital de giro deve levar em consideração aspectos como:

  • forma de pagamento dos clientes;
  • caixa mínimo;
  • prazo de pagamento e entrega de mercadorias pelos fornecedores.

De acordo com os cálculos do simulador, o valor ficou entre 25 e 30 mil reais. Desse montante, 15 a 20 mil reais são para o estoque, enquanto 10 mil reais são para o caixa mínimo.

Faça sua própria simulação com as características da sua loja de produtos de limpeza para evitar erros. A partir dela, você vai descobrir:

  • valor do investimento inicial – incluindo estoques e capital de giro;
  • custo mensal;
  • formação de preço;
  • produtos mais lucrativos do negócio;
  • enquadramento empresarial e tributário;
  • ponto de equilíbrio – o famoso zero a zero;
  • quantidade de vendas necessárias para alcançar o ganho líquido desejado;
  • e muito mais!

A ferramenta é toda interativa e com gráficos para facilitar a análise. Basta você inserir os dados solicitados e tudo é gerado automaticamente!

Faturamento ao abrir uma loja de produtos de limpeza

E quanto fatura uma loja de produtos de limpeza sólida no mercado e com clientela? Nesse caso, o faturamento bruto é de cerca de 25 mil reais por mês.

Desse valor, o ganho líquido gira no percentual de 18% a 22%. Ou seja, sobra em caixa de 4,5 a 6 mil reais.

Montar uma loja de produtos de beleza é um bom negócio?

Pode ser um ótimo negócio. O sucesso, no entanto, vai depender de três fatores.

Primeiramente, depende de você. Não só o quanto você gosta e tem aptidão para o negócio, mas também o quanto as pessoas do seu convívio apoiam a ideia.

Em segundo lugar, depende do mercado local. Por esse motivo, escolher bem a localização é essencial.

Por fim, depende dos números da loja. Saber o custo exato de cada produto, além de escolher os itens que o público mais gosta e que são mais lucrativos, pode fazer toda a diferença.

Descubra também se o investimento previsto está dentro do que você espera, para não faltar capital, e saiba quanto você precisará vender no primeiro mês para pagar todos os custos e começar a ter lucro.

Assim você aumenta bastante suas chances de sucesso!

Gostou do conteúdo? Então deixe seu like e fique de olho nas novidades sobre criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora.

Se você precisar de ajuda para montar sua loja de produtos de limpeza, escreva um comentário ou entre em contato.

Um forte abraço e até breve!

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