Como Montar uma Loja de Calçados

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Qual é o valor do investimento? Vale mesmo a pena abrir uma loja de calçados? Afinal, esse negócio dá lucro? Quanto?

Fique por aqui para descobrir tudo isso e conheça também uma ferramenta que pode ser usada para fazer o plano financeiro da sua empresa.

Antes de tudo, responda nos comentários: qual é a sua principal dúvida ou dificuldade em montar uma loja de calçados?

Agora vamos mergulhar fundo nas dicas sobre como iniciar uma loja de sucesso!

Mais que produtos de necessidade básica, sapatos também são objetos de desejo. Portanto existem muitas oportunidades no mercado, de acordo com o tipo de público que deseja alcançar.

Você pode optar por uma loja que oferece diversas marcas, bem como representar apenas uma.

É possível ainda investir em um nicho específico, focando somente em mulheres, homens ou crianças e adolescentes. Uma ideia é vender calçados especiais para quem tem problemas ortopédicos, por exemplo.

Ficou interessado? Neste post, vamos falar sobre:

  • Concorrência e mercado
  • Público-alvo
  • Localização
  • Estrutura e ambientes
  • Equipamentos
  • Fornecedores
  • Funcionários
  • Investimentos iniciais
  • Faturamento
  • Como aumentar as venda

Vamos começar?

Concorrência e mercado de calçados

O setor de calçados vem crescendo nos últimos 10 anos e fatura mais de 13 bilhões.

Embora a concorrência seja alta, se você encontrar um nicho pouco atendido na região e segmentar, pode dar muito certo.

A vantagem é que há muitas opções, afinal todos precisam de sapatos: homens, mulheres, crianças, idosos…

Sua loja pode tanto oferecer produtos para toda a família quanto atender um público específico, como atletas, por exemplo.

Trabalhando com um público segmentado, a concorrência será menor. Assim você terá maiores chances de se tornar referência na cidade.

Localização da Loja de Calçados

Procure instalar sua loja de calçados em uma área com fluxo intenso de pessoas, como galerias, shoppings ou bairros comerciais.

Quanto mais próxima ela estiver do público-alvo, melhor!

Da mesma forma, certifique-se de que o ponto tenha espaço suficiente na fachada para instalar um letreiro grande. Ele não só deve ser visível, mas também chamar a atenção de pedestres e motoristas.

Se não tiver vitrines, avalie o custo de instalação, já que são importantes em uma loja de calçados. Muitas vezes a vitrine é o melhor “cartão de visitas” e estratégia de marketing.

Vitrines bem decoradas atraem as pessoas que estão de passagem, convidando a entrar e dar uma olhadinha. Quem sabe até experimentar aquele par que está ali e dar início às compras!

Estrutura para montar uma Loja de Calçados

A princípio, sua loja de calçados pode ter de 50 a 80 m², dividida da seguinte forma:

  • salão de exposição;
  • balcão/caixa;
  • banheiro para funcionários;
  • estoque;
  • escritório (opcional).

Quanto à decoração do espaço, invista em reformas, iluminação, móveis e climatização. Além, é claro, de uma organização harmoniosa dos sapatos para atrair e conquistar seu público.

Alguns dos mobiliários necessários na loja de calçados são:

  • prateleiras e expositores;
  • balcão;
  • material de informática;
  • poltronas ou sofás – para os clientes experimentarem os modelos;
  • dentre outros.

Fornecedores para abrir uma Loja de Calçados

Procure fornecedores com preços acessíveis, agilidade na entrega e flexibilidade nas opções de pagamento.

Parece óbvio? Mas muitos empresários erram nisso.

Sendo assim, diversifique sua rede de fornecedores para não ficar refém de atrasos e ter opções de modelos e valores.

No Brasil, as maiores fabricantes de calçados estão principalmente em nove estados. São eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Paraíba e Ceará.

Funcionários da Loja de Calçados

A quantidade de funcionários dependerá do tamanho e das características do seu negócio.

Só para exemplificar, uma loja de calçados de médio porte pode iniciar com cinco colaboradores:

  • 1 caixa;
  • 1 estoquista;
  • 2 vendedores;
  • 1 gerente.

Se for uma loja pequena ou de bairro, dois a três colaboradores costumam ser suficientes.

Quanto custa montar uma Loja de Calçados?

O investimento inicial varia de acordo com uma série de fatores. Por exemplo: a quantidade de estoque, reparos no ponto comercial, tipo de mobília, entre outros.

Por isso não há como dizer que você gastará 30, 50 ou 100 mil reais para montar a loja. Esse valor dependerá das características definidas para o estabelecimento.

Apesar disso, sabemos que você precisa de uma estimativa para descobrir se o negócio se adequa ao seu capital. Então fizemos um estudo e usamos o Simulador de Negócios para fornecer a média geral dos empreendedores.

Atenção: esse cálculo não elimina a necessidade de fazer seu próprio plano financeiro!

Considerando um espaço de aproximadamente 60 m², o valor de investimento gira em torno de 30 a 40 mil reais.

Estrutura, equipamentos e móveis

Uma pequena reforma para adaptação do ponto comercial pode ser necessária, além de equipamentos e móveis para exposição. O investimento estimado para cobrir esses gastos é de 8 a 10 mil reais.

Comprar móveis e equipamentos usados, no início, é uma maneira de economizar.

Capital de giro

Já o capital de giro fica entre 22 e 30 mil reais.

Desse valor, 12 a 16 mil reais são destinados ao estoque; enquanto 10 a 14 mil reais, ao caixa mínimo.

Faturamento da Loja de Calçados

O faturamento médio de uma loja de calçados fica entre 40 e 60 mil reais, ao passo que o ganho líquido gira no percentual de 14%. Alto em torno de 5,6 e 8,4 mil reais.

Como você pode ver, todos os cálculos e dados de viabilidade financeira são gerados automaticamente. Basta informar os valores nos campos solicitados do Simulador de Negócios.

Assim você terá informações como:

  • investimento total;
  • gastos mensais;
  • estoque;
  • ponto de equilíbrio – famoso zero a zero;
  • quantidade de vendas necessárias para atingir os ganhos esperados;
  • enquadramento empresarial e tributário;
  • e muito mais!

Como aumentar as vendas da Loja de Calçados?

Aposte na venda de outros produtos para alavancar as vendas, como acessórios femininos e masculinos, bolsas, carteiras, cintos, meias e cuecas.

Lembre-se de conferir as tendências de cada estação, leia publicações especializadas e compareça a feiras do setor.

Cuide também da excelência no atendimento e garanta produtos de qualidade com preços adequados. Esses são aspectos importantes para conquistar e fidelizar seu público.

Por fim, crie redes sociais para sua loja. O marketing digital demanda investimento baixo e tem uma ótima estimativa de retorno!

Montar uma Loja de Calçados é um bom negócio?

Sem dúvida, pode ser um ótimo negócio. Para aumentar suas chances de sucesso, faça um plano financeiro detalhado antes de iniciar a loja.

Veja se os números de investimento e lucratividade estão dentro do que você espera. Além disso, fique atento ao valor do capital de giro.

Pensando em vender parcelado em muitas vezes? Nesse caso, a necessidade de capital de giro – para não faltar dinheiro nos primeiros meses – pode ser maior que o valor do investimento.

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Se você precisar de ajuda para montar uma loja de calçados, escreva um comentário ou entre em contato.

Um forte abraço e até breve!

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