Como Montar uma Marcenaria

0
121

Qual é o custo inicial para montar uma marcenaria? Quais serviços oferecer? Como escolher a melhor localização? Dá lucro? Hoje vamos contar o que você precisa para começar o seu negócio nesse mercado.

Se você quer descobrir tudo isso e muito mais, fique por aqui! Conheça ainda uma ferramenta que vai ajudar você a traçar todo o plano do seu negócio. Mesmo que você não tenha nenhuma experiência anterior!

Agora vamos direto para as dicas de como montar uma marcenaria de sucesso!

Montar uma marcenaria pode ser uma excelente ideia de negócio em razão da margem de lucro altíssima. É possível prestar serviços, bem como desenvolver os próprios produtos.

Na marcenaria, os materiais mais utilizados são: laminados industrializados (madeira), como o compensado, aglomerado, MDF, fórmica e folhas de madeira.

Atualmente o mercado comporta marcenarias de diversos tipos, como decorativa ou utilitária. Além disso, hoje observamos uma crescente tendência de marcenarias especializadas em cozinhas, lojas, quartos infantis e outros espaços.

Essa multiplicidade de possibilidades torna o negócio ainda mais interessante.

Ficou interessado? Então veja neste post como montar uma marcenaria e tire suas dúvidas sobre:

  • Quanto custa abrir uma marcenaria?
  • Quanto ganha o dono de uma marcenaria?
  • O que é preciso para montar uma marcenaria?
  • Quantos funcionários precisa para começar uma marcenaria
  • Qual é a localização ideal?
  • Concorrência e mercado no setor de marcenaria

Quanto custa abrir uma marcenaria?

Em primeiro lugar, você deve saber que o volume de recursos dependerá de alguns fatores como:

  • capacidade produtiva do empreendedor;
  • expectativa de demanda;
  • equipamentos adquiridos.

Para que você tenha uma estimativa de valores, utilizamos dados de outros empresários que abriram uma marcenaria e lançamos no nosso Simulador de Negócios.

A partir dele, você terá um plano financeiro completo e informações decisivas para o sucesso operacional do seu negócio. Uma vez que os dados da sua empresa sejam lançados, ele revelará o lucro por produto, as despesas, os impostos e muito mais.

Só para exemplificar, com base nos cálculos do simulador, uma marcenaria de pequeno porte exige um investimento inicial entre 90 e 110 mil reais. Esse valor está distribuído da seguinte maneira:

Estrutura e equipamentos

Esse tópico inclui móveis de escritório, equipamentos e ferramentas, portanto serra circular de bancada e portátil, lixadeiras, desempenadeira, compressor, jogo de ferramentas, entre outros itens. Você vai gastar um valor aproximado de 45 a 55 mil reais.

Também será necessário um veículo utilitário, preferencialmente de grande porte, como uma caminhonete. Esse valor não foi considerado no cálculo, visto que normalmente o marceneiro já possui o automóvel. Caso contrário, adicione o custo.

Capital de giro

Já o capital de giro é um valor reservado para a manutenção operacional do negócio. Esse cálculo leva em consideração o estoque inicial e o caixa mínimo, incluindo prazo de pagamento de fornecedores, despesas mensais, vendas à vista e a prazo, além de muitos outros fatores.

De acordo com nosso simulador, o capital de giro ficou entre 25 e 40 mil reais. Cuidado, pois esse valor pode variar bastante! Principalmente pela quantidade de produção e prazos de pagamento de fornecedores.

Por isso você deve fazer sua própria simulação, baseada nas características específicas da sua marcenaria.

Você não precisa se preocupar com contas complexas, afinal o simulador faz as centenas de cálculos automaticamente e apresenta tudo de forma interativa.

Quanto ganha o dono de uma marcenaria?

O faturamento bruto mensal de uma marcenaria de pequeno porte costuma variar entre 18 e 25 mil reais. Se integrar também uma loja de móveis, gira em torno de 35 a 45 mil reais.

A margem ou o famoso percentual de lucro líquido do negócio, aquele que sobra no final em caixa, depois de arcar com todas as despesas, é de 23% a 28%. 

Dessa forma, o faturamento líquido fica na casa dos 7 a 12 mil reais, dependendo, é claro, da quantidade de clientes e se haverá ou não uma loja integrada.

Quer usar esse mesmo simulador para ter todos os dados da sua ideia de negócio? 

Com essa ferramenta, basta inserir algumas informações e pronto. Centenas de cálculos são gerados automaticamente para apresentar a você dados precisos sobre seu negócio, por exemplo:

  • melhor enquadramento tributário e empresarial;
  • investimento total e depreciação dos equipamentos;
  • despesas mensais e encargos sociais com funcionários;
  • margem de lucro de cada produto ou serviço e quais são os mais lucrativos;
  • quanto é preciso vender e lucrar para alcançar os ganhos desejados e também o famoso zero a zero;
  • capital de giro e valor do estoque inicial sugerido;
  • faturamento bruto e líquido;
  • dados exigidos por Instituições Bancárias para fornecer crédito;
  • e muito mais!

O que é preciso para montar uma marcenaria?

Dependendo do foco do serviço oferecido, a estrutura necessária para montar a marcenaria pode variar.

Entretanto, de modo geral, o galpão costuma ter entre 200 e 300 m².

Desse espaço, cerca de 25 a 30 m² são destinados a um pequeno escritório, onde os clientes serão atendidos. O restante, portanto, fica reservado para o operacional, além de armazenar estoque, ferramentas e materiais.

Alguns dos equipamentos necessários para abrir uma marcenaria de pequeno a médio porte são:

  • serra fixa de mesa e serra portátil;
  • lixadeira de bancada e portátil;
  • desempenadeira;
  • serrote;
  • jogo de ferramentas;
  • compressor;
  • mesas;
  • cadeiras;
  • computador;
  • impressora.

Quantos funcionários precisa para começar uma marcenaria

A quantidade de funcionários está diretamente relacionada à demanda de clientes e ao porte da marcenaria.

Dessa forma, para iniciar uma marcenaria pequena, você pode contar com:

  • 1 vendedor – Costuma ser responsável pelo atendimento na marcenaria e também pelas vendas externas. Com o crescimento do negócio, é comum a contratação de um recepcionista, assim o vendedor pode se concentrar somente nas vendas.
  • 1 marceneiro e 1 auxiliar de marcenaria – Responsáveis pela produção e montagem das estruturas e dos móveis na residência ou no escritório dos clientes.

Qual é a localização ideal?

A localização de uma marcenaria deverá ser em área industrial ou comercial. Jamais opte por bairros residenciais, porque é um tipo de empresa que emite muitos ruídos e resíduos.

Dito isso, o ideal é que uma marcenaria possa contar com duas estruturas:

1 – Industrial, situada em área não residencial;

2 – Showroom com escritório de vendas, localizado em região de fácil acesso.

Contudo, para quem está iniciando, é muito comum começar uma marcenaria em um galpão mais afastado.

Nesse caso, foque na divulgação em redes sociais, que costuma trazer bons resultados.

Concorrência e mercado no setor de marcenaria

O mercado de marcenaria tem crescido e, parte disso, é por causa do setor de habitação e construção civil.

A urbanização também é um fator que provoca aumento de trabalho nesse mercado, pois cria novas demandas de construção de móveis.

Assim, vale frisar que cada vez mais as pessoas estão em busca de móveis planejados, um dos principais serviços prestados pelas marcenarias.

Lembre-se de investir no marketing digital e no e-commerce. Nesse sentido, considere a elaboração e a divulgação de um catálogo digital em redes sociais para promover o seu negócio.

A concorrência no setor é de baixa a média, dependendo das localizações. Na prática, quando a marcenaria consegue segmentar e tomar como foco uma determinada área de atuação, por exemplo, móveis sob medida para quartos infantis, o espaço no mercado é conquistado com certa facilidade.

Montar uma marcenaria é uma boa ideia?

Abrir uma marcenaria pode ser uma excelente ideia. Porém você precisa definir bem quais serviços a sua empresa vai oferecer e escolher uma estrutura adequada para essas atividades.

Além disso, é importante ter aptidão para o negócio e conhecer bem o mercado e a concorrência. Lembre-se também de verificar os números da sua marcenaria. Ou seja, investimento inicial, ponto de equilíbrio, lucratividade, entre outros.

Desse modo, fazer o plano financeiro com as características da sua marcenaria é indispensável. Assim suas chances de sucesso com o empreendimento aumentarão muito!

Se você gostou do nosso conteúdo, deixe seu like e compartilhe. Fique de olho nas novidades sobre criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora.

Precisa de ajuda para montar uma marcenaria? Comente ou entre em contato.

Um forte abraço e até a próxima!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here