Como Montar uma Agência de Publicidade

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Como escolher a melhor localização para montar uma agência de publicidade? Qual é o investimento inicial? E o faturamento médio? É realmente uma boa ideia entrar nesse mercado? Descubra as respostas neste post.

Quer descobrir tudo isso e dar o primeiro passo para ter o negócio dos seus sonhos? Então fique por aqui. E mais: conheça uma ferramenta poderosa que vai ajudar você a elaborar um plano de negócios completo para sua empresa.

Vamos para as dicas de como montar uma agência de publicidade de sucesso!

Investir em marketing e publicidade é fundamental para todo negócio. Sem isso, dificilmente o sucesso é alcançado. Por essa razão, a busca por agências especializadas em publicada cresce dia após dia.

Atualmente os empresários estão mais conscientes da necessidade da publicidade e o impacto que ela tem nos lucros. Principalmente por permitir a mensuração do Retorno Sobre o Investimento, também chamado de ROI.

Os pontos positivos de abrir uma agência de publicidade, sem dúvida, são muitos.

O baixo custo de abertura e despesas operacionais, por exemplo, faz parte dessa lista. Bem como o percentual de ganho líquido atraente, a facilidade de escalar o negócio e, logicamente, o bom faturamento.

A seguir, vamos falar sobre como montar uma agência de publicidade e trazer dicas exclusivas. Também tire dúvidas sobre:

  • Qual é o investimento para montar uma agência de publicidade?
  • Faturamento e ganho líquido de uma agência de publicidade
  • Mercado e concorrência
  • Escolha da localização
  • Estrutura e mobiliário
  • Marketing

Quanto custa montar uma agência de publicidade?

Essa é uma dúvida que recebemos todos os dias, sobre os mais diferentes tipos de negócios, e é provável que seja uma das respostas mais importantes.

É impossível dizer um valor exato, sobretudo sem conhecer os dados particulares do seu negócio. Para que o valor seja mais próximo da realidade, é preciso fazer um plano financeiro baseado nas suas informações.

Por exemplo, qual será o tamanho da sua agência? Quantos funcionários ela terá? Todos terão computadores? Qual será a marca do computador?

Como você pode ver, há uma série de variáveis.

O que podemos fazer para ajudar, portanto, é criar uma estimativa com base no valor médio gasto nas agências de publicidade. Esse dado servirá apenas como referência para saber se a ideia se adapta ou não às suas possibilidades financeiras.

A princípio, uma agência de publicidade de pequeno porte, focada em empresas locais ou prestação de serviços para mídias online, pode começar com 22 a 30 mil reais.

Esse valor representa a soma dos seguintes gastos iniciais.

Reparos e adaptação do ponto comercial

Antes de tudo, para abrir a agência, você terá que fazer alguns reparos, como pintura, decoração, entre outros. Estima-se que isso gere um gasto aproximado de 4 mil reais.

Equipamentos, licenças de programas e mobiliário

Aqui é o maior custo, em virtude da compra de computadores, instalação de climatizadores, móveis, licença de programas utilizados e outros gastos. Assim, o valor médio varia entre 14 e 20 mil reais.

Vale lembrar que estamos falando de uma agência de publicidade enxuta, com 3 a 5 colaboradores.

Capital de giro

Uma vez que é uma prestação de serviços, sem necessidade de matéria-prima ou compra de produtos para revenda, esse valor é baixíssimo. O capital de giro, nesse caso, fica em torno de 4 a 6 mil reais.

Faturamento de uma agência de publicidade pequena

O faturamento da agência será de acordo com:

  • a quantidade de clientes atendidos;
  • os serviços prestados;
  • o valor cobrado.

Trata-se, no entanto, de um negócio com alto percentual de rentabilidade e custo quase zero. Sendo assim, não é preciso um alto faturamento para sobrar um bom dinheiro em caixa.

Na nossa pesquisa e análise, bem como na simulação, a média de faturamento bruto ficou entre 22 e 30 mil reais. Já o ganho líquido estimado é de 7,7 a 10,5 mil reais.

Se precisar de ajuda para fazer o plano financeiro da empresa, fique à vontade para usar nosso Simulador de Negócios. Afinal a maioria das pessoas quer escapar de toda essa parte “chata e complicada” envolvendo cálculos.

Depois de inserir os números da empresa, você terá acesso a uma tela única com o valor total do investimento. A ferramenta calcula tudo automaticamente!

Lá você também pode ver dados como:

  • vendas;
  • despesas e impostos;
  • lucratividade;
  • payback;
  • ponto de equilíbrio;
  • entre outros indicadores.

Portanto ela é muito útil, especialmente se tiver que mostrar a algum sócio, investidor ou instituição financeira.

Mercado e Concorrência

Talvez você não saiba, mas o mercado de publicidade movimenta uma soma financeira incrível todos os anos. São mais de 16 bilhões de reais!

Além de ser considerado um mercado estável, o segmento sente pouquíssimo a crise. Isso porque, quando há baixa nas vendas, as empresas tendem a investir em campanhas publicitárias para equilibrar o faturamento.

Ou seja, a agência de publicidade tem tudo para ser um ótimo negócio. A concorrência, entretanto, é relativamente alta.

Outro aspecto positivo é que a maioria das agências possui até 10 colaboradores. Por isso elas atendem uma parcela muito pequena de potenciais clientes, abrindo margem para novas empresas ingressarem no mercado.

Para que a agência ganhe destaque da concorrência e tenha sucesso, porém, você precisa acompanhar as novidades do mercado. É o caso do chatbot, por exemplo, um ótimo serviço a ser oferecido em parceria com campanhas de marketing.

Por fim, tente explorar diversas formas de prospecção de clientes, sem restringir a uma ou outra.

Nesse sentido, faça uso tanto dos meios tradicionais, como visitas às empresas, quanto dos meios atuais, funil de marketing de conteúdo e anúncios em redes sociais, só para exemplificar.

Lembre-se que uma das formas mais efetivas de captação de clientes locais ainda é a indicação. Então fidelize seus clientes e crie programas especiais para indicações.

Escolha da Localização

Dificilmente um cliente estará caminhando no centro da cidade à procura de uma agência de publicidade.

Mas o que isso significa?

Simples. O ponto comercial pode estar um pouco mais afastado, desde que seja de fácil acesso e com pontos de referência.

Com isso você pode economizar no valor do aluguel e investir em campanhas de marketing para conquistar os primeiros clientes. Aproveite!

Estrutura, Equipamentos e Mobiliário

Uma agência de publicidade precisa ter:

  • sala operacional (pode ser conjunta, assim os custos diminuem e todos trabalham próximos uns aos outros);
  • banheiro;
  • copa;
  • sala para atendimento de clientes, reuniões e apresentação de campanhas.

Anteriormente, vimos que os equipamentos e o mobiliário são responsáveis pelo maior custo e não é para menos. Eles precisam ser de ótima qualidade, a fim de permitir o desempenho das atividades com total eficiência.

Para montar uma agência de publicidade, você deve providenciar:

  • computadores e monitores de qualidade;
  • mesas ou bancadas e cadeiras;
  • projetor ou televisão, dependendo o tipo de serviço prestado;
  • impressora;
  • câmera fotográfica;
  • licenças de softwares;
  • entre outros.

Marketing para agência de publicidade

As agências de publicidade costumam seguir uma das duas vertentes de clientes abaixo:

  • Clientes locais: trabalha com empresas da própria cidade. Funciona muito bem, especialmente em regiões pequenas, com menos de 100 mil habitantes. Nesse caso, é comum sequer existir agência de publicidade especializada.
  • Clientes pela internet: a prestação de serviços é feita para pessoas distantes. As contratações normalmente acontecem por consequência da autoridade que a agência criou na internet. Além, é claro, das respectivas formas de captação.

As duas formas de trabalhar têm potencial para serem altamente lucrativas. É incomum, no entanto, empresas tomarem como foco ambas as modalidades. Isso porque exige muito tempo e atenção para os clientes, dificultando atender às duas demandas.

Para que você atinja o público local, as estratégias mais eficientes são:

  • visita às empresas mostrando portfólio e resultados;
  • panfletagem;
  • indicação;
  • anúncios em redes sociais, como Facebook e Instagram, juntamente com publicação em grupos locais.

Já para prospectar clientes na internet:

  • blog e marketing de conteúdo, com um bom funil desenvolvido;
  • investimento em SEO e anúncios no Google;
  • alta prioridade para a divulgação nas redes sociais.

É um bom negócio abrir uma agência de publicidade?

Enfim, agência de publicidade é uma boa ideia de negócio? Sim, pode ser um excelente empreendimento.

Porém fique atento aos fatores capazes de influenciar no seu sucesso. Por mais que você tenha aptidão para o ramo, os números da agência são fundamentais.

Então lembre-se de fazer o plano financeiro com as características do seu negócio e analise detalhadamente os resultados.

Os valores de investimento inicial, faturamento, lucratividade, entre outros, devem estar de acordo com as suas expectativas.

Assim, no momento em que iniciar as atividades, você terá tudo que precisa para ser bem-sucedido com o seu negócio.

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Se precisar de ajuda para montar uma agência de publicidade, comente ou entre em contato.

Um forte abraço e até a próxima!

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