Como Montar uma Pousada

0
210

Investimento inicial, faturamento e margem de lucro, escolha da localização e da estrutura, número de funcionários e muito mais. Vamos revelar a seguir tudo o que você precisa saber para abrir uma pousada.

E mais: você vai conhecer uma ferramenta incrível, capaz de ajudar a montar todo o seu plano de negócio, mesmo que você não tenha experiência.

A partir de agora, confira as nossas dicas de como montar uma pousada de sucesso.

As pousadas podem ser muito lucrativas e uma boa alternativa ao hotel. Principalmente por ter um custo de investimento menor.

Atualmente o turismo é um dos setores mais aquecidos da economia. Apesar de haver quem diga que é uma ideia ruim montar um negócio nesse segmento agora, por causa da pandemia, isso não poderia estar mais errado.

Com a iminência da vacina contra o COVID-19 e a vida voltando ao ritmo normal, o mercado tem boas expectativas. É provável que essa ‘represália’ sofrida pelos turistas, impedidos de viajar, crie um verdadeiro “boom” de buscas e movimente muito dinheiro.

Está interessado em montar uma pousada? Então aproveite este post onde vamos falar sobre:

  • Quanto custa montar uma pousada?
  • Qual é o faturamento e a margem de lucro de uma pousada?
  • Quanto ganha o dono de uma pousada?
  • Estrutura de uma pousada
  • Quantos funcionários são necessários em uma pousada?
  • Localização ideal para montar uma pousada
  • Público-alvo
  • Concorrência e mercado no setor de hotelaria

Investimento para montar uma pousada

Antes de pensar em quanto custa, é preciso saber: você já possui o local e a estrutura ou terá que comprar?

Vamos considerar, a princípio, que você comprará um imóvel de 500 m² construídos. Ele custará em torno de 400 a 600 mil reais. Contudo esse valor corresponde a uma propriedade relativamente simples, já que deve estar localizada em local turístico ou com atrativos.

Por causa de diferenças na localização e no preço praticado pelo mercado de imóveis da sua região, esse número pode variar muito. Portanto faça uma pesquisa prévia!

A fim de fazer o cálculo do investimento, coletamos dados de empreendedores que abriram pousadas. Logo depois aplicamos no nosso Simulador de Negócios, onde tudo é calculado automaticamente.

Em seguida, a ferramenta apresenta os resultados obtidos, de forma simples, clara e interativa.

Vamos considerar aqui uma pousada de 10 a 12 quartos, com cozinha, espaço de lazer, restaurante para servir refeições e uma estrutura em geral de qualidade. Nesse caso, o valor total para adaptar o espaço ficou entre 70 e 120 mil reais.

Por fim, há também o capital de giro. Como se trata basicamente de uma prestação de serviços, esse valor tende a ser menor. Em média, 8 a 15 mil reais.

Assim o valor total de investimento inicial para montar uma pousada variou entre 480 a 750 mil reais.

Essa é uma estimativa e há muitos fatores que vão influenciar nesse cálculo, como:

  • escolha de propriedade;
  • localização;
  • estrutura;
  • área de lazer;
  • entre outros.

Dessa forma, tenha em mente que é apenas uma referência, que não leva em conta as características específicas do seu negócio. Muito menos a região em que você quer atuar.

Por isso, sugerimos que você faça sua própria simulação ou plano financeiro.

Faturamento

Uma pousada de pequeno porte, com 8 a 10 quartos, é capaz de gerar um faturamento mensal aproximado de 30 a 45 mil reais. Esse valor varia de acordo com a busca por hóspedes e os valores das diárias.

Já a margem de lucro tende a variar entre 22% e 30%. Ou seja, o lucro líquido final costuma ficar na casa dos 10 a 13 mil reais.

Estrutura e equipamentos

Você deve pensar na estrutura da pousada de acordo com o objetivo e o tamanho do empreendimento.

De modo geral, é possível dividir os espaços da seguinte maneira:

Hospedagem

É formada pela recepção, telefonia e governança.

Alimentos e Bebidas

A maioria das pousadas oferece café da manhã aos cliente, por isso é importante ter uma cozinha de qualidade.

Há locais que trabalham até com lanches, almoço e jantar, dependendo do estilo e do tamanho da pousada.

Lazer

Essa é a área responsável pelo entretenimento dos hóspedes enquanto estão na pousada. As atividades, porém, dependerão da definição de perfil do negócio. Ela pode ser composta por pequenas instalações como:

  • sala de jogos;
  • sala de TV;
  • biblioteca;
  • piscina;
  • churrasqueira;
  • bar;
  • terraço.

Além disso, sua pousada também pode disponibilizar bicicletas, jardins ou áreas externas.

Administração

Escritório onde serão realizadas as atividades de gestão, bem como reuniões com fornecedores, funcionários e parceiros.

Quartos

Os quartos devem ser bem arejados e, acima de tudo, higienizados com muito cuidado.

Contratar um arquiteto pode ser uma boa ideia, principalmente para acertar o jogo de cores e projetar móveis sob medida para valorizar espaço.

Dessa forma, seus clientes terão uma impressão ainda melhor da pousada.

Funcionários

Caso você decida alugar uma casa que já possui, os dados apresentados aqui não se aplicam. Ou seja, investimento, faturamento, quantidade de funcionários, estrutura e mobiliário serão diferentes.

Neste post, estamos considerando uma pousada média, com mais de 8 quartos.

Durante o período de pico ou temporada, uma pousada costuma contar com:

  • 1 gerente;
  • 2 recepcionistas;
  • 1 cozinheiro com 1 a 2 auxiliares de cozinha;
  • 1 arrumadeira.

Como o recepcionista terá mais acesso aos hóspedes, é importante que ele demonstre conhecimento sobre roteiros turísticos da região a fim de sugerir passeios. Também é preferível que ele domine o inglês.

Em períodos de alta demanda ou feriados prolongados, a contratação de mais funcionários temporários talvez seja necessária.

Localização

Uma pousada precisa estar próxima a lugares atrativos turisticamente – como praias, jazidas e matas – ou situada em grandes centros.

A localização talvez seja o ponto mais importante ao abrir uma pousada.

É a partir dela e da valorização da área que é possível planejar a estrutura que será montada, os preços que serão praticados e o perfil do cliente.

Lembre-se que o local deve ser de fácil acesso e ter infraestrutura a fim de receber e hospedar as pessoas com conforto. Assim que escolher a região, faça um levantamento das pousadas existentes para garantir que o mercado não esteja saturado por ali.

Agora, se a sua ideia é abrir uma pousada urbana em regiões como capitais, considere a proximidade de pontos de ônibus, táxis, metrô, restaurantes e comércio. Dessa maneira, o hóspede terá mais facilidade para se deslocar.

Por outro lado, pousadas em regiões serranas pedem uma área tranquila, com belas vistas e paisagens naturais. É importante, porém, que seja próxima a restaurantes e lugares conhecidos para trilhas e outros passeios.

Avalie sempre quem será o seu público-alvo e os atrativos quando for escolher a localização ideal.

Público-alvo

É provável que você receba hóspedes variados e que, geralmente, procuram por atrações e características diferentes em uma pousada. 

Existem hóspedes, por exemplo, que priorizam preços baixos e procuram um local apenas para dormir, enquanto outros querem o conforto do estabelecimento. Há ainda quem deseje pátio para as crianças brincarem e por aí vai…

Daí a importância de definir bem quem será o seu cliente e saber o que ele deseja.

Por mais que você se esforce para oferecer um pouco de tudo, é fundamental priorizar as expectativas do seu público-alvo mais frequente.

Concorrência e mercado

Entre os fatores que motivam e aquecem o turismo, estão o crescimento do mercado corporativo, o fortalecimento da atividade de turismo e a facilidade de acesso ao crédito pelo cliente.

De acordo com estimativas da Organização Mundial do Turismo, as chegadas internacionais de turistas ao Brasil vêm aumentando, especialmente o turismo de negócios, que foi o que mais cresceu nos últimos anos. 

A concorrência é mediana. Embora existam muitas opções de hospedagem, elas não são suficientes para suprir a demanda de turistas.

Tem dúvidas se existe espaço no mercado para você? Procure hospedagem em períodos de alta temporada ou pico. Você verá que a maioria das datas, ainda que meses à frente, já estão preenchidas.

Montar uma pousada é um bom negócio?

Pode ser um excelente negócio. Para que você tenha sucesso, contudo, existem aspectos que precisam de atenção.

É o caso, por exemplo, dos números da sua pousada. Eles é que vão revelar se o empreendimento é realmente viável para você ou não.

Portanto faça um plano financeiro detalhado, de acordo com as características da sua ideia. A partir dos resultados apresentados, você poderá concluir se os valores estão dentro das suas expectativas.

Além disso, tenha em mente que acertar na escolha da localização é fundamental nesse segmento. Bem como a estrutura da sua pousada, que deve oferecer o que o seu público-alvo procura.

Seguindo as nossas dicas, você certamente será bem-sucedido com o seu novo negócio!

Gostou do nosso conteúdo? Então deixe seu like e continue acompanhando as novidades sobre criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora.

Se precisar de ajuda para montar sua pousada, entre em contato ou deixe um comentário.

Um forte abraço e até a próxima!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here