Como Montar uma Construtora

0
1

Quanto custa abrir uma construtora e qual é a margem de lucro do negócio? Como escolher a melhor localização? Quais são os equipamentos necessários? Fique por aqui pois vamos falar sobre tudo isso e muito mais.

Descubra também uma ferramenta que vai ajudar você a elaborar um plano de negócios completo, mesmo sem experiências anteriores no ramo.

Vamos agora mesmo para as dicas de como montar uma construtora de sucesso!

O setor de construção civil ainda é um dos mais lucrativos, sem dúvidas, embora já tenha passado por altos e baixos.

Devido ao auxílio governamental de financiamento, como o programa Minha Casa Minha Vida, as empresas sempre têm novos pedidos de obras para fazer.

Com os altos ganhos por obra e a boa perspectiva de crescimento no setor, principalmente após a pandemia, uma construtora pode ser um ótimo negócio.

Claro que o empreendedor precisa tomar alguns cuidados, sobretudo quanto ao planejamento financeiro.

Está pensando em montar a sua própria construtora? Então aproveite este post, pois vamos falar sobre:

  • Quanto dinheiro precisa para montar uma construtora pequena?
  • Despesas mensais de uma pequena construtora
  • Quanto ganha uma construtora? Faturamento e margem de lucro
  • Equipamentos necessários para abrir uma empresa de construção civil
  • Quantos funcionários precisa para abrir uma construtora
  • Dicas para conseguir os primeiros clientes

Quanto dinheiro precisa para montar uma construtora pequena?

Em primeiro lugar, o valor do investimento vai variar em decorrência de: porte da construtora, quantidade de funcionários, expectativa de clientes atendidos, equipamentos e outros aspectos.

Sendo assim não podemos dizer exatamente quanto você vai gastar, já que precisaria conhecer os detalhes de planejamento específicos da sua construtora.

Por outro lado, para ajudá-lo, criamos uma ESTIMATIVA baseada em construtoras de pequeno porte do mercado. Assim você terá uma ideia do investimento e descobrirá se está ou não dentro do seu orçamento.

Vale lembrar que essa estimativa NÃO SUBSTITUI o seu plano financeiro, portanto você deve fazê-lo antes de inserir seu capital!

Dessa maneira, pensando em uma construtora de pequeno porte com aproximadamente 5 colaboradores, incluindo o proprietário, o investimento varia entre 45 e 55 mil reais.

Tenha em mente que a diferença no valor de investimento pode ser gigantesca por causa dos equipamentos. Ou seja, quão completa será a sua construtora e quais serão as marcas dos produtos adquiridos.

O nosso exemplo trata de uma construtora simples e pequena, com itens estritamente necessários para construir casas. Caso precise de equipamentos extras, você poderá alugá-los.

Veja a seguir como utilizamos o valor do investimento na nossa simulação.

Reforma do ponto comercial: escritório

O escritório não costuma ser o ponto principal da construtora. Em muitos casos, inclusive, quem está iniciando sequer monta um escritório, conseguindo obras no famoso “boca a boca” e indicações.

Contudo inserimos uma pequena reforma de escritório nos nossos cálculos, bem como computador e equipamentos administrativos para emitir nota, acompanhar pedidos de materiais e outras atribuições.

Equipamentos para abrir uma construtora

Por outro lado, os equipamentos são o ponto-chave da construtora e representam os maiores gastos.

Esse valor pode variar muito de acordo com a quantidade de equipamentos e marcas.

A nossa simulação considera apenas a compra de equipamentos básicos e estritamente necessários. No entanto você pode recorrer ao aluguel de maquinários em situações específicas.

O valor ficou entre 16 e 20 mil reais.

Alguns exemplos de equipamentos considerados no cálculo foram:

  • cortadora de parede;
  • serra mármore (makita);
  • lixadeira orbital;
  • serra circular;
  • furadeira de impacto;
  • escada de alumínio articulada;
  • carrinho de mão;
  • EPIs;
  • betoneira;
  • ferramentas.

Capital de Giro para montar uma construtora pequena

Já o valor do capital de giro é baseado nos seguintes fatores:

  • prazo dos fornecedores;
  • matéria-prima e materiais;
  • recebimento do pagamento realizado pelo cliente.

Ou seja, para chegar a um valor, você precisa saber quem será o responsável por fornecer os materiais para a construção, entre outros pontos.

Assim, na simulação, criamos uma estimativa de gastos por obra a partir de dados concretos.

Lembre-se, no entanto, que você deve fazer a sua própria simulação. Sobretudo porque o custo de materiais, mão-de-obra e metro quadrado construído varia de estado para estado.

Nos nossos cálculos, o capital de giro ficou entre 23 e 28 mil reais.

Quanta ganha uma construtora? Faturamento e margem de lucro

O faturamento da construtora está diretamente relacionado à quantidade de obras executadas, despesas e o tempo gasto para conclusão da obra.

No geral, o metro quadrado construído fica na faixa de 1,4 mil reais, dependendo da região e estado.

Dessa fora, uma casa de 100 m² leva entre 4 a 6 meses para ser concluída, dependendo de diversos fatores, é claro, desde o solo até a ocorrência de chuva.

Com base nessa estimativa, o faturamento bruto mensal varia entre 30 e 40 mil reais. Desse valor é preciso descontar os gastos com materiais e as despesas da construtora.

Segundo nossa simulação, o percentual de margem de lucro líquido ficou em 21%, ou seja, após arcar com todas as despesas e pagamento de funcionários, o proprietário terá entre 8 e 11 mil reais em caixa.

Essa é a média de ganho da construtora.

Quantos funcionários precisa para abrir uma construtora?

Não há uma regra de quantidade de funcionários. Todavia, quanto mais colaboradores você tiver, mais obras conseguirá fazer, entregando em menos tempo.

Normalmente uma construtora de pequeno porte inicia com 4 a 5 funcionários.

Isso permite fazer uma casa no projeto Minha Casa Minha Vida em cerca de 2 a 3 meses.

Dicas para conseguir os primeiros clientes

A construção civil é um mercado aquecido, até mesmo em momentos de estagnação econômica. É provável que você conheça alguém que esteja construindo.

Apesar disso, devido à concorrência, você precisará trabalhar o marketing da construtora para conseguir os primeiros clientes. Principalmente se não possuir um portfólio de obras que já realizou.

Então vamos às dicas que podem ajudá-lo:

  1. divulgue os serviços nas redes sociais;
  2. responda dúvidas e comentários nas redes sociais de pessoas que estão em busca de mão-de-obra para construção de suas casas, pois é comum conseguir fazer um orçamento e pegar a obra;
  3. entre em contato com arquitetos, engenheiros e lojas de materiais de construção para parceria, assim eles podem indicar a sua construtora.

E claro, sempre que possível comente com as pessoas sobre a sua construtora e as vantagens de contratá-la.

É um bom negócio montar uma construtora?

Agora você deve estar se perguntando se abrir uma construtora é realmente uma boa ideia. E sim, esse pode ser um excelente negócio!

Para que você tenha mais chances de sucesso, porém, é fundamental planejar todos os detalhes do negócio e montar o seu próprio plano financeiro.

Através dele você terá valores que refletem a sua realidade e saberá se o negócio é viável para você ou não.

Portanto não deixe de fazê-lo de maneira nenhuma! Além disso, lembre-se de seguir as nossas dicas na hora de escolher equipamentos e divulgar a sua empresa.

O que você achou desse conteúdo? Deixe eu like se você gostou e compartilhe! Acompanhe nossas novidades sobre criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora.

Se precisar de ajuda para montar uma construtora, entre em contato ou escreva um comentário. Um forte abraço e até a próxima!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here