Como Montar uma Boutique de Roupas

0
92

Custos iniciais, volume de vendas, estoque necessário para abrir uma boutique de roupas e muito mais. Se você quer saber como começar o seu negócio no ramo, continue neste post!

Conheça também uma ferramenta que vai ajudar você a traçar o seu plano de negócio, mesmo sem nenhuma experiência anterior.

Vamos agora mesmo para as dicas de como ter sucesso com uma boutique de roupas.

Uma boutique de roupas tem como principal característica as peças requintadas, muitas vezes de marcas de grife. Também é comum vermos uma decoração e arquitetura bem pensadas, com o intuito de aparentar um ambiente luxuoso.

Mas será que montar uma boutique de roupas é um bom negócio? Tem público para comprar?

A resposta é sim! Há pessoas que compram exclusivamente em lojas de grife e estão dispostas a pagar por isso. Ou seja, a margem de ganhos nas boutiques é excelente, já que as peças costumam ser vendidas por valores bem acima do custo.

Ficou interessada? Então veja como montar uma boutique de roupas de sucesso e tire suas dúvidas sobre:

  • Quanto custa para montar uma boutique de roupas?
  • Quanto de estoque é necessário e qual é o capital de giro ideal?
  • Quanto vende uma loja de roupas de grife por mês e a margem de lucro?
  • Quanto ganha uma dona de boutique de roupas?
  • Fornecedores e onde comprar roupas para boutique
  • Localização ideal para abrir uma boutique
  • Quantos funcionários é preciso para abrir uma boutique?

Quanto custa para montar uma boutique de roupas?

Falar o valor que você vai gastar para abrir uma boutique de roupas, ainda mais sem conhecer os detalhes do seu negócio, é impossível. Afinal existem muitos fatores que influenciam no número final, como aluguel, móveis, prazo de pagamento de fornecedores, entre outros.

Porém, pensando em ajudá-la, criamos uma estimativa a partir de dados de empreendedores que iniciaram uma boutique. Depois de coletar as informações, lançamos no Simulador de Negócios, que faz centenas de cálculos automaticamente para trazer resultados com maior precisão.

Assim conseguimos criar uma média de valores para você ter uma ideia de quanto gastará. Mas lembre-se: ela não substitui sua própria simulação com as características do seu negócio!

De acordo com os cálculos, o valor de investimento inicial para abrir uma boutique de pequeno porte varia entre 75 a 90 mil reais. Já incluso o capital de giro. Uma boutique de médio porte, no entanto, pode custar até 350 mil reais.

Por fim, o investimento em uma boutique de grande porte chega a custar até 600 mil reais. Também, em caso de transpasse de ponto comercial de uma loja já consolidada, há valores que ultrapassam 1 milhão de reais.

Quanto de estoque é necessário e qual é o capital de giro ideal?

O capital de giro representa parte significativa do investimento. Mais da metade, em alguns casos, posto que ele abrange o estoque e o caixa mínimo.

Conforme o nosso cálculo, um estoque inicial médio de uma boutique fica entre 25 e 35 mil reais. Já o caixa mínimo fica entre 11 e 18 mil reais. Dessa maneira, o capital de giro total varia entre 36 e 53 mil reais.

Estrutura e mobiliário

Uma boutique costuma ser espaçosa e apresentar roupas dispersas, muitas vezes em manequins, com jogos de cores e iluminação.

Para iniciar, o espaço precisa ter, no mínimo, 65 m².

Cuidado com a decoração! De preferência, contrate um arquiteto para fazer jogos de cores e iluminação ambiente, a fim de trazer um certo requinte ao lugar.

Cores neutras com detalhes contrastantes, como cortinas, tapetes e móveis, podem ser boas opções.

Já para os móveis, prefira sofás e poltronas, quadros, estatuetas e armários sob medida.

Em média, o valor gasto com equipamentos, móveis, decoração, pequenos reparos, abertura da empresa e fachada gira em torno de 30 a 40 mil reais.

Quanto vende uma loja de roupas de grife por mês e a margem de lucro?

O faturamento bruto médio de uma boutique de roupas fica na base de 28 a 35 mil reais, com uma margem de lucro por peça de roupa de 80 a 120%. 

Já a margem de ganho líquido final, ou seja, o valor que sobra depois de pagar todas as despesas e encargos é de 28 a 32%.

Quanto ganha uma dona de boutique de roupas?

Antes de trazer a estimativa de ganhos, é importante lembrar: esse é um dado aproximado e há dezenas de fatores que podem influenciar no ganho final.

A média de ganho das donas de boutique de roupas costuma ficar entre 8 e 12 mil reais.

Com o nosso Simulador de Negócios, basta lançar algumas informações e pronto. Centenas de cálculos complexos são realizados automaticamente e você tem telas interativas sobre:

  • melhor enquadramento tributário e empresarial;
  • encargos sociais de funcionários;
  • investimento total;
  • peças de roupas mais lucrativas e margem de lucro de todos os produtos;
  • despesas mensais;
  • faturamento bruto e líquido;
  • ponto de equilíbrio (famoso zero a zero);
  • e muito mais!

Então aproveite!

Fornecedores e onde comprar roupas para boutique

Há quem prefira fazer as compras para a própria loja, normalmente em grandes centros comerciais. É o caso, por exemplo, do Brás, em São Paulo.

É importante, sobretudo, saber o que comprar e avaliar o tecido, tendência e qualidade das roupas.

Outra opção é adquirir diretamente de fornecedores e representantes de marcas de grifes.

Localização ideal para abrir uma boutique

Para boutiques de roupas, é essencial ter uma boa localização, preferencialmente na região central. Se não há essa possibilidade para locação na sua cidade, a solução é um ponto a algumas quadras de distância. O local, no entanto, deve oferecer facilidade de estacionamento e ter uma fachada chamativa.

Por ser um público considerado de alto poder aquisitivo, a maioria dos clientes possuem meio de locomoção próprio. Por isso, é possível abrir uma exceção e montar a boutique um pouco mais afastada, embora não seja o ideal.

Regiões próximas a ambientes corporativos, com muitas empresas, também podem ser exploradas.

Quantos funcionários é preciso para abrir uma boutique?

Normalmente uma boutique de pequeno porte conta com o seguinte quadro de funcionários:

  • 1 caixa;
  • 2 vendedores;
  • 1 gerente, que costuma ser a proprietária.

Pensando na comodidade das clientes, uma boa dica é trabalhar com o famoso “condicional”. Em outras palavras, o cliente leva as roupas, escolhe quais deseja e depois devolve o restante. 

Nesse caso, faça assim:

  • crie um site ou coloque fotos das roupas nas redes sociais para que as clientes fiquem interessadas;
  • deixe-as escolher;
  • envie para a residência ou ambiente de trabalho através de um motoboy.

Acredite, essa é uma das melhores formas de venda, pois costuma trazer resultados incríveis.

Montar uma boutique de roupas é um bom negócio?

Para que a boutique de roupas tenha sucesso, você precisa analisar alguns fatores. Além de escolher uma boa localização e uma estrutura adequada, é fundamental conhecer os números do negócio.

Por isso, lembre-se de fazer um plano financeiro completo com as características do seu empreendimento. Dessa forma, você saberá exatamente o valor do investimento inicial, a quantidade de vendas que você deve fazer, a lucratividade e muito mais.

Se os valores estiverem dentro das suas expectativas, o seu negócio terá muito mais chances de ser um sucesso.

Gostou do nosso conteúdo? Então deixe seu like, compartilhe e continue acompanhando as novidades sobre criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora.

Se precisar de ajuda para montar sua boutique de roupas, comente ou entre em contato.

Um forte abraço e até a próxima

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here