Como Montar uma Loja de Cosméticos

0
94

Qual é o investimento necessário para abrir uma loja de cosméticos? Como escolher a localização, a estrutura e os equipamento ideais? Após a inauguração, qual é a melhor forma de divulgar o novo negócio?

Se você quer descobrir tudo isso e muito mais, fique por aqui! Você ainda conhecerá uma ferramenta exclusiva que vai ajudar muito na elaboração do plano de negócios da sua empresa.

A partir de agora, vamos para as dicas de como montar uma loja de cosméticos de sucesso!

A indústria de cosméticos é formada, em maior parte, por perfumaria, produtos para cabelos, maquiagens e produtos dermatológicos.

Além do público feminino, que exerce um alto volume financeiro nas compras de cosméticos, a crescente busca dos homens por produtos de beleza e cuidados pessoais tem aquecido ainda mais o mercado.

Com um investimento relativamente baixo para iniciar e bons lucros, montar uma loja de cosméticos pode ser um excelente negócio. Desde que, é claro, você tenha volume de venda.

Ficou interessado? Então veja neste post como abrir uma loja de cosméticos e tire suas dúvidas sobre:

  • Quanto custa montar uma loja de cosméticos?
  • Faturamento e lucros de uma loja de cosméticos
  • Estrutura e mobiliário
  • Quantidade de funcionários para abrir a loja
  • Lista de fornecedores e como escolher
  • Localização ideal para montar uma loja de cosméticos
  • Mercado e concorrência
  • Como divulgar a loja de cosméticos
  • E muito mais!

Quanto custa montar uma loja de cosméticos?

Primeiramente, o valor a ser investido vai depender de um conjunto de fatores. Eles podem identificados tanto na elaboração do planejamento financeiro quanto ao longo do processo de instalação do empreendimento.

Contudo, para ajudá-lo, criamos uma estimativa com base em dados de outras lojas de cosméticos através do Simulador de Negócios. Dessa forma, chegamos a um valor médio de 40 a 50 mil reais para a abertura.

O simulador calcula automaticamente centenas de dados, apresentando os números do seu negócio em telas dinâmicas e fáceis de compreender. Entre as informações que ele fornece estão:

  • investimento inicial;
  • despesas mensais;
  • encargos sociais;
  • faturamento bruto e líquido;
  • percentual de lucro;
  • margem de ganho em cada produto;
  • ponto de equilíbrio (famoso zero a zero);
  • enquadramento tributário;
  • e muito mais!

Agora veja como esse valor foi dividido.

Reformas no ponto de venda

Pequenas adaptações, fachada, pinturas, acabamentos, consertos da rede elétrica e encanamentos podem demandar um valor em torno de 4 mil reais.

Mobiliário e equipamentos

Também será necessário comprar materiais como prateleiras, gôndolas, balcão de atendimento, caixa registradora, computador, mostruários, entre outros itens. Isso deve gerar um custo aproximado de 12 a 15 mil reais.

Capital de giro

Por fim, o capital de giro abrange o estoque e o caixa mínimo para arcar com as atividades.

O valor ficou entre 22 e 28 mil reais, sendo o estoque em torno de 12 mil reais.

Faturamento e lucros de uma loja de cosméticos

O faturamento bruto de uma loja de cosméticos de pequeno porte, conforme apuramos através do Simulador de Negócios, fica entre 30 e 35 mil reais. Já o valor líquido final fica entre 7 e 10 mil reais.

Cuidado, pois esse valor é uma estimativa! Despesas e margem de lucro no produto influenciam diretamente nesses números.

Estrutura e mobiliário

A princípio, uma loja de cosméticos e perfumaria deve ocupar uma área mínima de 65 m². É importante que o empreendedor planeje o mostruário de produtos logo na entrada da loja, com gôndolas, prateleiras e mostruários. O ambiente precisa ser arejado, limpo e iluminado.

Esse espaço pode ser dividido assim:

  • salão de exposição de produtos;
  • caixa;
  • estoque;
  • área administrativa;
  • banheiro para funcionários.

Quantidade de funcionários para abrir a loja

A quantidade de colaboradores vai depender do porte da sua loja de cosméticos e quantos clientes que vão ser atendidos. Caso o seu empreendimento seja de pequeno porte, é possível começar com 3 pessoas, sendo elas:

  • vendedor;
  • caixa;
  • gerente administrativo, que pode ser o proprietário.

É fundamental que o vendedor realmente conheça os produtos e tenha um excelente atendimento para fidelizar os clientes.

Localização ideal para montar uma loja de cosméticos

Quanto à localização, o ideal é encontrar um ponto visível, com alto tráfego de pessoas e fácil de chegar, seja de carro, transporte público ou a pé.

Leve em consideração o seu público-alvo. Por exemplo, se o foco está em pessoas de classe média e alta, peças em shoppings, galerias ou no centro da cidade, em meio a empresas ou conjuntos comerciais, podem ser boas opções.

Por outro lado, para o foco no público de menor poder aquisitivo, locais próximos a paradas de transporte público ou calçadões são boas soluções.

Mercado e concorrência

Nesse sentido, o segmento de cosméticos está em crescimento: cerca de 10% ao ano.

A concorrência é relativamente alta, mas isso não tem sido um problema. Com o aumento da procura entre o público masculino, o mercado permanece em expansão. Ou seja, com boas oportunidades para quem deseja ingressar.

Trabalhar com boas marcas e investir em divulgação e fidelização costuma trazer resultados rápidos e um faturamento estável.

Como divulgar a loja de cosméticos

Lojas de cosméticos afastadas dependem ainda mais do marketing para divulgar, alcançar clientes e atingir um bom faturamento.

Portanto faça publicações e anúncios patrocinados de ofertas e novos produtos nas redes sociais. Realizar panfletagem e ter um colaborador comissionado para realizar venda direta (porta a porta) também podem ajudar.

Nas lojas bem localizadas, além das opções mencionadas, uma boa fachada e vitrine costumam ser os principais chamariscos.

Montar uma loja de cosméticos é um bom negócio?

Pode ser um excelente negócio! No entanto, é preciso estar atento aos fatores que podem influenciar no sucesso do seu empreendimento.

Por mais que o mercado esteja favorável, você deve verificar os números da sua empresa. Somente um plano financeiro com as características do seu negócio é capaz de dar essas informações.

Diante dos valores apresentados, você saberá se a loja de cosméticos é realmente um empreendimento viável para o seu orçamento. Desse modo, você evitará surpresas e terá muito mais chance de sucesso.

Gostou deste post e quer ver mais conteúdos assim? Acompanhe nossas novidades sobre criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Deixe seu like e compartilhe!

Caso precise de ajuda para montar sua loja de cosméticos, escreva um comentário ou entre em contato.

Um forte abraço e até a próxima!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here