Uma loja de descartáveis pode ser uma boa ideia de negócio, principalmente com a crescente demanda de embalagens para lanches de delivery.
Com o aumento dos pedidos em deliveries, consequentemente tem-se um crescimento na busca por embalagens.
Dessa forma, uma ótima pedida é investir na venda das embalagens para diversos tipos de lanches como hambúrgueres, pizzas, bascas para comida japonesa ou açaí…
Também há produtos tradicionais adquiridos com frequência, é o caso dos copos plásticos, as marmitas de alumínio, os potes para freezer e microondas e sacolas.
E claro, não posso deixar de ressaltar uma das principais vantagens: a margem de lucro bruto em cada produto, que tende a ser bem atrativa.
Pensando em começar a sua própria loja de descartáveis?
Então aproveite as dicas deste artigo até o final, pois, nele eu vou falar sobre:
- Qual o custo para montar uma loja de embalagens?
- Faturamento e ganhos
- Espaço e Estrutura
- O que vender na loja de descartáveis?
- Dicas para escolher uma boa localização
- Fornecedores e compra em atacado
- Vender online vale a pena?
- Dicas para divulgar o negócio
Qual o custo para montar uma loja de embalagens?
O investimento em uma loja de embalagens pode variar de estabelecimento para estabelecimento, principalmente em decorrência do capital de giro que leva em consideração o estoque e caixa mínimo.
Contudo, como eu sei que você precisa de uma estimativa para avaliar se a ideia de negócio é viável e se atende às suas expectativas, eu criei um plano financeiro com dados aproximados utilizando o simulador de negócios.
Mas cuidado. Os dados que vou te apresentar não substituem o seu próprio plano financeiro. Caso tenha dúvidas de como fazer, deixo o vídeo com as dicas que vão te ajudar.
O investimento inicial ficou entre R$ 80 e R$ 90 mil reais. O valor foi utilizado assim:
- Gastos iniciais, por exemplo, mobiliário, caução de aluguel, climatização e reforma, marketing inicial, legalização de abertura da empresa, entre outros: R$ 30 mil reais
- Capital de giro: R$ 55 a R$ 56 mil reais, sendo R$ 46 a R$ 47 mil reais de estoque inicial e R$ 8 a R$ 9 mil reais.
O valor do estoque inicial sofre alteração em razão da quantidade de vendas, tempo de duração do estoque e prazo de reposição após o pedido para os fornecedores.
Já o caixa mínimo considera as vendas a prazo, ou seja, o tempo até o recebimento das mercadorias vendidas além das despesas.
Faturamento, margem de lucro e ganhos
A loja de embalagens descartáveis do exemplo atingiu um faturamento bruto aproximado de R$ 50 mil reais.
Contudo, a margem de ganho líquido é de 26%.
Com isso, o proprietário tem em caixa cerca de R$ 13 mil reais depois de pagar todas as despesas do negócio e considerando uma retirada de pró-labore de 1 salário mínimo e encargos sociais.
Dificuldades em fazer um plano financeiro eficiente, detalhado e que realmente faça a diferença na abertura do seu negócio?
Você pode usar o simulador de negócios para fazer os mesmos cálculos que eu faço.
Assim, basta inserir algumas informações relacionadas a sua ideia de negócio e os cálculos são gerados automaticamente, apresentando informações detalhadas e fáceis de interpretar.
Dentre as informações estão:
- Quanto custa abrir uma loja de descartáveis
- Faturamento, Ganhos e Margem de Lucro
- Capital de giro com estoque e caixa mínimo
- Enquadramento empresarial e tributário sugerido
- Produtos mais rentáveis
- Quantos meses são necessários para o retorno do investimento inicial
- Despesas mensais da loja de descartáveis
- Quanto precisa vender em quantidade e valores para ficar no zero a zero e começar a ter lucro
- Informações exigidas para a concessão de crédito por Instituições Bancárias
- E muito mais!
Através do link você pode acessar este vídeo e conhecer melhor o Simulador.
E eu vou disponibilizar o plano financeiro da loja de descartáveis para você usar de base e adaptar para as características do seu negócio. Aproveite!
O mapa mental e o plano de negócios
Este é um bônus extra que resolvi te passar.
Um plano de negócio é o que te conduz ao sucesso. Através dele você consegue reduzir os riscos e evitar possíveis erros.
Além disso, o plano de negócios também é capaz de ajudar a sua empresa crescer.
Deixo então este texto para você ler e entender o passo a passo de como fazer o seu plano de negócios e algumas dicas a mais.
Tenho certeza absoluta que vai ajudar.
Deixo aqui o Mapa Mental completo para você baixar. No texto acima, você também vai entender por que deve fazer uso de seu mapa.
Mapa do Plano de Negócios
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Espaço e Estrutura
O espaço médio para abrir uma loja de descartáveis varia entre 100 e 130 m².
Importante que seja um ambiente espaçoso para deixar os produtos organizados e fácil de localizar.
Também, terá de separar um espaço para armazenar o estoque, cerca de 25 m².
Já a estrutura é relativamente simples. Portanto, você vai precisar de prateleiras, expositores e balcão caixa.
O que vender na loja de descartáveis?
Há uma diversidade imensa de produtos que podem ser vendidos, eu separei alguns dos principais, mas deixo aqui uma lista completa para você baixar.
- Dentre eles estão:
- Sacos e Embalagens para delivery
- Marmitas fitness
- Marmitex de isopor e alumínio
- Pote reutilizável para freezer e micro-ondas
- Embalagens para forno
- Copos, pratos e potes plásticos
- Taças de acrílico descartáveis
Faça um estudo do seu público-alvo e de mercado para descobrir novos produtos a serem vendidos e o que tende a ter mais saída.
Dicas para escolher uma boa localização
Uma boa localização deve tomar como base o seu público alvo. Quem costuma comprar na loja? Onde se concentram? Qual é a classe social? Costuma usar transporte publicou ou veículo próprio? A localização influencia na decisão de compra?
Eu vou lhe passar algumas localizações que tem funcionado bem para loja de descartáveis, mas considere o estudo mencionado antes de decidir.
Outra informação valiosa é o fato de que a maioria das pessoas que compram embalagens descartáveis saem justamente para isso, ou seja, poucos clientes estão pelo centro da cidade, passam em frente da loja e pensam, vou comprar.
Isso significa que a localização bem no centro da cidade não tem tamanha importância como em uma loja de roupas por exemplo.
- 2 a 3 quadras da região central
- Próximo a paradas de transporte público
- Centros empresariais
- Vias de acesso como avenidas que ligam a região central
Há casos bem-sucedidos, principalmente de lojas de descartáveis de grande porte, em que mesmo afastada das regiões de fácil acesso ainda possuem bons faturamentos.
Mas preste atenção.
Como conseguiu economizar com gasto de aluguel e outros decorrentes de uma localização considerada mais privilegiada procure usar essa diferença em divulgação, marketing e publicidade, isso permite escalar as vendas e aumentar o faturamento.
Fornecedores e compra em atacado
Os fornecedores vão impactar diretamente no seu investimento inicial, margem de lucro e na qualidade dos produtos.
Então surge a dúvida, o que observar para escolher um bom fornecedor? Basta ter bons preços? E a resposta é não!
Eu vou listar os aspectos importantes a serem observados na escolha. Logo aqui abaixo você pode baixar uma lista com fornecedores para dar o pontapé inicial da sua busca.
No geral, observe:
- Qualidade das mercadorias
- Variedade de produtos
- Preço
- Serviço de atendimento ao cliente
- Prazo de reposição e entrega dos produtos
- Facilidades e prazos de pagamento
- Tempo de mercado e credibilidade
Faça uma análise do conjunto de fatores e após selecionar os melhores foque em preço e qualidade.
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Vender online vale a pena?
As vendas online para todo o Brasil valem a pena somente se conseguir um preço altamente competitivo, pois a concorrência é grande.
No geral, vender online costuma trazer bons resultados ao trabalhar o mercado local, ou seja, usar os meios digitais para vender na cidade e na região, sem expandir demais.
Lembre-se, normalmente para compensar a compra de mercadorias online o consumidor precisa comprar em grande quantidade. Consequentemente, o preço precisa ser muito atrativo, tanto para vencer a concorrência quanto para compensar para o comprador.
Por isso a sugestão é fazer uma análise de mercado, contudo, no contexto geral não costuma ser uma boa ideia expandir para vendas online de forma abrangente em todo território nacional.
Dicas para divulgar o negócio
Como o maior volume de compra costuma ser de empresas ou pessoas que trabalham com o uso em volume de descartáveis, por exemplo, marmitarias, loja de sanduíche natural, restaurantes, entre outras, uma das melhores maneiras de divulgar é entrando em contato com estes potenciais clientes e falando da loja.
Você pode visitar, deixar um catálogo e um cartão para que entrem em contato. Faça um valor promocional nas primeiras compras para que experimentem e percebam a qualidade dos seus produtos.
Divulgue o negócio nas redes sociais, principalmente no Facebook e grupos locais. É comum cidades com mais de 50 mil habitantes não possuírem uma loja especializada de descartáveis e fazer com que os consumidores descubram que uma loja foi aberta é fundamental.
Faça um cadastro no Google Meu Negócio para aparecer no mapa local em pesquisas por embalagens, descartáveis e loja de embalagens e descartáveis
Então, gostou das dicas para montar a sua loja de descartáveis? Espero que você possa fazer bastante sucesso aí, na sua cidade.
Quer montar um negócio próprio, do zero, mas não faz ideia de como começar?
Eu te ajudo!
Me mande um recado nos comentários abaixo ou, se preferir, entre em contato comigo.
Um forte abraço!