Como Abrir uma Loja de Autopeças

0
595

Investimento necessário para iniciar, tipos de autopeças e a escolha da localização ideal de acordo com cada tipo.

Fique por aqui não só para descobrir tudo isso, como também conhecer uma ferramenta incrível. Com ela, você poderá planejar o seu próprio negócio.

Antes de continuar, responda nos comentários: qual é a sua principal dúvida ou dificuldade em montar uma loja de autopeças?

A partir de agora vamos entrar nas dicas específicas para você abrir uma loja de sucesso!

O setor de peças e reparo de veículos não para de crescer. Portanto montar uma loja de autopeças pode ser um bom negócio.

Há uma linha vasta de produtos e marcas para trabalhar. Além disso, podemos pensar no atendimento ao público geral de motoristas ou focar em um nicho mais específico, como carros antigos, populares, tunados, entre outros.

Ficou interessado?

Então veja neste post como abrir sua loja de autopeças e tire dúvidas sobre:

  • Concorrência e mercado
  • Localização
  • O que vender?
  • Estrutura e ambientes
  • Equipamentos
  • Funcionários
  • Investimento inicial
  • Faturamento

Concorrência e mercado no setor de autopeças

O Brasil tem uma frota de 44,8 milhões de veículos motorizados, entre automóveis, motocicletas, caminhões e ônibus. Quanto mais veículos, maior a necessidade de peças de reposição.

Assim fica claro que há bastante espaço no mercado.

Embora seja um ramo competitivo, é possível encontrar um espaço ao analisar o mercado local. Nem que para isso você tenha que se especializar em um segmento não atendido na sua cidade ou região.

Quer ter uma ideia do nível de segmentação possível? Há lojas especializadas, com sucesso, na venda de volantes de carros que já saíram de linha. Afinal são peças difíceis de encontrar.

Localização para montar uma Loja de Autopeças

Em primeiro lugar, pense no seu cliente quando for escolher a localização do seu ponto de venda.

O seu público principal é o consumidor final de veículos de passeio e motos? Sendo assim, é importante estar em um local de fácil acesso, com fluxo intenso de veículos. Por exemplo, grandes avenidas, próximo a postos de gasolina, shopping centers e hipermercados.

Algumas cidades têm regiões com vários estabelecimentos de autopeças próximos.

Se esse é o seu caso, ficar perto da concorrência também pode ser uma boa opção. Isso porque os clientes já vão para essas áreas à procura dos produtos.

Uma alternativa é optar por um bairro residencial de classe média que ainda não conte com uma loja de autopeças.

Com o crescimento das cidades, os bairros estão ficando cada vez mais independentes e populosos. Portanto você terá facilidade em fidelizar os moradores da região.

Agora, se o seu nicho for direcionado a grandes veículos, como ônibus e caminhões, os melhores pontos estão próximos a rodovias movimentadas e nas entradas dos municípios.

Entre os motivos estão: acesso fácil, amplo espaço e preço do imóvel ou aluguel mais barato.

Ainda há a loja autopeças especializada em fornecer itens para pequenas oficinas mecânicas. Nessa circunstância, mais importante que a localização é ter um serviço de entrega rápido e eficiente.

O que vender ao abrir uma Autopeças?

Há uma diversidade muito grande de produtos para vender na sua loja de autopeças.

Pensando nisso, você pode oferecer o básico para todo tipo de automotor, dos domésticos aos de carga. Ou, se preferir, pode especializar o negócio em peças para veículos a diesel, por exemplo.

Dentre as peças, algumas das principais são:

  • amortecedores;
  • equipamentos de ar-condicionado e ventilação;
  • escapamentos;
  • filtros de ar, óleo e combustível;
  • lâmpadas para farol;
  • óleo para o motor;
  • pastilhas de freio;
  • entre outros.

Contudo é muito importante pesquisar sobre as suas opções de acordo com o público que pretende atender. Dessa forma, você criará sua própria lista de produtos.

Estrutura e ambientes da Loja de Autopeças

A estrutura do local precisa ser, acima de tudo, organizada. Ela deve possibilitar a exposição de peças e acessórios por categoria e em prateleiras. Assim todo o fluxo será mais ágil e com ganho em eficiência.

Uma loja de autopeças necessita de uma área mínima de 80 m². No entanto, se você pensa em trabalhar com grandes peças, como para-choques, painéis ou escapamentos, o tamanho sugerido é acima de 100 m².

A divisão do espaço pode ser feita como explicaremos a seguir.

Área comercial ou de exposição

Itens comuns, que não exigem conhecimento técnico para a compra, podem ficar na área de circulação de clientes, seguindo o modelo de autoatendimento.

Já para os produtos que precisam de suporte do vendedor, o melhor é deixá-los na parte interna da loja.

Balcão de atendimento e caixa

São essenciais para atender o cliente com maior comodidade.

Escritório

Esse é um lugar importante para a tomada de decisões administrativas, conversas com funcionários e fornecedores, planejamentos e contabilidade.

Depósito/Estoque

Essa área deve apresentar as condições ideais para o armazenamento de itens que não ficarão expostos. Ou seja, precisa ser limpa e arejada, além de ter o tamanho necessário.

Equipamentos necessários em uma Loja de Autopeças

Sua lista de equipamentos deve ser feita conforme a estrutura montada. Entre os itens básicos para começar o empreendimento, temos:

  • balcões;
  • expositores;
  • prateleiras;
  • computador e impressora;
  • mesas e cadeiras para o escritório;
  • arquivos ou armários;
  • entre outros.

Funcionários da Loja de Autopeças

A princípio, a equipe de uma loja de peças automotivas de pequeno porte é composta por:

  • proprietário;
  • atendente;
  • auxiliar administrativo.

Aqueles que forem atuar nas funções de atendimento e caixa serão responsáveis pelo contato direto com o cliente. Sendo assim, devem zelar para que ele tenha uma excelente experiência de compra, deseje retornar e recomende a loja aos amigos.

Lembre-se, no entanto, que é decisivo ter conhecimento básico em mecânica. Afinal eles precisarão indicar e ajudar o cliente na escolha da peça certa ou que se adeque ao pedido.

Já o auxiliar administrativo executa as atividades da respectiva área, como controle de estoque, contabilidade, pagamentos, entre outras.

Investimento para abrir uma Autopeças

Para saber o valor do investimento mais próximo da realidade, você terá que fazer um plano financeiro próprio.

Mas como você precisa de uma noção de quanto investir para iniciar esse negócio, criamos uma simulação. Ela foi feita a partir da nossa ferramenta, com números aproximados.

De acordo com o nosso cálculo, a estimativa de investimento total é de 70 a 100 mil reais. Isso para montar uma loja de autopeças de médio porte.

Em contrapartida, para uma loja pequena de peças automotivas, esse valor varia entre 15 e 25 mil reais. O proprietário, nesse caso, seria o único responsável por ela.

A maior parte desse investimento será destinada ao estoque. Vamos ver como fica essa divisão do capital?

Estrutura da Autopeças

Uma pequena reforma do ponto comercial e a compra dos equipamentos exigem um investimento aproximado de 12 a 18 mil reais.

Nesse sentido, comprar móveis e equipamentos usados pode ser uma boa ideia para economizar no início. Tenha cuidado, porém, com a qualidade e o estado de conservação deles.

Capital de giro

O capital de giro, que abrange o estoque e o caixa mínimo, permite arcar com as despesas operacionais. Para calculá-lo, são levados em consideração, principalmente, os prazos de recebimento das vendas e o prazo de pagamento aos fornecedores.

A estimativa do capital de giro para uma loja de médio porte é de 55 a 70 mil reais, sendo:

  • estoque – 32 a 45 mil reais;
  • caixa mínimo – 20 a 30 mil reais.

Lembre-se de fazer a sua própria simulação, incluindo as características da sua loja de autopeças.

Faturamento médio ao montar uma Loja de Autopeças

Com certeza, esse é um negócio que vale a pena montar, especialmente se você já entende um pouco do ramo.

A média de faturamento mensal de uma loja de autopeças de médio porte pode variar entre 75 e 90 mil reais.

Já a margem de lucro do negócio tende a ficar na faixa de 15% a 20%.

Montar uma Autopeças é um bom negócio?

Certamente pode ser um ótimo negócio!

Depende do quanto você gosta e tem aptidão para o ramo, da localização escolhida e, principalmente, dos números da empresa.

Isto é, são os números que vão mostrar se vale mesmo a pena investir seu dinheiro na ideia.

Também são eles que vão apontar quanto é possível lucrar e quanto é preciso vender por mês para começar a ter esses ganhos.

Se você gostou desse conteúdo, não esqueça de deixar seu like! Continue acompanhando tudo sobre criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora.

Precisa de ajuda ou ainda tem alguma dúvida sobre como montar uma loja de autopeças? Escreva um comentário ou entre em contato.

Um forte abraço e até breve!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here