Você já foi a um bistrô? Ainda não? Ele é aquele local onde você encontra comida caseira com certeza um bom preço.
Lá, você também encontra opções de bebidas e cafés como um bar e restaurante.
Abrir um bistrô pode ser uma ótima opção de negócio, sobretudo para quem deseja entrar no setor de restaurantes e possui pouco capital inicial para investir.
O bistrô tem como vantagens um público alvo bem definido e assíduo, negócio já válido e uma boa estimativa de prazo para o retorno do investimento.
Se interessou em montar o seu próprio bistrô, mas está com dúvidas com relação ao investimento inicial, margem de lucro e localização?
Então não se preocupe que eu vou te ajudar.
Além disso, vou te apresentar uma ferramenta capaz de ajudar com as despesas, capital de giro e até tributos mesmo que você não entenda de cálculos!
Então, decidiu começar seu pequeno bistrô?
Então aproveite este vídeo, nele eu vou falar sobre:
- Quanto custa montar um bistrô?
- Ganhos e margem de lucro
- O que é preciso para abrir um bistrô? Estrutura e equipamentos
- Decoração e ambiente
- Funcionários
- O que é servido em um bistrô?
- Dicas para fazer o cardápio
- Qual é a melhor localização para um bistrô?
- Dicas para divulgar o bistrô e conquistar clientes
Quanto custa montar um bistrô?
O investimento inicial para abrir o bistrô que simulei com dados aproximados ficou entre 50 e 55 mil reais.
Mas cuidado, este valor pode variar por diferentes fatores, por isso você deve fazer seu próprio plano financeiro tomando por base as características do seu bistrô.
Veja, desde a quantidade de clientes atendidos e o prazo de reposição de mercadorias vai influir no cálculo, porque impacta no estoque inicial.
Se você não sabe como fazer um plano financeiro, através deste link você pode conferir um vídeo em que dou dicas e ensino os passos.
O valor investido foi feito assim:
- Equipamentos: R$ 16 mil reais
- Estrutura e abertura, por exemplo, reforma, climatização, legalização, caução de aluguel e marketing: R$ 17 mil reais
- Capital de giro: R$ 19 a R$ 20 mil reais, sendo R$ 10 a 11 mil reais de estoque e 10 mil reais de caixa mínimo.
O valor do estoque inicial está diretamente ligado à quantidade de produtos vendidos, tempo de duração do estoque e prazo de reposição.
Portanto, mudar algum desses dados altera o valor.
Já o caixa mínimo toma por base as despesas e o tempo de recebimento do pagamento pelos clientes.
Por exemplo, se 40% dos pagamentos são a prazo, sendo em 30 e 60 dias, isso influi no quanto você deve manter em caixa para cobrir as despesas e ter uma segurança até receber.
O mapa mental e o plano de negócios
Este é um bônus extra que resolvi te passar.
Contudo, um plano de negócio é o que te conduz ao sucesso. Através dele você consegue reduzir os riscos e evitar possíveis erros.
Além disso, o plano de negócios também é capaz de ajudar a sua empresa crescer.
Deixo este link para você ler e entender o passo a passo de como fazer o seu plano de negócios e algumas dicas a mais.
Tenho certeza absoluta que vai ajudar.
Sendo assim, deixo aqui o Mapa Mental completo para você baixar. No texto do link acima, você também vai entender como fazer uso de seu mapa.
Mapa do Plano de Negócios
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Ganhos e margem de lucro do Bistrô
O faturamento bruto de um bistrô pequeno ficou próximo a R$ 40 mil reais.
Deste valor, a margem de lucro líquido é de 20%.
Isso significa que sobra, ao final, depois de arcar com todas as despesas do negócio, cerca de R$ 8 mil reais.
No simulador você pode inserir o valor da retirada de pró-labore e os encargos sociais, com isso a ferramenta calcula tudo sozinha.
Quer usar esta mesma ferramenta que eu uso para fazer o plano financeiro do seu bistrô?
Com ela basta inserir alguns dados simples e os cálculos são feitos na hora.
E melhor, ao final você tem um resumo de todas as informações, de forma simples e prática, até mesmo com gráficos.
Dentre as informações geradas pelo Simulador estão:
- Valor do investimento
- Faturamento líquido e margem de lucro
- Capital de giro com caixa mínimo e estoque
- Sugestão de enquadramento tributário e empresarial
- Produtos mais rentáveis do Bistrô
- Prazo até o retorno do investimento inicial
- Despesas e Gastos
- Ponto de Equilíbrio
- Informações para concessão de empréstimos e apresentação aos sócios
- E muito mais!
Conheça melhor o simulador clicando no link. Espero que goste!
Como bônus, eu vou deixar este plano financeiro que apresentei no meu canal do Youtube para você utilizar como modelo e adaptar para o seu bistrô. Não perca!
O que é preciso para abrir um bistrô? Estrutura e equipamentos
O bistrô é um negócio conhecido pelo espaço menor e mais aconchegante se comparado aos restaurantes ou lanchonetes.
No geral, o espaço costuma variar próximo a 60 m², dividido em:
- Área de cozinha
- Caixa
- Pista
- Banheiro
É comum o uso de mesas na parte externa.
Quanto aos equipamentos, você precisará:
- Geladeira
- Freezer
- Multiprocessador
- Fogão industrial
- Máquina de café
- Entre outros
Vou deixar um link para baixar a lista completa de equipamentos e mobiliário para um Bistrô pequeno. Aproveite!
Decoração e ambiente
Um ambiente diferenciado, harmônico e bem decorado é característica dos bistrôs.
Dessa forma, a primeira dica que posso dar é: procure por bistrô nas imagens do Google e terá milhares de inspirações e com certeza vai entender o conceito.
Iluminação indireta, cores neutras ou mais escuras com contrastes, por exemplo, são algumas das formas de decoração utilizadas.
Quadros e arranjos com flores também caem muito bem neste tipo de negócio.
A decoração deve ser única.
Dessa forma, as pessoas que passarem na frente precisam assimilar de imediato que se trata de um ambiente diferenciado, confortável e com pratos e bebidas de bistrô.
Quantos funcionários precisa em um bistrô pequeno?
No exemplo do vídeo levamos em conta 4 colaboradores:
- 1 Atendente
- 1 Chefe da cozinha
- 1 Barmann ou preparador de cafés e bebidas
- 1 Auxiliar de cozinha
Essa é uma quantidade ideal, contudo, se o proprietário trabalhar fazendo as bebidas ou o atendimento, é possível reduzir um colaborador.
O que é servido em um bistrô?
É comum servir em bistrôs pratos típicos franceses e cafés, mas nada impede de trazer outras opções. Algumas das opções bem aceitas e frequentes são:
- Porções
- Sopas
- Saladas
- Peixes
- Carnes
- Gnocchi de brie
- Talharim
Vou deixar uma lista com sugestões de pratos para servir no bistrô no meu canal do Youtube através deste link, corre lá baixar.
Deixo abaixo uma lista de fornecedores para você baixar. Espero que goste!
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Dicas para fazer o cardápio
Quanto as cores, a primeira dica é usar a harmonização das cores do estabelecimento junto com o círculo cromático.
Cores neutras de fundo com contraste de cores vivas no nome dos pratos, por exemplo, costuma ser uma boa ideia.
Também, pode-se usar cores escuras com contraste de cores claras dessa mesma forma.
Devido a muitos pratos serem desconhecidos pela maioria das pessoas, é importante descrever o que compõem o prato.
Fazer um cardápio com capa similar a couro tende a trazer um aspecto elegante, vale a pena considerar.
Já se o objetivo for fazer um cardápio mais simples, a sugestão é página única plastificada.
E nessa situação tome muito cuidado com as cores. É possível criar certo requinte mesmo com uma forma simples de cardápio.
Portanto, sugiro olhar as imagens de cardápios de bistrô no Google, vai ajudar a ter algumas ideias.
Qual é a melhor localização para um bistrô?
Frequentemente trato nos vídeos da importância do custo versus benefício na escolha da localização.
Dessa forma, a diferença do aluguel investida em marketing pode trazer até mais resultado do que uma localização central.
Não é o caso do Bistrô.
O sucesso do bistrô está diretamente ligado à sua localização.
É comum clientes que estão realizando compras ou fazendo algo no centro da cidade pararem para tomar um café, e isso não acontecerá se o bistrô estiver afastado.
Poucos clientes saem de casa para ir ao bistrô.
Então sim, a região central é o ponto ideal, de preferência no térreo.
Contudo, se o aluguel estiver muito caro, busque uma peça comercial um pouco menor e mais acessível, invista em móveis sob medida para utilizar melhor o espaço. Essa pode ser uma boa solução.
Dicas para divulgar o bistrô e conquistar clientes
Como mencionei, o comum é os clientes passarem pelo bistrô e parar para tomar um café ou comer algo.
Por isso, como principais formas de divulgação estão a fachada, boa localização, menu na frente do estabelecimento, promoções e o boca a boca.
Campanhas de marketing em redes sociais ajudam a divulgar, mas o objetivo deve ser fazer com que as pessoas descubram que há um bistrô para parar no centro da cidade, em vez de despertar o desejo de ir naquele momento, pois isso é bem raro de acontecer.
Fotos dos produtos com uma promoção ou sorteio nas redes sociais com prazos mais extensos, por exemplo, 1 semana ou um mês, tendem a trazer bons resultados.
Lembre-se que o objetivo é tornar seu negócio conhecido e comentado. O que se deseja é que quando alguém falar:
“Vamos parar em algum lugar conversar, tomar um café ou comer algo”, pense no seu bistrô.
Então foco no bom atendimento, preço adequado e qualidade no produto.
Gostou das dicas para montar o seu próprio bistrô e fazer sucesso?
Então compartilhe este post com todos aqueles que você sabe que vão se interessar.
Quer montar o seu negócio do zero porém não faz ideia de onde começar? Eu te ajudo.
Basta deixar um recado logo abaixo, nos comentários ou entre em contato comigo.
Um grande abraço e até o próximo!