Como Montar um Posto de Gasolina

0
79

Como está o mercado e a concorrência para quem quer montar um posto de gasolina? O investimento inicial é muito alto? E o faturamento do negócio? Quais são os equipamentos necessários? Descubra neste post tudo o que você precisa saber!

E mais: conheça uma ferramenta que pode ajudar você a fazer o plano de negócios do seu posto. Mesmo que você não tenha nenhuma experiência anterior no setor.

Vamos agora para as dicas de como montar um posto de gasolina de sucesso!

Abrir um posto de gasolina pode ser uma excelente ideia de negócio, já que o aumento do combustível é repassado aos consumidores. Sem contar o fato de que também há como lucrar com a venda de produtos complementares, como óleos lubrificantes.

Uma das vantagens de abrir um posto de gasolina é que o produto é necessário. A frota de veículos circulantes aumenta a cada dia e, com isso, cresce a demanda por gasolina, álcool ou diesel.

Ficou interessado nessa ideia de negócio?

Então veja neste post como montar um posto de gasolina e tire suas dúvidas sobre:

  • Concorrência e mercado
  • O que vender?
  • Estrutura
  • Equipamentos
  • Funcionários
  • Investimentos iniciais
  • Faturamento
  • Como aumentar as vendas

Concorrência e mercado no setor de combustíveis

A frota de veículos vem crescendo no Brasil. De acordo com a ANP, são consumidos mais de 136 bilhões de litros de combustível.

Em outras palavras, o mercado está em condições de absorver mais postos de gasolina.

Um posto de gasolina pode operar em duas modalidades distintas: adotando a bandeira de uma distribuidora ou sem a adoção de uma bandeira, apresentando-se como posto “bandeira branca”.

Ao adotar uma bandeira, a distribuidora costuma ajudar e subsidiar a manutenção do negócio, ao passo que tem exclusividade na venda dos combustíveis.

Se estiver considerando a adoção de uma bandeira, é importante avaliar alguns fatores como:

  • duração do contrato;
  • quanto a distribuidora está disposta a subsidiar;
  • margem de lucro;
  • oscilações de preço do combustível que será fornecido.

Em contrapartida, optando por não adotar bandeira, você passa a arcar com todo o investimento necessário. Nesse caso, poderá negociar com diferentes fornecedores de combustível e escolher pelo mais vantajoso.

Para conseguir sucesso, foque na excelência do atendimento, preços competitivos e serviços diferenciados, por exemplo, uma loja de conveniência com caixa eletrônico 24 horas.

O que vender no posto de gasolina?

Juntamente com os combustíveis, você pode comercializar outros serviços e produtos.

Se houver espaço, é possível alugar lojas ou mesmo abrir um estacionamento terceirizado.

Serviços de lavagem, troca de óleo e auto elétrica podem ser oferecidos aos clientes para aumentar o faturamento.

Estrutura necessária para montar um posto de gasolina

A estrutura do posto de gasolina é composta basicamente pela área coberta para o atendimento dos clientes, conhecida como pista. É nela que os frentistas e os veículos circulam.

Debaixo dessa cobertura são instaladas as bombas de combustíveis, um balcão para o caixa e uma pequena área onde são armazenados produtos complementares, como óleos e lubrificantes. No subterrâneo, são instalados os tanques para armazenamento dos combustíveis.

Também é preciso dispor de banheiros para funcionários e clientes, além de um espaço administrativo ou escritório para execução do trabalho da gerência do estabelecimento.

Caso o posto esteja localizado em uma área urbana, o ideal é que tenha uma área de 900 m².

Por outro lado, um posto situado em uma rodovia precisará de mais espaço, cerca de 5 mil m².

Além disso, outros serviços serão procurados no seu posto, como restaurante, loja de conveniência e até borracharia.

Equipamentos para abrir um posto de gasolina

Você precisará de equipamentos para o posto de gasolina. Tanto para o setor administrativo quanto para a área operacional, como o espaço para troca de óleo. Outros ambientes que venham a fazer parte da estrutura, como uma borracharia, por exemplo, também devem ser equipados.

Alguns dos itens necessários para o escritório do posto de gasolina são:

  • computadores;
  • mesa e cadeiras;
  • impressora;
  • telefone.

Quanto ao espaço para troca de óleo:

  • elevador hidráulico automotivo;
  • kit ferramentas;
  • compressor de ar;
  • calibrador de pneus.

Quantos funcionários precisa para montar um posto de gasolina?

A quantidade de funcionários varia em razão do tamanho do posto e do horário de funcionamento.

Um posto de gasolina pequeno, por exemplo, funcionando entre 7h e 21h, pode começar com sete frentistas e um gerente. Caso você pretenda abrir um posto 24 horas, precisará de mais pessoas, intercaladas em turnos.

A função de caixa costuma ser exercida por um dos frentistas, mas você pode contratar um funcionário só para isso. Até mesmo para evitar acúmulo de função.

Quanto custa montar um posto de gasolina?

O posto de gasolina é um empreendimento de alta rentabilidade e custo, portanto os mínimos detalhes podem influenciar no valor.

Isso porque o tamanho do espaço para troca de óleo e os equipamentos podem ser diferentes de outro posto. Assim como o arquiteto ou construtora encarregados.

Por esse motivo, apesar da estimativa que vou mostrar aqui, você precisa fazer um plano financeiro.

É claro que posso estimar um valor com base em dados concretos de outros empreendedores e foi exatamente o que fiz.

Com os dados analisados, lancei no Simulador de Negócios e pronto! A ferramenta criou uma única tela mostrando o valor do investimento, incluindo estoque e capital de giro.

Lá você também pode ver: vendas, despesas e impostos, lucratividade, payback, ponto de equilíbrio e outros indicadores avançados de viabilidade.

Para abrir um posto de gasolina de aproximadamente 900 m², com serviço de troca de óleo e conveniência, o investimento inicial varia entre 750 e 990 mil reais, gastos assim:

Móveis e utensílios para o setor administrativo

A compra de móveis de escritório como mesas, cadeiras, computador, armários e impressora gerará uma despesa em torno de 16.000 mil reais.

Construção, Reforma e Equipamentos do Posto de Gasolina – Área Operacional e Escritório

Para construir todo o posto, parte operacional como bombas de combustíveis e adaptações, juntamente com equipamentos como elevador hidráulico, compressor de ar e calibrador de pneus, o investimento é de 500 a 650 mil reais.

Loja de Conveniência

A loja de conveniência acrescenta muito nos lucros. Por isso colocamos junto no investimento. Em média, o valor gasto é de 180 a 210 mil reais.

Capital de Giro

Em nosso exemplo simulado, o valor de capital de giro é de 120 mil reais.

Faturamento médio ao abrir um posto de gasolina

Um posto de gasolina já estabelecido costuma gerar um faturamento bruto de 140 a 170 mil reais. Desse valor, o ganho líquido é de aproximadamente 40 a 60 mil reais.

O retorno do investimento em um posto de gasolina varia entre 16 e 20 meses.

Montar um posto de gasolina é um bom negócio?

Um posto de gasolina pode ser um excelente negócio. Porém existem diversos fatores capazes de influenciar no sucesso do seu negócio, como a localização e a qualidade do atendimento.

Além disso, é importante verificar se os números do posto de gasolina são favoráveis. Então faça um plano financeiro com as características do seu empreendimento.

Assim você descobrirá quais são os valores de investimento, vendas e lucratividade do negócio dos seus sonhos, evitando surpresas ao iniciar.

Gostou do post? Deixe seu like e compartilhe! Continue acompanhando nossos conteúdos sobre criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora.

Se precisar de ajuda para montar um posto de gasolina, escreva nos comentários ou entre em contato.

Um forte abraço e até a próxima!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here