Escolha da melhor localização, lista de equipamentos, valor do investimento e muito mais. Quer saber o que você precisa para abrir uma academia?
Fique comigo para descobrir tudo isso e ainda conheça uma ferramenta que você pode usar para planejar sua empresa. Mesmo que você não tenha experiência nos negócios!
Aproveite e deixe nos comentários: qual é a sua principal dúvida ou dificuldade para montar uma academia?
A academia deixou de ser um espaço exclusivo de jovens e passou a ter frequentadores de todas as idades. São pessoas buscam resultados diversos para o corpo ou uma forma de se manterem saudáveis.
Frente à crescente demanda por serviços de musculação e outras atividades, montar uma academia pode ser uma boa ideia de negócio.
Mas cuidado! Devido à concorrência no setor, é preciso analisar bem o mercado local e fazer um plano financeiro sólido. Assim é possível investir seu dinheiro com maior segurança e aumentar suas chances de sucesso.
Ficou interessado?
Veja neste post como montar uma academia e tire suas dúvidas sobre:
- Concorrência e mercado
- Público-alvo
- Escolha da localização
- Serviços para oferecer na academia
- Estrutura do ponto comercial
- Funcionários
- Investimento necessário
- Ganhos de uma academia
A partir de agora, vamos direto para as dicas de como montar uma academia de sucesso.
Concorrência e mercado
Uma prévia pesquisa dirá quais são as lacunas no segmento que, até o momento, não foram preenchidas pela concorrência.
Dessa maneira, você trabalhará com uma fatia do mercado que ainda não foi contemplada e carece do serviço.
Faça um levantamento da concorrência no bairro e nas imediações de onde você pretende abrir seu negócio. Nele, considere o número de academias, o tamanho, o que oferecem e quem frequenta.
Pode ser que o seu negócio ganhe destaque disponibilizando serviços que as pessoas não encontram em outros locais, por exemplo:
- estacionamento privativo e gratuito;
- aulas de dança;
- aulas de boxe;
- horários diferenciados;
- aparelhos modernos;
- entre outros.
Contudo os serviços que você pensa em oferecer devem caber no seu plano financeiro. De nada adianta ter a melhor academia da cidade se ela não der lucro!
Público-alvo da academia
Você pode aproveitar o interesse generalizado das pessoas por atividades físicas, criando um espaço que atenda a diferentes demandas, ou segmentar melhor os clientes.
Ao segmentar, é possível garantir um diferencial competitivo, como as academias com foco específico. Por exemplo, em mulheres, na terceira idade ou no público plus size.
Com isso, você consegue suprir melhor as necessidades do público escolhido, além de retê-lo por mais tempo.
No geral, as pessoas que mais frequentam a academia estão na faixa de idade entre 18 e 35 anos. Contudo, podemos observar um crescente aumento da terceira idade em busca de atividades físicas para se manter saudável.
Localização da academia
Avenidas de ligação entre bairros residenciais, região central e arredores de condomínios verticais ou horizontais costumam ser boas localizações.
Uma maneira de escolher a melhor localização para montar sua academia é pesquisar. Onde estão localizados os concorrentes na cidade onde você deseja abrir o negócio?
No mapa, você pode marcar os principais entre eles e as regiões com maior concentração e fluxo de pessoas.
Depois, procure por um local que concentre muitas pessoas, mas que ainda não tenha uma academia próxima.
Outra opção é encontrar as principais academias da cidade e ver se elas estão com bastante movimento. Talvez próximo dali haja uma oportunidade para montar a sua.
Logicamente, seu plano deve provar que é capaz de vencer a academia já estabelecida por ali. Tanto em qualidade de equipamentos e estrutura quanto em atendimento e estacionamento.
Ah, veja se o ponto escolhido oferece condições para instalar uma fachada que chame a atenção de motoristas e pedestres. Dê preferência a pontos comerciais com estacionamento.
Quais serviços oferecer na academia?
Existe uma variedade de serviços que podem ser oferecidos. Para decidir, você deve considerar o público-alvo, o tamanho do ponto comercial e o quanto pretende investir na sua academia.
As principais atividades oferecidas em academias são:
- acompanhamento com nutricionista;
- musculação;
- natação e hidroginástica;
- pilates;
- GAP – glúteos, abdômen e pernas;
- crossfit;
- dança e zumba;
- ginástica aeróbica e localizada;
- artes marciais.
Você ainda pode abrir uma pequena lanchonete de comida saudável ou uma lojinha de roupas e acessórios de academia dentro do espaço. Essa é uma maneira de oferecer mais conforto aos frequentadores.
Algumas academias também disponibilizam serviços de estética, como massagens, drenagem linfática e limpeza de pele.
Se quiser focar no atendimento a mulheres, é uma opção interessante.
Estrutura e repartições
A estimativa de espaço para montar uma academia é uma área de cerca de 250 m². De preferência, com possibilidade de expansão.
Podemos pensar na seguinte divisão de ambientes:
- recepção;
- sala administrativa;
- sala de avaliação física;
- espaço de musculação;
- banheiros e vestiários equipados com armários e chuveiros (devem dar conta do fluxo de pessoas, inclusive com deficiência);
- espaços para aulas de ginástica, dança e artes marciais (caso não ofereça nenhum serviço agregado, exclua-os da sua estrutura).
O piso de cada ambiente de atividade física deve estar devidamente adaptado. Uma sala de treino de artes marciais, por exemplo, precisa de revestimento acolchoado.
Funcionários da academia
A quantidade de profissionais dependerá do tamanho e do tipo da sua academia. Porém, o mínimo estimado para um quadro de funcionários é:
- 1 recepcionista;
- 3 educadores físicos – responsáveis pelas aulas e treinos dos frequentadores;
- 1 profissional de serviços gerais;
- 1 gerente – responsável pelas atividades administrativas e financeiras, controle de estoque de materiais, manutenção de equipamentos, gestão de recursos humanos e de prestação de serviços.
Nesse tipo de negócio, o atendimento ao cliente deve ter prioridade, pois as pessoas costumam indicar o estabelecimento aos amigos.
Além disso, os frequentadores normalmente são mensalistas. Ou seja, sempre que perder um membro da academia, você perderá o dinheiro dos próximos meses.
Sendo assim, garanta que seus clientes sejam bem tratados por todos os funcionários e tenham satisfação em frequentar o local.
A opinião positiva de quem frequenta é um termômetro importante para o sucesso da sua academia.
Investimento para montar a academia
Você provavelmente já percebeu que uma academia é diferente da outra, certo? Há dezenas de possibilidades e serviços a serem prestados, que influenciam no quanto você gastará para abrir.
Por isso, é impossível dizer que o investimento será de 60, 100 ou 200 mil reais.
O que fizemos para ajudar foi usar os dados de outras academias e aplicá-los no nosso Simulador de Negócios. Dessa maneira, geramos uma estimativa.
Cuidado! Essa estimativa não substitui o seu próprio plano financeiro.
Com o Simulador, basta lançar ou alterar os dados já preenchidos. Feito isso, todos os cálculos serão realizados automaticamente, trazendo informações interativas e com gráficos sobre:
- investimento necessário;
- capital de giro;
- margem de ganho dos serviços;
- despesas mensais;
- enquadramento fiscal e tributário;
- formação de preços;
- ponto de equilíbrio – mostrando quanto o seu negócio precisa faturar e quantos clientes precisa ter para ficar no zero a zero;
- estimativa de clientes e faturamento para alcançar o público desejado;
- e muito mais!
Assim, nos nossos cálculos, a estimativa de investimento para uma academia pequena, em torno de 200 a 250 m², com musculação e espaço para aulas de dança, gap e zumba; fica entre 125 e 165 mil reais.
Esse valor foi dividido da forma que você verá a seguir.
Reformas e reparos
Na reforma, estão inclusos os ares-condicionados, a pintura, a iluminação, a criação de ambientes com divisórias, entre outros.
Em média, gasta-se de 35 a 50 mil reais.
Móveis
Com móveis e equipamentos para o funcionamento administrativo da academia, gasta-se entre 5 e 7 mil reais.
Equipamentos de ginástica e musculação
Aqui está o maior gasto: em torno de 70 mil reais para comprar os equipamentos necessários.
Você pode diminuir esse investimento em até 40% se optar por equipamentos usados, mas cuidado com o estado de conservação.
Capital de giro
O capital de giro médio ficou em 26 mil reais.
Quais são os ganhos de uma academia?
O faturamento médio BRUTO de uma academia é de 45 mil reais, com ganho líquido em torno de 20% a 25%. Ou seja, de 9 a 11,2 mil reais.
Para ter o retorno do investimento, estima-se de 12 a 18 meses.
Montar uma academia é um bom negócio?
Pode ser um ótimo negócio. O que vai determinar o sucesso do seu empreendimento é:
- o mercado local;
- o ponto comercial escolhido;
- a aptidão para o negócio;
- os números da academia.
Faça um plano financeiro e descubra se os números de investimento, vendas e lucratividade são favoráveis.
Veja também quantos alunos você precisará ter para pagar todos os custos e começar a ter lucro.
Assim, você fica preparado para diferentes cenários e aumenta bastante as suas chances de sucesso.
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Um forte abraço e até breve!