Qual é o valor do investimento, lista de equipamentos para iniciar, como escolher a melhor localização e ainda: duas dicas para você vender e lucrar mais na sua doceria.
Continue neste post até o final para descobrir tudo isso e muito mais! Também vamos mostrar uma ferramenta que você pode usar para fazer todo o plano financeiro da sua loja de doces.
A partir de agora vamos direto para as dicas especiais de como montar uma doceria de sucesso!
Uma doceria pode ser um negócio muito lucrativo devido à boa aceitação das pessoas e o alto consumo de doces.
Para se ter ideia do tamanho desse mercado no Brasil, o faturamento anual ultrapassa a casa dos 12 bilhões.
Ficou interessado em trabalhar com doces?
Veja neste artigo como montar uma doceria e tire suas dúvidas sobre:
- Mercado e concorrência
- Melhor localização
- Estrutura e equipamentos
- Investimento
- Ganhos
- Dicas
- E muito mais!
Se ficar com alguma dúvida, não esqueça de deixar nos comentários!
Mercado e Concorrência
O mercado de doces fatura bilhões todos os anos, mas ainda é pouco explorado. Principalmente em cidades de pequeno a médio porte.
No geral, a concorrência se dá com padarias e grandes franquias, como a Cacau Show. Em outras palavras, existem poucas docerias especializadas.
E é aí que está a grande oportunidade!
Você pode trabalhar como diferencial competitivo, por exemplo, um negócio especializado em doces de alta qualidade.
Ou ainda, com a alimentação saudável em alta, focar em produzir doces com ingredientes “fitness”. Essa também é uma excelente ideia.
Antes de abrir a sua doceria, faça um estudo do mercado local e da concorrência para validar a sua ideia de negócio.
Mas lembre-se: através de diferenciais competitivos é possível ultrapassar a concorrência e ter bons lucros.
Localização e Tamanho da Doceria
A localização do estabelecimento dependerá de qual será o seu foco de atuação. Qual é o tipo de doceria que você deseja montar?
Se o objetivo é trabalhar com doces, tortas e bolos sob encomenda, a localização pode ser mais afastada da região central.
Atenção! Neste caso, você precisará investir mais em propaganda para que os clientes saibam da existência da doceria naquela área.
Avenidas com grande tráfego de pessoas e galerias são boas opções.
Agora, se a intenção é abrir uma doceria onde os clientes possam consumir no local, estar bem situado é fundamental.
É preciso que a doceria esteja em meio às pessoas e que seja fácil dar uma paradinha. Assim, elas podem comer um doce e voltar ao que estavam fazendo antes.
Uma espécie de momento de lazer.
Por isso, docerias são comuns no centro da cidade, calçadões, shoppings e próximas aos grandes centros comerciais, empresas e prédios.
Quanto ao tamanho, uma doceria pequena pode ser aberta em um espaço a partir 35 m². Dê atenção ao projeto arquitetônico e à forma como os equipamentos e utensílios serão dispostos.
É importante que tudo esteja à mão e com facilidade para o manuseio.
Estrutura e Equipamentos para Doceria
No geral, a doceria conta com uma estrutura mínima que abrange:
- Área de atendimento ou salão,
- Depósito para guardar o estoque;
- Sanitário;
- Área de produção ou cozinha.
Dentre os equipamentos de cozinha necessários para iniciar uma doceria estão:
- Batedeira planetária;
- Forno e fogão industrial;
- Mesa Inox;
- Mixers;
- Balanças;
- Freezer;
- Utensílios de cozinha;
- Entre outros.
Funcionários da Doceria
A quantidade de funcionários depende do tamanho da doceria, quantidade de doces produzidos, modelo de negócio estabelecido e outras características.
Normalmente, é possível iniciar com quatro colaboradores, sendo:
- 2 na cozinha;
- 1 no caixa;
- 1 no atendimento.
Faça uma análise do tipo de doceria que deseja abrir e avalie sua própria necessidade de colaboradores. Esses são números gerais para começar.
Investimento na Doceria
O valor do investimento para montar uma doceria dependerá de uma série de fatores, por exemplo:
- Quantidade de estoque;
- Adaptação no ponto comercial;
- Tipo de mobília;
- Equipamentos;
- Entre outros.
Para saber o valor mais próximo possível do investimento real, você terá que fazer um plano financeiro.
Como sabemos que você precisa ter uma ideia do quanto gastará para montar uma doceria, trouxemos uma simulação. Para os cálculos, usamos nossa ferramenta e dados estimados, colhidos com outros empreendedores.
Porém, quero que fique claro: é uma estimativa que pode variar para mais ou para menos. Não representa os dados do seu negócio.
Uma doceria de pequeno porte, relativamente simples, custa entre 45 e 65 mil reais. No caso da compra de equipamentos usados, esse valor pode cair para 30 a 40 mil reais.
Confira a seguir como fica essa divisão do capital!
Estrutura da Doceria
Pequenas adaptações do ponto comercial, móveis e equipamentos exigem um investimento estimado entre 30 e 40 mil reais.
É a maior parte dos gastos. Portanto, se deseja economizar na abertura, é nessa etapa que precisa se concentrar.
Comprar itens usados pode ser uma boa ideia, mas cuidado com o estado de conservação e o consumo de energia.
Equipamentos antigos costumam gastar mais energia, então avalie se vale mesmo a pena comprá-los usados.
Estoque Inicial
O valor do estoque é o que mais muda de uma doceria para outra. Isso porque as compras de ingredientes dependerão da expectativa de clientes atendidos e dos tipos de doces.
No geral, costuma-se gastar entre 3 e 5 mil reais para montar o estoque inicial.
Como a necessidade de estoque é baixa, o valor não é muito alto. São produtos que você pode comprar no comércio local para repor rapidamente, sempre que precisar.
Capital de Giro
O capital de giro é uma espécie de reserva financeira para cobrir custos operacionais e compra de mercadorias. Dessa maneira, você garante o funcionamento do negócio até que receba o pagamento dos clientes.
Esse valor dependerá de alguns dados específicos, como:
- Volume de vendas;
- Prazo de pagamento de fornecedores;
- Prazo de recebimento das vendas;
- Gastos da doceria.
Em nossa simulação, dentro das condições que propusemos, a estimativa de capital de giro ficou em 25 mil reais. Sugiro que você faça sua própria simulação com as características da sua doceria.
Faturamento e Ganho Líquido
O faturamento médio de uma doceria fica entre 25 e 45 mil reais. Desse valor, o ganho líquido gira no percentual de 22%.
De modo geral, docerias já consolidadas, com um bom público comprador, conseguem ganhar entre 6 e 10 mil reais no final do mês.
Claro, existem casos de docerias com ganhos líquidos muito superiores. Estamos trazendo aqui apenas uma estimativa média.
Diferencial competitivo
O que seus concorrentes estão fazendo que os tornam referência? Quais são os pontos que poderiam melhorar?
Analisar a concorrência e replicar o que está funcionando, além de ser melhor nos aspectos que falham, é uma das maneiras de criar diferenciais competitivos.
Listei diferenciais para doceria que podem ajudar o seu negócio a se destacar no mercado:
- Fazer tele-entrega;
- Aceitar pedidos online;
- Manter um excelente atendimento;
- Priorizar qualidade ao preço;
- Investir em decoração e criar um ambiente aconchegante.
Dica especial para lucrar mais na Doceria
Saiba exatamente os custos de cada receita dos doces, tortas e bolos. Assim, você pode aumentar o lucro da doceria.
Veja no exemplo: lançamos no Simulador de Negócios duas receitas de cookies de chocolate bem parecidas. Os tamanhos dos cookies são iguais.
Também incluímos os custos de cada ingrediente e o rendimento.
O resultado: um cookie custa 38% mais caro do que o outro.
Ainda percebemos que a receita mais cara não é a preferida! Os consumidores dizem que ela fica muito doce, provavelmente pelo excesso de chocolate ou açúcar.
Portanto, a dica é: saiba exatamente quanto custa cada doce, torta e bolo. Experimente novas receitas até conseguir selecionar as que os clientes adoram e são mais baratas para produzir.
Assim, você terá guloseimas mais lucrativas e que vendem bastante!
Dica especial para vender mais
Um desafio frequente das empresas percebido durante as consultorias é a necessidade de vender mais.
Antes de tudo, vale lembrar que nem sempre o problema está na quantidade de vendas. Ele pode se esconder no quanto cada produto contribui para o lucro da empresa, como visto na dica anterior.
Para aumentar as vendas, você deve focar na propaganda e no bom atendimento.
O bom atendimento cria a famosa recomendação boca a boca, que é muito efetiva.
Já em relação à divulgação para docerias, as redes sociais trazem os melhores resultados.
Publicações de fotos dos melhores doces na página do Facebook ou em grupos locais, juntamente com os stories no Instagram, costumam alavancar as vendas.
Você pode turbinar a visibilidade patrocinando posts para pessoas da região.
Com essas estratégias, logo logo muitas pessoas estarão falando dos seus doces e as vendas aumentarão.
Fidelize esses clientes com um bom atendimento, doces deliciosos e promoções.
Afinal, abrir uma doceria é uma boa ideia?
Pode ser um ótimo negócio. Tudo vai depender de como você planejar e conduzir a doceria.
Como o valor gasto por cliente na loja é relativamente baixo, você precisará ter bastante giro de clientes para bancar os custos de aluguel, funcionários e sua retirada mensal de pró-labore.
Por isso, talvez seja uma boa ideia optar por um modelo de doceria mista. Nela, você vende doces, tortas e bolos para consumo no local, mas também pega encomendas para festas, eventos e aniversários.
Na parte de planejamento, descubra se o investimento inicial e o capital de giro estão dentro do que você pretende investir. Veja se a doceria pode ser lucrativa nas condições em que você pretende montá-la.
Resumindo, ao planejar uma doceria, são várias questões a serem respondidas. Essas respostas são encontradas com o plano financeiro.
Tenha um e aumente bastante as suas chances de sucesso!
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Aproveite e deixe nos comentários: qual é a sua principal dúvida ou dificuldade para montar a sua doceria?
Um forte abraço e até breve!