Quantas vezes você passou por uma lanchonete e havia bastante gente no balcão? Inúmeras, aposto.
Diante disso você se pergunta porque não abrir a sua, mas você nao sabe por onde começar.
Qual o investimento inicial, o faturamento, a melhor localização…?
Este post é para esclarecer todas estas dúvidas.
E para ajudar ainda mais, vou te apresentar uma ferramenta incrível que vai te dar informações sobre capital de giro, margem de lucro e muito mais.
Todos sabemos que, uma lanchonete não é um negócio novo, mas ainda pode ser lucrativo.
Como ponto positivo está a alta demanda de clientes, em especial quando instaladas nos lugares certos, como próximo a rodoviárias e aeroportos.
Diferente de um restaurante, o foco da lanchonete costuma ser os lanches e os produtos rápidos, por exemplo, sanduíches naturais, pastéis, coxinhas, hamburgueres, entre outros.
Decidiu começar sua própria lanchonete? Então vamos lá!
Neste post eu vou falar sobre:
- – Quanto custa montar uma lanchonete pequena: Investimento e Despesas
- – Faturamento e ganhos de uma lanchonete
- – O que é necessário para abrir uma lanchonete: estrutura e equipamentos
- – O que vender em uma lanchonete: tipos de lanches mais vendidos
- – Dicas para inovar em uma lanchonete
- – Localização Ideal para Montar uma Lanchonete
- – Marketing: Como divulgar a lanchonete e conquistar novos clientes
Quanto custa montar uma lanchonete pequena?
Falar que você vai gastar 5, 20 ou 100 mil reais, mas sem conhecer os dados da sua ideia para lanchonete é impossível.
Enfim, você pode abrir uma pequena loja de lanches em uma peça comercial em um bairro, sem funcionários, apenas você.
Neste caso, com 5 a 7 mil reais pode ser que consiga montar.
Contudo, uma lanchonete ainda pequena, com 3 colaboradores e bem estruturada, tem outro valor.
Como eu sei que você precisa de uma estimativa para decidir se o negócio está dentro das suas condições e expectativa de ganho eu criei um plano financeiro para uma lanchonete com o Simulador de Negócios.
As características básicas do negócio são:
- – Faturamento bruto em torno de R$ 20 a R$ 22 mil reais
- – 3 funcionários
- – Ponto comercial com valor aproximado de aluguel de R$ 1.200 reais
O investimento total para abrir a lanchonete ficou entre R$ 35 e R$ 40 mil reais, divididos mais ou menos assim:
- Capital de giro: R$ 10 a 11 mil reais, sendo 5 a 6 mil reais de estoque inicial e R$ 4 a 5 mil reais de caixa mínimo.
- Equipamentos: R$ 15 mil reais
- Outros investimentos como mobiliário, computador, impressora fiscal, adaptação e reforma, caução de aluguel e legalização: R$ 12 a R$ 13 mil reais.
Os dados fornecidos não substituem o seu próprio plano financeiro levando em conta os dados específicos para o seu negócio.
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O que vender em uma lanchonete: tipos de lanches mais vendidos
Não há uma regra do que pode ou não vender, mas claro, tem os alimentos e bebidas com maior saída.
Dos lanches mais vendidos estão:
- Salgados fritos
- Sanduíches e torradas
- Cachorros-quentes
- Hamburgueres
- Fatias de pizza
- Bolos
- Saladas de fruta
É possível oferecer pratos feitos, como a la minuta, por exemplo.
Dependendo da localização da lanchonete, pode ter uma ótima saída. Sobretudo nos locais de concentração de viajantes.
Já as bebidas mais vendidas estão:
- Cafés
- Refrigerantes lata
- Sucos naturais
- Chocolate quente
- Refrigerantes 600 ml
- Sucos de lata
Dicas para inovar em uma lanchonete
Lanchonetes são uma ideia de negócio tradicional, mas há sim formas de inovar e aumentar as chances de conquistar novos clientes.
Um exemplo disso são as lojas de lanches temáticas.
Através de uma temática na lanchonete você atrai mais a atenção para o negócio, dessa forma, você aumenta a clientela.
Dispor de um ambiente de leitura ou para trabalho em que os clientes possam fazer uso da internet e abrir os seus notebooks também são diferenciais.
Uma novidade que poucas lanchonetes criam, por exemplo, é o espaço kids. Esse pode ser um ótimo diferencial competitivo porque muitos pais estão com seus filhos.
Você pode transmitir em um telão ou na televisão jogos de futebol e outros atrativos televisivos.
Todavia, muitos clientes de lanchonete afirmam que o que os fizeram entrar é a arquitetura, jogo de cores e o mobiliário.
Por isso, invista na contratação de um arquiteto ou designer de interiores, o custo versus benefício costuma ser bem em conta e pode fazer toda a diferença no sucesso da sua lanchonete.
Localização Ideal para Montar uma Lanchonete
Um bom local ajuda muito quando o assunto é venda de lanches.
No entanto, um bom ponto pode ser próximo a rodoviárias, aeroportos e estações de trem, ou na região central da cidade.
Também, bairros populosos podem comportar uma lanchonete na avenida principal e se tornar o point do local.
Marketing: Como divulgar a lanchonete e conquistar novos clientes
Há diferentes formas de divulgação, mas como escolher a ideal? Isso vai depender do local da sua lanchonete e também do seu objetivo.
Por exemplo, deseja tornar a sua lanchonete em um ambiente que as pessoas vão para se reunir ou o seu foco é atingir quem passa na frente para entrar e comer um lanche rápido e tomar um café?
Outro aspecto é, se está fixada em um ambiente de movimento intenso, como por exemplo, rodoviárias, aeroportos e centro da cidade, ou locais de menor circulação, como em ruas mais afastadas, até mesmo um bairro, em que precise fazer com que as pessoas se desloquem para ir.
No geral, para locais de grande circulação a forma de marketing com melhores resultados ainda são as fachadas vivas, ambientes internos atrativos e boas iscas, como promoções e descontos.
Já se o objetivo é tornar a sua lanchonete em um ponto de encontro, similar a um café bar, você pode investir nas redes sociais através de publicações e anúncios patrocinados.
Contudo, é a forma mais barata de divulgar e com maior potencial.
Pedir para que os clientes marquem seus amigos e oferecer programas de fidelidade também costumam trazer bons resultados.
Gostou das dicas para montar sua lanchonete? Espero que sim.
Compartilhe este post com conhecidos e amigos que você sabe que tem interesse pelo assunto.
Quer abrir o seu próprio negócio do zero, porém não sabe por onde começar? Eu te ajudo!
Escreva nos comentários ou entre em contato comigo.
Um grande abraço e até o próximo.