Como Montar uma Loja de Bijuterias

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Quer montar uma loja de bijuterias e não sabe por onde começar? Escolha da localização, concorrência, investimento inicial, faturamento e dicas para vender mais.

Descubra neste post tudo o que você precisa para abrir seu próprio negócio. Além disso, conheça uma ferramenta exclusiva que pode ajudar no planejamento da nova empresa.

Veja a seguir como abrir uma loja de bijuterias do zero e alcançar o sucesso!

Cada vez mais o mercado de bijuterias cresce e não é para menos. Algumas delas são confeccionadas em um padrão de qualidade tão alto que muitas vezes fica difícil diferenciar de uma joia.

Além disso, o público comprador também é o maior do mercado. Ou seja, classe econômica B e C, o que permite vender (e muito!) conquistando um excelente faturamento.

Gostou da ideia de montar uma loja de bijuterias? Neste post, vamos falar sobre:

  • Mercado e concorrência
  • Melhor localização
  • Plano de negócios
  • Fornecedores
  • Estrutura, móveis e decoração
  • Investimento
  • Quanto lucra uma loja de bijuterias
  • Marketing e muito mais!

Vamos começar?

Mercado e Concorrência

O mercado de bijuterias está em alta e cresce mais de 5% ao ano no Brasil.

A concorrência no setor é considerada alta, mas devido à grande demanda pelos produtos, existe espaço para novas lojas, com boa expectativa de ganhos.

É claro que você deve analisar como está o mercado local na sua cidade ou região. Se existirem outras lojas de bijuterias com muitos clientes, é um ótimo indicador.

Isso significa que a ideia pode ser um sucesso!

Localização da Loja de Bijuterias

A melhor localização para abrir sua loja de bijuterias dependerá do foco das vendas e das estratégias de marketing.

Por exemplo, você pretende trabalhar com entrega de mercadoria, divulgação e vendas através de redes sociais? Ou até mesmo com representantes para fazer a venda direta?

Nesses casos, a localização pode ser mais afastada. Talvez você possa até montar o negócio em casa!

Agora, se o seu objetivo é vender bijuterias mais caras, para a classe B, ou atingir o público que transita na cidade, evitando gastar com campanhas de marketing, isso muda.

Vale também para quem deseja se limitar a atender e vender apenas na loja. A localização ideal, então, é em shoppings, na região central da cidade ou em vias de alto tráfego de pedestres.

É importante verificar se as pessoas que transitam na área escolhida estão dentro do perfil do seu público-alvo. Caso contrário, a localização é ruim.

Fornecedores para Loja de Bijuterias

Quando o assunto é começar uma loja de bijuterias, os fornecedores têm um papel fundamental. Eles são um dos principais responsáveis pelo sucesso, seja pela qualidade das peças, variedade ou preço.

Você tem duas opções para adquirir as bijuterias:

  • Com fornecedores;
  • Como lojista, em atacado.

Na compra com fornecedores, além da vantagem de poder negociar prazos de pagamento, você recebe as mercadorias na loja e obtém certa segurança quanto à qualidade e o reabastecimento das peças.

Já a compra em forma de atacado permite que você escolha uma variedade maior de bijuterias. Além, é claro, de comprar com diferentes lojistas e barganhar preços.

Porém, o lado negativo é não saber se determinado modelo ou tipo de bijuteria estará disponível futuramente. Existe também a necessidade de se deslocar até grandes centros, como é o caso da 25 de março em São Paulo.

Quais produtos mais vendem?

  • Colares com zircônia em formatos de coração, estrela e ponto de luz;
  • Anéis folheados a ouro com pedras de zircônia;
  • Brincos de franjas, argolas e folheados a ouro;
  • Pulseiras e colares com letras e nomes;
  • Pulseiras e correntinhas com medalhas;
  • Bijuterias gospel, com medalhas e pingentes.

Antes de escolher as mercadorias, pense no seu público-alvo, principalmente quanto à faixa etária. Isso diferencia muito os gostos e preferências.

Uma boa dica é fazer uma pesquisa online em sites de bijuterias e páginas de outras lojas do segmento no Facebook. Assim, você pode ver o que as clientes mais comentam e gostam.

Fale também com seus conhecidos para descobrir o que mais agrada. Contudo, lembre-se de perguntar para pessoas que estão dentro do seu perfil de cliente.

Estrutura e móveis

A loja de bijuterias pode ser pequena e ter uma estrutura simples:

  • 1 salão com mostruários;
  • 1 banheiro;
  • 1 espaço para o caixa.

O ideal é ter também um ambiente pequeno separado para armazenar o estoque.

A mobília e a decoração são vistas pelos clientes como um diferencial competitivo e podem fazer toda a diferença.

Através delas, você pode transformar uma loja de bijuterias em uma loja de grife. Tudo dependerá de como deseja apresentar o seu negócio para os consumidores.

Quanto aos móveis, sua loja precisará de pelo menos:

  • Expositor de bijuterias;
  • Painel para bijuterias;
  • Balcão de caixa;
  • Balcão expositor;
  • Vitrines;
  • Prateleiras;
  • Espelhos.

Para tornar o ambiente aconchegante, uma boa dica é colocar sofás para as clientes se sentarem. Dependendo do tipo de loja, tapetes e mesa de centro para complementar.

Quanto vou gastar para montar uma loja de bijuterias?

Cada negócio tem particularidades que influenciam no valor total do investimento. Desde um móvel mais caro ou estoque até a reforma do ponto comercial.

Por isso, dizer que gastará 10 ou 100 mil reais, sem conhecer a fundo o seu negócio, é uma espécie de chute.

Como sabemos da necessidade de ter uma ideia de custo, até mesmo para descobrir se está dentro do seu potencial de investimento, criamos uma estimativa baseada em dados de outras lojas de bijuterias.

Mas cuidado: esses dados não excluem a necessidade de fazer o seu plano financeiro. Faça-o da mesma forma!

Se tem dificuldades em realizar o cálculo e o planejamento, o nosso Simulador de Negócios pode ajudar. Com ele, você insere os dados solicitados e gera um relatório interativo, com números e gráficos de dezenas de informações necessárias.

Entre elas, estão:

  • Investimento total;
  • Gastos e despesas mensais;
  • Margem de lucro;
  • Melhor enquadramento empresarial e tributário;
  • Ponto de equilíbrio, famoso zero a zero;
  • Quantidade de vendas e faturamento para atingir o lucro esperado;
  • Formação de preço;
  • E muito mais!

Em nosso cálculo, pensado em uma loja de 35 m², o investimento total variou entre 15 e 22 mil reais.

Quanto fatura uma loja de bijuterias?

Uma loja de bijuterias, com bom movimento e bem localizada, costuma faturar entre 16 e 25 mil reais.

O ganho líquido (aquele que sobra no caixa da empresa após o pagamento de todas as despesas e encargos) gira na casa dos 40%. Isso representa um ganho médio de 6.500 a 10 mil reais.

Marketing e dicas de vendas

Para aumentar as vendas, o segredo é implementar estratégias de marketing.

No geral, há três estratégias que trazem melhores resultados nesse tipo de negócio. São elas:

  • Trabalhar a vitrine corretamente para atrair quem passar na frente;
  • Divulgação nas redes sociais, principalmente nos grupos locais;
  • Encontrar colaboradores para venda direta ou em estabelecimentos conveniados.

Além disso, mantenha um cadastro dos seus clientes e, se possível, um grupo no Whatsapp para lançar as novidades.

Lembre-se também de prestar um ótimo atendimento, que faz toda a diferença na fidelização.

Montar uma loja de bijuterias é um bom negócio?

Com o crescimento do mercado, pode ser um ótimo negócio.

Porém, o sucesso da sua loja também depende de outros fatores. São eles: escolha dos fornecedores, localização e, principalmente, dos números da sua loja de bijuterias.

Você precisa descobrir se o investimento e o capital de giro estão dentro das suas possibilidades. Também avalie se os números de ponto de equilíbrio e lucratividade são favoráveis.

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Responda nos comentários: qual é a sua principal dificuldade ou dúvida em montar sua loja de bijuterias?

Se precisar de ajuda para iniciar o seu negócio, basta entrar em contato.

Um forte abraço e até breve!

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