Reparou como a grande maioria das pessoas buscam comprar roupas na loja virtual de roupas?
Ao olharmos para esta crescente, pensamos porque não entrar no ramo e começar a faturar sem sair de casa.
Montar um negócio virtual pode ser a solução para muitos que estão em busca de se tornar empresários, tendo como pontos positivos o baixo investimento inicial, alto potencial de faturamento e sobretudo, a chance de crescimento em grandes proporções.
Dentre os negócios online, as lojas de roupas ou e-commerces de roupas estão entre os mais bem vistos, justamente por ter uma grande demanda e a margem de ganho líquido ficar próxima a 30%.
Porém, a maior questão das pessoas antes de investir na sua própria loja de roupas são as dúvidas com relação aos custos, faturamento, divulgação….
Pensando nisso, eu decidi fazer este post pois, vou tirar suas dúvidas.
E mais, eu vou te apresentar uma ferramenta ótima que, vai ajudar nos cálculos de margem de lucro, tempo de retorno do seu investimento e muito mais.
E o melhor: você não precisa entender de cálculos. A ferramenta calcula tudo por você.
Quer saber se vale a pena montar uma loja virtual de roupas?
Então aproveite este post pois, nele eu vou falar sobre:
- – Qual o custo para abrir uma loja virtual de roupas
- – Quanto fatura em média uma loja virtual de roupas
- – Fornecedores de Roupas para Loja Virtual de Roupas
- – Como divulgar a loja de roupas online
- – Loja virtual no Instagram
- – É possível montar uma loja de roupas com pouco dinheiro?
- – Vale a pena montar uma loja de roupas virtual?
Qual o custo para abrir uma loja de roupas online: Investimento Inicial
O investimento para montar um e-commerce de roupas pode variar em razão de diversos fatores, por exemplo, o modelo de site desenvolvido, marcas das roupas, tempo de reposição pelos fornecedores e período de tempo que o estoque deve durar.
Por isso eu não posso dizer que você vai gastar exatos 10, 30 ou 50 mil reais para abrir sua loja de roupas virtual.
Contudo, como eu sei que você precisa de uma estimativa de gastos, eu utilizei dados de outras lojas e inseri no simulador de negócios, com isso eu criei um plano financeiro.
Mas cuidado.
Os dados que vou apresentar não substituem o seu próprio plano financeiro levando em conta as características da sua loja de roupas virtual, afinal, o valor sofre influência de diversos fatores.
Se você não sabe como fazer um plano financeiro, por aqui você pode conferir um vídeo em que eu ensino passo a passo, espero que goste!
A loja virtual de roupas do nosso exemplo tem como características básicas:
- Não há ponto comercial, o estoque é armazenado em uma peça na própria residência.
- Conta com 3 colaboradores eventuais, um web designer, um fotógrafo e um especialista em marketing digital para fazer os anúncios.
- Faturamento bruto aproximado de R$ 36 mil reais.
- Estoque inicial para 30 dias com tempo de reposição de 12 dias.
O investimento inicial ficou entre R$ 35 e R$ 40 mil reais, dividido aproximadamente assim:
- Estrutura inicial, como criação de site, campanha de marketing inaugural, móveis como araras e balcões para guardar as roupas, computador, entre outros: R$ 8.800,00 reais.
- Capital de giro: R$ 28 a 29 mil reais, sendo R$ 21 a R$ 22 mil reais de estoque inicial e R$ 6 a R$ 7 mil reais de caixa mínimo.
O mapa mental e o plano de negócios
Este é um bônus extra que resolvi te passar.
Um plano de negócio é o que te conduz ao sucesso. Através dele você consegue reduzir os riscos e evitar possíveis erros.
Além disso, o plano de negócios também é capaz de ajudar a sua empresa crescer.
Deixo então este link para você ler e entender o passo a passo de como fazer o seu plano de negócios e algumas dicas a mais.
Tenho certeza absoluta que vai ajudar.
Deixo aqui o Mapa Mental completo para você baixar. No texto do link acima, você também vai entender porque deve fazer uso de seu mapa.
Mapa do Plano de Negócios
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- Entenda as 7 áreas do plano de negócios,
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Quanto fatura em média uma loja virtual de roupas
A loja virtual de roupas do plano financeiro criado consegue faturar bruto cerca de R$ 36 mil reais.
Portanto, a margem de ganho líquido ficou em 33%.
Lembre-se, esta margem de ganho está ligada de forma direta ao preço de compra, venda e as despesas, por isso pode variar de negócio para negócio.
Assim, o proprietário da loja virtual de roupas tem em caixa entre R$ 11 e R$ 13 mil reais depois de pagar todas as despesas do negócio e levando em conta uma retirada de pró labore de um salário mínimo.
Você pode fazer o seu próprio plano financeiro usando a ferramenta que eu usei!
Com ela basta inserir alguns dados simples e os cálculos são executados automaticamente. Ao final, você recebe informações fáceis de interpretar, além de uma tela com resumo e gráficos.
Dentre as informações geradas pelo Simulador estão:
- Investimento inicial
- Faturamento líquido
- Margem de lucro líquido
- Capital de giro
- Melhor enquadramento empresarial e tributário
- Produtos mais rentáveis
- Prazo de retorno sobre o investimento
- Despesas fixas e variáveis
- Ponto de equilíbrio: famoso zero a zero
- Informações exigidas por bancos para conceder financiamento empresarial
- E muito mais!
Você pode conhecer melhor o simulador clicando neste link aqui. Espero que goste!
E tenho uma boa notícia: de bônus, eu vou deixar este modelo preenchido da Loja Virtual de Roupas para você usar e adaptar. Corre conferir!
Fornecedores de Roupas para Loja Virtual de Roupas
Bons fornecedores podem ser difíceis de encontrar, sendo assim, eu criei uma lista de fornecedores que vou disponibilizar para você baixar e iniciar as suas pesquisas.
Para validar e decidir pelo melhor fornecedor de roupas considere fatores como:
- Preço
- Qualidade das roupas
- Variedade de marcas e modelos
- Atendimento ao consumidor
- Prazo de reposição de estoque: é muito importante e vai impactar no valor de capital de giro necessário.
- Atualização de catálogos e roupas das estações
Também, verifique a política de trocas de mercadorias.
Guia Fornecedores
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Como divulgar a loja de roupas online
Há diversas maneiras de divulgar produtos e negócios na internet, desde anúncios em rede de display, motores de busca, vídeos no Youtube, redes sociais, até patrocínios em blogs ou destacamento dos anúncios em sites como no Mercado Livre.
Mas para não confundir você, eu vou te passar o que tende a funcionar melhor quando o assunto é venda de roupas na internet.
E claro, estou supondo que você vai abrir um e-commerce com seus produtos, além de divulgar em outros locais.
- Anúncios patrocinados no Facebook e Instagram, com impulsionamento das publicações com as novidades da loja virtual
- Anúncios no shopping do Google
- Anúncios premiuns no Mercado Livre
- Invista em SEO para que as roupas fiquem bem posicionadas no Google
Essas tendem a ser as melhores formas de investir em marketing digital para vender mais roupas online.
Faça a captação de e-mails e dados, com isso você pode criar um funil de vendas com o e-mail marketing.
Há muitas lojas de roupas que investem em anúncios patrocinados no Google para se manter bem posicionadas, contudo, o custo por clique tende a ser mais caro, fazendo com que o investimento em redes sociais se torne mais atrativo.
Loja virtual no Instagram
O Instagram é uma excelente vitrine de negócios e usar o seu perfil comercial para vender roupas pode ser uma boa oportunidade.
Evite misturar perfil pessoal e comercial.
Sempre responda seus clientes, tanto em comentários como nas mensagens privadas.
Você pode montar um grupo no WhatsApp em conjunto, por ser mais intimista e dinâmico costuma gerar muitas vendas recorrentes.
No entanto, para aumentar o alcance das publicações no Instagram, conseguir um maior engajamento e conquistar inscritos, separei algumas dicas.
- Utilize tags relacionadas nas suas publicações. Não use aleatoriamente, faça uma pesquisa prévia.
- Faça stories das novidades
- Publique todas as roupas com fotos em boa resolução
- Monte looks e faça um desconto especial para quem comprar todas as peças.
- Use todas as ferramentas do Instagram, como o Reels e IGtv.
- Invista em anúncios
- Conheça à fundo a ferramenta Instagram Analytics
- Interações, compartilhamentos e comentários melhoram o desempenho das publicações, por isso é importante incentivar seus seguidores e visitantes.
Uma boa dica é fazer sorteios e exigir que os participantes tomem determinadas ações, por exemplo, compartilhar e marcar outras pessoas.
Outra forma de aumentar bastante as vendas é fazer lives mostrando as roupas, se tiver uma modelo para experimentar os looks, é ainda melhor.
É possível montar uma loja de roupas com pouco dinheiro?
A resposta é sim.
Como falamos antes, o investimento inicial é baixo se comparado a expectativa de faturamento ou até mesmo outras ideias de negócios, e mesmo assim é possível montar com ainda menos dinheiro.
Para quem inicia com uma loja no Instagram e venda em sites de terceiros, como Enjoei, Mercado Livre ou Facebook, bem como, opta por trabalhar com dropshipping ou com um estoque inicial menor, o investimento pode ser inferior a R$ 6 mil reais.
Vale a pena montar uma loja de roupas virtual?
Montar uma loja virtual de roupas vale a pena, mas o ideal é segmentar, especializar-se em um nicho de mercado, uma vez que a concorrência é alta.
Faça sempre uma análise do seu mercado local, em alguns casos pode ser melhor abrir uma loja física de roupas e enfrentar uma concorrência menor, além de a margem de lucro bruto ser maior.
Então, minhas dicas foram úteis para te ajudar a acabar com suas dúvidas e você montar a sua loja? Espero que sim.
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Deseja abrir o seu próprio negócio, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, eu te ajudo.
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Um grande abraço e até breve!