Abrir uma loja de tecidos é um negócio tradicional e ao mesmo tempo pouco explorado, e é justamente isso que a torna uma boa opção.
A baixa concorrência e o fato de que a maioria dos clientes sentem a necessidade de ver, tocar e sentir o tecido antes de realizar a compra faz com que a demanda seja regular
E sendo assim, faz com que a guerra de preços frequentes nas vendas online tenha menor relevância.
Contudo, existem diversas dúvidas antes de montar um negócio.
O custo de montagem da loja, a média de ganhos, a melhor localização…todas estas dúvidas são comuns e, pensando nisso, decidi te dar algumas dicas.
Além disso, vou te apresentar uma ferramenta genial, que eu mesmo uso e vai te ajudar em todas as etapas de cálculos, inclusive nos tributos!
Preparado(a) para começar a sua própria loja de tecidos?
Vamos lá pois eu vou falar sobre:
- Quanto custa montar uma loja de tecidos pequena e também de médio porte
- Faturamento e ganhos de uma loja de tecidos
- Espaço e estrutura
- Quantidade de funcionários
- Fornecedores em atacado e estoque
- Dicas de divulgação para vender mais
Investimento para montar a loja de tecidos
O investimento inicial depende de diferentes fatores, por isso eu não consigo dizer que no seu caso irá gastar exatamente 40 ou 100 mil reais.
Contudo, eu posso simular uma loja de tecidos com determinadas características para lhe passar uma estimativa para analisar se a ideia preenche ou não as suas expectativas.
Mas cuidado, sugiro fazer o seu próprio plano financeiro com as características da sua ideia de negócio e usar os dados que vou te passar apenas para uma análise inicial.
Caso não saiba como fazer um plano financeiro, deixo este vídeo em que dou dicas, é só clicar!
Uma loja de tecidos de médio porte, com 3 colaboradores mais o proprietário, faturamento bruto estimado de R$ 69 mil reais, teve um investimento inicial de R$ 109 mil reais.
Os valores foram utilizados assim:
- Estrutura inicial, por exemplo, móveis, expositores, pintura, climatização, legalização, caução de aluguel e marketing inaugural: R$ 38 a R$ 39 mil reais.
- Capital de giro: R$ 70 a R$ 80 mil reais, sendo R$ 62 a R$ 63 mil reais de estoque inicial e R$ 8 a R$ 9 mil reais de caixa mínimo.
Já para uma loja de pequeno porte, com aproximadamente metade do tamanho e faturamento da mencionada, o investimento girou entre R$ 55 e R$ 65 mil reais.
O valor da estrutura inicial é de aproximadamente 22 mil reais e o capital de giro R$ 30 a R$ 35 mil reais.
O mapa mental e o plano de negócios
Este é um bônus extra que resolvi te passar.
Um plano de negócio é o que te conduz ao sucesso. Através dele você consegue reduzir os riscos e evitar possíveis erros.
Além disso, o plano de negócios também é capaz de ajudar a sua empresa crescer.
Deixo então este texto para você ler e entender o passo a passo de como fazer o seu plano de negócios e algumas dicas a mais.
Tenho certeza absoluta que vai ajudar.
Deixo aqui o Mapa Mental completo para você baixar. No texto acima, você também vai entender por que deve fazer uso de seu mapa.
Mapa do Plano de Negócios
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Faturamento e ganhos de uma loja de tecidos
O faturamento bruto da loja de tecidos de médio porte ficou em R$ 69 mil reais. A margem de ganho líquido atingiu 21%.
Assim, a proprietária tem em caixa cerca de R$ 14.500 a R$ 15 mil reais depois de pagar todas as despesas do negócio. Não considerei a retirada de pró labore, mas você pode lançar o valor no simulador de negócios e os demais cálculos são refeitos automaticamente.
Já a loja de tecido de pequeno porte faturou entre R$ 30 e R$ 32 mil reais. A margem de lucro é um pouco menor devido a compra em quantidade inferior, 19,5%.
Com isso, o proprietário tem em caixa entre R$ 6.500 e R$ 7 mil reais depois de pagar todas as despesas do negócio.
Quer usar esta mesma ferramenta para fazer o seu plano financeiro e ter os dados detalhados apresentados de forma simples e prática para interpretar?
No simulador você insere informações simples e toda a parte complexa de cálculos é executada automaticamente, não é preciso conhecimentos fórmulas ou legislação.
Ao final você tem uma tela com resumos e gráficos, bem como, pode simular cenários otimistas e pessimistas para a loja de tecidos.
Por exemplo, o que aconteceria se aumentasse 5% o preço do seu produto? E se as vendas caíssem 10%? Ou se alterar o regime tributário, qual é o impacto nos ganhos? Tudo isso você pode simular.
A ferramenta de auxílio para sua loja de tecidos
Dentre as informações geradas pelo Simulador estão:
- Investimento
- Ganho líquido
- Capital de giro
- Sugestão de enquadramento empresarial e tributário
- Tecidos e produtos mais rentáveis
- Quanto tempo leva para o retorno do investimento?
- Despesas
- Quantos produtos precisam ser vendidos e o faturamento para ficar no zero a zero
- Informações exigidas pelos bancos para financiamento
- E muito mais!
Conheça melhor o simulador clicando aqui.
E melhor, eu vou deixar de bônus o modelo que usei para você adaptar e modificar de acordo com as características da sua loja, aproveite!
Espaço e estrutura
A loja de tecidos pode ser aberta em um espaço aproximado de 80 m², divididas em:
- Pista
- Balcões de corte
- Caixa
- Banheiro
- Estoque
A estrutura consiste, na maior parte, em expositores de tecidos em rolos, balcões, prateleiras, computador, climatizadores e caixa.
Quantidade de funcionários para a loja de tecidos
A quantidade de funcionários necessários depende diretamente do volume de vendas.
No geral, pode-se iniciar uma loja de tecidos pequena com 1 vendedor e 1 caixa, podendo este último ser o proprietário.
Já a loja do exemplo tem 4 colaboradores:
- O proprietário na função de caixa
- 2 vendedores
- 1 auxiliar de serviços gerais
Fornecedores em atacado
Normalmente a compra de tecidos se dá na modalidade atacado, sobretudo para conseguir preços mais em conta e ter uma margem de lucro maior.
Nestes casos, os rolos de tecido costumam ser de no mínimo 25 metros.
Dessa forma, deixo logo abaixo, uma lista de fornecedores de tecidos para entrar em contato e buscar pelos melhores orçamentos.
Dentre algumas opções de fornecedores estão:
- CenterFabril
- BRC Tecidos
- EMATEX
- Aurora Têxtil
Guia Fornecedores
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- 13 Técnicas Para Descobrir Fornecedores
- Conheça os 5 Tipos de Fornecedores
- +Bônus: 7 Segredos do Sucesso de um Novo Negócio.
Dicas de divulgação para vender mais na sua loja de tecidos
Contudo, um erro frequente nas lojas de tecidos é divulgar os produtos, quando o que se tem observado é que o foco em divulgar a empresa ou negócio é mais efetivo neste segmento.
Veja, como há pouca concorrência no setor, o problema é justamente fazer com que os consumidores saibam que existe uma nova loja de tecidos na cidade para comprar os produtos.
Sendo assim, como divulgar o negócio?
Separei as formas mais efetivas de marketing para loja de tecidos, são elas:
- Cadastro no Google meu Negócio. Com isso você pode aparecer no mapa para buscas com termos relacionados a loja de tecidos e compra de tecidos em sua cidade ou região
- Invista forte no marketing inaugural na abertura da empresa, faça divulgação em grupos locais, Facebook e Instagram. Faça também anúncios patrocinados.
- Sorteios em redes sociais é uma excelente maneira de promover a loja de tecidos. Crie regras para participar do sorteio, por exemplo, comentar, curtir, marcar outras pessoas, compartilhar, entre outras.
Em conjunto com essas estratégias você pode distribuir panfletos.
Então, o que achou das minhas dicas para montar a sua loja de tecidos? Espero ter ajudado.
Compartilhe este post com amigos e conhecidos que você sabe que tem o mesmo interesse que você.
Deseja montar um negócio do zero, porém não faz ideia de por onde começar?
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Um grande abraço e até breve!