Como montar uma agência de marketing digital 

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Já pensou em montar a sua agência de marketing digital? 

Uma vez que a internet se tornou a maior vitrine de negócios, hoje, milhares de empresas faturam muito dinheiro todo mês. 

Mas para isso, é necessário investir em propaganda online de forma profissional, e é aqui que as agências de marketing digital estão cada vez mais sendo requisitadas. 

Com um investimento um tanto baixo e uma facilidade incrível para escalar os ganhos, montar uma agência de marketing digital pode ser uma ótima ideia de negócio. 

Dúvidas sobre como começar?  

O Investimento inicial, faturamento, localização são um mistério para você? Não se preocupe porque, além de te ajudar, vou te apresentar uma ferramenta incrível. 

Com ela, você pode calcular a margem de lucro, as despesas fixas, o prazo de retorno e muito mais para você montar o seu próprio negócio.  

E o melhor, você nem precisa entender de cálculos. 

Dicas para montar a sua agência de marketing digital

Então, decidiu montar a sua agência? Lápis e papel na mão pois, neste vídeo eu vou tirar as suas dúvidas e falar sobre: 

  • O que é uma agência de marketing digital 
  • Quanto custa para montar uma agência de marketing digital 
  • Quanto ganha uma agência de marketing digital: faturamento 
  • Como estruturar uma agência 
  • Quais serviços oferecer? 
  • Como conquistar clientes  
  • Portfólio: você precisa! 
  • Cliente Local versus Cliente Online: qual é melhor? 

O que é uma agência de marketing digital 

A saber, em resumo, a agência de marketing presta serviços focados em difundir uma marca e gerar crescimento utilizando os canais online, desde sites, motores de busca como Google, redes sociais como Facebook, Instagram, Youtube, até propagandas em sites e blogs. 

Quanto custa para montar uma agência de marketing digital 

Falar que você vai gastar exatos 10 ou 100 mil reais para montar a agência de marketing digital sem conhecer os detalhes da sua ideia de negócio é impossível porque, há diversas variáveis, como por exemplo: você possui computador ou precisa comprar?  

Qual é a marca e configuração do equipamento? Comprará mobília nova ou usada? Qual a marca dos móveis?  

Mas como eu sei que você precisa de uma estimativa para saber se abrir uma agência de marketing digital está dentro das suas condições financeiras e expectativa de lucros, eu criei um plano financeiro com dados de outras agências e lancei no simulador de negócios. 

Cuidado, os dados que vou te apresentar não substituem o seu próprio plano financeiro com as características específicas da sua ideia.  

Se você não sabe como fazer, confira o vídeo em que ensino passo a passo, o link é esse aqui

As características básicas da agência são: 

  • 3 Colaboradores 
  • Faturamento bruto de 21 mil reais 
  • Despesa fixa próxima a 9 mil reais, considerando o salário dos 3 colaboradores e um pró labore de um salário mínimo para o proprietário 

O investimento total ficou entre 18 e 19 mil reais, incluso a compra de 3 computadores simples e usados. O valor foi utilizado assim: 

  • Capital de giro: R$ 9 a 10 mil reais, incluindo o caixa mínimo.  
  • Gastos com estrutura inicial, por exemplo, computadores, caução de aluguel, mobiliário, legalização, entre outros: 8 a 9 mil reais  

O investimento pode ter uma redução de até 30% a depender das características que envolvem o capital de giro, que toma por base no cálculo as despesas fixas, prazos de pagamento de clientes e gastos para a prestação do serviço.  

O mapa mental e o plano de negócios 

Este é um bônus extra que resolvi te passar. 

Um plano de negócio é o que te conduz ao sucesso. Através dele você consegue reduzir os riscos e evitar possíveis erros. 

Além disso, o plano de negócios também é capaz de ajudar a sua empresa crescer. 

Deixo então este link para você ler e entender o passo a passo de como fazer o seu plano de negócios e algumas dicas a mais.  

Tenho certeza absoluta que vai ajudar. 

Deixo aqui o Mapa Mental completo para você baixar. No texto do link acima, você também vai entender porque deve fazer uso de seu mapa.   

Quanto ganha uma agência de marketing digital: faturamento 

O faturamento bruto médio da agência de marketing digital do vídeo é de 21 mil reais. 

A margem de lucros ficou em 31%. 

Isso significa que o proprietário tem em caixa cerca de 7 mil reais depois de pagar todas as despesas do negócio e levando em conta uma retirada de pró labore de um salário mínimo, inclusive para efeitos de contribuições sociais. 

Você pode fazer o seu próprio plano financeiro usando a ferramenta que eu usei! 

Dessa forma, basta inserir alguns dados simples e os cálculos são feitos na hora. Ao final, você recebe informações fáceis de interpretar, além de uma tela com resumo e gráficos.  

Dentre as informações geradas pelo Simulador estão: 

  • Investimento inicial 
  • Faturamento líquido 
  • Margem de lucro líquido 
  • Capital de giro 
  • Melhor enquadramento empresarial e tributário 
  • Produtos mais rentáveis  
  • Prazo de retorno sobre o investimento 
  • Despesas fixas e variáveis 
  • Ponto de equilíbrio: famoso zero a zero 
  • Informações exigidas por bancos para conceder aporte para a empresa. 
  • E muito mais! 

Você pode conhecer melhor o simulador clicando neste link. Espero que goste! 

E tenho uma boa notícia: de bônus vou deixar este modelo completo da Agência de Marketing Digital no meu canal do Youtube para você usar e adaptar. Aproveite! 

Como estruturar uma agência 

Não basta comprar a mobília, computadores e pronto, alcançar o faturamento desejado. É, no entanto, um trabalho continuo e dentro de um plano para médio e longo prazo. 

Para estruturar a agência de marketing digital inicie pelo seu plano financeiro e um plano estratégico, no qual conste todos os serviços oferecidos, estratégias de marketing que serão usadas na prospecção de clientes, ticket médio e metas de novos clientes para 1, 3, 6 e 12 meses. 

Acima de tudo, a prioridade da sua agência de marketing digital deve ser a prospecção de clientes. 

Enquanto isso, mantenha um portfólio com casos de sucesso pois, aumenta muito as chances de conversão. 

Estruture com cuidado os serviços e pacotes oferecidos. É vital treinar como vender os produtos da agência. 

Se trabalhar com clientes da sua região, faça uma pesquisa prévia de como está o marketing nas empresas, o que pode ser alcançado com base em outros clientes e entre em contato para agendar uma reunião. 

Um dos erros mais frequentes de agências de marketing digital é a falta de capital de giro, pois acreditam que por ter uma despesa baixa e se tratar sobretudo de prestação de serviços, não é necessário manter um caixa mínimo para a manutenção dos gastos, pagamento de mensalidades de programas e até mesmo investir em prospecção de novos clientes. Cuidado! 

Também, embora conquistar os primeiros clientes possa acontecer de um dia para o outro, você está preparado se demorar meses?  

Quais serviços oferecer? 

Quando o assunto é marketing online há muitas opções de serviços a oferecer, por isso vou citar os principais e deixar um documento completo para baixar na descrição do meu vídeo lá no canal do Youtube. Aproveite! 

  • Criação e manutenção de site e blog 
  • Elaboração de pautas e criação de conteúdos informativos com foco em marketing de conteúdo 
  • Otimização para Motores de Busca, famoso SEO. 
  • Criação e gestão de campanhas de anúncios em diferentes canais, como Google, Facebook, Instagram e Youtubew 
  • Criação de páginas de vendas 
  • Criação de funil de vendas 
  • E muito mais 

Se o foco da sua atuação for o mercado local, bem provável que trabalhe com 3 a 5 produtos mais buscados pelos clientes. Faça uma análise do que as empresas da sua região buscam. 

Como conquistar clientes para a agência de marketing 

Sim, até mesmo agências especializadas podem ter dificuldades em conquistar clientes, sobretudo no início, por isso algumas dicas sempre caem bem, concorda? 

Um erro que vejo de forma constante em agências digitais é estruturar a prospecção apenas na modalidade online por se sentir mais confortável.  

Mantenha duas frentes de prospecção, tanto online quanto física.  

O mercado local é pouco explorado por agências de marketing digital, que muitas vezes estão sediadas em um estado e possuem clientes em outros e, sendo assim, deixam todo o público local à deriva. 

E acredite, muitas empresas que estão dispostas a pagar caro por uma assessoria em marketing digital deixam de contratar por receio e falta de conhecimento do produto, precisando tão somente de uma visita com boa apresentação para se tornar um ótimo cliente. 

Assim, divida a sua atividade de prospecção: 

  • Física: faça um estudo prévio dos potenciais clientes na sua região, verifique a presença online, busque por melhorias e entre em contato para agendar uma reunião e demonstrar o que a sua agência pode fazer por eles.  
  • Online: a concorrência é muito maior e assim, seus clientes serão de locais diversos, exceto em casos de anúncios com foco regional. Estratégias com campanhas em redes sociais e SEO costumam trazer os melhores resultados. 

Experimente seguir essas dicas e verá resultados incríveis no seu negócio.  

Portfólio: você precisa! 

Quando o assunto é marketing, os clientes querem saber de resultados. Ou seja, o que você já alcançou para terceiros e o que esperar do seu serviço. 

Por isso um portfólio é vital, além de trazer algo mais palpável para o cliente, ao mesmo tempo gera autoridade e reduz as objeções no momento da contratação. 

No portfólio, insira informações como: 

  • Crescimento de visualizações ou pessoas alcançadas 
  • Faturamento estimado e concreto 
  • Custo por Aquisição de Cliente 
  • Prazos de campanhas e resultados 

Essas são apenas algumas das informações, faça uma análise dos dados disponibilizados.  

Contudo, cuidado para não encher de informações irrelevantes, pense como empresário, o que interessa para o cliente saber e que pode gerar a conversão? 

Cliente Local versus Cliente Online: qual é melhor? 

Com um mercado crescente e cada vez mais agências de marketing digital ingressando com foco em captação de clientes na internet, conquistar um espaço no meio digital concorrendo com agências especializadas é uma tarefa difícil. 

Impossível? De jeito algum. Mas pode exigir muito esforço e investimento. 

Sendo assim, o cliente local pode ser a melhor opção.  

Portanto, pare por um minuto e pense: quantas empresas e comércios tem na sua cidade? Quantas delas não investem em marketing digital ou fazem de forma grosseira e pouco efetiva? 

Se você está em uma cidade com mais de 80 mil habitantes, com certeza pode encontrar no mínimo 20 potenciais clientes. 

Então, gostou das dicas que te passei para montar sua agência de marketing digital? Espero que sim. 

Lembre-se de compartilhar o post com todos aqueles que você sabe que tem interesse no assunto tanto quanto você. 

Deseja montar seu próprio negócio, mas não sabe por onde começar? Eu te ajudo. 

Deixe um recado nos comentários ou entre em contato comigo

Um abraço e até breve! 

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