Como Montar uma Cafeteria

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Valor do investimento para iniciar, um cuidado que você deve ter para não errar na escolha da localização e muito mais. Juntamente com uma ferramenta que pode ser usada para planejar a sua cafeteria.

Se você quer descobrir tudo isso, confira este post até o final!

Primeiramente, responda nos comentários: qual é a sua principal dúvida ou dificuldade em montar uma cafeteria?

Agora vamos direto para o conteúdo especial que preparamos para você!

De antemão, é importante você saber que o Brasil é o segundo maior consumidor de café no mundo. O país fica atrás somente dos Estados Unidos, que ocupam a primeira posição.

Segundo um levantamento da ABIC, o consumo de café vem crescendo mais de 4% ao ano, com boas tendências para o futuro.

Diante desse cenário, abrir uma cafeteria pode ser um negócio muito vantajoso e lucrativo.

Ficou interessado? Então veja neste post como montar uma cafeteria e tire suas dúvidas sobre:

  • Concorrência e mercado
  • Público-alvo
  • Tipos de cafeterias
  • Localização
  • O que vender?
  • Estrutura e ambientes
  • Equipamentos
  • Quantidade de funcionários
  • Investimento inicial
  • Faturamento
  • Como aumentar as vendas?
  • E muito mais!

Em outras palavras, tudo o que você precisa saber está aqui. Pronto para começar?

Concorrência e mercado no setor de cafeterias

Embora seja um mercado em expansão, a concorrência é forte e tende a aumentar. De acordo com a ABIC, existem cerca de 3.500 cafeterias em todo o país.

A estimativa de crescimento é de 15% a 20% ao ano.

Também é possível observar uma busca maior por cafeterias gourmet no Brasil. Atualmente, elas vêm ganhando espaço no segmento, mostrando-se uma boa oportunidade de negócio.

Público-alvo da cafeteria

As cafeterias brasileiras estão atraindo um público diferenciado, que busca ambientes para passar momentos agradáveis com a família ou amigos.

Da mesma forma, há aqueles que procuram um espaço para trabalhar e tratar de negócios.

A maioria tem entre 25 e 50 anos e pertence à classe média e alta. Além de frequentarem esses lugares, esses consumidores também indicam o local a conhecidos.

Tipos de cafeteria

Basicamente existem dois formatos de cafeteria para atender ao público que falamos.

Em primeiro lugar, há o modelo restaurante, que conta com espaço interno amplo, mesas e cadeiras. O local oferece opções de comida, como snacks e doces, além de bebidas quentes e geladas – à base de café ou não.

No modelo quiosque, o espaço é pequeno, com poucas opções no cardápio, oferecendo menos tempo de permanência ao cliente. Pode ter algumas banquetas junto ao balcão, para acomodação, ou pequenas mesas em torno ou ao lado.

Localização ideal para montar uma cafeteria

Em primeiro lugar, dê preferência aos centros comerciais ou bairros que possuem tradição e reconhecimento público pela gastronomia. Verifique também se o local conta com espaço para estacionamento e quais são os horários de maior fluxo de pessoas.

Outra opção que facilita bastante a captação de público é o shopping center.

Nesse sentido, tome cuidado com locais de baixa circulação e movimento. Para uma cafeteria, o alto tráfego de pessoas pela área é fundamental. Mesmo que tenha que arcar com um valor de aluguel um pouco maior.

O que vender ao abrir uma cafeteria?

Existem muitas ideias inovadoras para compor o seu cardápio e é importante que você cuide para sempre oferecer novidades. Lembre-se, no entanto, que o café deve ser o personagem principal do seu empreendimento.

Sendo assim, organize o menu pensando no que as pessoas gostam de consumir junto a um bom café.

Com a alimentação saudável em alta, é possível criar uma linha de doces e salgados de baixas calorias, por exemplo. Assim você ganha pontos com um diferencial em relação à concorrência.

Além do café, os itens mais procurados em uma cafeteria são:

  • bolos;
  • tortas;
  • salgados;
  • sanduíches;
  • pão de queijo;
  • tapiocas;
  • crepes;
  • chás;
  • sucos;
  • omeletes.

Por último, seu estabelecimento pode ganhar destaque ao oferecer uma variedade maior de bebidas com café. Elas podem ser quentes ou geladas, com ou sem álcool.

Estrutura e ambientes de uma cafeteria

Um quiosque é mais enxuto e compacto, com dimensões em torno de 6 a 7 m². É estratégico para corredores de shopping e galerias, afinal pode ter diversas formatações: balcão de atendimento, display de produtos ou ambos.

Já o café restaurante é maior, com uma estrutura básica que costuma ser de 120 m², pelo menos. Ela é composta por salão, balcão, estoque, cozinha, banheiros para clientes, banheiros para funcionários e escritório.

Além disso, é preciso pensar nos detalhes de cada ambiente. Uma boa decoração no salão cria uma atmosfera agradável para a clientela.

Nela, trabalhe a iluminação e as cores para pintura, bem como o mobiliário, com mesas, sofás, poltronas e cadeiras confortáveis. Aposte em quadros e objetos decorativos que façam referência à paixão do estabelecimento por café.

O apreciador de cafés costuma ser, ao mesmo tempo, um apreciador de livros. Portanto disponibilizar uma estante com obras que o cliente possa folhear é uma boa ideia. Que tal incentivar doações de títulos para a coleção do local?

Equipamentos para montar uma cafeteria

A lista de equipamentos é grande, isso sem considerar itens de decoração. Para começar, no entanto, você pode alugar uma parte do maquinário. Essa é uma excelente dica.

São várias as opções de máquinas de café para uma cafeteria. Independentemente do modelo que escolher, atente-se para o tipo e a qualidade do café que será processado.

Entre os equipamentos e utensílios necessários para abrir uma cafeteria estão:

  • cafeteira;
  • estufa de salgados;
  • forno micro-ondas;
  • freezer;
  • geladeira;
  • liquidificador;
  • máquina de café;
  • vitrine para doces.

Quadro de funcionários

Se você pensa em abrir uma cafeteria de pequeno porte, é possível iniciar com uma equipe reduzida de funcionários. Porém esteja atento e evite o acúmulo de funções, que pode prejudicar o atendimento e gerar reclamatórias trabalhistas.

Para o funcionamento de uma cafeteria pequena, você precisará no mínimo de:

  • atendente ou garçom;
  • caixa;
  • cozinheiro;
  • gerente;
  • pessoa responsável pelos serviços gerais e limpeza.

A princípio, é comum que o proprietário exerça as atividades de gerente e caixa. Com o crescimento da clientela, no entanto, será necessário contratar os respectivos colaboradores.

No caso do auxiliar de limpeza, é possível contratá-lo por meio período, desde que todos cooperem.

Investimento inicial para montar uma cafeteria

O investimento para começar uma cafeteria varia de acordo com a região, a estrutura e os objetivos de cada empreendedor em relação ao negócio.

Por isso é quase impossível dar um valor específico.

Como sabemos que você precisa de uma ideia para descobrir se a cafeteria se enquadra na sua situação atual, criamos uma estimativa. Ela foi baseada em dados de outras cafeterias e calculadas a partir do Simulador de Negócios.

Contudo lembre-se que esse cálculo não substitui um plano financeiro próprio, no qual você considerará os detalhes da sua cafeteria.

Com o simulador, basta inserir as informações solicitadas para gerar automaticamente dados como:

  • investimento inicial;
  • despesas e gastos mensais;
  • melhor enquadramento fiscal e empresarial;
  • ponto de equilíbrio – o famoso zero a zero;
  • volume de vendas para atingir o lucro esperado;
  • ganho líquido;
  • e muito mais!

A estimativa de investimento ficou entre 35 e 60 mil reais, divididos da forma que falaremos a seguir.

Estrutura

Uma pequena adaptação do ponto comercial, assim como pintura, acabamento e reparos na rede elétrica e hidráulica, normalmente exigem um investimento aproximado de 4 mil reais.

Móveis, equipamentos e utensílios

A compra de móveis, como mesas, cadeiras, sofás e poltronas, deve gerar um custo de cerca de 6 mil reais.

Já os equipamentos e os utensílios provavelmente serão o maior dos gastos: algo em torno de 20 mil reais.

Caso queira economizar, adquirir móveis e equipamentos usados pode ser uma boa ideia. Mas cuidado com o estado de conservação e o consumo de energia!

Capital de giro

Enfim, o capital de giro é uma espécie de reserva financeira de emergência para cobrir custos operacionais do negócio. Ele garante que o estabelecimento continue funcionando até que alcance o faturamento necessário ou receba efetivamente o pagamento dos clientes.

Para uma cafeteria de pequeno porte, o valor estimado é de 6 a 7 mil reais.

Faça a sua própria simulação com o Simulador de Negócios usando as características da sua empresa. Através da ferramenta, obtenha todos os dados necessários para iniciar um negócio de sucesso com segurança.

O Simulador conta com um modelo prontinho para você planejar a sua cafeteria!

Faturamento da cafeteria

No que se refere aos lucros de uma cafeteria, os valores podem ser bem altos. Uma xícara de café expresso, por exemplo, tem custo médio de 40 centavos, mas é vendida ao cliente por 3,50 a 5 reais.

Como o valor unitário é baixo, esse é um negócio que requer volume.

É claro que outros itens, vendidos em conjunto na cafeteria, aumentarão o faturamento. Lembrando que o café gourmet geralmente custa mais caro – entre 10 e 15 reais.

Então quanto fatura uma cafeteria de pequeno porte que trabalha com pequenos lanches e doces para complementar os ganhos? Considerando o total de vendas no mês e uma clientela já estabelecida, estima-se um faturamento mensal (bruto) de 20 a 25 mil reais.

O ganho líquido, nesse caso, gira em torno de 5 a 6,5 mil reais.

Montar uma cafeteria é um bom negócio?

A princípio, pode ser um ótimo negócio. Ainda mais se fizer um plano financeiro antes de iniciar a cafeteria.

Nesse plano, você descobrirá se a localização escolhida é capaz de gerar as vendas necessárias para bancar todos os custos, incluindo sua retirada mensal, e lucrar.

Dessa forma, você aumenta bastante as suas chances de sucesso!

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Se precisar de ajuda para montar a sua cafeteria, comente aqui embaixo ou entre em contato.

Um forte abraço e até breve!

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