Como montar uma frutaria 

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Com o foco na alimentação saudável, que cresce a cada dia, montar uma frutaria se tornou uma ótima ideia de negócio. 

Até porque, o número de casas de sucos naturais e que também investem nas saladas de fruta estão ganhando um bom espaço no mercado. 

Sendo assim, já deu para perceber que montar a sua própria frutaria pode ser, além de lucrativo, um incentivo a boa saúde. 

Quer saber sobre o investimento inicial, as margens de lucro, melhor localização e ainda ter dicas de propaganda de uma frutaria? 

É só acompanhar este post até o final pois, ainda vou te dar algumas dicas bônus, como por exemplo, uma ferramenta incrível que eu mesmo uso e vai te ajudar em toda parte de cálculos para o seu negócio. 

Ainda tem dúvidas sobre montar a sua fritaria?    

Saiba que a existência de um público já consolidado, unido a uma boa margem de lucro sobre a mercadoria são os principais motivos para abrir uma frutaria.  

Decidiu investir nesta ideia de negócio? 

Dicas de como montar a sua própria frutaria

Hoje eu vou falar sobre: 

  • Quanto custa montar uma frutaria? 
  • Despesas mensais 
  • Faturamento e margem de lucro da frutaria 
  • Fornecedores de frutas 
  • Como escolher a localização do negócio  
  • Quantos funcionários são necessários em uma frutaria? 
  • Marketing e propaganda 

Veja todas estas dicas e os passos de como montar uma frutaria: 

Investimento para abrir uma frutaria 

Não tenho como falar o valor exato que vai gastar sem conhecer as características próprias do seu negócio, afinal, a marca dos móveis, o fornecedor escolhido, tamanho da estrutura, entre outros fatores, vão alterar o preço final. 

Contudo, pude fazer uma estimativa a partir de dados gerais de outras frutarias e usando o simulador de negócios criar uma simulação. 

No cálculo, o investimento inicial ficou entre 29 e 30 mil reais para uma frutaria de 80 m², com potencial de faturamento entre 30 e 33 mil reais. 

O valor do investimento foi dividido assim: 

– Estrutura e Mobiliário 

Dentre os principais custos, a aquisição de mobiliário se destaca.  

Trata-se dos móveis para expor as frutas e também locais refrigerados para preservar a qualidade dos produtos, como é o caso do morango. 

O valor estimado ficou entre 22 e 30 mil reais (novos) e de 15 a 20 mil reais se comprar usados em bom estado. 

– Capital de giro – Estoque e Caixa Mínimo 

O capital de giro leva em consideração o estoque e o caixa mínimo para manter as operações até alcançar a estabilidade e lucro. 

Neste caso, o capital de giro ficou em 10 a 11 mil reais, do qual, 7 a 8 mil reais se refere ao estoque inicial e R$ 3 a 4 mil reais para o caixa mínimo. 

Despesas mensais 

As despesas mensais levam em conta o pagamento de aluguel, contador, funcionários, reabastecimento, contas de luz, água, entre outros. 

Em nossa análise a estimativa média ficou entre 6 e 6.500 reais. 

A despesa vai depender bastante da quantidade de funcionários, porte do negócio e o fluxo de clientes a serem atendidos.  

O mapa mental e o plano de negócios 

Este é um bônus extra que resolvi te passar. 

Um plano de negócio é o que te conduz ao sucesso. Através dele você consegue reduzir os riscos e evitar possíveis erros. 

Além disso, o plano de negócios também é capaz de ajudar a sua empresa crescer. 

Deixo então este link para você ler e entender o passo a passo de como fazer o seu plano de negócios e algumas dicas a mais.  

Tenho certeza absoluta que vai ajudar. 

Deixo aqui o Mapa Mental completo para você baixar. No texto do link acima, você também vai entender porque deve fazer uso de seu mapa. 

  

Faturamento e margem de lucro da frutaria 

A frutaria ou hortifruti consegue faturar entre 30 e 35 mil reais, depois de consolidada e com clientes fiéis. 

A boa localização também vai influenciar no lucro do negócio, sobretudo nos primeiros 6 meses, em que o empreendimento ainda não possui clientes  

Já a margem de ganho líquido, ou seja, o percentual que sobra depois de pagar todas as despesas do negócio, varia entre 18 e 19%. 

Isso significa que o proprietário tem em caixa cerca de 6 mil reais. 

Esse é um valor médio, mesmo com um plano financeiro bem elaborado ainda vai ter variações, afinal, há diferentes aspectos que podem influenciar nos ganhos. 

Você pode usar este mesmo simulador para fazer o plano de negócios e financeiro da sua frutaria. 

 E melhor, deixo este link com o modelo pré-preenchido para você usar, basta alterar as informações de acordo com as características da sua frutaria. 

Com o simulador você terá dados como: 

  • Melhor enquadramento tributário e fiscal 
  • Encargos sociais de funcionários 
  • Despesas mensais e depreciação 
  • Faturamento bruto e líquido 
  • Margem de lucro em cada produto 
  • Frutas mais lucrativas 
  • Ponto de equilíbrio (famoso zero a zero) 
  • Quantidade de vendas para alcançar o faturamento desejado 
  • Tamanho do estoque ideal 
  • E muito mais 

Aproveite e conheça agora o Simulador de Negócios clicando neste link aqui, espero que goste! 

Fornecedores de frutas 

Os fornecedores fazem toda a diferença quando o assunto é frutaria. Afinal, bons fornecedores significam preços atraentes, qualidade e facilidade de negociação. 

Antes de citarmos algumas maneiras de conseguir fornecedores e até disponibilizar uma lista para baixar é preciso falar sobre o que observar na escolha. 

  1. Qualidade das frutas: para fidelizar seus clientes e conseguir fazer com que voltem ao estabelecimento é fundamental que os produtos sejam de qualidade. Então priorize qualidade ao preço. 
  1. Preço: sim, preço é importante, por isso foque em encontrar o melhor custo x benefício, ou seja, frutas de qualidade por um preço que seus clientes estejam dispostos a pagar e que, ainda assim, traga os lucros desejados. 
  1. Variedade: possuir variedade de frutas é um diferencial, até mesmo para evitar ter de tratar com muitos fornecedores e com isso conseguir barganhar melhores preços. 
  1. Formas de pagamento: além do preço, as condições de pagamento vão influenciar no capital de giro. Se o pagamento é em 60 dias, por exemplo, você pode ter menos caixa mesmo recebendo parte das compras parceladas. 
  1. Prazo de entrega e reposição: quanto menor o tempo melhor. Este fator também vai influenciar no capital de giro, já que pode ter um estoque menor em razão do curto espaço de tempo para a reposição. 

Uma das melhores maneiras de adquirir frutas para o seu negócio é a partir do CEASA (Centro de Distribuição) do seu estado.  

Contudo, nem todos podem se deslocar ou comprar diretamente de lá. 

Um diferencial

Também, sua frutaria pode ter como diferencial produtos orgânicos ou até mesmo frutas apenas de agricultores locais. 

Agricultores locais também podem ser boas opções de fornecedores, tem preços bem competitivos e costumam possuir produtos de muito alta qualidade, além disso a entrega costuma ser rápida. 

Já se nenhuma dessas opções é viável para você, deixo uma lista de fornecedores para que possa fazer suas pesquisas. 

Qual é a melhor localização para abrir uma frutaria ou hortifruti 

A escolha da localização, acima de tudo, deve levar em consideração o custo x benefício.  

De nada adianta uma peça comercial no centro da cidade em um “ótimo” ponto se o aluguel comprometer o lucro. Leve sempre em consideração o seu plano financeiro para saber qual é a estimativa de ganhos, e a partir dela, o quanto pode gastar com a locação. 

Busque por locais de fácil acesso, próximo a pontos de ônibus, com o tamanho mínimo de 120 m², com fácil estacionamento. 

Se for na região central, melhor, mas se os aluguéis estiverem muito altos, uma dica é procurar por avenidas de ligação com alto tráfego de veículos.  

Quantidade de funcionários necessários 

No geral, é possível começar uma fruteira com 3 funcionários: 

  • 1 auxiliar de serviços gerais 
  • 1 responsável pelo estoque e recebimento de mercadorias 
  • 1 caixa, muitas vezes o próprio proprietário 

Propaganda e Marketing do negócio 

Em frutarias ou famoso sacolão, as propagandas e formas de marketing com melhores resultados tem sido: 

  • Divulgação em redes sociais, principalmente Facebook e Instagram, com boas fotos das frutas. 
  • Catálogo com as ofertas e preços da semana, que pode ser deixado em frente ao estabelecimento para as pessoas pegarem ou entregue nas ruas. 
  • Carro de som divulgando a frutaria e as ofertas do dia 
  • Promoções 

Gostou das dicas que te passei? Então compartilhe este post com todos aqueles que sabe que também vão gostar. 

Tem uma ideia para montar o seu próprio negócio, mas não sabe por onde começar? Eu te ajudo. 

Basta deixar um recado nos comentários ou entre em contato comigo

Um abraço e até o próximo post. 

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