Como Montar uma Loja de Acessórios para Celular

0
49

Investimento inicial, escolha da localização, melhores produtos para vender e capital de giro necessário. Esses são alguns dos pontos que você precisa conhecer antes de montar uma loja de acessórios de celular.

Fique comigo por aqui para descobrir tudo isso. Quer mais? Você ainda vai conhecer uma ferramenta especial para usar no planejamento do seu negócio.

A partir de agora, vamos direto para as dicas de como montar uma loja de acessórios para celular de sucesso!

Hoje, praticamente todas as pessoas possuem um celular ou um smartphone. Veja seus vizinhos, seus familiares ou até mesmo você. Certamente terá um grande número de aparelhos!

E por que não aproveitar essa expansão do mercado e ganhar dinheiro? Uma boa opção de negócio é montar uma loja de acessórios para celular.

Ficou interessado?

Neste artigo, contaremos como abrir o seu estabelecimento no ramo e trataremos de assuntos como:

  • Localização
  • Melhores acessórios para vender
  • Investimento
  • Quanto ganha uma loja de acessórios para celular
  • Como aumentar as vendas
  • E muito mais!

Vamos começar?

Localização da loja de acessórios para celular

Uma loja de acessórios para celular ocupa um espaço relativamente pequeno, em torno de 25 a 40 metros quadrados. Por isso, é possível conseguir peças comerciais bem localizadas por um preço acessível.

É importante que a localização seja na região central e próxima a um intenso fluxo de pessoas.

Normalmente, os potenciais clientes vão ao centro da cidade para comprar acessórios de celular. Ou seja, eles já possuem o interesse em comprar. A questão é: de quem?

Perceba que não se trata de “conquistar” o cliente ou despertar o desejo de compra pelos produtos. O importante é estar lá e oferecer bons preços e qualidade.

Então foque em conseguir uma boa localização, mas veja se o valor do aluguel cabe no plano financeiro.

O que vender?

A lista de acessórios para celular que podem ser comercializados é extensa. Para ajudá-lo selecionamos, os produtos que mais vendem e não podem faltar no estoque da sua loja:

  • Capinhas
  • Películas protetoras
  • Cabos
  • Suportes para veículos
  • Carregadores
  • Fones de ouvido
  • Caixinhas de som com bluetooth
  • Cartão de memória

Para acertar na escolha dos produtos do estoque, o ideal é fazer uma pesquisa de mercado. Analise o que os seus clientes estão pedindo em maior quantidade.

Fornecedores de acessórios para celular

Encontrar bons fornecedores tem que ser a sua maior preocupação. É importante que eles unam características como:

  • Preços atrativos
  • Qualidade
  • Aprovação do Inmetro e Anatel (se necessário)
  • Variedade

Para conseguir os melhores preços, é preciso comprar em atacado, ou seja, em maior quantidade.

Fornecedores online que enviam produtos para todo o Brasil costumam exigir compras mínimas de 200 a 500 reais.

Como a compra inicial do seu estoque provavelmente será em maior quantidade, é possível conseguir preços ainda menores. Isso pode ser feito entrando em contato com o fornecedor.

É comum também a busca direta por produtos em grandes centros de compra, como a 25 de março, em São Paulo.

Avalie qual é a solução mais viável para o seu negócio!

Investimento na loja de acessórios

Não tenho como dizer quanto você vai gastar para montar uma loja de acessórios para celular. Não sem conhecer todos os dados do seu negócio, porque há muitas variáveis. Por exemplo:

  • Qual é o valor do aluguel?
  • Quanto gastará em móveis?
  • Precisará de reforma?
  • Qual é o tamanho do espaço?
  • Qual é a sua expectativa de clientes?
  • Quanto pretende investir em estoque?
  • Terá outros funcionários?

Nooossa… Tem muito a se analisar!

Por esse motivo, eu trouxe uma mera ESTIMATIVA, uma ideia de valor médio. Assim, você saberá se o negócio pode ou não ser uma boa opção para a sua realidade financeira.

O investimento médio varia entre 13 a 17 mil reais e abrange os seguintes pontos:

Estrutura

A loja de acessórios tem uma estrutura simples e pequena, por isso tem como vantagem ser barata. Com uma pequena reforma, móveis e equipamentos, você gastará em torno de 5 a 6 mil reais.

Estoque

É possível iniciar uma loja de acessórios de celular gastando entre 3 e 5 mil reais com o estoque.

Capital de giro

Nesse tipo de negócio, o capital de giro é muito importante, pois a recompra de acessórios é realizada com frequência. Pode ser que, no momento de reabastecer o estoque, você ainda não tenha recebido pelas vendas no cartão.

Por exemplo, caso todos os carregadores sejam vendidos, será necessário fazer um pedido. Para pagar a nova remessa de produtos, você precisará ter reservado um capital de giro.

O cálculo do capital de giro deve levar em consideração os seguintes pontos:

  • Prazo de recebimento das vendas;
  • Prazo de pagamento aos fornecedores;
  • Caixa mínimo necessário para manter o negócio funcionando.

Como você pode ver aqui na tela do nosso Simulador de Negócios, o capital de giro é calculado automaticamente.

Lembre-se que esse valor é uma estimativa baseada no plano que fizemos para uma loja de acessórios para celular.

Portanto, não use esses valores como regra. Faça um plano de acordo com a sua realidade e descubra o valor do capital de giro para montar sua loja.

Com o nosso simulador também é possível descobrir: valor do investimento, lucratividade da loja e valor mínimo de venda para começar a lucrar (o famoso ponto de equilíbrio!).

Se você precisar de ajuda para fazer o plano da sua loja de acessórios, conte com nosso Simulador de Negócios. Junto com ele, vai um modelo prontinho para uma loja de acessórios de celulares.

Ganhos e margem de lucro

O lado positivo de abrir uma loja de acessórios para celular é o baixo custo dos produtos. Isso proporciona melhor lucratividade.

No geral, o comércio adiciona uma margem de 200% ou mais sobre o custo do produto vendido. Desse modo, se um carregador custa 3 reais, o preço de venda fica entre 9 a 10 reais.

O percentual médio de ganho líquido – valor que sobra após os descontos, inclusive de impostos – varia entre 14 e 18%. Nessa margem, contamos que tenha um vendedor.

A estimativa de ganho médio do negócio varia entre 3 e 5 mil reais. Se você optar por não contratar funcionários, os ganhos podem ser de 4.500 a 7 mil reais.

Vale reforçar, mais uma vez, que esses valores são apenas estimativas. Na prática, cada loja de acessórios terá um resultado diferente, conforme o tamanho, a localização e a gestão do negócio.

Como aumentar as vendas da sua loja?

Poucas são as formas de marketing que funcionam com eficiência para uma loja de acessórios. Porém, existe uma que pode dobrar o seu faturamento.

Entre em contato com estabelecimentos comerciais, como lojas de conveniência em postos de gasolina, livrarias, bancas de revistas e restaurantes.

Nesses pontos, você pode deixar os itens de celular para venda em consignação, pagando um percentual para o local. Isso costuma trazer ótimos resultados para quem está abrindo uma loja de acessórios para celular.

Funciona como se você tivesse diversas lojas, mas sem o custo para mantê-las. Também é bom para a outra parte, que receberá uma porcentagem das vendas sem gastar com a aquisição da mercadoria.

É um verdadeiro ganha-ganha.

Montar uma loja de acessórios para celular é um bom negócio?

Pode ser um ótimo negócio! Porém, vai depender de alguns fatores. Quanto você está disposto a fazer o negócio dar certo? A loja tem uma boa localização e um bom atendimento?

E principalmente, quais são os números da sua empresa?

Isso porque são os números que vão dizer se vale mesmo a pena investir em um estabelecimento de acessórios para celular. Eles também indicarão quanto é possível lucrar e qual é o mínimo de itens que você precisa vender para começar a ter lucro!

Agora você já sabe quais passos seguir para ter sucesso no seu próprio negócio. Se puder, deixe nos comentários: qual é a sua principal dúvida ou dificuldade para começar sua loja de acessórios para celular?

Um forte abraço e até breve!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here