O aluguel de ferramentas não é uma ideia inovadora, mas é uma ótima ideia de negócio.
Isso porque ferramentas são usadas no dia a dia das pessoas e também por profissionais das áreas de construção, como por exemplo, os eletricistas, encanadores, entre outros.
Trabalhar com o aluguel de ferramentas significa estar em um mercado abrangente e repleto de possibilidades.
Isso, somado a boa margem de lucro e estabilidade do negócio, fazem do aluguel de ferramentas uma opção rentável de empresa para abrir. E não posso deixar de mencionar a baixa concorrência.
Uma vez adquirida as ferramentas você passa a locá-las e com isso tem um ganho recorrente.
Mas cuidado, é preciso considerar o gasto com manutenção e recompra de equipamentos.
Está pensando em começar a sua própria loja de aluguel de ferramentas?
Então aproveite este artigo, pois nele eu vou dar dicas e falar sobre:
- Como funciona o aluguel de equipamentos
- Quanto custa abrir uma loja de aluguel de ferramentas
- Qual o ganho da loja
- Como calcular o preço do aluguel
- Localização e espaço
- Ferramentas que não podem faltar
- Como divulgar a loja de aluguel de ferramentas
Como funciona o aluguel de equipamentos
O serviço consiste em alugar ou fornecer os equipamentos para construção civil ou reparos residenciais por um determinado período mediante o pagamento.
Após o prazo, o cliente devolve a ferramenta que passa a ser alugada para outra pessoa e assim sucessivamente.
É comum exigir uma garantia para a locação, até mesmo em caso de extravio ou perda.
Veja, é um negócio com tudo para ser um sucesso. É vantajoso para quem aluga, já que o custo da ferramenta nova é bem mais alto, e para o proprietário, que pode alugar diversas vezes e ter uma margem de lucro atraente em cima do valor investido.
Quanto custa abrir uma loja de aluguel de ferramentas
Antes de apresentar os valores do plano financeiro exclusivo que criei, preciso destacar alguns pontos importantes.
O investimento na loja de aluguel de ferramentas pode variar muito em razão do estoque, ou seja, quais marcas, modelos e quantidade de ferramentas você vai adquirir e disponibilizar.
Também, deve-se avaliar se terá equipamentos de alto valor ou apenas ferramentas simples.
Então utilize os dados apresentados apenas para uma pré-análise e verificar se a ideia de negócio está dentro da sua viabilidade financeira e expectativas de ganhos.
Ainda, sugiro fazer um estudo de mercado local para descobrir quais ferramentas e equipamentos tem mais saída.
Se você não sabe fazer um plano financeiro, neste link eu deixo um vídeo em que dou dicas de como iniciar, espero que goste!
Sem mais delongas, vamos aos valores!
O investimento médio para iniciar a loja de aluguel de ferramentas ficou entre R$ 105 e 112 mil reais. Considerei uma loja intermediária, com ferramentas básicas e também alguns equipamentos de uso em construção civil, por exemplo, betoneira, perfurador e compactador de solo, entre outros.
O valor foi utilizado assim:
- Ferramentas e equipamentos: R$ 70 mil reais.
- Gastos com estrutura, por exemplo, reforma, móveis, legalização, caução de aluguel e outros: R$ 27 a R$ 29 mil reais.
- Capital de giro: R$ 11 a R$ 12 mil reais. Na loja, o capital de giro corresponde apenas ao caixa mínimo, já que separei um valor da diária para recompra, despesa mensal para manutenção dos equipamentos, além da depreciação calculada automaticamente.
Vale lembrar, o caixa mínimo é o valor sugerido para manter em caixa como segurança, em razão das vendas a prazo até o recebimento do valor total.
O mapa mental e o plano de negócios
Este é um bônus extra que resolvi te passar.
Um plano de negócio é o que te conduz ao sucesso. Através dele você consegue reduzir os riscos e evitar possíveis erros.
Além disso, o plano de negócios também é capaz de ajudar a sua empresa crescer.
Deixo então este texto para você ler e entender o passo a passo de como fazer o seu plano de negócios e algumas dicas a mais.
Tenho certeza absoluta que vai ajudar.
Deixo aqui o Mapa Mental completo para você baixar. No texto acima, você também vai entender por que deve fazer uso de seu mapa.
Mapa do Plano de Negócios
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Qual o ganho da loja de aluguel de ferramentas?
O faturamento bruto da loja do exemplo ficou em aproximadamente R$ 44 mil reais, com uma média de 3.390 diárias de locação. O valor pode aumentar em decorrência da quantidade de clientes e novas ferramentas disponibilizadas.
A margem de ganho líquido ficou na casa dos 30,5% sem retirar pró-labore.
Dessa forma, no final do mês, após pagar todas as despesas do negócio, ainda há disponível entre R$ 13 e R$ 14 mil reais em caixa.
Desse valor você deve retirar o pró-labore.
Por exemplo, se eu inserir uma retirada de pró-labore de 8 mil reais, o encargo social de 20% sobre o teto da previdência, algo em torno de R$ 1.200 reais, teremos ainda uma sobra de aproximadamente R$ 4 mil reais que pode ser considerada para fins de retorno do investimento.
Assim, o prazo de retorno do investimento seria de 28 meses.
Percebeu como é importante o plano financeiro para descobrir os mínimos detalhes da sua ideia de negócio?
A boa notícia é que você pode usar a mesma ferramenta!
Através dela basta inserir alguns dados simples e todos os cálculos e análises são feitas automaticamente, podendo simular cenários e situações em poucos minutos.
Ao final, além de uma tela com resumo e gráfico das informações mais importantes, você pode simular cenários, por exemplo:
- O que aconteceria se aumentasse em 10% o preço médio da locação?
- E se diminuir em 5% a quantidade de vendas?
- E se alterar o enquadramento tributário de simples para lucro presumido? E lucro real?
Veja como as informações são apresentadas de forma simples e fácil, juntamente com gráficos.
Neste link você pode conhecer melhor o simulador. Aproveite!
E tenho uma boa notícia.: de bônus vou deixar este modelo preenchido da loja de aluguel de ferramentas para você usar e adaptar!
Como calcular o preço de locação das ferramentas
Precificar o preço de locação é uma tarefa muito difícil, justamente porque há muitas variáveis. Por isso serei honesto, é provável que não consiga considerar todas as variáveis ao fazer isso “na mão”.
Através do simulador o preço foi formado levando em consideração:
- Despesa mensal com manutenção de equipamentos
- Percentual retirado das diárias para recompra
- Depreciação de equipamentos em 5 e 10 anos
- Margem de lucro e expectativa de ganhos mensais
- Prazo de retorno do investimento inicial
Também, foi possível simular em poucos minutos diversas situações ao alterar o preço e como isso repercutiria nos ganhos finais, aumento de capital de giro, depreciação e outros fatores.
Então o que fazer?
Embora não seja o ideal, você pode considerar um percentual do custo da ferramenta como forma de aluguel. Por exemplo, se a ferramenta custa R$ 1000 e você conseguirá alugá-la por 800 vezes. Poderia pensar em 2% do valor, no caso, R$ 20 reais.
Localização para abrir a loja
O espaço necessário costuma ser superior a 70 m². Ou seja, não é uma tarefa fácil encontrar uma peça comercial neste tamanho na região central.
A boa notícia é que quem está em busca de ferramentas para alugar costuma ter urgência e por isso está disposto a se deslocar um pouco mais para encontrá-las. Sem contar o fato de que na maioria das vezes está de carro, até mesmo para poder transportar.
Mas cuidado, não fique tão afastado.
Regiões de até 4 quadras do centro da cidade são boas opções.
Dessa forma, você pode optar por vias de acesso rápido ou de tráfego de veículos com ligações aos centros empresariais
Montar uma loja na rua principal de bairros de grande porte, acima de 18 mil habitantes, também pode ser inteligente, mas faça um estudo de mercado local antes.
Ferramentas que não podem faltar
Dentre as ferramentas que não podem faltar estão:
- Betoneira
- Lavadora de alta pressão
- Cortador de grama
- Furadeiras
- Escadas
- Serras
- Andaimes e escadas
- Alisador de concreto
Como a lista é extensa, vou deixar logo abaixo um PDF com fornecedores e mais sugestões.
Guia Fornecedores
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- 13 Técnicas Para Descobrir Fornecedores
- Conheça os 5 Tipos de Fornecedores
- +Bônus: 7 Segredos do Sucesso de um Novo Negócio.
Dicas para divulgar a loja de aluguel de ferramentas
Como o foco da loja de aluguel de ferramentas é consumidor final e pequenos prestadores de serviços, as campanhas de marketing e divulgação devem ser voltadas para eles.
No geral, as estratégias que têm trazido bons resultados são:
- Campanhas patrocinadas em Facebook e Instagram demonstrando as ferramentas e a facilidade de alugar.
- Fachada chamativa e vitrine expositora de ferramentas mais buscadas
- Panfletagem
- Cadastro no Google Meu Negócio
- Divulgação em grupos locais. Dica extra; publique no marketplace as ferramentas para alugar, costuma trazer resultados surpreendentes.
O que achou das dicas para montar a sua loja de aluguel de ferramentas? Espero que tenha gostado.
Lembre-se de compartilhar com todos aqueles que tem o mesmo interesse que você.
Quer montar um negócio do zero, mas não sabe por onde começar? Eu te ajudo.
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Um forte abraço e até o próximo post.