Como montar uma loja de artigos para festa 

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Já percebeu como uma loja de artigos de festa é sempre útil? Ainda mais nessa época em que as pessoas optam por comemorações menores. 

Pensou em montar a sua própria loja?  

Então continue comigo porque neste post eu te dou dicas de investimento, a melhor localização, margem de lucro e mutas outras para sua loja ser um sucesso. 

E além disso, eu vou te apresentar uma ferramenta que vai te ajudar com informações sobre o capital de giro, as despesas mensais, o prazo de retorno do seu investimento e muito mais. 

Até porque, os artigos de festa estão entre os produtos mais comprados, junto com aqueles vendidos nas lojas de utilidades.  

Com uma boa margem de lucro líquido, acima de 30%, montar uma loja de artigos para festa pode ser um excelente negócio, com investimento baixo se comparado a outros negócios do mesmo porte. 

Ficou interessado? Então vamos as dicas. 

Como montar uma loja de artigos de festa.

Neste post vou falar sobre: 

  • QUAL É O INVESTIMENTO PARA ABRIR UMA LOJA DE ARTIGOS PARA FESTA? 
  • FATURAMENTO E MARGEM DE LUCRO 
  • ONDE COMPRAR PRODUTOS DE FESTA PARA REVENDER MAIS LISTA DE FORNECEDORES 
  • LOCALIZAÇÃO DA LOJA 
  • ESTRATÉGIAS DE MARKETING 
  • PRODUTOS MAIS VENDIDOS NA LOJA DE ARTIGOS PARA FESTA 
  • LOJA DE NICHO VALE A PENA? 

Qual é o investimento para abrir uma loja de artigos para festa? 

Falar que você vai gastar 20 ou 200 mil reais com exatidão é impossível, já que diferentes fatores podem influenciar no cálculo, por exemplo, quantidade necessária de estoque, gastos com reformas do ponto comercial, quantidade de funcionários, mobília, entre outros. 

A única maneira de chegar a um cálculo próximo dos seus gastos é conhecer os detalhes da sua ideia de negócio. 

Contudo, como eu sei que você precisa de uma estimativa média para saber se montar uma loja está dentro da sua viabilidade financeira, e ao mesmo tempo se alcança os ganhos pretendidos. 

Eu criei uma simulação com dados aproximados de outras lojas de artigos para festas. 

O plano financeiro e dados que apresentarei não substituem a necessidade de você fazer a sua própria simulação com as características da sua empresa! 

O investimento total ficou entre 45 e 55 mil reais, utilizados assim: 

  • Gastos de abertura como: mobiliário, legalização, marketing, reforma, climatização e outros: R$ 18 a 19 mil reais 
  • Estoque Inicial: 20 a 21 mil reais 

O cálculo do estoque leva em conta, além do número de vendas e custo dos produtos, o período de duração e tempo de reposição das mercadorias. 

  • Caixa mínimo: R$ 10 a 11 mil reais. 

Faturamento e margem de lucro em loja de artigos de festa

O faturamento bruto da loja de artigos para festa gira na faixa dos R$ 35 mil reais. 

Desse valor, a margem de lucro líquido é de 30 a 33 por cento. 

Isso significa que depois de arcar com todos os gastos do negócio, por exemplo, os impostos, custos dos produtos, e despesas fixas e variáveis, o dono da loja tem em caixa entre 10 e 12 mil reais. 

Você pode fazer o seu próprio plano financeiro usando a minha ferramenta! 

Com ela basta inserir alguns dados simples e centenas de cálculos são executados automaticamente. Ao final, você recebe informações fáceis de interpretar, além de uma tela com resumo e gráficos.  

Dentre as informações geradas pelo Simulador estão: 

INVESTIMENTO INICIAL 

FATURAMENTO LÍQUIDO 

MARGEM DE LUCRO LÍQUIDO 

CAPITAL DE GIRO 

MELHOR ENQUADRAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO 

PRODUTOS MAIS RENTÁVEIS  

PRAZO DE RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO 

DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 

PONTO DE EQUILÍBRIO: FAMOSO ZERO A ZERO 

INFORMAÇÕES EXIGIDAS POR BANCOS PARA CONCEDER FINANCIAMENTO EMPRESARIAL 

E MUITO MAIS! 

Você pode conhecer melhor o simulador clicando aqui no link

 Espero que goste! 

E tenho uma boa notícia. De bônus vou deixar este modelo da Loja de Artigos para Festas pré-pronto para você usar, lá no meu canal do Youtube. 

Onde comprar produtos de festa para revender 

Em geral, os produtos para festas são baratos, mas saem em grande quantidade, por isso a escolha de bons fornecedores é decisiva para o sucesso. 

Os pontos principais a serem observados são: 

  • Preço 
  • Tempo de reposição ou entrega 
  • Prazos e facilidades de pagamento 
  • Variedade de produtos 
  • Suporte 

Para ajuda-lo, eu vou deixar uma lista de fornecedores para baixar aqui embaixo. 

 Aproveite! 

Localização da loja 

Quando o assunto é o local você deve sempre considerar o custo do aluguel e o quanto ele representa do seu faturamento. 

Claro, ter uma loja no centro do comércio da cidade com uma super estrutura é maravilhoso, mas e como isso impacta nas despesas do seu negócio?  

A palavra de ordem é: custo versus benefício. 

Por exemplo, supondo que o aluguel no centro da cidade custe R$ 4.000,00 reais, enquanto em um ambiente com movimento, mas um pouco afastado é R$ 1.800,00 reais. 

Essa diferença de R$ 2.200,00 reais, se investida em estratégias de marketing, como por exemplo os anúncios nas redes sociais, que são capazes de atingir mais de 70 mil pessoas se bem trabalhados, será que não vai representar um aumento nas vendas muito maior do que apenas a localização central? 

É para isso que serve o estudo de mercado, plano de negócios e a simulação financeira. 

Faça uma análise na sua cidade! 

De forma geral, há 3 possíveis boas localizações: 

  • Loja no centro da cidade: tem volume de pessoas e vende bem, mas o aluguel é caro. 
  • Vias de acesso: ruas com tráfego de veículos e pedestres, principalmente em razão da ida e volta do trabalho. Costuma ficar algumas quadras dos centros empresariais. O aluguel costuma ser em torno de 60% do valor cobrado na região central. 
  • Loja de bairro: muito comum em cidades de grande porte. Em casos de bairros medianos, entre 7 e 12 mil moradores, e com pouca concorrência, pode ser uma ótima opção. O aluguel costuma ficar entre 30 e 40% do valor cobrado no centro.  

Estratégias de marketing 

Divulgar os produtos em redes sociais e investir em anúncios pode ser uma das melhores estratégias. Através de um impulsionamento de R$ 200 reais, desde que com um bom engajamento nas publicações, você pode alcançar mais de 10 mil pessoas tranquilamente. 

Montar decorações para as festas com os produtos da loja e publicar tudo pronto também é uma excelente ideia. Isso porque o consumidor costuma ir e comprar todos os produtos para ficar exatamente igual. 

Outras formas de marketing podem ser usadas de forma acessória, é o caso da panfletagem. 

Ofereça programas de indicação e fidelização, o famoso “boca a boca” funciona muito bem para tornar a loja conhecida em pouco tempo, ainda mais em cidades pequenas. 

Produtos mais vendidos na loja de artigos para festa 

A lista é extensa, por isso vou citar alguns e deixar uma relação para você baixar na descrição do vídeo lá no meu canal do Youtube. 

  • Acessórios como chapéus, tiaras, mascaras, perucas, óculos, entre outros. 
  • Balões e bexigas personalizados 
  • Velas 
  • Enfeites para pendurar 
  • Enfeites de mesa 
  • Lembrancinhas 

Loja de nicho vale a pena? 

Atacar um nicho específico pode ser uma boa ideia, mas cuidado.  

Você deve considerar: 

  • O nicho é abrangente suficiente para gerar vendas? Veja, o nicho infantil é um bom nicho, agora, apenas para meninos já pode reduzir demais o mercado. 
  • A sua região tem demanda suficiente para um nicho exclusivo? 
  • Como é a concorrência? 

Caso as respostas sejam favoráveis para abrir uma loja com público específico, SIM, tem tudo para valer a pena montar uma loja de nicho. 


Então, gostou das dicas para montar sua loja de artigos de festa? Espero que sim. 

Ainda assim, montar seu próprio negócio é um desafio para você? Não se preocupe.  

Escreva nos comentários ou entre em contato comigo que eu vou te ajudar. 

Não se esqueça de compartilhar o post com aqueles que você sabe que também vão se interessar. 

Um grande abraço! 

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