Como montar uma loja de esmaltes 

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Com o aumento da procura pelos serviços de manicure, o número de venda de esmaltes cresceu de forma considerável. 

O uso de esmaltes é quase unânime entre o público feminino, seja em cores neutras para fortificar as unhas ou como forma decorativa.  

No entanto, com a grande demanda pelo produto, abrir uma loja de esmaltes pode ser um negócio com bom faturamento. 

Claro, normalmente a loja de esmaltes oferece outros produtos e acessórios para as unhas como forma de complementar as vendas. 

Montar uma loja de esmaltes pode ser uma ótima ideia, mas como saber quanto capital investir na abertura do negócio? 

Ou qual a média de faturamento se pode esperar com as vendas? Como e onde comprar no atacado? 

Estas são questões que todos fazemos no início e para te ajudar, eu decidi fazer este post. Inclusive vou te mostrar uma ferramenta muito útil para os cálculos. 

Ela vai te orientar com relação as margens de lucro, as despesas de um modo em geral e muito mais. E você nem precisa entender de cálculos para usá-la. 

Como montar uma loja de esmaltes

Decidiu começar o seu próprio negócio e vender esmaltes? Talvez até investir em uma loja virtual com vendas online? 

Então mãos à obra porque agora eu vou falar sobre: 

  • Investimento inicial  
  • Faturamento e lucro mensal de uma esmalteria 
  • O que vender na loja de esmaltes? 
  • Como vender na internet? Vale a pena? 
  • Fornecedores de esmalte em atacado 
  • Como divulgar a loja 

Quanto gasta para montar uma loja de esmaltes? 

O investimento para abrir a loja de esmaltes pode variar de caso para caso, desde o tamanho do negócio, a mobília adquirida até a quantidade de estoque podem influenciar. 

Sendo assim, eu não posso dizer que você vai gastar exatamente 10, 20 ou 50 mil reais. 

Contudo, como eu sei que você precisa de uma estimativa para analisar se a ideia de negócio está ou não dentro do seu plano financeiro, eu usei dados aproximados de lojas de esmaltes e lancei no simulador de negócios para te ajudar. 

Cuidado, os valores que eu vou te apresentar são estimativas e não substituem o seu próprio plano financeiro com as características da sua ideia de negócio em si.  

No entanto, se você não sabe como fazer, vou deixar este vídeo em que eu ensino os passos, confere lá!

A loja de esmaltes do exemplo é de pequeno porte, tem apenas um funcionário, estoque para 30 dias e atinge um faturamento bruto estimado de R$ 13 mil reais mensais. 

Vamos aos números! 

O investimento ficou entre R$ 15 e 16 mil reais. Os valores foram usados assim: 

  • Estrutura inicial, por exemplo, reforma do estabelecimento, computador, móveis, legalização, fachada e caução de aluguel: R$ 6.000 a R$ 7.000 reais. 
  • Capital de giro: R$ 9 mil reais, sendo R$ 7 a R$ 8 mil reais de estoque inicial e R$ 1.500 a R$ 2.000 reais de caixa mínimo. 

O mapa mental e o plano de negócios 

Este é um bônus extra que resolvi te passar. 

Um plano de negócio é o que te conduz ao sucesso. Através dele você consegue reduzir os riscos e evitar possíveis erros. 

Além disso, o plano de negócios também é capaz de ajudar a sua empresa crescer. 

Deixo então este texto para você ler e entender o passo a passo de como fazer o seu plano de negócios e algumas dicas a mais.  

Tenho certeza absoluta que vai ajudar. 

Deixo aqui o Mapa Mental completo para você baixar. No texto acima, você também vai entender por que deve fazer uso de seu mapa.   

Faturamento e lucro mensal de uma esmalteria 

O faturamento bruto da loja do exemplo ficou em R$ 13 mil reais. 

O ganho líquido ficou entre 24 e 25%.  

Isso significa que a dona da loja de esmaltes tem em caixa entre 3 e 3.500 reais depois de pagar todas as despesas do negócio. 

Dessa forma, você pode fazer o seu próprio plano financeiro usando a ferramenta que eu usei! 

Com ela basta inserir alguns dados simples e os cálculos são executados automaticamente. Ao final, você recebe informações fáceis de interpretar, além de uma tela com resumo e gráficos.  

Dentre as informações geradas pelo Simulador estão: 

  • Investimento inicial 
  • Faturamento líquido 
  • Margem de lucro líquido 
  • Capital de giro 
  • Melhor enquadramento empresarial e tributário 
  • Produtos mais rentáveis  
  • Prazo de retorno sobre o investimento 
  • Despesas fixas e variáveis 
  • Ponto de equilíbrio: famoso zero a zero 
  • Informações exigidas por bancos para conceder financiamento empresarial 
  • E muito mais! 

Você pode conhecer melhor o simulador clicando aqui e acessando o vídeo. Espero que goste!  

E melhor, de bônus eu vou deixar este plano da Loja de Esmaltes para usar e adaptar. Corre lá!

O que vender na loja de esmaltes? 

A loja de esmaltes pode trabalhar com produtos principais e acessórios.  

Os produtos principais costumam ser os esmaltes, adesivos decorativos e acessórios para unha. 

Já como produtos acessórios alguns exemplos são alicates de unha, esponjas e equipamentos para manicures e pedicures. 

Para aumentar os ganhos é possível fazer parceria com manicure e pedicure para prestar serviço no local, em uma peça privada. 

Como vender na internet? Vale a pena? 

Trabalhar com vendas online pode ser uma boa opção, principalmente pelo baixo custo para experimentar. 

Sendo assim, o problema pode ser a concorrência e os baixos preços.  

Uma boa dica é trabalhar com vendas online locais, ou seja, para a sua microrregião, usando redes sociais como Facebook e Instagram. 

Dessa forma, pode-se dizer que vale a pena vender na internet. No entanto, você pode começar com baixo investimento para descobrir se seus produtos têm boa aceitação. 

A dica é começar com plataformas como Mercado Livre e as redes sociais, publique em seus perfis e no marketplace. Caso tenha uma boa aceitação você pode montar uma loja virtual de esmaltes. 

Fornecedores de esmalte em atacado 

Bons fornecedores fazem toda a diferença para a loja de esmalte porque estão diretamente ligados ao preço de venda, o que traz maior competitividade e também influencia na margem de ganho. 

Além disso, se os produtos forem de baixa qualidade, possivelmente os clientes não comprarão de forma recorrente. 

Logo abaixo, eu vou deixar um link para você baixar uma lista com fornecedores de esmaltes e acessórios em atacado para dar início a sua busca pelos melhores. 

Como sugestão do que avaliar no momento da escolha, posso destacar: 

  • Preço 
  • Qualidade 
  • Variedade de marcas, cores, modelos e produtos 
  • Facilidades de pagamento 
  • Tempo para reposição de estoque 
  • Serviço de Atendimento ao Cliente e 
  • Política de Trocas 

Como divulgar a loja de esmaltes

O famoso boca a boca costuma trazer excelentes resultados em lojas de produtos de beleza, dentre eles os esmaltes e acessórios. 

Trabalhar com foco em incentivar as pessoas a falarem da loja pode ser uma boa opção. 

Dentre as formas de fazer isso estão os sorteios em redes sociais, pedindo para que comentem, compartilhem e realizem determinadas ações para poder participar do sorteio. 

Faça publicações das unhas das clientes que utilizam os produtos da loja e de novas mercadorias recebidas. Contudo, para ter melhores resultados é possível impulsionar as publicações com pouco investimento nas redes sociais. 

Uma boa localização, com fachada chamativa também pode ajudar. 

Outra dica é fazer panfletagem. Embora menos efetiva do que o uso das redes sociais, pode funcionar para complementar, sobretudo na inauguração. 

E então, te ajudei com as dicas para montar sua loja de esmaltes? Eu espero que sim. 

Lembre-se de compartilhar este post para ajudar outras pessoas que tem o mesmo interesse que você. 

Quer montar um negócio do zero, mas não tem ideia de como começar? Eu te ajudo. 

Deixe o seu recado nos comentários ou entre em contato comigo

Um grande abraço e até breve. 

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