Uma loja de troca de óleo é uma ótima opção, sobretudo porque este serviço deve ser realizado de forma recorrente, normalmente a cada 10 mil quilômetros.
Sabendo disso e da demanda existente pelo serviço, é fácil considerar a hipótese de começar um negócio.
Até porque, o número de carros circulando só aumenta e, todos precisam fazer a troca de óleo, não é mesmo?
Quer começar a sua própria loja de troca de óleo, mas ainda tem dúvidas?
Então não se preocupe, pois neste artigo eu vou te ajudar com os seguintes tópicos:
- Quanto custa montar uma loja de troca de óleo?
- Faturamento e margem de lucro
- O que é necessário para abrir uma loja de troca de óleo?
- Tipos de óleos que mais vendem
- Localização: Dicas e Como Escolher
- Marketing e publicidade: como conquistar clientes
Quanto custa montar uma loja de troca de óleo?
Eu elaborei um plano financeiro com dados aproximados de lojas de troca de óleo, mas antes de te passar a estimativa média de valor, é importante lembrar que a compra de equipamentos e período de duração do estoque inicial podem trazer variações no cálculo.
Use os dados para uma pré-análise, mas faça o seu próprio plano financeiro com as características da sua loja de troca de óleo.
Isso porque, se você errar no valor do investimento e capital de giro pode faltar grana e você ser obrigado a usar o cheque especial, pegar algum tipo de empréstimo, e com isso pagar juros e comprometer seu negócio antes mesmo de iniciar.
Sem falar que se faltar investimento e não conseguir outros recursos, todo o operacional pode ser comprometido, seja na contratação de profissionais qualificados, equipamentos necessários ou até por não possuir em estoque o que o cliente deseja.
No entanto, se tem dúvidas sobre como fazer o plano financeiro, deixo este vídeo com dicas, aproveite!
O investimento inicial ficou entre R$ 34 e R$ 35 mil reais, considerando uma loja de troca de óleo pequena, mas já equipada e com boa estrutura. Claro que pode começar com menos, mas provavelmente não terá a capacidade de faturamento do exemplo e a mesma estrutura.
O valor foi usado assim:
- Equipamentos: R$ 9 mil reais
- Outros gastos como reforma, computador, móveis, licenças e legalização, caução de aluguel e marketing: R$ 11 mil reais
- Capital de giro: R$ 14 mil reais, sendo R$ 10 mil reais de estoque inicial e R$ 4 mil reais de caixa mínimo.
Contudo, o estoque tem previsão de duração média de 20 dias e prazo de reposição de 4 dias após o pedido.
Faturamento e margem de lucro
O faturamento bruto atingiu R$ 27 mil reais. A margem de ganho líquido se aproximou de 28%.
Sendo assim, isso significa que depois de pagar todas as despesas do negócio, o proprietário tem em caixa entre R$ 7.500 e R$ 8 mil reais. Deste valor é possível retirar o pró-labore ou reinvestir.
É importante destacar que o ganho da loja se dá principalmente nos filtros e demais acessórios. O óleo em si traz uma margem baixa e tem subido regularmente.
Quer simular a sua própria loja de troca de óleo nos mínimos detalhes e com os dados pensados para o seu negócio?
Portanto, você pode usar a mesma ferramenta que eu uso!
Ao inserir os dados básicos da sua ideia de negócio todos os cálculos e análises são gerados automaticamente. Ao final você terá uma tela com resumo e gráficos. Dentre as informações geradas estão:
- Investimento
- Ganhos
- Margem de lucro
- Capital de giro com estoque e caixa mínimo
- Enquadramento empresarial e tributário
- Serviços mais rentáveis
- Prazo de retorno sobre o investimento
- Despesas
- Quantidade de faturamento, serviços e vendas para ficar no zero a zero e começar a ter lucro
- Informações exigidas por bancos para empréstimos
- Entre outras!
Conheça melhor o simulador através deste link de acesso e, vou deixar este plano sobre como montar a sua loja de troca de óleo pré-preenchido neste vídeo para você usar de modelo. VIDEO YTB
O mapa mental e o plano de negócios
Este é um bônus extra que resolvi te passar.
Um plano de negócio é o que te conduz ao sucesso. Através dele você consegue reduzir os riscos e evitar possíveis erros.
Além disso, o plano de negócios também é capaz de ajudar a sua empresa crescer.
Deixo então este texto para você ler e entender o passo a passo de como fazer o seu plano de negócios e algumas dicas a mais.
Tenho certeza absoluta que vai ajudar.
Deixo aqui o Mapa Mental completo para você baixar. No texto acima, você também vai entender por que deve fazer uso de seu mapa.
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O que é necessário para abrir uma loja de troca de óleo?
A troca de óleo pode ser feita com o uso de um Elevacar, estrutura no chão com espaçamento ou até mesmo com o uso de um macaco jacaré. Consequentemente, a forma influenciará na agilidade ao prestar o serviço.
No geral você vai precisar:
- Estrutura para levantar o veículo e fazer a troca de óleo
- Kit completo de ferramentas que custam em torno de R$ 700 reais
- Móveis da loja como prateleiras, expositores e balcões
Logo abaixo deixo a lista com os fornecedores para que você comece a sua busca.
Se você deseja maior agilidade e também praticidade, uma excelente ideia é comprar um extrator de fluídos à vácuo ou bomba de sucção. Facilita bastante e reduz o tempo gasto.
O custo varia entre R$ 1.500 a R$ 4.000 reais, dependendo se for manual ou não.
O espaço médio necessário para abrir a troca de óleo costuma ser a partir de 70 m², considerando uma pequena lojinha e um ambiente para a troca de óleo.
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Tipos de óleos para a sua loja de troca de óleos
É importante conhecer os tipos de óleo para motor de carro, até mesmo para saber o que ter em maior quantidade no estoque e o que indicar ao cliente.
O óleo pode ser:
- Mineral: é mais barato, tem menor eficiência e duração. Costuma ter menor viscosidade e tolerância à temperatura. É obtido por meio de transformação natural do petróleo. É usado normalmente em motores mais antigos.
- Sintético: é fabricado em laboratório, tem maior resistência e duração. Costuma ser usado em veículos que rodam muita quilometragem e funciona bem em qualquer temperatura.
- Semissintético: é composto pela mistura da base mineral e sintética. Costuma ser usado em motores que lubrificam melhor com base mineral, mas que precisa dos benefícios do sintético.
Também, os óleos são divididos pela viscosidade.
A baixa e alta viscosidade estão ligadas a fluidez do óleo no motor à medida que esquenta.
É importante seguir as indicações de uso do óleo pelo fabricante do veículo para evitar deterioração ou problemas. As viscosidades com maior saída são:
Sintético:
- 0W20
- 5W30: é o que mais vende
- 5W30 diesel com filtro de partículas
- 5W40 diesel
Semissintético
- 10W40: este é o que mais vende
- 10W30
Minerais
- 20W50
- 25W50: é o que mais vende
- 25W60
Localização: Dicas e Como Escolher
Escolher a localização pode gerar algumas dúvidas, principalmente quanto ao custo versus benefício.
Regiões centrais tendem a ter aluguéis mais caros, e para uma loja de troca de óleo isso pode inviabilizar o negócio.
A boa notícia é que existem localizações secundárias que podem ser boas opções. Claro, se conseguir na região central com preço acessível, próximo às empresas com grande fluxo de funcionários é o ideal.
Se isso não for possível, você pode abrir:
- Em vias de acesso aos centros empresariais com o objetivo de que o cliente deixe o carro enquanto está no trabalho
- Bairros de grande porte costumam ter um bom público e a concorrência é menor
- Mais afastados, investindo em um programa de diferenciação competitiva, com busca e entrega do veículo por exemplo
De 4 a 6 quadras da região central costuma ser uma quantidade ainda aceitável pelo consumidor.
Marketing e publicidade: como conquistar clientes
O sucesso da loja de troca de óleo está atrelado à fidelização de clientes. Depois que o cliente já fez a troca de óleo e gostou do serviço costuma retornar no mesmo, inclusive se o preço for um pouco mais caro.
Estude um plano de fidelização. Crie atrativos que podem fazer com que seus clientes retornem, e melhor, que indiquem para outras pessoas.
A maior parte dos proprietários de veículos procuram qualidade e não apenas preço. Querem se sentir seguros e sabem da importância da manutenção dos seus veículos e o quanto isso pode evitar gastos ainda maiores.
Dentre as opções de estratégias de marketing eficientes para divulgar a troca de óleo estão:
- Panfletagem, principalmente em empresas. Esta técnica funciona muito no segmento.
- Divulgação em grupos locais como Facebook e Whatsapp.
- Promoção e parcerias para determinados grupos, por exemplo, funcionários de X empresa tem desconto ou um atrativo extra.
- Crie seu cadastro no Google Meu Negócio, é grátis e muitas pessoas buscam por troca de óleo no Google.
- Converse com oficinas, estéticas automotivas, lojas de peças e outras relacionadas que não prestam o serviço de troca de óleo, faça uma parceria por indicação, quem sabe o pagamento de um percentual.
Gostou das dicas para montar a sua loja de troca de óleo?
Então compartilhe com todos aqueles que conhece e sabe que tem o mesmo interesse que você.
Quer montar o seu negócio do zero, mas não sabe como começar?
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Eu te ajudo!
Um abraço e até o próximo.