Como Montar uma Ótica

0
137

Investimento inicial, faturamento, lugar ideal para montar uma ótica, quantidade de funcionários e muito mais. Fique por aqui para descobrir tudo que você precisa para começar o negócio dos seus sonhos.

Conheça também uma ferramenta que certamente vai ajudar você a montar todo o plano de negócio, ainda que não tenha experiência no ramo.

Vamos partir agora para as dicas de como abrir uma ótica de sucesso.

Uma ótica trabalha principalmente com a montagem e a venda de óculos e lentes de grau. Além disso, é possível encontrar armações, óculos de sol e acessórios estéticos na maioria das lojas.

Um ponto positivo que se destaca no negócio é a estabilidade. Isso porque, depois de conquistar a clientela, são poucos os casos de óticas que têm redução de ganhos.

O uso de óculos e lentes de contato também cresceu muito, de tal forma que é extremamente comum encontrar pessoas que necessitam desses itens para enxergar melhor.

Esse fator, somado ao caráter estético e tendencial dos óculos de sol, transforma a ótica em um negócio com bom potencial lucrativo.

Ficou interessado? Então leia este post e fique por dentro de tudo que você precisa saber para abrir sua ótica. Tire suas dúvidas sobre:

  • Quanto custa abrir uma ótica?
  • Qual é o faturamento bruto e líquido de uma ótica?
  • Estrutura e fornecedores para montar uma ótica
  • Quantidade de funcionários da ótica
  • Como escolher a melhor localização para montar uma ótica
  • Concorrência e mercado
  • Dicas para abrir uma ótica
  • E muito mais!

Quanto custa abrir uma ótica?

Ainda que você tenha uma noção dos custos, elaborar um plano financeiro vai dar um norteamento mais realista dos valores de investimento.

Como é importante que você saiba aproximadamente quanto precisa investir, fizemos uma simulação. Ou seja, uma estimativa calculada com dados colhidos de outros empreendedores e lançados no Simulador de Negócios.

Dessa forma, o investimento médio ficou em torno de 41 a 55 mil reais, distribuídos como você verá a seguir.

Ah! Antes, uma informação importante: trabalhando apenas com a revenda de óculos e lentes, o valor médio de investimento cai. Isto é, sem um laboratório próprio ou uma estrutura diferenciada. Nesse caso, você investirá de 30 a 35 mil reais, aproximadamente.

Reformas no imóvel

A princípio, iluminação, reparos na parte elétrica e hidráulica, pintura, entre outros, somam cerca de 3 mil reais.

Equipamentos e móveis

A compra de móveis, como mostruários, cadeiras, balcões e outros itens, também consome o orçamento. Juntamente com os equipamento iniciais, custa em torno de 18 a 25 mil reais.

Capital de giro

Por fim, o capital de giro será uma peça fundamental para a saúde do seu negócio. Muitos empreendimentos se descuidam nesse aspecto e passam maus bocados.

Logo após a inauguração, é ele que vai garantir as atividades da ótica nos primeiros meses. Em outras palavras, ele evitará que você tenha problemas financeiros até conseguir se solidificar no mercado.

O valor de capital de giro é de 20 a 30 mil reais, sendo 15 a 20 mil reais de estoque e 8 a 10 mil reais de caixa mínimo.

Qual é o faturamento bruto e líquido de uma ótica?

O faturamento médio de uma ótica já consolidada gira em torno de 35 a 50 mil reais. No entanto, o percentual de lucro líquido é de 15% a 22%.

Sobra ao dono do negócio, dessa maneira, aproximadamente 6 a 10 mil reais mensais.

Para que você descubra os detalhes por trás da sua empresa, use o Simulador de Negócios. Após inserir as informações, centenas de cálculos são realizados automaticamente para apresentar de forma simples e interativa números como:

  • melhor enquadramento tributário;
  • investimento total;
  • encargos sociais com funcionários;
  • despesas mensais e depreciação;
  • ponto de equilíbrio (o famosos zero a zero);
  • margem de lucro dos produtos e quais são mais lucrativos;
  • quantidade de vendas necessárias para alcançar os ganhos desejados;
  • faturamento bruto e líquido;
  • e muito mais!

Estrutura e fornecedores para montar uma ótica

Por mais que sua ótica seja pequena, você vai precisar de um ponto com pelo menos 40 m² de área. Caso opte por um laboratório próprio, ele deve ter no mínimo 15 m².

Em seguida, você precisa pensar na ambientação, que deve ser leve. Uma dica de estilo é usar estruturas em madeira e prateleiras em metal e vidro, com espelhos, por exemplo. Com certeza o espaço parecerá mais amplo dessa forma.

Coloque algumas mesas, cadeiras e espelhos provadores. Essas escolhas vão proporcionar comodidade aos clientes e, ao mesmo tempo, facilitarão as vendas.

Assim como o restante do ambiente, a vitrine e os balcões devem ser bem iluminados, com mostruário de óculos. Também é importante instalar um laboratório para ajuste de lentes e hastes de armações.

Os equipamentos para manter o processo produtivo das óticas são:

  • máquinas lixadeiras para lentes;
  • lensômetro;
  • máquinas facetadeiras;
  • aquecedor de areia;
  • centrador asz-l ingo;
  • rhanil essilor;
  • motor flex jova;
  • fura lentes proxxon;
  • espelhos de balcão, vitrines e outros.

Você ainda vai precisar, certamente, de equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora e máquina de cartão.

Quantidade de funcionários da ótica

Para o sucesso de uma ótica, será fundamental a contratação de profissionais especializados. Com o intuito de dar credibilidade ao seu negócio, é recomendável ter pelo menos um profissional com experiência em optometria.

Os demais funcionários devem ser atenciosos, bons atendentes e VENDEDORES, prezando pelo bom relacionamento com os clientes e foco na fidelização.

Assim, a ótica pode começar com:

1 a 2 atendentes;

gerente (que pode realizar atendimentos);

auxiliar de limpeza.

Como escolher a melhor localização para montar uma ótica

A escolha do ponto da sua ótica é uma das decisões mais importantes a serem tomadas. O local ideal tem influência direta no sucesso dos empreendimentos neste setor, então CUIDADO.

Além de priorizar lugares com grande fluxo de veículos e pessoas, verifique se há hospitais, clínicas médicas, farmácias e comércios nas proximidades.

Caso o aluguel em bons pontos comerciais estejam acima do que o seu plano financeiro acusou como viável, o que pode impedir a lucratividade do seu negócio, reserve parte do capital para campanhas de marketing agressivas.

Atualmente o uso de redes sociais como Facebook e Instagram são tendências e os anúncios custam pouco. Dessa forma, é possível se destacar dos concorrentes.

Panfletos com promoções ainda trazem bons resultados, então invista também nesta modalidade de propaganda.

Concorrência e mercado

As armações e lentes deixaram de ser apenas produtos necessários e se tornaram tendências da moda, com isso pessoas trocam os óculos antes de estragar o produto, o que fomenta o mercado e permite novos empresários a entrar no setor.

A concorrência é moderada, mas o índice de óticas que fecham é pequeno, o que demonstra ser ainda um bom negócio.

Outro ponto importante é a boa margem de lucro.

Vale lembrar que, embora existam concorrentes online, a maioria das pessoas ainda prefere comprar diretamente em ótica, principalmente em razão das indicações de médicos e o medo de usar um óculos ou lente de baixa qualidade, que pode prejudicar a visão.

Abrir uma ótica é uma boa ideia?

Montar uma ótica pode sim ser uma excelente ideia. No entanto, além de escolher a localização com cuidado e ter aptidão para o negócio, você precisa ficar atento aos números do negócio.

São eles que vão revelar se a ótica é um bom empreendimento para você. É importante que esses valores estejam dentro das suas expectativas e do capital que você tem para investir.

Descubra números como lucratividade, ponto de equilíbrio, vendas e muito mais. Desse modo, suas chances de sucesso aumentarão muito!

Gostou do conteúdo? Então deixe seu like e compartilhe este post com outras pessoas. Continue acompanhando as novidades sobre criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora.

Caso precise de ajuda para montar uma ótica, entre em contato ou escreva um comentário.

Um forte abraço e até a próxima!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here