Escolha da localização, investimento necessário, legislação e como conseguir os primeiros clientes. Quer um passo a passo de como montar o seu pet shop?
Fique comigo para descobrir tudo isso e conheça ainda uma ferramenta que você pode usar para planejar seu negócio. Mesmo que não tenha experiência em negócios.
Responda nos comentários, se você puder, qual é a sua principal dúvida ou desafio para iniciar o seu pet shop?
A partir de agora, vamos direto para as dicas de como abrir um pet shop de sucesso.
Você sabia que no Brasil existem mais animais de estimação do que crianças? Essa é uma informação valiosa para quem pensa em abrir um pet shop.
O negócio se mostrou um dos mais lucrativos de todos os tempos, crescendo inclusive durante a crise! Trata-se de um empreendimento de pequeno a médio investimento com um potencial de lucro altíssimo, se bem administrado.
Mas cuidado! Em uma pesquisa realizada com 1731 empresários falidos, de diversos segmentos, perguntaram a eles:
– Qual foi a principal causa do fechamento da sua empresa?
A resposta de 49% deles foi: falta de planejamento.
Então, não importa se você vai montar um pet shop daqui a um mês, três meses ou um ano. Se você quer aumentar suas chances de sucesso, deve fazer um planejamento ANTES de iniciar seu negócio.
Quer aprender como montar um pet shop de sucesso? Leia o artigo até o final para descobrir:
- O plano do pet shop
- Localização e ponto comercial do pet shop
- Funcionários do pet shop
- Resoluções
- Quanto custa montar um pet shop?
- Estimativa de faturamento
- Como conseguir os primeiros clientes
- Montar um pet shop é um bom negócio?
Pronto para começar? Se tiver qualquer dúvida, não esqueça de deixar nos comentários!
O plano do Pet Shop
O plano para montar o seu pet shop deve conter toda a parte financeira. Isso inclui: investimento, compra de equipamentos, estimativa de despesas mensais e volume de vendas para começar a ter lucro.
Dependendo do tamanho do estabelecimento, talvez seja interessante detalhar também a parte operacional. Ou seja, processo de vendas, de compras, de banho e tosa, além de definir as funções dos colaboradores.
Outra questão fundamental é estabelecer o marketing, pois é ele que vai atrair clientes para o seu pet shop.
Não se preocupe! A seguir vamos falar sobre os aspectos mais importantes.
Localização e ponto comercial do Pet Shop
Um pet shop que almeje o sucesso precisa buscar e entregar os animais. Hoje em dia, pouquíssimos donos estão dispostos a levar os bichinhos até o local.
Por esse motivo, um ponto comercial no centro da cidade não é decisivo para o sucesso do estabelecimento. Claro, se for possível abrir um pet shop em meio ao trânsito de pessoas, melhor.
Vocês consegue identificar boas localizações? Elas incluem: avenidas de ligação entre bairros, avenidas principais, proximidade a condomínios e regiões com muitas residências.
Quanto ao ponto comercial, priorize um ambiente fácil de higienizar e com espaço para expandir os serviços futuramente, caso deseje. Ele também não deve ser tão afastado a ponto de exigir muito tempo de deslocamento.
O seu pet shop deve ter:
- Um piso impermeável;
- Sala separada para banho e tosa;
- Sala para atendimento clínico;
- Uma instalação para abrigar os animais;
- Um local para deixar os animais para venda e doação (conforme a resolução 1069/2014, não devem estar presos em “gaiolas” ou expostos a situações de estresses).
Funcionários do Pet Shop
Um pet shop pequeno precisa de três pessoas. Duas para o banho e tosa e uma para atender clientes e vender os produtos.
Se você necessita economizar, pode iniciar o negócio com 2 colaboradores ao total, ambos fazendo banho e tosa. Neste caso, a recepção ficará sem atendente.
Para facilitar, você pode colocar uma campainha com sensor de movimento para avisar quando um cliente chegar.
Resolução 1069/2014
A proteção aos animais está em evidência e por isso a legislação aplicada é bastante específica.
No caso dos pet shops, deve-se observar a Resolução 1069 de 2014, do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Dentre os pontos que merecem destaque, estão:
- É obrigatório que os funcionários responsáveis pelo banho e tosa tenham um curso na área;
- Animais não podem mais ser expostos em gaiolas.
Você pode consultar o arquivo completo nesse link aqui.
Quanto custa montar um pet shop?
O investimento para abrir um pet shop varia de acordo com uma série de fatores: estrutura, tamanho, serviços oferecidos, estoque inicial, capital de giro, entre outros.
Para calcular esse valor com maior exatidão, é preciso considerar as características do pet shop e fazer um plano financeiro. Por isso, trouxemos apenas uma estimativa.
Estrutura do Pet Shop
O maior gasto de um pet shop é com a estrutura inicial. Será preciso investir em estoque, mobiliário e equipamentos profissionais de banho e tosa, por exemplo:
- Soprador;
- Secador;
- Máquina de tosa;
- Lâminas;
- Mesa de tosa;
- Faca de stripping;
- Banheira;
- Cercados;
- Potes;
- Brinquedos;
- Rações;
- Entre outros.
Assim, um pet shop de pequeno porte investe, em média, de 15 a 17 mil reais em estrutura e estoque inicial básico.
Caso trabalhe exclusivamente com banho e tosa, esse investimento é menor. Sem a venda de produtos como rações, brinquedos e roupinhas, o valor médio varia entre 7 e 10 mil reais.
Capital de Giro do Pet Shop
O capital de giro depende do prazo de entrega dos fornecedores, prazo para recebimento dos pagamentos, despesas mensais e caixa mínimo.
Em nossa análise, a estimativa de capital de giro para abrir o negócio varia de 4 a 6 mil reais.
Importante! Esse cálculo não inclui a locação ou a compra de um ponto comercial, nem reparos e eventuais adaptações no local.
Mais uma vez, esses números são apenas estimativas e você não deve investir o seu dinheiro nelas. Para ter segurança, faça o seu próprio plano financeiro. Se precisar, use nosso Simulador de Negócios.
Com ele você descobrirá informações como:
- Valor do investimento inicial;
- Faturamento estimado;
- Preço ideal do serviço e produto;
- Ponto de equilíbrio (famoso zero a zero);
- Faturamento líquido já descontados impostos e contribuições sociais;
- Melhor enquadramento empresarial;
- Capital de giro;
- E muito mais!
Somando investimento inicial e capital de giro, inclusos gastos extras, como a documentação para abertura da empresa, o valor médio para abrir um pet shop varia entre 18 e 25 mil reais.
Qual é a estimativa de faturamento?
O faturamento bruto dependerá do preço cobrado pelos serviços, margem de ganho, custos e quantidade de clientes.
Na média geral, um pet shop pequeno fatura bruto entre 10 e 13 mil reais, com banho e tosa. Com a venda de produtos, atinge um faturamento de 16 a 20 mil reais.
Margem de lucro líquido
A margem de lucro de um pet shop somente com banho e tosa fica entre 25 e 30%. Ao vender outros produtos, o percentual cai um pouco, variando entre 22 e 25%,
Com base nesses dados, estima-se que um pet shop simples e pequeno tenha faturamento líquido entre 3 e 5 mil reais. Isso se oferecer apenas banho e tosa. Quando o serviço é somado à venda dos produtos, o faturamento alcança de 6 a 9 mil reais.
Lembre-se que esses dados são estimativas. No final, o tamanho do pet shop, a qualidade dos serviços e a gestão é que determinam quais serão os ganhos.
Tome cuidado! Para ter um pet shop de sucesso, você deve cuidar muito bem dos animais. Essa é a maior preocupação dos clientes.
No momento da tosa, redobre a atenção para não machucar os animaizinhos. É comum donos reclamando de pet shops que, ao fazer a tosa, acabam machucando o animal.
Esse é um dos principais fatores que fazem o cliente deixar de frequentar o mesmo estabelecimento.
Como conseguir os primeiros clientes do Pet Shop?
Para conquistar os primeiros clientes e manter uma rotina de prospecção, o foco deve estar nas estratégias de marketing.
As formas de divulgação que melhor funcionam para esse tipo de negócio são:
- Panfletagem em pontos estratégicos, como portarias de prédios e condomínios;
- Publicar promoções em grupos locais do Facebook;
- Programa de indicações;
- Visitar a vizinhança para contar que agora eles têm um pet shop próximo.
Seguindo essas quatro estratégias, você terá seus primeiros clientes rapidamente.
Inicie com uma promoção de descontos no banho e tosa através do Facebook. Para turbinar os resultados, você pode investir um pequeno valor diário exibindo a oferta para mais pessoas.
Os resultados vão te surpreender!
Montar um Pet Shop é um bom negócio?
Pode ser um ótimo negócio. No final, o que vai determinar o sucesso do pet shop é o quanto você gosta de animais, a qualidade dos serviços prestados, o mercado local e os números do negócio.
Faça um plano financeiro mínimo e descubra se os números de investimento, lucratividade e vendas são favoráveis. Veja também quantos serviços você precisa realizar para pagar todos os custos e começar a ter lucro.
Assim, você diminui bastantes os riscos.
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Se você precisar de ajuda para montar seu pet shop, deixe um comentário ou entre em contato. Um forte abraço e até breve!