Como escolher a melhor localização, qual é o valor do investimento e como divulgar seu brechó para atrair primeiros clientes.
Fique comigo até o final deste post para descobrir tudo isso e muito mais! Também vou apresentar uma ferramenta que você pode usar para fazer todo o plano financeiro do seu negócio.
Se você não se importar, responda nos comentários: qual é a sua principal dúvida ou desafio para começar seu brechó?
A partir de agora vamos entrar direto nas dicas para você montar um brechó de sucesso.
A quantidade de pessoas em busca de roupas usadas tem crescido muito e isso tem tornado os brechós altamente lucrativos.
Neles, é possível comprar roupas usadas muito baratas e até marcas de grife em estado de novas.
Neste post, vamos revelar como começar um brechó do zero. Desde a escolha do local, o investimento inicial, a seleção de fornecedores até o potencial de faturamento do negócio. Vamos lá?
Localização do Brechó
O brechó é um negócio que se diferencia da maioria dos empreendimentos e um dos motivos é justamente a localização.
Normalmente, o público que compra em brechó fica sabendo do estabelecimento através de indicação ou por publicações nas redes sociais. Ou seja, estar localizado no centro da cidade não é fundamental.
Além disso, é comum consumidores não desejarem que outras pessoas saibam que compram roupas em brechó.
Consequentemente, se estiver em meio a um alto fluxo de pessoas, pode ser que seus potenciais clientes se sintam desconfortáveis.
Se o seu capital de investimento é baixo, a melhor solução para iniciar é montar o brechó em casa. Separe um cômodo grande e exponha as mercadorias.
É preferível que seja espaço localizado na frente da casa e que tenha uma vitrine. Isso pode chamar a atenção das pessoas que passam e aumentar as vendas.
Agora, se o seu potencial de investimento é maior, você pode alugar um ponto comercial para o brechó. Além de deixar o negócio mais profissional, evita clientes em horários inoportunos.
Priorize peças comerciais em locais fáceis de explicar e com pontos de referência. Pode acontecer de pessoas deixarem de comprar por não encontrarem o brechó.
Divulgação do brechó
Há três maneiras de divulgar o brechó que funcionam muito bem na prática:
- Publicar nas redes sociais;
- Entregar panfletos;
- E o famoso boca a boca.
Para expandir ainda mais o marketing, faça impulsionamento das publicações e anúncios patrocinados nas redes sociais. Além disso, publique nos grupos da sua região sempre que receber roupas novas no brechó.
Lembre-se também de criar um grupo no Whatsapp e inserir todas as suas clientes. Quando novas mercadorias chegarem, você pode divulgar através dele e já vender provavelmente a maior parte.
Essa ideia do grupo no Whatsapp é ótima, porque os clientes costumam convidar outras pessoas para fazerem parte do grupo. É uma espécie de marketing de rede e indicação.
Roupas e Fornecedores
Roupas e calçados para brechó precisam ser adquiridos na modalidade atacado para conseguir melhores preços. Um bom valor fica entre 1 e 4 reais por peça.
Os lotes costumam ser divididos em:
- 1ª linha;
- 2ª linha;
- Moda masculina adulta;
- Moda feminina adulta;
- Infantojuvenil de 2 a 12 anos.
Ah, mais uma coisa, cuidado com a compra de roupas em lote! Tenha certeza de que são de boa qualidade e com numerações que realmente vendem.
É comum que esses lotes contenham roupas com numerações que poucas pessoas usam. Fique atento!
Investimento para abrir um brechó
Para montar um brechó, é preciso gastar com estrutura, compra do estoque inicial, capital de giro e divulgação. Esses serão os custos iniciais.
Trazer esses dados com exatidão, sem conhecer todos os números do seu negócio, é impossível. Seria um mero palpite. Por esse motivo, trouxemos valores aproximados.
Para a estrutura interna, com araras e móveis, o gasto é a partir de 3 mil reais. O estoque inicial de um brechó pode ser adquirido por 8 a 10 mil reais, em torno de duas mil e oitocentas peças de roupas.
Nesse caso, o capital de giro mínimo necessário é de 4 mil reais. Já para a campanha de marketing, o investimento mínimo é de 500 reais.
Esses são dados estimados, pensando em um brechó pequeno, simples, em casa mesmo. É claro que, se for fazer algo maior e mais profissional, o gasto será outro.
Caso você precise de ajuda para calcular corretamente os números do seu brechó, nós temos um simulador. Ele calcula automaticamente o valor do investimento, despesas mensais, capital de giro, ponto de equilíbrio, faturamento mínimo, preço ideal do produto e muito mais. Tudo com base nos dados que você informar.
Qual é o faturamento de um brechó?
A margem inserida em cima do valor de cada peça de roupa costuma variar entre 200% e 400%. Sendo assim, uma peça de roupa adquirida por 2 reais costuma ser vendida por 6 a 10 reais.
Dessa forma, se você vender 2 mil reais do estoque, terá de 12 a 20 mil reais de faturamento bruto.
Qual é o lucro de um brechó?
Para saber o ganho líquido, é preciso diminuir todos os gastos. Aqui está a maior variação, já que as despesas são diferentes em cada negócio.
Por exemplo, o brechó vai pagar aluguel? Terá funcionários? Qual será o valor da luz? Haverá internet no local? Qual será o enquadramento fiscal da empresa? Quanto você vai retirar por mês do brechó para manter suas despesas pessoais?
No geral, um brechó de pequeno porte tem lucro líquido entre 3 e 4 mil reais. Já um brechó bem estruturado, com variedade de produtos, bom movimento e ampla divulgação, costuma ter lucro líquido entre 7 a 10 mil reais.
Mas atenção! Quer saber ao certo se o negócio é lucrativo e quanto é possível lucrar realmente? Então é preciso criar um plano financeiro específico para seu brechó.
Como vender mais?
Aumentar as vendas. Esse é o desejo da maioria dos empresários e não é diferente para quem abre um brechó.
Por isso, separei algumas dicas para que você venda mais. Veja só!
Faça fotos das roupas do brechó no corpo
Se precisar, peça ajuda a um conhecido seu, por exemplo. Depois publique nas redes sociais e nos grupos de Whatsapp.
Isso aumenta muito as vendas, pois as pessoas olham como a roupa fica no corpo e se imaginam nela. Imaginar é o primeiro passo antes de desejar e comprar.
Monte conjuntos de roupas
Coloque no manequim, se possível. Ao ver a produção completa, é bem provável que o consumidor compre o conjunto e não apenas uma peça.
Faça descontos para a venda em quantidade
Para que os seus clientes façam compras de maior volume, você pode conceder descontos especiais. Por exemplo, se adquirir 10 peças, tem um desconto de 20% sobre o valor total.
Aceite pagamentos no cartão
Embora o valor da mercadoria seja mais em conta, ainda é comum as pessoas pagarem com o cartão. Esse é um erro frequente de quem monta brechó: pensar que tudo será pago em dinheiro por ser mais barato.
Qual tipo de brechó é mais lucrativo?
As crianças crescem muito rápido e rapidamente as roupas deixam de servir. Além disso, o valor das peças infantis é ainda maior do que as adultas.
Assim, é comum os pais recorrerem aos brechós para comprar roupas usadas.
Por isso, montar o seu brechó focado em roupas infantis tem tudo para ser uma excelente ideia.
Afinal, abrir um brechó é um bom negócio?
Sim, pode ser um ótimo negócio. Porém, existem alguns fatores que vão determinar o sucesso do seu brechó. São eles: o quanto você gosta e tem perfil para o negócio, o mercado local e os números do estabelecimento.
Quanto aos números, avalie se o investimento inicial e o capital de giro estão dentro do que você pretende investir. Além disso, descubra se o negócio pode apresentar boa lucratividade.
Outro número importante é o ponto de equilíbrio, o famoso zero a zero. Verifique a partir de quanto em vendas você paga todas as despesas e começa a ter lucro.
Assim você aumenta bastante suas chances de sucesso!
Gostou do conteúdo? Deixe seu like e acompanhe o Ideia de Negócio para saber tudo sobre criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora.
Se você precisar de ajuda para montar seu brechó, deixe um comentário ou entre em contato. Um forte abraço e até breve!