Como Montar uma Barbearia

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Escolha da localização, investimento necessário para iniciar uma barbearia e como se diferenciar da concorrência.

Descubra tudo isso neste post e conheça também uma ferramenta que você pode usar para planejar o seu negócio.

Aproveite e me responda nos comentários: qual é a sua principal dúvida ou dificuldade para montar uma barbearia?

Se você quer dicas específicas de como abrir uma barbearia de sucesso, fique por aqui.

A barbearia pode ser uma ótima ideia de negócio. Principalmente em razão da pouca concorrência no segmento de estética para o público masculino.

Para o sucesso de uma barbearia, é importante estudar o mercado local e as necessidades do seu público.

Sair da mesmice e criar diferenciais competitivos é uma boa opção, mas cuidado com o ROI – famoso Retorno Sobre Investimento.

Não adianta ter a melhor barbearia da cidade, com mesa de sinuca, bar e fliperama, se ela não der lucro.

Por isso, é importante ter um plano financeiro. Mas não se preocupe, daqui a pouco falaremos sobre ele!

Veja neste post como abrir uma barbearia e tire suas dúvidas sobre:

  • Escolha da localização
  • Concorrência
  • Diferenciais competitivos
  • Dica para fidelizar clientes
  • Estrutura e equipamentos
  • Investimento para iniciar
  • Faturamento
  • Marketing para conseguir os primeiros clientes
  • E muito mais!

A partir de agora, vamos direto para as nossas dicas.

Localização da barbearia

Uma boa localização é aquela onde é possível atingir o maior número de potenciais clientes. Ao mesmo tempo, seu negócio deve disputar espaço com uma concorrência pequena ou moderada.

É comum pensar que a localização certa é na região central da cidade, mas talvez esse seja o pior ponto, na verdade.

A maioria do público masculino, especialmente acima dos 35 anos de idade, prefere deslocar-se pouco, ir quando “sobra um tempinho”. Além disso, prefere um ambiente simples, com rápido atendimento e fila pequena.

Por esse motivo, somado à baixa concorrência e ao menor investimento, as barbearias de bairro tendem a atingir o sucesso em menos tempo e com mais frequência.

Concorrência da barbearia

A concorrência no segmento de barbearias é considerada baixa e a busca pelos serviços cresce a cada dia.

Por esse motivo, é difícil ver barbearias fechadas, que não deram certo.

Tome cuidado, porém, com as barbearias estilo “bar”, nas quais são criados ambientes diferenciados para atender os clientes. Por exemplo, espaços com mesa de sinuca, bar, videogame, entre outros.

Nesse modelo de negócio, o investimento é maior e o público-alvo costuma ter até 35 anos, ou seja, é mais restrito.

Além disso, para ter mais chances de sucesso, é necessário escolher uma boa localização e um ponto maior, o que aumenta as despesas mensais.

Então, com investimento e gastos maiores, você vai precisar de um plano financeiro sólido para fazer a barbearia dar certo.

Diferenciais competitivos da barbearia

Os diferenciais competitivos são características que tornam o seu negócio especial, melhor que o dos concorrentes, e trazem um quê a mais para os clientes, a ponto de desejarem seus serviços.

Antes de falar sobre os diferenciais, porém, vamos alinhar o básico?

O principal diferencial na barbearia sempre será a qualidade dos serviços prestados. Se você tiver serviços ruins, não importa o que faça, o cliente não voltará.

Devido à proximidade física entre barbeiro e cliente durante o atendimento, outro ponto importante é a higiene pessoal dos profissionais.

Um barbeiro com mau hálito, por exemplo, pode espantar toda a clientela. Fique atento!

Agora que alinhamos o essencial, vamos aos diferenciais competitivos.

Ideias de diferenciais competitivos

O ideal é fazer uma pesquisa com os seus clientes para descobrir o que eles gostariam de encontrar no espaço. Depois, veja quais são as principais demandas e o que cabe no seu plano financeiro.

Em uma barbearia simples, por exemplo, os diferenciais podem ser:

  • televisão com canal de futebol, MMA ou clipes musicais;
  • wi-fi;
  • café;
  • revistas e jornais;
  • fácil estacionamento.

Dica especial para fidelizar clientes

O cliente percebe a ida ao barbeiro como um momento de prazer, de cuidados com ele mesmo.

Ao associar essa experiência agradável a alguma fragrância, você fixará na mente do cliente esse momento de prazer. Quando ele sentir novamente o cheiro, lembrará da experiência, da sua marca, da sua barbearia.

Por isso, utilize a aromaterapia para fidelizar clientes.

Você pode aplicar um aromatizador característico no ambiente da barbearia ou utilizar sempre a mesma fragrância em xampus, espumas de barbear e loções de mão dos barbeiros.

Estrutura e equipamentos

No geral, uma barbearia precisa de um espaço para corte e um banheiro. Ter fácil estacionamento é um diferencial.

Os móveis e equipamentos básicos para começar uma barbearia são:

  • cadeira de barbeiro;
  • lavatório;
  • carrinho auxiliar;
  • console bancada com espelho;
  • cadeiras ou poltronas de espera;
  • mesinha para café e revistas;
  • kit barbeiro profissional – com máquina, tesouras e lâminas.

Quanto custa montar uma barbearia?

Cada barbearia terá um investimento diferente da outra. Isso acontece em razão das variáveis de cada ideia, como gastos com reforma e pintura, tipos e marcas de móveis, equipamentos escolhidos, entre outras.

Por esse motivo, você deve fazer o seu próprio plano financeiro.

Como sabemos que precisará ao menos de uma ideia de valor, criamos uma ESTIMATIVA baseada em dados de outros empreendedores. A partir deles, fizemos uma média de investimento inicial para abrir uma barbearia.

Assim você pode decidir se dará continuidade ou não no seu estudo sobre montar uma barbearia.

Cuidado, pois essa estimativa é apenas uma referência. Ela pode ser muito distante da prática, devido às características do seu empreendimento.

Se precisar de ajuda, temos um Simulador de Negócios onde você pode alterar os números de acordo com as particularidades da sua barbearia, evitando surpresas desagradáveis.

Através dele, você terá informações interativas e em forma de gráficos, que abrangem dados como:

  • investimento total;
  • gastos da barbearia;
  • enquadramento fiscal e tributário;
  • ponto de equilíbrio – momento em que você paga todas as despesas e começa a ter lucro;
  • quantidade de clientes a serem atendidos para alcançar o ganho desejado;
  • formação de preço;
  • entre outros.

Na nossa simulação, o investimento total para abrir uma barbearia simples ficou entre 10 e 13 mil reais.

Esse valor foi utilizado da seguinte forma.

Reparo do ponto comercial

Aqui está a pintura, a decoração, a iluminação e as cortinas.

A média de investimento é de 1,5 a 2 mil reais.

Móveis e equipamentos

Os móveis e equipamentos representam a maior parte do investimento.

No cálculo que realizamos, os móveis e equipamentos são de boa qualidade, mas simples e de marcas sem renome.

O valor ficou entre 6 e 8 mil reais.

Também é necessário comprar alguns produtos iniciais que serão utilizados na execução do serviço. Com isso, o valor médio gasto é de 400 a 600 reais.

Capital de giro

O capital de giro médio, na nossa simulação, ficou em 2,5 mil reais.

Faturamento da barbearia

O faturamento bruto de uma barbearia já consolidada gira em torno de 8 a 10 mil reais.

Enquanto isso, o ganho líquido – valor que sobra no caixa depois de arcar com todas as despesas – é de aproximadamente 60% do montante bruto. Ou seja, de 5 a 6 mil reais.

Esse é um percentual considerado altíssimo, se comparado à média dos negócios.

É claro que o valor pode variar, principalmente em razão de: preço cobrado pelos serviços, gastos mensais e quantidade de clientes atendidos.

Para obter essas informações de acordo com a sua ideia, você pode usar nosso Simulador de Negócios. Assim você saberá quanto ganhará no final de cada mês se suas expectativas forem atingidas.

Marketing para barbearia

Quando se trata de uma barbearia simples de bairro, a melhor publicidade é a fachada e o boca a boca.

A técnica de panfletagem também costuma funcionar bem.

Outra dica de marketing é fazer a divulgação em redes sociais, como Facebook e Instagram, dos principais cortes e estilos de barbas. Lembrando de marcar os clientes, é claro!

Depois, é possível usar essas páginas para anunciar promoções. Tanto para as pessoas que visitaram as redes sociais quanto para os moradores do bairro.

Uma ideia também é procurar um ponto em uma avenida principal, fazer uma pintura diferenciada e instalar uma fachada visível. Dessa forma, você chamará a atenção das pessoas que transitam pelo local.

Montar uma barbearia é um bom negócio?

Pode ser um ótimo negócio!

Depende do quanto você está alinhado e gosta do ramo do negócio. Além disso, a localização escolhida e a qualidade dos serviços também são fatores importantes.

Mas o sucesso vai depender principalmente dos números da barbearia.

Isso porque eles mostrarão se vale mesmo a pena investir seu dinheiro no negócio, quanto é possível lucrar e quantos atendimentos você terá que fazer no mês para começar a ter lucro.

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Se tiver alguma dúvida sobre como montar uma barbearia, escreva um comentário ou entre em contato.

Um forte abraço e até breve!

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