Como montar uma Bomboniere – Loja de Doces 

0
544

Já pensou em montar a sua própria bomboniere? As crianças eufóricas pelos doces e os adultos que também não ficam atrás. 

Até porque doces tem cheiro muito bom e o fato de serem coloridos, já chama atenção por si só. 

Doces estão entre as guloseimas mais desejadas e compradas pelos brasileiros, e é bem difícil você encontrar muitas pessoas que não gostem. 

Um bom faturamento devido a quantidade de vendas, margem de lucro líquido acima da média, o retorno de investimento em torno de 6 meses e as baixas despesas mensais são os principais pontos positivos de abrir uma bomboniere. 

Ficou interessado em começar a sua loja de doces, mas não sabe por onde começar? 

Precisa das dicas de investimento, margem de lucro, fornecedores e outras mais? Não se preocupe. 

Inclusive, eu vou te apresentar uma ferramenta que vai ajudar a calcular suas despesas, o capital de giro, os produtos mais rentáveis e muito mais! 

Fique atento às dicas de investimento, localização e faturamento para montar uma bomboniere de sucesso.

E então, vamos começar? Hoje nós vamos falar sobre: 

  • Qual é o investimento para abrir uma bomboniere 
  • Faturamento, ganhos e margem de lucro da loja de doces 
  • Lista de produtos para bomboniere: O que vender? 
  • Fornecedores de doces em atacado para revender 
  • Quantos funcionários precisa para abrir uma bomboniere? 
  • Estrutura e mobiliário 
  • Doces Gourmets versus tradicionais 
  • Datas festivas: Como vender mais na loja? 
  • Vitrine da bomboniere 

Quanto custa montar uma pequena loja de doces 

Falar que você vai gastar exatos 30, 50 ou 100 mil reais sem conhecer as suas expectativas e a sua região é impossível.  

Mas o que eu posso fazer para te ajudar é simular e criar um plano financeiro de uma bomboniere com dados de outros empreendedores. 

Assim você tem uma ideia aproximada de investimento, ganhos e despesas. 

Mas lembre-se, esta simulação que vou te apresentar não substitui o seu próprio plano financeiro levando em conta todas as características da sua ideia de negócio.  

Se você não sabe como fazer um plano financeiro para a bomboniere, você pode acessar este vídeo em que eu ensino os passos. Espero que goste! 

Antes de te passar o valor do investimento eu preciso situá-lo sobre a loja de doces do exemplo, uma vez que as características influem nos valores. 

A bomboniere conta com 3 funcionários mais o proprietário em um espaço de 120 m². A expectativa de ganho bruto fica próxima de R$ 50 mil reais. 

Agora vamos aos valores. 

O investimento total para abrir a loja de doces de pequeno a médio porte ficou na casa dos R$ 45 mil reais. 

O valor foi utilizado mais ou menos assim: 

  • Gastos iniciais, por exemplo, reformas e climatização, a legalização, caução, o computador, a fachada e o marketing inaugural: 10 a 12 mil reais. 
  • Mobiliário: R$ 11 mil reais 
  • Capital de giro: R$ 22 mil reais, sendo 16 mil reais de estoque inicial com expectativa de duração para 20 dias e 5 mil reais de caixa mínimo. 

Destaque para fatores que influem nos dados do capital de giro, dentre eles período de duração do estoque, tempo de reposição, percentual de vendas a prazo e antecipação de vendas. 

Faturamento, ganhos e margem de lucro da loja de doces 

O faturamento bruto da bomboniere do exemplo ficou em R$ 47 mil reais.  

A margem de lucro líquido da loja de doces alcançou o percentual de 28% 

Isso significa que ao final, depois de pagar todas as despesas, impostos e recompra de mercadorias, junto com a retirada de R$ 1.100 reais de pró-labore do proprietário, até mesmo para fins de encargos sociais, sobrou em caixa entre 12 e 14 mil reais. 

Você pode fazer o seu próprio plano financeiro usando a ferramenta que eu usei! 

Com ela basta inserir alguns dados simples e os cálculos são executados na hora. 

 Ao final, você recebe informações fáceis de interpretar, além de uma tela com resumo e gráficos.  

Dentre as informações geradas pelo Simulador estão: 

  • Investimento inicial 
  • Faturamento líquido 
  • Margem de lucro líquido 
  • Capital de giro 
  • Melhor enquadramento empresarial e tributário 
  • Produtos mais rentáveis  
  • Prazo de retorno sobre o investimento 
  • Despesas fixas e variáveis 
  • Ponto de equilíbrio: famoso zero a zero 
  • Informações exigidas por bancos para conceder aporte para empresa.
  • E muito mais! 

Você pode conhecer melhor o simulador clicando no link. Espero que goste! 

E tenho uma boa notícia: de bônus, eu vou deixar o modelo de Bomboniere pronto para você usar e adaptar, lá no meu canal do Youtube. Corre para conferir

Lista de produtos para bomboniere: O que vender? 

Uma bomboniere trabalha com diversas categorias, marcas e tipos de produtos, por exemplo, chocolate, que pode ter belga, amargo, meio amargo, entre tantos outros. 

Por isso vou deixar este link para você baixar a lista de principais produtos vendidos na loja de doces, aproveite! 

Alguns dos mais vendidos são: 

  • Chocolates 
  • Balas 
  • Sorvete seco 
  • Confeitos 
  • Gomas 
  • Cremes e Chicletes. 

Fornecedores de doces em atacado para revender 

Bons fornecedores fazem toda a diferença entre alcançar ou não o sucesso da loja de doces, afinal, eles impactam de forma direta na sua margem de lucro, investimento em estoque e no preço final para o consumidor. 

Por isso criei uma lista inicial de fornecedores de doces e balas em atacado para você começar a orçar e escolher o melhor.  

Mas o que observar para conseguir o melhor fornecedor? 

No geral, você pode considerar: 

  • Preço 
  • Qualidade dos produtos 
  • Diversidade 
  • Comprometimento com a entrega 
  • Prazos de reposição 
  • Serviço de atendimento ao cliente 
  • Política de trocas e devoluções. Este último é muito importante, sobretudo pelas datas de vencimento.  

Quantos funcionários precisa para abrir uma bomboniere 

Uma bomboniere de pequeno porte como a da simulação, por exemplo, pode iniciar com um quadro de 4 colaboradores: 

– Caixa (um) 

– Vendedores (dois) 

– Gerente e administrador, podendo ser o próprio proprietário. 

Estrutura e mobiliário 

O espaço médio para abrir a loja de doces é de 120 m², dividido em: 

  • Pista ou ambiente de exposição 
  • 1 banheiro 
  • Ambiente de caixa 
  • Estoque 

Já quanto ao mobiliário, este se resume, sobretudo, a parte de exposição.  

Contudo, por possuir boa parte de vidro, até mesmo para que os clientes possam ver e se sentir atraídos em comprar, o valor é um pouco maior do que os “tradicionais”. 

Os principais móveis que você vai precisar são: 

  • Balcão Caixa 
  • Gôndolas 
  • Prateleiras 
  • Expositores centrais 

Doces Gourmets versus Tradicionais 

Trabalhar com doces gourmets e artesanais pode ser um excelente diferencial competitivo, porém isso pode trazer algumas complicações. 

Os doces artesanais ou gourmets costumam ter um prazo de validade muito pequeno, dessa forma, se você não vender no mesmo dia, no máximo no seguinte, é bem provável que perca a mercadoria. 

Por isso a sugestão é fazer um teste, ver como seu público alvo reage e se realmente tem saída.  

Caso a resposta seja sim, invista em doces gourmets porque com certeza vão tornar sua loja de doces conhecida na cidade. 

No entanto, tenha cuidado. Mantenha os produtos tradicionais, afinal, o cliente pode buscar por um pacote de bala e decidir desfrutar dos outros produtos. 

Datas festivas: Cuidados e Como vender mais? 

As datas festivas são o ponto alto das bombonieres, e não é para menos, as vendas chegam a aumentar em até 10 vezes. 

Com esse grande aumento alguns cuidados devem ser tomados, como por exemplo: 

  • Aumentar o estoque 
  • Contratar novos vendedores e caixa 
  • Avaliar a chance de estender o horário de atendimento 
  • Investir mais em marketing e divulgação 
  • Tratar previamente com os fornecedores, pois eles terão um aumento absurdo de pedidos 

Já para vender mais nessas datas foque em criar pacotes de produtos, é o caso das cestas de páscoa, assim você aumenta o ticket médio dos clientes, e desta forma, o faturamento. 

Treine bem a sua equipe de vendedores. 

Invista em marketing, em especial nas redes sociais.  

Faça sorteios para quem curtir ou compartilhar as publicações da sua bomboniere, isso costuma trazer ótimos resultados. 

Atenção especial para a Vitrine 

Doces e balas são produtos coloridos, com embalagens bonitas e chamativas. 

Portanto, saber usufruir dessas características e montar uma vitrine incrível pode aumentar muito a taxa de clientes que passa na frente da loja e entra para conferir. 

Na verdade, junto com o marketing nas redes sociais, uma boa vitrine é responsável pela maior parte das vendas. 

Gostou das dicas para montar sua bomboniere? Eu espero que sim. 

Quer montar o seu próprio negócio, porém não sabe por onde começar? Escreva aqui nos comentários ou entre em contato comigo.  

Eu te ajudo. 

Não esqueça de compartilhar o post com seus amigos e conhecidos que você sabe que irão gostar das dicas. 

Um grande abraço! 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here