Como montar uma clínica médica 

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Abrir uma clínica médica é o sonho da maioria dos formados que passam anos em graduação e especialização. 

Afinal, todos precisam de médicos e, com a crise do sistema público, a procura pelas clínicas só tende a crescer. 

Mas quais cuidados tomar na hora de abrir a clínica? Como fazer um plano financeiro adequado e evitar problemas? A localização é tão importante assim? 

Devido a esta série de dúvidas que de fato surgem, eu decidi te ajudar. 

Além disso, vou te apresentar uma ferramenta ótima para ajudar nos cálculos de despesas, margem de lucro, tempo para o retorno do valor investido e muito mais. 

Dicas de como montar sua clínica médica

Para acabar com esta série de dúvidas que podem surgir ao decidir começar um negócio, eu criei este post. Nele eu vou falar sobre: 

  • Quanto custa para abrir uma clínica médica? 
  • Faturamento e margem de lucro 
  • Normas de vigilância sanitária 
  • Como escolher uma boa localização? 
  • Estrutura, espaço e decoração 
  • Gestão: Não basta ganhar muito, é preciso administrar bem 
  • Estratégias de marketing e fidelização de clientes 

Quanto custa para abrir um consultório médico? 

O investimento inicial depende muito da área de atuação do médico, sobretudo em razão dos equipamentos adquiridos, afinal, um cardiologista utiliza uma estrutura diferente de um otorrino. 

Também, desde a marca da mobília até a quantidade de funcionários pode influir no valor final.  

Contudo, como eu sei que você precisa de uma estimativa, eu criei um planejamento com dados aproximados, mas tenha em mente que não substitui o seu próprio plano financeiro levando em conta os dados específicos da sua ideia de consultório médico. 

Se você não sabe como fazer um plano financeiro, por aqui você acessa um vídeo em que dou dicas, aproveite! 

Antes de passar os dados do investimento vou apenas situá-lo das características básicas da clínica médica do exemplo: 

  • Gasto com equipamentos médicos e insumos específicos de 40 mil reais, este valor pode variar em decorrência da sua área de atuação e necessidades 
  • Peça comercial com 50 a 60 m² localizada na região central da cidade 
  • 2 Funcionários, sendo 1 secretária e 1 faxineira 
  • Não consideramos estoque específico para o uso dos equipamentos, pois isso dependerá de cada caso, apenas materiais como luvas, álcool, papel toalha, entre outros. 

O investimento ficou entre 84 e 88 mil reais, destaque para o caixa mínimo, em torno de 14.500 reais.  

Lembrando que o caixa mínimo é o valor sugerido de reserva financeira para ter segurança e conseguir manter as despesas até que obtenha o retorno dos pagamentos a prazo.  

Ainda, consideramos 40% de serviços prestados com pagamento para 30 dias. Ao alterar este dado os cálculos sofrem influência. 

Os valores foram utilizados assim: 

  • Gastos com estrutura, legalização, caução de aluguel, entre outros: 72 mil reais 
  • Capital de giro: R$ 15 mil reais, sendo 540 reais de materiais de estoque e 14.500 de caixa mínimo 

O mapa mental e o plano de negócios 

Este é um bônus extra que resolvi te passar. 

Um plano de negócio é o que te conduz ao sucesso. Através dele você consegue reduzir os riscos e evitar possíveis erros. 

Além disso, o plano de negócios também é capaz de ajudar a sua empresa crescer. 

Deixo então este link para você ler e entender o passo a passo de como fazer o seu plano de negócios e algumas dicas a mais.  

Tenho certeza absoluta que vai ajudar. 

Deixo aqui o Mapa Mental completo para você baixar. No texto do link acima, você também vai entender porque deve fazer uso de seu mapa.  

 

Faturamento e margem de lucro 

O faturamento bruto do consultório médico ficou na faixa de 55 mil reais.  

A margem de ganho líquido da clínica alcançou os 48%.  

Assim, depois de uma retirada de pró-labore de R$ 10 mil reais e o pagamento dos encargos sociais, a clínica tem ainda em caixa entre 26 e 27 mil reais. 

Porém, tenha cuidado. Considerei uma clínica médica com cerca de 60 a 80% da agenda de atendimento fechada e uma carga horária de trabalho de 8 horas diárias. 

No início, sobretudo nos primeiros 6 a 8 meses, até se fixar e ficar conhecido, é provável que o seu faturamento seja entre 50 a 60% do plano financeiro. 

Se você deseja fazer o plano financeiro da sua clínica médica utilizando o Simulador de Negócios, com os dados específicos e descobrir com maior assertividade os dados da sua ideia de negócio, eu deixo o link para você conhecer a ferramenta.  

O Simulador de Negócios

Com ela, você insere os dados e os cálculos são gerados na hora, podendo, inclusive, simular situações e o impacto que elas têm na empresa, por exemplo, redução de atendimentos, aumento do preço do serviço, mudança de enquadramento empresarial e sistema tributário, entre outras. 

Para ser interativo, ao final, o simulador apresenta uma tela com resumos e gráficos do seu plano financeiro. Veja algumas das informações disponíveis: 

  • Custo inicial 
  • Ganho líquido 
  • Percentual de margem de lucro da clínica 
  • Capital de giro abrangendo estoque inicial e caixa mínimo 
  • Sugestão de melhor enquadramento tributário e empresarial 
  • Serviços que são mais rentáveis na clínica médica  
  • Prazo estimado de retorno do investimento  
  • Total das Despesas fixas e variáveis 
  • Ponto de equilíbrio com informações de quantos atendimentos precisa para ficar no zero a zero e começar a ter lucro 
  • Informações financeiras que costumam ser exigidas por bancos e investidores para aporte financeiro 
  • E muito mais! 

Além disso, eu vou disponibilizar de bônus este plano financeiro para você usar de modelo. Corre conferir! 

Quais as normas de vigilância sanitária para consultório médico? 

Para evitar que este post se estenda muito, eu criei um pdf com o resumo e as principais informações relacionadas à vigilância sanitária para o consultório médico.

Se você tiver interesse pode baixar gratuitamente no link

Como escolher uma boa localização? 

Quanto mais para o centro comercial melhor, não? 

Em regra, estar na região central tende a ser uma boa opção, contudo, é comum a compra e construção da clínica médica, justamente com o objetivo de se solidificar na cidade e manter um ponto fixo. 

Nestes casos, um local bem no centro da cidade costuma ser quase impossível, tanto pela escassez de imóveis quanto pelo alto investimento. 

Para escolher uma boa localização você deve analisar as facilidades de acesso e não exatamente a região central. 

Paradas de ônibus e estacionamento são prioridades para quem faz atendimento ao público e facilita muito para o paciente. 

Também, normalmente a clínica médica é especializada, ou seja, conta com um ou mais médicos especialistas em determinada área, consequentemente, a demanda tende a ser direcionada. 

Outro fator que torna a localização central menos decisiva é o fato de que os próprios pacientes estão dispostos a se deslocar um pouco para ir ao consultório e raramente apresentam objeções quanto a isso. 

Por isso, além da região central, outras localizações atraentes são: 

  • Vias de acesso com paradas de ônibus 
  • Centro empresarial da cidade, desde que seja de fácil acesso 
  • Intermediações da região central em que do local de desembarque frequente e a distância até a clínica seja de em média 6 a 8 quadras 

Estrutura, espaço e decoração 

O espaço médio para montar uma clínica médica varia entre 80 e 110 m². 

Normalmente compreende: 

  • Hall de entrada 
  • Espaço de espera 
  • Ambiente de atendimento/secretária 
  • Banheiro para o público 
  • Consultório médico e banheiro 
  • Sala de equipamentos e exames 
  • Cozinha pequena 

Já quanto à estrutura é importante utilizar pisos antiderrapantes, tomar cuidado com acessibilidade para pessoas com deficiência, paredes laváveis e de cores claras. 

Dê atenção para a parte elétrica, os circuitos de tomadas e iluminação devem ser isolados. 

Em geral, é contratado um decorador, caso não faça, estas dicas podem ajudar: 

  • Use cores neutras 
  • Iluminação indireta torna o ambiente mais agradável 
  • Quadros, plantas, artigos decorativos e tapetes são boas formas de inserir cores e criar um ambiente harmônico e aconchegante 
  • Priorize móveis sob medida, eles permitem utilizar melhor o espaço 
  • Cortinas de cores nude costumam trazer um bom efeito com as cores neutras das paredes 
  • Use o círculo cromático para auxiliar 

Dica: Não basta ganhar muito, é preciso gestão administrativa 

Ouço com frequência médicos que têm ótimo faturamento, mas no final ganham menos do que se fizessem plantões ou postinhos. 

Em mais de 80% das vezes o problema não está no faturamento ou na prestação de serviços, está na gestão. 

E pior, o foco do proprietário nestas situações costuma ser trabalhar mais, aumentar o preço e buscar por novos clientes, com o pensamento de que se aumentar o faturamento conseguirá alcançar os ganhos desejados. Esse é um grande erro, ganhar mais não resolverá o problema. 

Então cuidado! 

Se isso está acontecendo na sua clínica, faça um diagnóstico financeiro e operacional para corrigir, assim, provavelmente, resolverá o problema e terá um aumento bem significativo no ganho líquido final. 

Estratégias de marketing e fidelização de clientes 

As estratégias para conquistar clientes que tem funcionado melhor em clínicas médicas são: 
 

  • Parcerias com estabelecimentos comerciais, principalmente na área da saúde, para que façam indicações 
  • Atender por convênio no início até ficar conhecido 
  • Redes sociais são a sua maior aliada. Faça publicações e anúncios no Facebook e Instagram. Ainda, se precisar escolher, invista mais no Facebook, os resultados costumam ser melhores 

Retirando as publicações nas redes sociais, a maioria dos pacientes vêm em decorrência de indicações, seja por médicos, hospital, outros clientes, enfim.  

Sendo assim, manter um planejamento de fidelização e até com benefícios em virtude de indicação costuma ajudar muito a conquistar a clientela. 

Pense nisso! 

 Espero que tenha gostado das dicas para montar sua clínica médica.  

Lembre-se de compartilhar com todos aqueles que você sabe que também tem interesse no assunto. 

Deseja abrir o seu próprio negócio, mas não sabe por onde começar? Eu te ajudo. 

Deixe um recado aqui nos comentários ou entre em contato comigo

Um abraço e até o próximo post. 

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