Como montar uma loja de ferragens e parafusos 

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Já percebeu o quanto uma loja de ferragens e parafusos é importante?  

A todo instante precisamos de algum prego, parafusos e diversos itens que somente achamos em lojas deste segmento. 

Abrir uma loja de ferragens pode ser uma boa ideia de negócio, tendo como principais características o alto faturamento bruto, boa demanda e o fato de ser um negócio já validado, ou seja, que deu certo para inúmeros empreendedores. 

Mas é claro, há alguns pontos que precisam ser observados para que uma loja de ferragens seja um sucesso. 

O Investimento inicial, o faturamento, melhor localização… tudo precisa ser planejado. 

E foi pensando nisso que eu decidi fazer este post: para te ajudar a planejar todos os passos do seu novo negócio. 

E, inclusive, eu vou te apresentar uma ferramenta ótima, que, mesmo que você não entenda de cálculos, ela vai te ajudar com as margens de lucro, as despesas fixas e variáveis e muito mais. 

Como montar sua loja de ferragens e parafusos

Está pensando e começar a sua própria loja? Então aproveite, pois hoje eu vou falar sobre: 

  • Quanto custa montar uma loja de ferragens e parafusos? 
  • Faturamento e margem de lucro da loja de ferragens 
  • O que vender em uma casa de ferragens? Lista de Produtos 
  • Fornecedores para loja de ferragens 
  • Como escolher a localização ideal 
  • Dicas de marketing para conquistar clientes e vender mais 

Qual é o investimento para abrir uma loja de ferragens e parafusos? 

O investimento para montar uma loja de ferragens pode variar em razão dos detalhes da loja, por exemplo, marca dos móveis, prazo que deve durar o estoque e tempo para reposição, expectativa de vendas e outras variáveis. 

Por isso eu não posso dizer que você vai gastar exatamente 50 ou 100 mil reais sem conhecer os mínimos detalhes do que planeja.  

Contudo, como eu sei que você precisa de uma estimativa para saber se está ou não dentro da sua viabilidade financeira e se proporciona os ganhos desejados, eu criei um plano financeiro com dados de outras lojas e inseri no simulador de negócios. 

No entanto, tenha cuidado, pois os dados que vou te apresentar não substituem o seu próprio plano financeiro.  

Se não sabe como fazer, deixo este vídeo em que eu dou dicas e ensino os passos, espero que goste. 

As características básicas da loja de ferragens e parafusos do exemplo são: 

  • Faturamento bruto de 64 mil reais 
  • 5 funcionários e o proprietário 
  • Estoque para 45 dias 
  • Despesas mensais fixas entre 15 e 16 mil reais 

O investimento ficou em 94 mil reais, destaque para o capital de giro, responsável por mais de 50% do gasto.  

O valor foi utilizado aproximadamente assim: 

  • Estrutura, por exemplo, reforma, legalização, caução de aluguel e mobiliário: 25 a 26 mil reais 
  • Estoque: 58 a 59 mil reais 
  • Caixa mínimo: 9 a 10 mil reais 

Faturamento e margem de lucro da loja de ferragens e parafusos

O faturamento bruto ficou entre 64 e 65 mil reais. 

A margem de ganho líquido atingiu o percentual de 15,59%. 

Isso significa que o proprietário tem em caixa cerca de 10 mil reais depois de pagar todas as despesas do negócio, e já levando em conta uma retirada de pró labore de 1 salário mínimo e encargos sociais. 

Você pode fazer o seu próprio plano financeiro usando a mesma ferramenta que eu usei! 

Com ela basta inserir alguns dados simples e os cálculos são executados automaticamente. Ao final, você recebe informações fáceis de interpretar, além de uma tela com resumo e gráficos.  

Dentre as informações geradas pelo Simulador estão: 

  • Investimento inicial 
  • Faturamento líquido 
  • Margem de lucro líquido 
  • Capital de giro 
  • Melhor enquadramento empresarial e tributário 
  • Produtos mais rentáveis  
  • Prazo de retorno sobre o investimento 
  • Despesas fixas e variáveis 
  • Ponto de equilíbrio: famoso zero a zero 
  • Informações exigidas por bancos para conceder financiamento empresarial 
  • E muito mais! 

Você pode conhecer melhor o simulador clicando aqui. Espero que goste! 

E tenho uma boa notícia: de bônus vou deixar este modelo da Loja de Ferragens para você usar e adaptar. Espero que goste! 

O mapa mental e o plano de negócios 

Este é um bônus extra que resolvi te passar. 

Um plano de negócio é o que te conduz ao sucesso. Através dele você consegue reduzir os riscos e evitar possíveis erros. 

Além disso, o plano de negócios também é capaz de ajudar a sua empresa crescer. 

Deixo então este link para você ler e entender o passo a passo de como fazer o seu plano de negócios e algumas dicas a mais.  

Tenho certeza absoluta que vai ajudar. 

Deixo aqui o Mapa Mental completo para você baixar. No texto do link acima, você também vai entender porque deve fazer uso de seu mapa.   

O que vender em uma casa de ferragens? Lista de Produtos 

A loja de ferragens e parafusos trabalha com uma vasta variedade de produtos, desde artigos para casa como maçanetas, miolo de porta, proteção de bebê, chuveiros, parafusos, ferramentas, escadas entre outros. 

Vou deixar uma lista com as principais categorias e produtos que não podem faltar na sua loja de ferragens, espero que goste! 

Fornecedores para loja de ferragens e parafusos 

A escolha dos fornecedores está diretamente ligada ao lucro em razão do preço de compra, influencia na qualidade das mercadorias, e o mais importante, impacta no capital de giro. 

Se o fornecedor tem um prazo pequeno para entrega e reposição do estoque, você poderá manter um estoque menor e com isso reduzir os investimentos. 

Para ajudá-lo no início das buscas pelos fornecedores vou deixar uma lista para você baixar logo após o texto. 

E como escolher os melhores fornecedores? O que observar? 

Eu tenho uma dica bem prática, uma espécie de passo a passo de como fazer. Mas antes, alguns pontos a observar na escolha: 

  • Preço 
  • Qualidade 
  • Possibilidade de troca de mercadorias com defeito 
  • Serviço de Atendimento ao cliente 
  • Facilidades e prazos de pagamento 
  • Variedade de produtos 
  • Prazo de entrega 

Para fazer a escolha você pode percorrer os seguintes passos: 

Em primeiro lugar: Entre em contato com todos os fornecedores, indague sobre os pontos que mencionei e atribua pontuação, uma espécie de nota, por exemplo, 1 a 10. 

Segundo lugar: Selecione os 3 melhores fornecedores. 

Terceiro lugar: Destes três fornecedores, qual tem o melhor preço? E o que tem o melhor preço, tem a melhor pontuação geral? 

Por último: Se a resposta for SIM, provavelmente este deve ser o seu fornecedor.  

Se a resposta for NÃO, a sugestão é entrar em contato com o melhor fornecedor e informar que o outro tem um preço mais em conta, normalmente conseguirá negociar para ficar muito próximo. 

É uma maneira simples, organizada e muito efetiva de conseguir fornecedores de qualidade. 

Como escolher a localização ideal 

No geral, existem 4 boas e possíveis localizações para loja de ferragens, e a escolha deve levar em consideração o mercado local, seu público alvo, concorrência e outros fatores. 

Os pontos com melhores desempenho em vendas para lojas de ferragens são: 

  • Região central, próximo aos demais comércios; 
  • Áreas de tráfego, como em grandes avenidas de ligação 
  • Em centros empresariais. O público alvo são os trabalhadores na ida e volta do trabalho 
  • Na avenida principal de bairros de médio a grande porte, com foco no público local 

Dicas de marketing para conquistar clientes e vender mais 

As campanhas de marketing da loja de ferragens devem ser voltadas para promover o negócio e não os produtos em si. 

Veja, por se tratar de um negócio em que normalmente o cliente compra ao necessitar do produto, dificilmente conseguirá despertar o interesse ao mostrar mercadorias que não esteja buscando para aquele momento em especial. 

Por exemplo, não adianta anunciar um chuveiro nas redes sociais, dificilmente terá um retorno positivo, contudo, quando o consumidor precisar comprar um chuveiro, ele imediatamente fará a pergunta: onde comprar?  

Portanto, é aí que deve entrar as suas campanhas de publicidade, fazer com que o cliente se lembre do seu negócio. 

Assim, a primeira dica é: promova a empresa, negócio e marca em vez de um produto. Tenha em mente que é preciso tornar o negócio conhecido.  

Anunciar promoções para que os clientes vejam que na loja de ferragens tem tudo que eles possam vir a precisar é uma forma de divulgar a empresa em si e não apenas os produtos. 

Sendo assim, investir em redes sociais é interessante, mas trabalhe com uma localização de anúncios de até 7 km da empresa.  

Pois é incomum um consumidor se deslocar mais do que isso para comprar artigos de ferragens, ele buscará onde estiver mais perto. 

Use a boa localização do ponto comercial a seu favor para divulgar, ou seja, tenha uma fachada chamativa e apropriada, elabore a vitrine e a organização interna dos produtos, e por fim, invista em panfletagem e catálogos na frente da loja. 

Evite propagandas pouco efetivas, é o caso do carro de som, anúncios em rádio e outdoors. 

As dicas

Então, gostou das minhas dicas para montar a sua loja de ferragens e parafusos? Espero que sim. 

Quer montar o seu próprio negócio do zero, mas não sabe por onde começar? Eu te ajudo! 

Basta deixar um recado logo abaixo, nos comentários ou, se preferir, entre em contato comigo

Lembre-se de compartilhar este post com todos aqueles que você sabe que também vão se interessar pela leitura, ok?! 

Um grande abraço e até o próximo! 

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