A música não sai de moda e sempre há quem compre instrumentos musicais.
Com isso, tem-se um mercado com compras recorrentes e estáveis no faturamento.
Assim, você pensa em montar sua própria loja de instrumentos musicais, mas não sabe como.
O investimento, a margem de lucro, localização são as suas dúvidas? Então eu vou te ajudar.
Além disso, vou te apresentar uma ferramenta que vai te ajudar a construir seu próprio negócio, mesmo que não entenda de cálculos.
Inclusive, outro aspecto positivo da abertura de uma loja de instrumentos musicais, por exemplo é que a maioria dos praticantes da música, antes de comprar um instrumento, desejam experimentar, escutar e sentir como é o som daquele objeto, o que é impossível nas compras online.
Dessa forma, é comum grande parte dos consumidores optarem pela compra nas lojas físicas, o que reduz a concorrência.
Está interessado em montar uma loja de instrumentos musicais na sua cidade?
Então aproveite este post, nele vamos falar sobre:
- Investimento: Quanto custa para abrir uma loja de instrumentos musicais?
- Faturamento e margem de lucro
- Estrutura e mobiliário
- O que vender na loja: Instrumentos musicais mais vendidos
- Fornecedores de instrumentos musicais para revenda
- Localização ideal para montar uma loja de instrumentos musicais
- Marketing e dicas para vender mais
Quanto custa montar uma Loja de Instrumentos Musicais
Para dizer com exatidão o quanto você vai gastar para abrir a sua loja de som e os instrumentos musicais eu preciso conhecer os dados da sua ideia, desde a expectativa de clientes atendidos até o valor médio de alugueis na sua região.
Por isso, eu criei uma simulação aproximada com dados de outras lojas de instrumentos.
Dessa forma, use-a apenas para ter uma ideia se a ideia de negócio é ou não viável dentro do seu planejamento, e se o faturamento e ganhos líquidos estão dentro da sua expectativa.
Sendo assim, sugiro fazer seu próprio plano financeiro.
Se ainda não sabe como fazer, eu criei um vídeo em que eu ensino passo a passo. Você pode conferir clicando aqui pelo link, espero que goste!
Com as informações de outras lojas eu lancei no Simulador de Negócios e pronto, criei um plano financeiro em menos de 1 hora.
Para te situar, é importante trazer as características básicas do negócio simulado.
A Loja de Instrumentos Musicais do exemplo é de pequeno a médio porte.
Portanto, em uma estrutura média de 120 a 160 m², conta com uma equipe de 6 colaboradores, incluindo o proprietário.
Assim, a estimativa de ganho bruto está na casa dos 80 mil reais.
O investimento total para montar a loja de instrumentos musicais ficou entre 90 e 105 mil reais.
Os valores utilizados
O valor foi utilizado assim:
Os gastos com a estrutura, o mobiliário, os equipamentos, a legalização, o caução, o marketing, a fachada, entre outros, somou 29 a 35 mil reais.
O capital de giro ficou em torno de 65 mil reais.
Desse valor, 50 a 55 mil reais é de estoque inicial, com duração estimada de 30 dias. Cuidado. O prazo de reposição influencia no cálculo do valor do estoque.
Já o caixa mínimo é de 14 mil reais.
Lembre-se que os valores sofrem influência de fatores como o percentual de vendas a prazo e a antecipação de vendas.
Mapa do Plano de Negócios
TEMPO LIMITADO... de R$ 97 por R$ 0 (GRÁTIS)
- Entenda as 7 áreas do plano de negócios,
- Saiba como criar seu Plano,
- Baixe GRÁTIS agora!
Faturamento e margem de lucro
Saber em média quanto vai ganhar, por exemplo, é um dos motivos que leva o empresário a decidir pela abertura ou não do negócio.
A loja do exemplo tem uma expectativa de faturamento bruto médio de 80 a 85 mil reais.
A margem de lucro líquido é de 16 a 18 por cento.
Isso significa, que depois de pagar todas as despesas do negócio e levar em conta uma retirada de pró-labore do proprietário no valor de R$ 1.100,00, inclusive para fins de encargos sociais, o dono tem em caixa entre 13 e 15 mil reais.
Já as despesas fixas do negócio somaram em torno de 16 mil reais.
Destaque para os funcionários que representam a maior despesa, entre 9 e 10 mil reais.
Você pode fazer o seu próprio plano financeiro usando a ferramenta que eu uso!
Com ela basta inserir alguns dados simples e os cálculos são feitos na hora. Ao final, você recebe informações fáceis de interpretar, além de uma tela com resumo e gráficos.
Dentre as informações geradas pelo Simulador estão:
- Investimento inicial
- Faturamento líquido
- Margem de lucro líquido
- Capital de giro
- Melhor enquadramento empresarial e tributário
- Produtos mais rentáveis
- Prazo de retorno sobre o investimento
- Despesas fixas e variáveis
- Ponto de equilíbrio: famoso zero a zero
- Informações exigidas por bancos para conceder aporte para a empresa
- E muito mais!
Você pode conhecer melhor o simulador clicando aqui no link. Espero que goste!
E tenho uma boa notícia: de bônus vou deixar lá no meu canal do Youtube, este modelo da Loja de Instrumentos Musicais pronto para você usar. APROVEITE!
Estrutura e mobiliário
A estrutura da loja é relativamente simples. A maior parte são móveis de mostruário, balcões, estantes, suportes e caixa.
Para evitar problemas de extravio e furto de instrumentos musicais, em especial os mais caros, costuma-se coloca-los em mostruários de vidro com tranca, por exemplo.
O espaço médio necessário para abrir a loja de instrumentos fica entre 120 e 160 m², contendo:
- Espaço de atendimento e caixa
- Pista em que os clientes circulam e tocam nos equipamentos
- 1 banheiro
- Cozinha pequena
- Estoque
O que vender na loja: Instrumentos musicais mais vendidos
Se você não é conhecedor da música, talvez tenha um pouco de dificuldade em decidir o que comprar para revender, afinal, são dezenas de equipamentos e centenas de modelos.
Contudo, aqui pelo link você pode baixar uma lista com os equipamentos e instrumentos musicais mais vendidos e que não podem faltar na sua loja, espero que goste!
No geral, alguns deles são:
- Violões, tanto acústico quanto elétrico. É importante ter versões com corda de nylon e de aço.
- Baterias, inclusive na versão elétrica, há muitos clientes que gostam
- Teclados
- Baixos
- Guitarras
- Pandeiros e percussivos
- Cavaquinhos
- Ukulele
- Caixas de som
- Módulos
- Microfones
- Cabos
- Equipamentos de sopro. (Estes têm menos saída, mas a margem de ganho é boa)
Cuidado. Só porque há instrumentos, acessórios e equipamentos com maior saída não significa que você não precisa ter outros, a variedade é vital para o sucesso da loja de instrumentos.
No entanto, você pode adquirir em menor número para evitar congelar as mercadorias e ter prejuízos.
Fornecedores de instrumentos musicais para revenda
Os fornecedores impactam de forma direta na margem de lucro e o preço final para o cliente.
Por isso é tão importante encontrar bons fornecedores de equipamentos e instrumentos musicais.
Para ajuda-lo eu criei uma lista inicial de fornecedores para você começar. Você pode baixar logo após o texto. Aproveite!
Na hora da escolha do seu fornecedor é importante observar:
- Preço e qualidade dos equipamentos
- Variedade de marcas
- Facilidades e prazos de pagamento
- Prazo de reposição de mercadorias
- Política de trocas e serviço de atendimento ao cliente
Guia Fornecedores
OFERTA ESPECIAL... de R$ 97 por R$ 0 (GRÁTIS)
- 13 Técnicas Para Descobrir Fornecedores
- Conheça os 5 Tipos de Fornecedores
- +Bônus: 7 Segredos do Sucesso de um Novo Negócio.
Localização ideal para montar uma loja de instrumentos musicais
Para lojas de instrumentos, o ideal é encontrar um ponto comercial na região central, próximo às escolas e paradas de ônibus.
Isso porque é comum o público jovem estar entre os que mais compram, além das pessoas que passam em frente a vitrine da loja.
Mas cuidado, o aluguel não pode retirar sua rentabilidade.
Se na sua cidade não tem um local com bom custo versus benefício na região central, você pode montar um pouco mais afastado e utilizar a diferença do valor do aluguel para alavancar as estratégias de marketing e cobrir o que, em um primeiro momento, poderia ser uma situação ruim.
Marketing e dicas para vender mais
No entanto, para a loja de instrumentos musicais as estratégias de marketing que tem trazido melhor ROI (retorno sobre o investimento) estão ligadas ao uso da internet.
Campanhas em redes sociais como Instagram e Facebook funcionam muito bem.
Sendo assim, para tornar a loja conhecida você pode fazer sorteios de equipamentos e instrumentos de baixo custo, costumam trazer excelentes resultados.
Faça o cadastro da loja de instrumentos no Google Meu Negócio para aparecer nas buscas locais.
Organize a vitrine e a deixe chamativa, também, dê atenção especial à fachada da loja de instrumentos.
Gostou das dicas para montar sua loja de instrumentos? Então compartilhe o post com aqueles que você sabe que também vão gostar.
Quer abrir o seu próprio negócio do zero e não sabe por onde começar?
Escreva nos comentários ou entre em contato comigo, eu te ajudo.
Um grande abraço e até o próximo!