Como montar uma loja de instrumentos musicais 

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A música não sai de moda e sempre há quem compre instrumentos musicais.  

Com isso, tem-se um mercado com compras recorrentes e estáveis no faturamento. 

Assim, você pensa em montar sua própria loja de instrumentos musicais, mas não sabe como. 

O investimento, a margem de lucro, localização são as suas dúvidas? Então eu vou te ajudar. 

Além disso, vou te apresentar uma ferramenta que vai te ajudar a construir seu próprio negócio, mesmo que não entenda de cálculos. 

Inclusive, outro aspecto positivo da abertura de uma loja de instrumentos musicais, por exemplo é que a maioria dos praticantes da música, antes de comprar um instrumento, desejam experimentar, escutar e sentir como é o som daquele objeto, o que é impossível nas compras online. 

Dessa forma, é comum grande parte dos consumidores optarem pela compra nas lojas físicas, o que reduz a concorrência. 

Dicas para montar sua loja de instrumentos musicais

Está interessado em montar uma loja de instrumentos musicais na sua cidade?  

Então aproveite este post, nele vamos falar sobre: 

  • Investimento: Quanto custa para abrir uma loja de instrumentos musicais? 
  • Faturamento e margem de lucro 
  • Estrutura e mobiliário 
  • O que vender na loja: Instrumentos musicais mais vendidos 
  • Fornecedores de instrumentos musicais para revenda 
  • Localização ideal para montar uma loja de instrumentos musicais 
  • Marketing e dicas para vender mais 

Quanto custa montar uma Loja de Instrumentos Musicais 

Para dizer com exatidão o quanto você vai gastar para abrir a sua loja de som e os instrumentos musicais eu preciso conhecer os dados da sua ideia, desde a expectativa de clientes atendidos até o valor médio de alugueis na sua região. 

Por isso, eu criei uma simulação aproximada com dados de outras lojas de instrumentos.  

Dessa forma, use-a apenas para ter uma ideia se a ideia de negócio é ou não viável dentro do seu planejamento, e se o faturamento e ganhos líquidos estão dentro da sua expectativa. 

Sendo assim, sugiro fazer seu próprio plano financeiro.  

Se ainda não sabe como fazer, eu criei um vídeo em que eu ensino passo a passo. Você pode conferir clicando aqui pelo link, espero que goste! 

Com as informações de outras lojas eu lancei no Simulador de Negócios e pronto, criei um plano financeiro em menos de 1 hora. 

Para te situar, é importante trazer as características básicas do negócio simulado. 

A Loja de Instrumentos Musicais do exemplo é de pequeno a médio porte.  

Portanto, em uma estrutura média de 120 a 160 m², conta com uma equipe de 6 colaboradores, incluindo o proprietário.  

Assim, a estimativa de ganho bruto está na casa dos 80 mil reais. 

O investimento total para montar a loja de instrumentos musicais ficou entre 90 e 105 mil reais. 

Os valores utilizados

O valor foi utilizado assim: 

Os gastos com a estrutura, o mobiliário, os equipamentos, a legalização, o caução, o marketing, a fachada, entre outros, somou 29 a 35 mil reais. 

O capital de giro ficou em torno de 65 mil reais.  

Desse valor, 50 a 55 mil reais é de estoque inicial, com duração estimada de 30 dias. Cuidado. O prazo de reposição influencia no cálculo do valor do estoque. 

Já o caixa mínimo é de 14 mil reais. 

Lembre-se que os valores sofrem influência de fatores como o percentual de vendas a prazo e a antecipação de vendas. 

Faturamento e margem de lucro 

Saber em média quanto vai ganhar, por exemplo, é um dos motivos que leva o empresário a decidir pela abertura ou não do negócio. 

A loja do exemplo tem uma expectativa de faturamento bruto médio de 80 a 85 mil reais. 

A margem de lucro líquido é de 16 a 18 por cento.  

Isso significa, que depois de pagar todas as despesas do negócio e levar em conta uma retirada de pró-labore do proprietário no valor de R$ 1.100,00, inclusive para fins de encargos sociais, o dono tem em caixa entre 13 e 15 mil reais. 

Já as despesas fixas do negócio somaram em torno de 16 mil reais.  

Destaque para os funcionários que representam a maior despesa, entre 9 e 10 mil reais. 

Você pode fazer o seu próprio plano financeiro usando a ferramenta que eu uso! 

Com ela basta inserir alguns dados simples e os cálculos são feitos na hora. Ao final, você recebe informações fáceis de interpretar, além de uma tela com resumo e gráficos. 

Dentre as informações geradas pelo Simulador estão: 

  • Investimento inicial 
  • Faturamento líquido 
  • Margem de lucro líquido 
  • Capital de giro 
  • Melhor enquadramento empresarial e tributário 
  • Produtos mais rentáveis 
  • Prazo de retorno sobre o investimento 
  • Despesas fixas e variáveis 
  • Ponto de equilíbrio: famoso zero a zero 
  • Informações exigidas por bancos para conceder aporte para a empresa 
  • E muito mais! 

Você pode conhecer melhor o simulador clicando aqui no link. Espero que goste! 

E tenho uma boa notícia: de bônus vou deixar lá no meu canal do Youtube, este modelo da Loja de Instrumentos Musicais pronto para você usar. APROVEITE

Estrutura e mobiliário 

A estrutura da loja é relativamente simples. A maior parte são móveis de mostruário, balcões, estantes, suportes e caixa. 

Para evitar problemas de extravio e furto de instrumentos musicais, em especial os mais caros, costuma-se coloca-los em mostruários de vidro com tranca, por exemplo. 

O espaço médio necessário para abrir a loja de instrumentos fica entre 120 e 160 m², contendo: 

  • Espaço de atendimento e caixa 
  • Pista em que os clientes circulam e tocam nos equipamentos 
  • 1 banheiro 
  • Cozinha pequena  
  • Estoque 

O que vender na loja: Instrumentos musicais mais vendidos 

Se você não é conhecedor da música, talvez tenha um pouco de dificuldade em decidir o que comprar para revender, afinal, são dezenas de equipamentos e centenas de modelos. 

Contudo, aqui pelo link você pode baixar uma lista com os equipamentos e instrumentos musicais mais vendidos e que não podem faltar na sua loja, espero que goste! 

No geral, alguns deles são: 

  • Violões, tanto acústico quanto elétrico. É importante ter versões com corda de nylon e de aço. 
  • Baterias, inclusive na versão elétrica, há muitos clientes que gostam 
  • Teclados 
  • Baixos 
  • Guitarras 
  • Pandeiros e percussivos 
  • Cavaquinhos 
  • Ukulele 
  • Caixas de som 
  • Módulos 
  • Microfones 
  • Cabos 
  • Equipamentos de sopro. (Estes têm menos saída, mas a margem de ganho é boa) 

Cuidado. Só porque há instrumentos, acessórios e equipamentos com maior saída não significa que você não precisa ter outros, a variedade é vital para o sucesso da loja de instrumentos. 

No entanto, você pode adquirir em menor número para evitar congelar as mercadorias e ter prejuízos. 

Fornecedores de instrumentos musicais para revenda 

Os fornecedores impactam de forma direta na margem de lucro e o preço final para o cliente.  

Por isso é tão importante encontrar bons fornecedores de equipamentos e instrumentos musicais. 

Para ajuda-lo eu criei uma lista inicial de fornecedores para você começar. Você pode baixar logo após o texto. Aproveite! 

Na hora da escolha do seu fornecedor é importante observar: 

  • Preço e qualidade dos equipamentos 
  • Variedade de marcas  
  • Facilidades e prazos de pagamento 
  • Prazo de reposição de mercadorias 
  • Política de trocas e serviço de atendimento ao cliente 

Localização ideal para montar uma loja de instrumentos musicais 

Para lojas de instrumentos, o ideal é encontrar um ponto comercial na região central, próximo às escolas e paradas de ônibus.

Isso porque é comum o público jovem estar entre os que mais compram, além das pessoas que passam em frente a vitrine da loja. 

Mas cuidado, o aluguel não pode retirar sua rentabilidade.  

Se na sua cidade não tem um local com bom custo versus benefício na região central, você pode montar um pouco mais afastado e utilizar a diferença do valor do aluguel para alavancar as estratégias de marketing e cobrir o que, em um primeiro momento, poderia ser uma situação ruim. 

Marketing e dicas para vender mais 

No entanto, para a loja de instrumentos musicais as estratégias de marketing que tem trazido melhor ROI (retorno sobre o investimento) estão ligadas ao uso da internet. 

Campanhas em redes sociais como Instagram e Facebook funcionam muito bem. 

Sendo assim, para tornar a loja conhecida você pode fazer sorteios de equipamentos e instrumentos de baixo custo, costumam trazer excelentes resultados. 

Faça o cadastro da loja de instrumentos no Google Meu Negócio para aparecer nas buscas locais. 

Organize a vitrine e a deixe chamativa, também, dê atenção especial à fachada da loja de instrumentos. 

Gostou das dicas para montar sua loja de instrumentos? Então compartilhe o post com aqueles que você sabe que também vão gostar.

Quer abrir o seu próprio negócio do zero e não sabe por onde começar?

Escreva nos comentários ou entre em contato comigo, eu te ajudo.

Um grande abraço e até o próximo!

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