Como montar uma loja de laços e tiaras 

0
31

Reparou como laços e tiaras sempre atraem consumidores fiéis? 

Eles são ótimos para serem dados de presente ou para aqueles pais de menina que são vaidosas e gostam sempre de um novo adereço. 

Montar uma loja de laços e tiaras artesanais pode ser uma excelente ideia de negócio, com baixo investimento inicial e alta demanda.  

No início você pode começar a loja de laços em casa, separando e decorando uma pequena peça, e depois que já possuir clientes e um bom faturamento, pode alugar um ponto comercial. 

Com o ponto comercial, a estimativa de ganhos aumenta muito, mas cuidado, você precisa de uma margem de estoque para evitar a escassez de produto.  

Como montar uma loja de laços e tiaras

Pensando em começar a sua própria loja de laços e tiaras de forma profissional e com bom lucro? Então aproveite, pois neste artigo eu vou falar sobre: 

  • Quanto custa abrir uma loja de laços e tiaras 
  • Loja de laços em casa: Investimento e se vale a pena? 
  • Qual o ganho da loja de laços? 
  • O que é preciso para fazer laços e tiaras  
  • Localização para abrir a loja 
  • Vender laços para lojas é uma boa ideia? 
  • Loja de laços virtual: vale a pena vender online? 
  • Vender laços e tiaras dá dinheiro?  
  • Dicas de marketing para vender mais 

Quanto custa abrir uma loja de laços e tiaras 

Eu vou trazer dois dados de investimento, um levando em consideração a venda de laços e tiaras em casa, sem funcionários e outra em uma peça comercial, com 2 funcionários.  

Mas cuidado, as informações que vou te apresentar são estimativas e não substitui o seu próprio plano financeiro levando em consideração as características específicas da sua ideia, afinal, diversos fatores como a marca da mobília, quantidade de vendas e até o custo da matéria prima pode impactar no valor final. 

Se você não sabe como fazer seu próprio plano financeiro, deixei um vídeo com dicas e passos bem aqui, aproveite! 

O investimento médio para iniciar em casa, com uma pequena peça e móveis simples para exposição das mercadorias varia entre 900 e 1400 reais. A expectativa de ganho líquido é em torno de um salário mínimo.  

A loja em casa pode ser uma fonte alternativa ou emergencial de renda, sobretudo para iniciar, contudo, pensando em um negócio de sucesso e estável para médio e longo prazo, a loja em um ponto comercial tende a ser mais vantajosa.  

Já uma loja em um ponto comercial e bem estruturada tem como investimento inicial o valor aproximado de 13 a 14 mil reais, mas claro, com um faturamento bruto acima de 13 mil reais. Mas já já falaremos sobre os ganhos. 

Esse investimento foi utilizado da seguinte forma: 

  • Capital de giro: 8.500 reais, sendo 4.500 a 5.000 reais de estoque inicial em produtos e 3.500 a 4.000 reais de caixa mínimo. 
  • Estrutura inicial, por exemplo, reformas, computador, mobiliário, legalização, caução de aluguel, entre outros: 5.000 a 5.500 reais. 

O mapa mental e o plano de negócios  

Este é um bônus extra que resolvi te passar.  

Um plano de negócio é o que te conduz ao sucesso. Através dele você consegue reduzir os riscos e evitar possíveis erros.  

Além disso, o plano de negócios também é capaz de ajudar a sua empresa crescer.  

Deixo então este texto para você ler e entender o passo a passo de como fazer o seu plano de negócios e algumas dicas a mais.   

Tenho certeza absoluta que vai ajudar.  

Deixo aqui o Mapa Mental completo para você baixar. No texto acima, você também vai entender por que deve fazer uso de seu mapa.


 

Qual o ganho da loja de laços? 

O faturamento bruto da loja do exemplo ficou em torno de 13 mil reais. Trabalhamos com uma quantidade de vendas bem moderada, após a consolidação do negócio no mercado é possível faturar até 20 mil reais. 

A margem de ganho líquido varia entre 33 e 38%. 

Isso significa que a dona da loja de laços e tiaras tem em caixa, depois de pagar todas as despesas do negócio, entre 4.500 e 5.500 reais. 

No entanto, você pode fazer o seu próprio plano financeiro usando a ferramenta que apresento no vídeo! 

Com ela basta inserir alguns dados simples e os cálculos são executados na hora! Ao final, você recebe informações fáceis de interpretar, além de uma tela com resumo e gráficos.  

Dentre as informações geradas pelo Simulador estão: 

  • Investimento inicial 
  • Faturamento líquido 
  • Margem de lucro líquido 
  • Capital de giro 
  • Melhor enquadramento empresarial e tributário 
  • Produtos mais rentáveis  
  • Prazo de retorno sobre o investimento 
  • Despesas fixas e variáveis 
  • Ponto de equilíbrio: famoso zero a zero 
  • Informações exigidas por bancos para conceder financiamento empresarial 
  • E muito mais! 

Portanto, você pode conhecer melhor o simulador clicando neste link. Espero que goste! 

O que é preciso para fazer laços e tiaras

Além da estrutura para apresentar os produtos, como por exemplo, é o caso dos móveis, em especial o expositor, você vai precisar dos seguintes materiais e equipamentos para fazer laços e tiaras artesanais: 

– Elásticos “xuxinha” 

– Presilhas “bico de pato” 

– Tesoura de arremate 

– Disco de alfinete 

– Prendedores de papel 

– Fita métrica 

– Pistola de cola quente pequena  

– Máquina para cortar fitas 

Deixo, logo abaixo, a lista completa de equipamentos e materiais para fazer laços e tiaras, juntamente com fornecedores, aproveite! 

Localização para abrir a loja 

Como o espaço necessário para montar a loja de laços é pequeno você pode encontrar peças comerciais bem localizadas com preços acessíveis. O ideal é que esteja no térreo, seja próxima a desembarque de transporte coletivo e na região central.  

Caso não encontre um ponto comercial assim, você pode optar por região um pouco mais afastada, por exemplo, 1 a 2 quadras da região central, mas que ainda possua fluxo de pessoas e de preferência próximo a paradas de ônibus e desembarques. 

Vender laços para lojas é uma boa ideia? 

Vender laços para lojas é uma opção para manter um faturamento estável, normalmente isso é feito por quem não tem condições de abrir a própria loja, principalmente em razão do ganho muito pequeno. 

Veja, a loja precisa ter lucro, no geral de 100% a 150% em cima do preço inicial do produto. 

Ou seja, se você e outras empresas vendem os laços por R$ 15 reais para clientes em geral, as lojas estarão dispostas a lhe pagar cerca de R$ 6 a 7 reais, a sua margem de lucro cai bastante e precisa ganhar em quantidade. 

Por isso é melhor abrir a própria loja ou vender diretamente para as clientes, mas lembre-se de fazer o seu plano financeiro e estar preparada para manter um negócio. 

Loja virtual de laços e tiaras: vale a pena vender online? 

É cada vez mais comum tentar vender mercadorias online, através de sites e lojas virtuais, e no caso dos laços e tiaras não é diferente. 

O problema é que a concorrência no meio digital é altíssima e dificilmente conseguirá espaço sem investir em anúncios, o que, na maioria das vezes, torna o custo versus benefício pouco atrativo. 

O que tenho observado através de clientes e em conversa com donas de lojas de laços e tiaras é que a venda online através de redes sociais como Instagram e Facebook focadas no público local tem sido uma boa estratégia em conjunto com a loja física, mas evitando a expansão para vendas online em outras cidades e regiões. 

Vender laços e tiaras dá dinheiro?  

A resposta é sim, contudo, o que precisa observar é se o retorno financeiro está dentro do seu objetivo. Como demonstrado no plano financeiro, a loja de laços e tiaras consegue vender e ganhar um lucro líquido nos primeiros 6 a 8 meses entre 4.500 e 5.500 reais, podendo chegar em até 8 mil reais com um alto fluxo de clientela. 

Dicas de marketing para vender mais 

Eu poderia citar dezenas de formas de fazer marketing, mas vou focar no que tende a ter resultados mais efetivos quando o assunto é venda de artesanatos, laços e tiaras, são elas: 

  • Redes Sociais: Faça publicações e anúncios no Facebook e Instagram. Tire boas fotos e crie vídeos, ajuda bastante na conversão. Para expandir rapidamente sua presença online você pode sortear tiaras para quem comentar, curtir e marcar amigos nas publicações. 
  • Vitrine: coloque na vitrine os produtos com descontos exclusivos e que tendem a agradar um maior número de clientes.  
  • Programa de fidelidade: ofereça descontos exclusivos para clientes que comprarem com recorrência. 

Gostou das dicas para montar a sua loja de laços e tiaras? Então deixe o seu comentário e, lembre-se: compartilhe este artigo com quem você sabe que possui os mesmos interesses de negócio que você. 

Cadastre seu e-mail para receber novas dicas de negócios. 

Quer montar o seu próprio negócio e não sabe como começar? Eu te ajudo.  

Deixe seu comentário ou entre em contato comigo

  •    

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here