Como montar uma loja de materiais hidráulicos 

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Saiba que um a loja de materiais hidráulicos é um mercado que está sempre aquecido. 

Por estar ligado a construção civil, os produtos acabam tendo uma vendagem muito boa. 

No entanto, segmento de construção civil teve um grande crescimento nos últimos 10 anos e com isso impulsionou a venda de produtos relacionados, como os materiais hidráulicos. 

Com o crescimento e a demanda estável, abrir uma loja de materiais hidráulicos se tornou uma boa ideia de empreendimento, com chances reais de sucesso. 

Como montar uma loja de materiais hidráulicos

Está interessado? Neste artigo eu vou falar sobre: 

  • Mercado de materiais de construção 
  • Por que abrir uma loja de materiais hidráulicos? 
  • Quanto custa montar uma pequena loja de materiais hidráulicos 
  • Ganhos e margem de lucro  
  • Espaço, estrutura e o que precisa para começar 
  • Quantos funcionários são necessários 
  • Produtos hidráulicos mais vendem na loja  
  • Como escolher uma boa localização 
  • Dicas para vender mais 

Mercado de Construção Civil 

A construção civil é o segmento responsável pela aquisição de materiais hidráulicos. Mas como está o mercado? 

Pasme, notícias apontam que o ano de 2021 registrou o maior crescimento dos últimos 10 anos, superior a 7%, mesmo em meio à pandemia. 

Este impulso é atribuído principalmente às baixas taxas de juros. 

Contudo, não é difícil perceber a demanda por materiais de construção hidráulicos, veja no seu bairro, certamente há alguma obra, casa ou prédio em construção. 

Por isso, ao que tudo indica, a expectativa para os próximos anos é excelente, sem contar que a loja de materiais não é afetada pelos locais. 

Por que uma loja de materiais hidráulicos? 

Talvez esteja se perguntando, por que montar uma loja voltada para materiais hidráulicos em vez de construção em geral. 

Antes de tudo, o investimento inicial em uma loja de materiais de construção é bem maior. 

Além disso, uma das premissas de abertura de negócios de sucesso é a especificidade, ou seja, tornar-se referência, autoridade, destaque em um nicho. 

Há muitas lojas de construção, mas há poucas lojas especializadas em hidráulica, e a partir do plano financeiro você verá a boa rentabilidade dos produtos e um menor gasto com investimento inicial. 

Isso pode ser um diferencial importante, sem contar que ao trabalhar com produtos específicos de hidráulica você tende a comprar em maior quantidade e com isso obter melhores preços. E, claro que isso é um atrativo que pode ser repassado aos clientes. 

Cuidado. Você deve verificar no seu plano financeiro a margem de lucro e ponto de equilíbrio para chegar ao preço final ideal, que proporcione o diferencial competitivo e ao mesmo tempo os ganhos desejados. 

O mapa mental e o plano de negócios  

Este é um bônus extra que resolvi te passar.  

Um plano de negócio é o que te conduz ao sucesso. Através dele você consegue reduzir os riscos e evitar possíveis erros.  

Além disso, o plano de negócios também é capaz de ajudar a sua empresa crescer.  

Deixo então este texto para você ler e entender o passo a passo de como fazer o seu plano de negócios e algumas dicas a mais.   

Tenho certeza absoluta que vai ajudar.  

Deixo aqui o Mapa Mental completo para você baixar. No texto acima, você também vai entender por que deve fazer.

Quanto custa montar uma pequena loja de materiais hidráulicos 

Quanto custa montar uma pequena loja de materiais hidráulicos 

O valor do investimento está diretamente ligado ao estoque inicial, ou seja, a quantidade, variedade e marcas de produtos vendidos. 

Por isso eu não posso dizer exatamente quanto você vai gastar, mas sim trazer uma estimativa de com quanto é possível começar para você fazer uma pré-análise. 

Assim, sugiro que faça seu próprio plano financeiro com os dados pensados para a sua loja. Se não sabe como fazer, deixo o link com dicas e passos, clique para conferir.

Dessa forma, o investimento para abrir uma loja pequena ficou entre R$ 45 e R$ 46 mil reais. O valor foi dividido da seguinte forma: 

  • Mobiliário: R$ 10.000 reais 
  • Outros gastos como reformas, computador, impressora fiscal, caução de aluguel, legalização e marketing:  R$ 9 a R$ 10.000 reais 
  • Capital de giro: R$ 25 a R$ 26 mil reais, sendo R$ 17 a R$ 18 mil reais de estoque inicial e R$ 7 a R$ 8 mil reais de caixa mínimo. 

Perceba que o capital de giro representa mais de 50% do investimento, por isso a provável variação nos valores entre uma loja e outra.  

Também, considerei um estoque inicial para 30 dias de duração e um prazo de reposição de 7 dias após o pedido. Alterar esses dados pode mudar o valor. 

Capital de giro abaixo do necessário pode trazer sérios problemas ao seu negócio, podendo ocasionar em falta de estoque, atraso de pagamentos de salários e despesas, além da necessidade de recorrer a empréstimos bancários e juros altos. 

Ganhos e margem de lucro em materiais hidráulicos  

Um problema frequente é descobrir quanto é possível ganhar de forma realista com o negócio, quanto é preciso vender e qual é o preço certo. Somente a partir daí você pode decidir se o negócio é viável e se proporciona os ganhos desejados. 

Sem saber disso, pode estar começando um negócio que não atende às suas expectativas e necessidades, jogando fora seu tempo e dinheiro. 

A boa notícia é que com o plano financeiro e o simulador, a loja pequena do vídeo apresentou um faturamento bruto médio na casa dos R$ 29 mil reais e uma margem de ganho líquido próxima a 22%. 

Com esses números o proprietário tem em caixa entre R$ 6 e R$ 6.500 reais depois de pagar todas as despesas do negócio. 

Esse é o valor que pode ser retirado na forma de pró-labore ou reinvestido na empresa. 

Já lojas de médio a grande porte, o investimento tende a passar de R$ 120 mil reais, com um ganho líquido superior a R$ 16 mil reais. 

Lembre-se. Esses números são estimativas, a sua loja pode faturar muito mais, ou menos. Você precisa fazer a própria análise. 

Está pronto para começar o seu negócio e tem dúvidas se vai dar certo, se vale a pena, quanto precisa realmente de dinheiro, qual a margem de lucro e se tem potencial de proporcionar o ganho desejado? 

O simulador de negócios

Você pode usar o simulador! Com ele, basta inserir os dados básicos do seu negócio e as análises são feitas automaticamente, apresentando informações fáceis de interpretar e os resumos. 

Ao final, além de uma tela com os principais números para a análise do seu negócio, você pode fazer alterações de cenários. 

Por exemplo, o que aconteceria se conseguisse aumentar em 30% as vendas? Ou se o oposto acontecesse? Vale a pena subir 5% no preço se isso derrubar em 10% as vendas? Qual enquadramento tributário é mais vantajoso na prática? 

Isso e muito mais! 

Basta clicar neste link para conhecer melhor o simulador!

E tenho uma boa notícia. Vou deixar este plano da loja de materiais hidráulicos disponível para você usar e adaptar, assim fica muito mais fácil. 

Espaço, estrutura e o que precisa para abrir uma loja de materiais hidráulicos

O espaço médio é a partir de 70 m², dividido em salão, caixa, estoque e um banheiro. 

Você vai precisar de balcões, prateleiras, mostruário, caixa, computador, impressora e impressora fiscal. 

Quantos funcionários são necessários? 

Funcionários são investimento e não despesa.  

Mas cuidado, o real custo de um funcionário não é apenas o que assina na carteira. Há verbas trabalhistas, encargos sociais e tempo ocioso. Você precisa estar preparado e organizado, com tudo previamente pensado e analisado. 

Uma loja pequena como a do exemplo precisa de: 

  • Um vendedor 
  • Um auxiliar de serviços gerais que vai ajudar com o estoque 
  • Um caixa, podendo ser o proprietário 

No início você pode reduzir o quadro de funcionários até ter uma demanda estável. 

Produtos que mais vendem na loja 

Logo abaixo, eu vou deixar uma lista completa com fornecedores e os produtos que mais vendem, espero que ajude! 

Alguns dos produtos mais vendidos e que não podem faltar são: 

  • Tubos pvc  
  • Joelhos  
  • Tê esgoto  
  • Caixa d’água  
  • Ralos  
  • Sistemas de descarga simples  
  • Sistema de descarga de parede  
  • Caixa Sifonada  

Você deve ter em maior quantidade os produtos mais vendidos, e claro, isso impacta no capital de giro e estoque inicial. Crie gráficos e organize o seu estoque para saber o que tem maior saída e qual a estimativa de unidades necessárias.  

Assim como o simulador fez com a relação dos produtos mais vendidos. Isso vai ajudá-lo! 

Como escolher uma boa localização 

Está preocupado em escolher uma boa localização?  

A escolha ideal depende também do seu público alvo. 

Por exemplo, se a maior parte das vendas será para construtoras ou pedreiros, estar um pouco mais afastado não costuma ser um problema. Já se for para consumidor final, a região central é o ponto ideal. 

Faça uma análise de custo versus benefício do ponto comercial, veja se a diferença do valor de aluguel não trará melhores resultados se investido em marketing. 

É preciso verificar se o custo da locação compensa frente a quantidade de clientes que possivelmente comprarão em razão da boa localização. 

Dentre as opções de localização que costumam trazer bons resultados estão: 

  • Região central, quando o custo do aluguel está de acordo com a quantidade de vendas que vai gerar pela boa localização. 
  • Vias de ligação ao centro comercial e empresarial.  
  • Rua principal em bairro de médio a grande porte. 
  • Até 4 quadras da região central e próximo a outros estabelecimentos comerciais que as pessoas tenham o hábito de frequentar. 

Dicas para vender mais 

Sendo assim, separei algumas estratégias de vendas e marketing que vão ajudar a vender mais, confira: 

  • Coloque itens relacionados próximos um dos outros, isso faz com que o cliente compre mais 
  • Itens que aumentam as chances de compra devem estar bem visíveis, por exemplo, chuveiros e torneiras. 
  • Forneça um curso básico de hidráulica ao seu vendedor, a partir daí ele pode proporcionar melhores experiências aos clientes, auxiliando e indicando produtos e marcas 
  • Cadastre sua loja de materiais hidráulicos no Google Meu Negócio. Ele permite que apareça no mapa local para buscas relacionadas e é grátis 
  • Panfletagem inaugural traz bons resultados 
  • Deixe catálogos com produtos em oferta na frente da loja para os clientes retirar 
  • Faça publicações e anúncios nas redes sociais com segmentação para a sua região, bem como em grupos locais. 

Lembre-se de analisar o aumento das vendas, isso impacta no capital de giro. Além disso, se o preço do produto estiver desajustado, pode lhe trazer prejuízo em vez de ganho. Por isso é importante estabelecer períodos para reanalisar os preços das mercadorias e os impactos que ela tem nos seus ganhos. 

Então, o que achou das dicas para montar a sua própria loja de materiais hidráulicos? 

Espero ter ajudado. 

Tem o desejo de montar o seu negócio, mas não sabe por onde começar?  

Deixe o recado nos comentários ou entre em contato comigo

Eu te ajudo! 

Até o próximo. Forte abraço. 

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