Como montar uma loja de preço único de variedades 

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Você conhece uma loja de preço único? Elas são um chamariz pelas variedades e pelo preço atraente. 

Dessa forma, as lojas de preço único estão em alta e contam com um ótimo volume de clientes.  

Isso, somado a boa margem de lucro sobre o produto são os principais motivos que levam a esta ideia de negócio ser tão promissora. 

É comum nestes negócios trabalhar com preços entre 10 e 20 reais.  

Inclusive, alguns estabelecimentos trabalham com 3 faixas de preços únicos, 10, 15 e 20 reais, com isso há uma margem para diferentes categorias de produtos. 

Então você pensa em abrir a loja de preço único, mas existem as dúvidas sobre o investimento inicial, os ganhos, a melhor localização… 

Não se preocupe, eu vou te ajudar.  

E mais, vou te apresentar uma ferramenta que vai ajudar com o capital de giro, a margem de lucro e muitos outros pontos. 

E a boa notícia é que você não precisa entender nada de cálculos, essa ferramenta vai te ajudar em quase todas as etapas, você vai ver.  

Dicas para montar sua loja de preço único

Decidiu começar a sua própria loja de preço único? Então aproveite este post pois, nele eu vou falar sobre: 

  • Quanto custa montar uma loja de preço único? 
  • Faturamento, ganhos e margem de lucro 
  • O que é preciso para montar: Espaço, mobiliário e equipamentos 
  • Como escolher o preço único e as faixas de preços ideais para a sua região 
  • Lista de Fornecedores e dicas para escolher o melhor 
  • Como encontrar a localização ideal 
  • Funcionários: Quantos vou precisar? 
  • Como divulgar e vender mais na loja de preço único 

Quanto custa montar uma loja de preço único? 

O investimento para a abertura do negócio pode variar em razão de diversos fatores, por exemplo, quantidade de estoque inicial, mobiliário, valor da caução do aluguel e até as formas de pagamentos dos fornecedores.  

Por isso eu não posso trazer um dado exato sem conhecer os aspectos específicas da loja que você pensa em montar.  

Contudo, como eu sei que você precisa de uma estimativa para descobrir se a ideia está ou não dentro da sua condição financeira, eu criei um plano com os dados aproximados que obtive de outras lojas de preço único e lancei no simulador de negócios. 

Cuidado, os dados que vou te passar não substituem o seu próprio plano financeiro. Se você não sabe como fazer, acesse este vídeo em que eu ensino, aproveite! 

O investimento para uma loja de médio porte de preço único ficou entre 110 e 125 mil reais. Os valores foram usados assim: 

  • Estrutura física, por exemplo, mobiliário, climatização, legalização, caução de aluguel, publicidade inicial, fachada, entre outros: R$ 35 a R$ 37 mil reais. 
  • Capital de giro: R$ 80 a R$ 85 mil reais, sendo 50 a 53 mil reais de estoque inicial e 28 a 30 mil reais de caixa mínimo. 

Esses valores podem variar, por isso faça o seu próprio plano financeiro. 

O mapa mental e o plano de negócios 

Este é um bônus extra que resolvi te passar. 

Um plano de negócio é o que te conduz ao sucesso. Através dele você consegue reduzir os riscos e evitar possíveis erros. 

Além disso, o plano de negócios também é capaz de ajudar a sua empresa crescer. 

Deixo este link para você ler e entender o passo a passo de como fazer o seu plano de negócios e algumas dicas a mais.  

Tenho certeza absoluta que vai ajudar. 

Deixo aqui o Mapa Mental completo para você baixar. No texto do link acima, você também vai entender como fazer uso de seu mapa.   

Faturamento, ganhos e margem de lucro 

O faturamento bruto da loja de preço único do exemplo girou em torno de 92 mil reais. 

A margem de ganho líquido é de aproximadamente 26%. 

Isso significa que o dono da loja tem em caixa entre 23 e 25 mil reais logo após pagar todas as despesas do negócio. 

Inclusive, ainda pode fazer uma retirada de pró-labore de um salário mínimo para os encargos sociais. 

 Você pode fazer o seu próprio plano financeiro usando a ferramenta que eu usei! 

Com ela basta inserir alguns dados simples e os cálculos são feitos na hora.  

Ao final, você recebe informações fáceis de interpretar, além de uma tela com resumo e gráficos.  

Dentre as informações geradas pelo Simulador estão: 

  • Investimento inicial 
  • Faturamento líquido 
  • Margem de lucro líquido 
  • Capital de giro 
  • Melhor enquadramento empresarial e tributário 
  • Produtos mais rentáveis  
  • Prazo de retorno sobre o investimento 
  • Despesas fixas e variáveis 
  • Ponto de equilíbrio: famoso zero a zero 
  • Informações exigidas por bancos para conceder aporte para a empresa 
  • E muito mais! 

Você pode conhecer melhor o simulador clicando neste link. Espero que goste! 

E tenho uma boa notícia: de bônus vou deixar este modelo da loja de preço único lá no meu canal do Youtube para você usar e adaptar. Espero que goste

O que é preciso para montar: Espaço, mobiliário e equipamentos 

A loja de preço único precisa de um espaço em torno de 200 a 230 m² divididos em: 

  • Pista 
  • Banheiro 
  • Estoque 
  • Caixa 

Além de uma provável adaptação do ponto comercial você vai precisar de mobiliário, sendo as estantes, prateleiras, araras e balcões os principais. 

Quanto aos equipamentos, precisará de computador, leitor de código de barras e caixa registradora. 

Vou deixar este link para você baixar a lista completa de móveis e equipamentos, juntamente com fornecedores, espero que goste.

Como escolher o preço único e as faixas de preços ideais para a sua região 

Escolher qual será o preço único faz toda a diferença, pois a partir dele você vai optar pelos produtos.  

Afinal, o produto deve ter um custo compatível, gerar interesse nos clientes e ao mesmo tempo trazer o lucro desejado. 

Pense, por exemplo, um chinelo dificilmente poderá ser vendido por 10 reais, já por 20 é viável.  

Então, como escolher qual será a sua faixa de preço ou se trabalhará com mais de um valor? 

A resposta está no seu público alvo. 

Sendo assim, é preciso fazer um estudo de mercado.  

O objetivo é descobrir quais categorias de produtos carecem na sua cidade e que os consumidores estão dispostos a comprar. A partir disso decida a faixa de preço que deseja trabalhar. 

Normalmente o padrão tende a ser 10 ou 20 reais. 

Lista de Fornecedores e dicas para escolher 

Encontrar bons fornecedores é o ponto chave no sucesso de uma loja de preço único, por isso tenha um cuidado extra na escolha. 

Vou deixar esta lista inicial de fornecedores de produtos para loja de preço único logo abaixo para você dar início às buscas e escolher os melhores, espero que goste! 

No ato da escolha é vital observar fatores como: 

  • Preço 
  • Qualidade das mercadorias 
  • Variedade 
  • Facilidades de pagamento 
  • Prazo de entrega e reposição 
  • Política de trocas 
  • Serviço de atendimento ao cliente 

Como encontrar a localização ideal 

Devido ao espaço necessário é difícil conseguir montar uma loja de preço único bem no centro comercial, então o que fazer? 

Você pode optar por avenidas de ligação ou algumas quadras de distância do centro, isso permite estar em um local de fácil acesso e por um valor mais em conta. 

Outra opção é abrir em um bairro de médio a grande porte, desde que a concorrência seja pequena. 

Lembre-se de fazer um estudo de mercado para apoiar a sua decisão pelo local. 

Funcionários: Quantos vou precisar? 

O número de funcionários vai depender em especial do volume de clientes atendidos.  

No caso da loja de preço único do exemplo foram necessários 8 funcionários mais o proprietário como administrador. Consideramos 3 vendedores e 1 caixa. 

Como divulgar e vender mais na loja de preço único 

Há diversas formas de fazer publicidade para um negócio, mas é claro que sempre existem as mais efetivas. 

Para lojas no estilo bazar o que costuma trazer melhores resultados são: 

  • Publicações e anúncios em redes sociais com imagens das novidades 
  • Panfletagem 
  • Carros de som próximo a data da inauguração 
  • Promoções e sorteios 

Além de aumentar as vendas através de divulgação é possível utilizar estratégias para vender mais a quem já é cliente e assim, aumentar o ticket médio. 

Para isso você pode treinar seus vendedores, colocar mercadorias que podem ser compradas em conjunto próximas umas das outras e até mesmo montar kits, como um conjunto de roupas, por exemplo. 

Então, gostou das dicas para montar sua loja de preço único? Espero que sim. 

Quer montar o seu próprio negócio do zero, mas não sabe por onde começar? Eu te ajudo. 

Escreva nos comentários ou entre em contato comigo.  

Ah, lembre-se de compartilhar este post com aqueles que você sabe que também vão se interessar por estas dicas. 

Um grande abraço e até breve! 

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