Fornecedores, investimento inicial, escolha da localização e ponto comercial. Esses são alguns dos pontos essenciais sobre como montar uma loja de semijoias
Quer descobrir tudo isso e conhecer também uma ferramenta capaz de ajudar no planejamento do seu negócio? Então fique por aqui!
Já pensou em montar uma loja de semijoias? Esse pode ser um excelente negócio.
Cada vez mais as pessoas buscam opções de acessórios bonitos e que combinem com elas sem precisar gastar muito. Além da alta procura por semijoias, outro fator que torna esse negócio uma boa opção é a margem de lucro.
Mesmo sendo baratas, as peças chegam a ser vendidas com acréscimo de até 600% em cima do preço de aquisição. Você sabia?
Acompanhe este conteúdo até o final para descobrir como abrir uma loja de semijoias de sucesso e tirar dúvidas sobre:
- Plano de Negócio
- Localização
- Fornecedores
- Público alvo
- Investimento
- Quanto é possível ganhar
- Como aumentar as vendas
E muito mais! Vamos lá?
Planejamento da loja de semijoias
O planejamento deve conter detalhadamente dados como: investimento, público alvo, estimativa de faturamento, expectativa de vendas, fornecedores, custos, entre outros.
É uma espécie de “guia passo a passo” com tudo que envolve sua empresa.
Faça o plano de negócios SEMPRE antes de investir o seu dinheiro em uma ideia! Muitos dos fracassos no mundo do empreendedorismo poderiam ser evitados simplesmente fazendo um planejamento financeiro.
Através dele, ou teriam visto o problema e encontrado uma solução com antecedência ou, no mínimo, descoberto que a ideia não era viável na região.
Caso você precise de ajuda para planejar sua loja de semijoias, continue comigo neste post.
Localização e ponto comercial
As casas de semijoias precisam estar bem localizadas. Preferencialmente em meio a lojas de roupas ou locais que o público feminino frequente.
Através de uma vitrine bem elaborada, em um local com alto fluxo de pessoas, é possível aumentar muito as vendas.
O tamanho da loja de semijoias dependerá da quantidade do seu estoque e da variedade de produtos. No geral, uma loja pequena, com espaço bem otimizado, pode ser montada em espaços de 30 a 40 m².
Já em lojas estilo “grife”, o tamanho varia entre 60 e 100 m², principalmente em razão da decoração e da mobília.
Fornecedores de semijoias
Você tem duas opções para comprar semijoias: através de fornecedores ou diretamente em centros comerciais, como lojista, na forma de atacado.
A compra com fornecedores tem como vantagem a comodidade. Eles se deslocam até a loja, anotam os pedidos e entregam. O lado negativo é que os preços tendem a ser mais altos e a variedade menor.
Já a compra direta em centros comerciais, por exemplo, na 25 de março em São Paulo, exige deslocamento e custos extras. Porém, há mais variedade de marcas e modelos de semijoias.
Nesse caso, você pode escolher o fornecedor com menor preço e fazer boas compras.
Público-alvo do seu negócio
No geral, o público-alvo da loja de semijoias é majoritariamente mulheres acima de 22 anos, classe econômica B e C.
Lembre-se, no entanto, de analisar o mercado local para validar se a regra geral se aplica à sua região.
Investimento na Loja de Semijoias
O investimento para montar uma loja de semijoias depende de diferentes fatores como:
- Quantidade e preço do estoque
- Reforma do ponto comercial
- Móveis
- Entre outros
Por isso não temos como trazer um valor exato, apenas uma estimativa média. Dessa forma, você pode verificar a viabilidade dentro da sua realidade financeira.
Em média, gasta-se entre 21 a 28 mil reais para montar uma loja de semijoias de pequeno porte. Esse valor pode cair para 13 a 16 mil reais se a loja for em casa ou virtual.
Veja os valores detalhados a seguir.
Estrutura
A estrutura corresponde a uma pequena reforma do ponto comercial, fachada, vitrine, móveis, pintura e decoração simples. O gasto médio fica varia de 8 a 12 mil reais.
Estoque
Um estoque razoável para iniciar sua loja de semijoias custa entre 5 e 7 mil reais. Esse é um valor mínimo. É claro que, dependendo do tamanho do espaço, esse volume poderá ser maior.
Capital de Giro
Alguns empreendedores separam entre 10 e 15 % do investimento para usarem como capital de giro. Isso não é o correto!
O correto é descobrir o valor do capital de giro no plano financeiro.
Vamos imaginar que seu fornecedor demore 30 dias para entregar as semijoias. Peças importadas demoram até mais do que isso.
Agora imagine que você vende 40 mil reais por mês em semijoias e elas custam 10 mil para comprar.
Qual será o valor nesse caso? Apenas para bancar o tempo de espera por novos produtos, você precisará de 10 mil de capital de giro.
Isso porque você deverá ter um estoque maior para não faltar mercadoria.
Pense agora que você vende 40 mil de semijoias por mês, mas metade dessas vendas são no cartão de crédito. Elas demoram 30 dias para serem recebidas.
Ou seja, se não houver capital de giro, você corre o risco de não ter dinheiro para fazer novos pedidos.
Sem dinheiro, muitos empreendedores são obrigados a antecipar as vendas do cartão e, com isso, pagar juros. Por isso é tão importante calcular corretamente o capital de giro.
Para fazer esse cálculo, você vai precisar saber:
- Previsão de vendas
- Prazo de recebimento
- Prazo de pagamentos
- Caixa mínimo
- Despesas da loja (incluindo impostos e retirada mensal)
- Prazo de entrega do fornecedor
Ufa, é muita coisa!
Por esse motivo, a maioria dos empreendedores não faz os cálculos financeiros. É praticamente impossível para alguém que não é especialista fazê-los.
Foi pensando nisso que criamos o Simulador de Negócios. Nele, basta inserir os números da loja para descobrir automaticamente o valor do capital de giro. Ele também calcula o valor do investimento, o ponto de equilíbrio e a lucratividade da loja de semijoias.
Faturamento e lucratividade
O faturamento de uma loja de semijoias de pequeno porte já consolidada varia entre 26 e 35 mil reais.
Já a margem de ganho líquido é de aproximadamente 35 a 45%. Uma margem considerada altíssima no mundo dos negócios.
Supondo que venda 25 mil reais em semijoias, o ganho líquido aproximado será de 9 a 11 mil reais.
Lembre-se que existem variáveis que impactam nesse ganho tanto para cima quanto para baixo. Uma delas, por exemplo, é a quantidade de funcionários.
Por isso, esses números são estimativas médias e não o valor real do seu negócio.
Quer saber quanto você ganhará ao montar uma loja de semijoias na sua região? Faça um plano financeiro com os dados do seu estabelecimento.
Vender semijoias online nas redes sociais
Para aumentar as vendas sem grandes custos, a melhor opção é investir na divulgação em redes sociais.
Hoje é possível publicar em grupos locais do Facebook, stories no Instagram, entre outras formas, e assim vender diretamente pelas redes sociais. Até mesmo para cidades vizinhas.
Divulgar sua loja através de mídias digitais, em vez de somente vender as semijoias também é uma boa ideia. Essa ação cria relacionamento com o público-alvo e gera fidelização.
Afinal, montar uma loja de semijoias é um bom negócio?
Com o mercado de semijoias aquecido, pode ser um ótimo negócio.
No entanto, o sucesso do seu comércio dependerá também da escolha dos fornecedores, da localização e, principalmente, dos números da loja de semijoias.
Descubra se o investimento e o capital de giro estão dentro das suas possibilidades e avalie se os números de ponto de equilíbrio e lucratividade são favoráveis. Dessa maneira, você aumenta bastante suas chances de sucesso.
Se você puder, responda nos comentários, qual é a sua principal dúvida ou desafio para iniciar sua loja de semijoias?
Um forte abraço e até breve!