Como montar uma pequena padaria 

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Quer trabalhar no segmento de alimentação com um negócio estável? A padaria pode ser a opção certa… 

Padarias são negócios já validados, que alcançaram o sucesso em diversas regiões e que trazem uma boa margem de lucro. 

No entanto, outro ponto positivo desta ideia é a recorrência das vendas… É comum que os consumidores, ao gostar dos produtos e preços, comprem regularmente e mantenham-se fiéis. 

Por isso dificilmente escutamos donos de padarias de qualidade reclamarem sobre perder clientes para os concorrentes… 

Além do fato de uma padaria abrir o leque para venda de diversos produtos, como por exemplo, alguns artigos de mercearia. 

Um outro ponto muito a favor é a margem de lucro, sobretudo na manufatura dos pães.  

Como montar uma pequena padaria

Quer começar a sua própria mini padaria? Seja no bairro ou na região central?  

Então aproveite este artigo, pois nele eu vou falar sobre: 

  • Qual o custo para montar uma padaria? 
  • Faturamento e margem de lucro de uma padaria pequena 
  • O que é preciso para abrir uma padaria? Estrutura e equipamentos 
  • O que vender em uma mini padaria? 
  • Como escolher a localização 
  • 4 dicas para divulgar uma pequena padaria 

Qual o custo para montar uma padaria? 

Para chegar aos valores de investimento eu montei um plano financeiro completo…  

Já já eu vou te passar os números. 

Antes de mais nada, preciso lembrar que cada padaria tem suas próprias características, o que influencia no cálculo… 

Por exemplo, os equipamentos serão novos ou usados? Qual é o volume de vendas? Quantos funcionários você terá?  

Veja, são características simples e que vão influenciar diretamente no valor, seja no gasto com estrutura ou capital de giro… 

Por isso, use os dados que vou apresentar para uma análise inicial, mas faça o seu próprio plano financeiro com as características da sua ideia de negócio… Se não sabe como fazer o planejamento, deixo este vídeo com dicas e passos.  

As características principais da padaria do exemplo são: 

  • Pequeno a médio porte 
  • Faturamento bruto próximo a R$ 50 mil reais 
  • 6 funcionários 
  • Estoque inicial para 7 dias com prazo de reposição de 3 dias 

O investimento ficou entre R$ 61 e R$ 63 mil reais, usados assim: 

  • Equipamentos: R$ 34 mil reais 
  • Estrutura, por exemplo, reforma, mobiliário, computador, impressora fiscal, caução de aluguel e marketing: R$ 16 a R$ 17 mil reais 
  •  Capital de giro: R$ 12 a R$ 13 mil reais, sendo R$ 6.500 à R$ 7 mil reais de estoque inicial e R$ 5.500 a R$ 6 mil reais de caixa mínimo. 

O estoque inicial leva em consideração fatores como por exemplo: quantidade de vendas, tempo de duração do estoque e prazo de reposição após o pedido. 

Já o caixa mínimo é a reserva financeira necessária para manter o negócio funcionando até o efetivo recebimento das vendas a prazo. 

Contudo, dê atenção especial ao capital de giro. Um dos erros comuns é negligenciar esta reserva financeira e prejudicar o funcionamento do negócio…  

O mapa mental e o plano de negócios  

Este é um bônus extra que resolvi te passar.  

Um plano de negócio é o que te conduz ao sucesso. Através dele você consegue reduzir os riscos e evitar possíveis erros.  

Além disso, o plano de negócios também é capaz de ajudar a sua empresa crescer.  

Deixo então este texto para você ler e entender o passo a passo de como fazer o seu plano de negócios e algumas dicas a mais.   

Tenho certeza absoluta que vai ajudar.  

Deixo aqui o Mapa Mental completo para você baixar. No texto acima, você também vai entender por que deve fazer uso de seu mapa. 

Faturamento e margem de lucro de uma padaria pequena 

O faturamento bruto alcançou o valor de R$ 49 mil reais. 

A margem de lucro líquido ficou em 20,6%. 

Dessa forma, o proprietário tem em caixa cerca de R$ 10 mil reais depois de pagar todas as despesas do negócio. 

Quer usar o simulador e fazer o seu próprio plano financeiro? 

Com ele basta inserir os dados básicos da sua ideia de negócio e pronto, os cálculos são gerados automaticamente… 

Ao final você tem informações detalhadas, além de uma tela com resumos e gráficos para facilitar a análise… Por exemplo: 

  • Investimento 
  • Ganhos e margem de lucro 
  • Capital de Giro 
  • Produtos mais rentáveis 
  • Despesas 
  • Quantidade de vendas e faturamento para ficar no zero a zero e começar a ter lucro 
  • E muito mais 

Portanto, vou deixar de bônus este plano disponível com o simulador para você usar e adaptar.   

Sendo assim, conheça melhor o simulador clicando neste link que deixei na descrição.

O que é preciso para abrir uma padaria? Estrutura e equipamentos 

O espaço necessário depende, principalmente, da quantidade de maquinários e o espaço para exposição e recepção. 

No geral, é possível começar uma padaria pequena com um espaço a partir de 60 m², divididos em: 

  • Operacional 
  • Banheiro 
  • Estoque 
  • Área de atendimento e exposição de produtos 

Em uma padaria são necessários diversos equipamentos, dentre os principais estão: 

  • Forno 
  • Amassadeiras 
  • Divisora de Massas 
  • Modeladora 
  • Cilindro sovador 
  • Fatiadora de pães 
  • Câmara climática 

Sendo assim, eu vou deixar uma lista completa com os equipamentos e fornecedores para ajudar na sua pesquisa. 

O que vender em uma mini padaria? 

Há uma lista gigantesca de produtos que podem ser vendidos em uma padaria, são dezenas de doces e salgados… Por isso eu selecionei alguns que não podem faltar: 

  • Diferentes tipos de pães 
  • Tortas e bolos 
  • Pastéis de carne, frango e presunto e queijo 
  • Sonhos  
  • Cavaquinhos 
  • Pão de queijo 
  • Pizzas 
  • Sanduíches naturais 
  • Entre outros 

Para se inspirar, uma boa ideia é pesquisar por cardápios de padarias no Google e Redes Sociais. 

Como escolher a localização? 

A região central tende a ser a localização mais buscada… Contudo, nem sempre é a melhor opção, principalmente em cidades com muita concorrência ou com preços de aluguéis elevados. 

Por isso, eu selecionei 3 localizações que podem ser interessantes, mas lembre-se de fazer o seu próprio estudo de mercado. 

  • Via principal de bairros de médio a grande porte 
  • Próximo a colégios, cursinhos e outros estabelecimentos que geram tráfego de pessoas 
  • Vias de acesso a centros empresariais com o objetivo de atingir os trabalhadores na volta do trabalho. 

4 dicas para divulgar uma pequena padaria 

Unir estratégias de marketing e divulgação permite alcançar um maior número de potenciais clientes e tornar a padaria conhecida…  Vou apresentar 4 formas de divulgação para ajudá-lo a se consolidar no mercado. 

  • Panfletagem inaugural 
  • Publicações nas redes sociais com imagens dos produtos 
  • Promoções e sorteios 
  • Cadastro da padaria no Google Meu Negócio para aparecer nas buscas locais 

Para aumentar a recompra dos clientes você pode desenvolver programas de fidelidade, principalmente se a padaria está localizada próxima a estabelecimentos e empresas. 

Gostou das dicas que te passei para montar a sua pequena padaria? Então compartilhe este artigo com aqueles que você sabe que também vão gostar. 

Quer montar o seu próprio negócio do zero, mas não sabe por onde começar? 

Deixe um recado nos comentários ou entre em contato comigo

Um grande abraço e até breve! 

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