Como escolher a localização ideal para montar uma gravadora? Quais serviços oferecer? Qual é o valor inicial de investimento? E o faturamento? No post de hoje, vamos revelar tudo o que você precisa saber para começar o seu negócio.
Com o intuito de ajudar ainda mais, mostraremos também uma ferramenta que pode ser usada no seu plano de negócios, por mais que você não tenha experiência.
Pronto para as dicas de como montar uma gravadora de sucesso?
As gravadoras normalmente são empresas com um estúdio de gravação profissional. Elas disponibilizam o espaço ou executam a gravação e a mixagem para artistas e músicos. Além disso, atuam em acordos para shows e eventos e promovem marketing de bandas e cantores.
Ao contrário do que se imagina, a indústria da música não está restrita apenas ao grande mercado. Ou seja, ela não é uma exclusividade do grande hit ou da grande estrela musical. Há também milhares de micromercados, de minihits e de artistas satélites.
Por isso, se você gosta dessa área de produção musical, uma gravadora pode ser o negócio ideal.
Ficou interessado?
Então veja sobre o que vamos falar neste post:
- Investimento para abrir uma gravadora
- Faturamento de uma gravadora
- Estrutura e equipamentos para montar uma gravadora de sucesso
- Funcionários necessários
- Público-alvo
- Localização ideal
- Concorrência e mercado
- E muitas dicas!
Quanto custa montar uma gravadora?
Antes de apresentar a média de investimento, é importante dizer que o valor inicial pode variar bastante de acordo com as marcas e a qualidade dos equipamentos adquiridos.
Para que você tenha uma ideia que quanto vai gastar, fizemos uma simulação. Usamos dados aproximados, coletados de outros empreendedores que abriram uma gravadora, mas cuidado: são estimativas. Portanto, se quiser ter um valor confiável, você deve levar em consideração as características do seu próprio negócio.
No geral, o investimento inicial varia entre 35 e 45 mil reais. A maior parte do gasto se dá na compra de equipamentos e isolamento acústico, como você pode conferir abaixo:
- R$ 2.000 a R$ 3.000 para isolamento acústico;
- R$ 1.500 a R$ 2.000 em adaptação de estrutura;
- R$ 25.000 a R$ 30.000 em equipamentos e móveis;
- R$ 3.000 a R$ 5.000 de capital de giro;
- R$ 3.000 a R$ 4.000 de extras, como o pagamento da caução do aluguel, por exemplo.
Agora você pode ter todo o seu plano financeiro executado e pronto sem saber absolutamente nada sobre finanças. Tudo que você precisa é utilizar a ferramenta que usamos aqui: o Simulador de Negócios.
Depois de lançar as referências da sua empresa, a ferramenta vai calcular centenas de informações e apresentar tudo de forma interativa e prática. Por exemplo:
- melhor enquadramento fiscal e empresarial;
- investimento inicial;
- faturamento bruto e líquido;
- margem de lucratividade;
- produtos mais rentáveis;
- fluxo de caixa;
- capital de giro;
- encargos sociais de funcionários;
- ponto de equilíbrio (famoso zero a zero);
- e muito mais!
Faturamento do estúdio de gravação
Por outro lado, o faturamento bruto médio de um estúdio de gravação varia entre 12 e 16 mil reais. Dependendo, obviamente, da quantidade de clientes e dos serviços que disponibiliza.
Já a margem de ganho líquido varia entre 40% e 60%, algo em torno de 5 a 8 mil reais.
Serviços
Assim como você pode prestar serviços de produção musical para bandas e cantores, se montar uma gravadora com estúdio próprio, há a possibilidade de alugar o espaço e os equipamentos para profissionais autônomos. Seja para gravar um CD ou para fazer ensaios.
Além disso, também é possível oferecer a remasterização de discos e a colocação de arranjos.
No sentido de alugar o estúdio, a cobrança pode ser feita por hora ou por dia. A média de preços no mercado gira em torno de 110 a 150 reais a hora.
Estrutura e equipamentos para iniciar uma gravadora
Gravadoras podem ser montadas em espaços pequenos, desde que seja instalada uma estrutura de isolamento acústico de qualidade.
Essa medida é imprescindível tanto para manter a qualidade do material que será produzido nas instalações quanto para não incomodar os vizinhos.
Vale ressaltar que uma gravadora não necessariamente vai produzir o material da música, ainda que entre com o apoio financeiro, valor que pode se estender também a turnês e outros eventos.
Algumas empresas do setor terceirizam o processo e atuam diretamente na distribuição e ações de marketing.
Se você decidiu montar o seu estúdio de gravação, vai precisar de uma série de equipamentos de mixagem e voz, além de instrumentos musicais.
Dentre os equipamentos necessários para montar um estúdio profissional estão:
- pré-amplificador de microfone;
- amplificador de fones de ouvido;
- centro de comando;
- instrumentos virtuais;
- controlador MIDI;
- kit de bateria eletrônica;
- superfície de controle;
- fonte de alimentação ininterrupta;
- direct box;
- microfones;
- conversor digital;
- entre outros.
Funcionários da gravadora
Uma gravadora de médio porte, em um cenário ideal, conta com os seguintes colaboradores:
- atendente ou recepcionista;
- técnico para cuidar da parte operacional e manutenção dos equipamentos;
- gerente de vendas e marketing;
- auxiliar de limpeza.
A princípio, caso seu estúdio seja pequeno e esteja iniciando, você mesmo pode exercer todas as tarefas. A sugestão acima é o quadro ideal para uma empresa de médio porte, como falamos, já estabelecida no mercado.
Público-alvo da gravadora
Predominantemente, o cliente da gravadora é o artista que busca criar um trabalho audiovisual ou até mesmo um videoclipe no ambiente.
Também é possível, atualmente, encontrar gravadoras musicais que trabalham com lives e transmissões online. Essa é uma forma de acrescentar um extra aos seus serviços, cobrando pela estrutura por hora.
E claro, está cada vez mais comum gravadores atuarem na divulgação e marketing de artistas e músicos, focando seus esforços em fazê-los alcançar o sucesso e mantendo um contrato com ganho percentual.
Localização ideal para montar um estúdio de gravação
Da mesma forma, a localização de uma gravadora é um aspecto importante, pois você precisa estar próximo ao seu público-alvo, bem visível e estrategicamente acessível.
Portanto dê preferência a centros urbanos, áreas com avenidas de grande circulação e bem providas de fluxo de transportes públicos.
Caso precise optar por um imóvel mais afastado, procure compensar na divulgação do negócio, com panfletos, cartões de visita e redes sociais.
São mídias certamente baratas e capazes de gerar um bom retorno. Um site pode ser uma opção inteligente de mídia para resultados a longo prazo, além de ser um investimento de baixo custo.
Concorrência e mercado
O Brasil conta com um pouco mais de 91 mil pequenos negócios formalizados operando na indústria da música. As oportunidades de negócio estão distribuídas em 14 atividades econômicas, entre trabalho fonográfico, direitos autorais e show business.
Para se destacar no mercado que, embora pouco mencionado, tem altos ganhos e uma concorrência moderada, o ideal é se especializar em determinados gêneros musicais. Assim é mais fácil conquistar espaço no segmento e se tornar referência.
Montar uma gravadora é um bom negócio?
Sim, pode ser um ótimo negócio! Principalmente se você tiver aptidão para trabalhar na indústria na música.
No entanto, você precisa conhecer a fundo os números da sua gravadora. Isso é possível através do plano financeiro feito com as características do seu negócio.
Através dele, você saberá qual é o investimento inicial necessário, o faturamento, a lucratividade, o capital de giro, o ponto de equilíbrio e muito mais.
Além disso, a escolha de bons equipamentos e de uma localização estratégica pode ajudar muito a alavancar o seu negócio.
Suas chances de sucesso, sem dúvida, serão muito maiores seguindo todas as nossas dicas!
Se você gostou do nosso post, deixe seu like e compartilhe com mais pessoas. Continue acompanhando nossos conteúdos sobre criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora.
Precisa de ajuda para montar sua gravadora? Então escreva um comentário ou entre em contato.
Um forte abraço e até a próxima!